Titanic - Minuto a Minuto

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

@livrosdeanna 18/11/2020

Gostei muito
Esse livro conta literalmente minuto a minuto do que ocorreu no Titanic segundo sobreviventes.
É um livro que vai te deixar roendo as unhas, principalmente por saber que realmente ocorreu.
Tem partes que fiquei bem agoniada é bem frustrada também por causa dos inúmeros erros cometidos que poderiam ter salvo muitas vidas.
Primeiro haviam muito poucos botes salva vidas e muitos botes foram colocados na água sem a quantidade máxima de pessoas, seja porque algumas pessoas simplesmente não queriam entrar, e eles queriam dar preferências as mulheres e crianças então muito as homens perderam a vida de graça porque tinha sim lugares nos botes.
Titanic e o mito que era impossível ser afundado. O navio foi projetado para flutuar com quatro compartimentos inundados o que não foi o caso, e claro ele acabou afundado é muito rápido.
O navio mais próximo do Titanic na noite da tragédia estava com a aparelhagem de fio desligada impossibilitando que os comandantes do Titanic se comunicassem pedindo socorro.
Uma série de erros, talvez um pouco de soberba e arrogância de algumas pessoas, medo e desespero dos passageiros, demora para conseguir resgate, frio extremo, tudo isso complementou para essa historia tão triste.
Um livro bem completo para quem quer conhecer mais da história real.

Ariane 18/08/2023

Titanic- minuto a minuto
Eu sempre fui obcecada pelo Titanic, a história sempre me trouxe uma curiosidade muito grande. Com a pauta do submarino, fiquei sabendo desse livro e não podia perder a oportunidade de ler ele.
Esse livro mostrou muitas coisas sobre o navio, sobre o processo desde o iceberg até ele afundar.

PONTO MUITO IMPORTANTE: O CALIFORNIAN. Eu acho praticamente impossível o cara ter sido tão burro ao ponto de não ter se tocado. Fica aí a minha indignação.

Uma coisa que me impressionou muito no livro foi a arrogância das pessoas, o navio literalmente bateu no iceberg e o povo "aí não vou entrar no bote, o Titanic n vai afundar". No filme bonito do Léo do Caprio, a gente não tem essa visão de como as pessoas confiavam no navio, de que ele NUNCA afundaria nem se batesse. É bizarro ver que as pessoas não queriam ser salvas.

Chico Vampiro 04/05/2021

Noite nunca a ser esquecida
¨O som de 30 homens recitando o Pai nosso reverbera pelo atlântico norte, havia católicos, batistas, presbiterianos, todos clamando a mesma prece...¨
Este livro conta todos os detalhes do naufrágio mais famoso do mundo, é incrível como toda tragedia é uma sequência de erros, e com o Titanic não foi diferente, por vários detalhes poderia ter se evitado o naufrágio, mas a vaidade, negligência e uma dose de azar reinou mais alto, no livro contém vários relatos tantos dos sobreviventes quanto de cartas enviadas do navio em suas únicas paradas antes do destino final, que é de partir o coração, todos tinham grandes planos pra essa viagem, ninguém esperava esse fim trágico, durante o naufrágio a regra era mulheres e crianças primeiro nos botes salva vidas, e com isso temos mulheres casadas a vários anos tendo que ver seus maridos ficarem para trás, homens vendo pela ultima vez seus filhos enquanto os embarca com a mãe em um dos botes, mulheres preferindo a morte junto do marido a ter que se separar depois de tantos anos juntos e vários outros acontecimentos quase que inacreditáveis, como um viciado na historia do Titanic indico muito esse livro pq realmente é rico em detalhes que realmente te da uma visão sobre o que o elenco diversificado de passageiros e tripulantes estavam pensando e sentindo naquela noite nunca a ser esquecida de 14 de abril de 1912.

Lidi 24/06/2023

?Go on, lads, drink up. She?s going down!?

Eu confesso que, a princípio, não entendi muito bem a lógica de se escrever minuto por minuto da história do Titanic, desde a sua partida em Southampton. Todos os minutos de todos os dias da existência do Titanic são contadas nesse livro, a priori fazendo dele um pouco monótono. Mas a verdade é: a primeira parte serve de contraponto a segunda. E que livro, meus amigos!

Como é de se esperar, a melhor e mais aguardada parte do livro é da colisão e afundamento do titanic. Essa é feita com mestria, contando ponto de vista de várias pessoas no navio - desde músicos, comissários, passageiros de todas as classes e até mesmo pessoas importantes, como o capitão Smith; o delineador do navio, Thomas Andrews; e o presidente da White Star Line, Bruce Ismay, que também estava na viagem. Perpassa vários momentos importantes e curiosos, que por vezes me chocaram e por muitas me entristeceram - por exemplo muitas mulheres rejeitaram os botes para ficar até o último minuto com seus maridos; muitos da terceira classe foram literalmente trancados fora do deck para não "causar alarde", mantidos sem informações durante boa parte do afundamento, mas muitos só foram liberados quando haviam poucos botes salva-vidas (no julgamento após, os tripulantes negaram ter havido alguma preferência de classe, porém é bem sugestivo quando você vê a história e o número de sobreviventes de cada classe); muitos botes não quiseram voltar por medo de os sobreviventes na água tentarem virar o bote em momento de desespero, principalmente quando você sabe que em 30 minutos a maioria dos sobreviventes na água congelante já não estavam mais vivos. Creio que foram os momentos mais tristes de todo o livro, na minha opinião.

É nesse ponto que a primeira parte do livro, tão monótona e a priori sem muito objetivo, faz sentido. Mostrar a rotina de uma viagem calma, principalmente na tranquila noite de 14 de abril, onde todos jantaram, dançaram e festejaram antes de dormir, é um enorme contraponto ao caos e terror do afundamento que estava por vir. E que caos!

Para quem, assim como eu, é fã da obra de 1997 de James Cameron: esse livro incrementa muito no conhecimento do filme. Me fez admirar ainda mais a obra, se considerar o quão historicamente acurado foi (claro que o romance principal é ficção, mas boa parte do enredo carrega detalhes históricos importantes - o afundamento, por exemplo, é um dos momentos realmente mais acurados). Me fez admirar ainda mais a obra.

Num resumo: um livro que faz muito sentido pra quem gosta da história do titanic, mas talvez não agrade muito quem não tenha interesse nela. É um livro histórico, não uma 'novel'.

?Were many people left on board when she sank???Hundreds and hundreds! Perhaps a thousand ? perhaps more!? Boxhall replied, his voice breaking with emotion. ?My God, sir, they?ve gone down with her??

viiczy 09/02/2022

O livro conta literalmente minuto a minuto do titanic, mostra os inúmeros erros cometidos que poderiam mudar tudo e também vai na perspectiva de muitas pessoas que estavam a bordo. Muito bem trabalhado, cinco estrelas.

Nina.Adami 24/12/2021

Titanic : minuto a minuto
Esse livro é literalmente a história do titanic em detalhes , e quando eu digo detalhes é exatamente cada minuto do que aconteceu no navio.
Eu gostei muito do livro mas é bom ressaltar que eu sou fanática pela história e realmente acho que fui uma sobrevivente do navio em outra vida , acho que isso fez eu gostar muito , inclusive chorei com um livro que é não-fictício e totalmente sério .
Se você não é muito fã da história do titanic ou é indiferente : não leia , você vai odiar ... mas se você curte a história esse é um dos melhores livros pra se aprofundar .
Samara 08/04/2022minha estante
Esses que são os livros que me fazem chorar, com relatos reais

Leh 19/03/2020

Uma leitura um pouco difícil, talvez por se tratar de uma história real.
No livro possui vários detalhes descrito sobre o Titanic, e assim vemos que infelizmente ocorreram muitos erros nele, desde o momento de sua saída.
É um livro muito triste e impactante, pois foram várias vidas perdidas desde adultos, crianças e animais, e eles infelizmente não tiveram a chance de se salvar.
E o pior de tudo foi que essas vidas foram perdidas por causa de erros e ganância de outras pessoas.
Não aconselho a leitura para pessoas sensíveis, pois possui cenas fortes que dificilmente sairá da cabeça.
Giselly 19/03/2020minha estante
Hum, fiquei curiosa! Vou add em minha lista de leitura!!

Thais Verdan 30/04/2023

Maravilhoso!
Para quem é fã da história do navio, esse livro é necessário. Explica a construção do navio, antes da viagem, durante a viagem e o principal, depois da viagem. Mostra todo o inquérito em New York. O ponto principal desse livro é que ele é contado em forma de minutos e não tem nenhum personagem fictício, todos são os verdadeiros passageiros. Tudo no livro realmente aconteceu, não é uma história inventada pelo autor. A fonte histórica desse livro são os familiares. Muito bom! No começo os minutos são mais espaçados, por exemplo: 12:30, 13:00, 13:45 e depois, conforme vai se aproximando da tragédia, os minutos são diminuídos... Até realmente contar minuto por minuto... Isso deixa o leitor doido!!!! Cria uma adrenalina na gente. Vai chegar uma hora, que a gente se apegue a certas pessoas e torce muito para que no final sejam sobreviventes... No final do livro tem uma lista com os passageiros... Lá, descobrimos se aquela pessoa que nos apegamos sobreviveu ou não. Ahhh gente... ?

Felipe.Freitas 04/01/2021

Minuto a minuto...
O livro conta minuto a minuto e passo a passo o que aconteceu com o Titanic e alguns de seus personagens.
Apesar de muitos detalhes, a leitura corre de forma rápida e leve. Não cansa.

Vanuza.Dias 30/12/2020

Muito triste...
É muito chocante pensar na tragédia do naufrágio do Titanic abordada em filmes, documentários, livros e sites na internet...
O livro "Titanic minuto a minuto" retrata, por meio de relatos de sobreviventes, os acontecimentos nos minutos que antecederam o naufrágio e também durante o acidente. É muito triste pensar que inúmeras falhas antes e durante a viagem inaugural culminaram com essa tragédia que tirou a vida de muitas pessoas de diversas idades e mudou radicalmente a vida de quem sobreviveu.
A leitura do livro proporciona uma profunda tensão que é resultado da imersão na história e também um sentimento de reflexão a respeito de tragédias resultantes da negligência e também da ganância de muitos.
Recomendo a leitura pra quem se interessa em saber mais a respeito do acontecimento numa perspectiva mais objetiva e também sobre detalhes da vida das passageiros.

Ludmila.Mattos 24/05/2023

Desafio DLL2023
Tema: livro sobre casos investigativos (livro reportagem)
Bem, eu tinha pensado em ler profissão repórter, mas o livro em questão estava emprestado com meu cunhado. Qdo li msg no grupo sobre este livro, logo pensei: pq não?!
O Titanic é e sempre será um caso de interesse para todos. O navio infundável, maior e potente de todos se chocou contra um iceberg e em horas foi para o fundo do oceano.
Terceira maior bilheteria da história, com maior número de indicação de estatuetas, o filme foi um sucesso gigantesco, o que aguça nossa curiosidade sobre o gigante Titanic.
O livro narra minuto a minuto do dia 14 de abril de 1912, dia em que o Titanic naufragou nas águas do Atlântico Norte. Começamos com o horário de meia-noite, o escritor Jonathan Mayo narra alguns fatos tanto dos passageiros do navio, como da tripulação, cada um em sua atividade como o dos oficiais que estão dirigindo o Titanic. Legal que no meio da narração dos acontecimentos Jonathan inclui fatos que aconteceram depois do naufrágio, como trechos do Inquérito do Senado dos Estados Unidos, curiosidade sobre a tripulação, sobre o Titanic e informações sobre os passageiros.
O que mais impressiona na narração é os detalhes até então desconhecidos por mim, como os navios que estavam perto do Titanic, como sua construção era reforçada para possíveis colisões, sua portas anti-água para que o navio não afundasse. E mesmo assim ele afundou.
E o que choca é saber que havia um navio perto do Titanic, e ele poderia ter ajudado no resgate dos passageiros se tivesse escutado o primeiro sinal de socorro. Foram mtas mortes por negligencia ate das pessoas que colocavam os passageiros nos botes. Um bote com capacidade para 65 pessoas, mas suportaria até 130 pessoas e tinha alguns com apenas 28. Embora o navio ter capacidade para 3.511 pessoas, o Titanic levava apenas botes salva-vidas suficientes para 1.178 pessoas. No dia da catástrofe, havia mais de 2 mil passageiros e tripulantes a bordo na viagem inaugural do Titanic, mas apenas 706 sobreviveram. A maioria das cerca de 1,5 mil vítimas do Titanic morreu de hipotermia na superfície da água gelada. Centenas ainda podem ter morrido dentro do navio quando afundou, a maioria formada por famílias de imigrantes da terceira classe, que ansiavam por uma vida melhor nos Estados Unidos.
Acredito que todas as pessoas a bordo dos botes que viram o navio afundar, e escutaram os lamentos doas vítimas antes de morrer, jamais esqueceram deste dia. Jonathan relata que alguns sobreviventes, mesmo anos depois, ainda escutavam os gritos de lamentos das vítimas nas águas geladas do Atlânticos.
Titanic - Minuto a Minuto narra o fim não de um navio considerado o melhor de todos os tempos, mas o fim de vidas, de sonhos de vida melhor, de mudança de vida. Apesar da tristeza da negligência, é um ótimo livro para se ter ideia do ocorrido.

Mayhara 24/06/2017

Interessantíssimo!
Muito bom! E mesmo não sendo um romance, ficamos presos a história de mandeira maestrosa.

Trata-se de um livro mais técnico, de discorre como aconteceram os fatos dentro e fora do Titanic nas suas últimas horas. Detalhes sobre as leis e acontecimentos históricos, que pelo menos eu não conhecia, fez com que eu eu entendesse melhor as atitudes dos passageiros.

Pra quem curte a história do navio mais famoso do mundo, é interessante ler. Sem contar, que há todo momento vemos flashs do cenário maravilhoso do filme ganhador de 11 Oscars.

Valeu a pena ler. ????

Ezequiel.Teixeira 26/07/2022

Esse livro deveria se chamar: SENTIMENTOS MINUTO A MINUTO
Sabe aquela sensação de ouvir os passos dos passageiros pelos corredores, da explosão dos sinalizadores no céu, dos remos batendo nas águas gélidas do Atlântico e dos gritos indefinidos ecoando pela imensidão daquela escura noite frustrante?
Pois é...foram exatamente essas sensações que tive ao ler essa obra tão fiel e espetacular a respeito do mundialmente conhecido RMS Titanic.
Histórias reais e depoimentos verídicos que se mesclam nos fazendo mergulhar na época em que no ano de 1912 não havia catástrofe mais comentada e lamentada igual a essa.

Prepare-se para viajar no tempo, se apaixonar e se emocionar com essa história que nem os anos foram capazes de apagá-la da nossa memória.

Tici 23/11/2021

Maravilhoso
Quem não conhece a história do Titanic?

Da banda que tocou até o final?
Das pessoas se engalfinhando em busca de um lugar nos botes salva-vidas?
Na linda história de Jack e Rose.

Mas esse livro vai além. O autor fez uma pesquisa minuciosa e conseguiu fazer uma cronologia incrível de toda a rotina do navio horas antes de ele bater no Iceberg, até depois de afundar nas águas gélidas do Atlântico.

Ele mostra um pouco da realidade de pessoas reais, com planos, sonhos e promessas de um futuro, que foi tragicamente interrompido por esse acidente, que com certeza poderia ter sido evitado.
Aqui não temos Jack e Rose, mas sim depoimentos de pessoas que estiveram lá. Seus últimos momentos. Seus últimos feitos. Alguns até heroicos.
Um livro que com certeza emociona, pois nos faz lembrar das milhares de vidas que foram perdidas nesse acidente que irá ficar para sempre na memória do povo.

Giovanni Maiolini 19/04/2021

Relato perfeito!
Para qualquer pessoa que goste de história, desta especificamente, óbvio, o livro é perfeito e serve para que se tenha uma compreensão muito melhor do que foi o acidente do Titanic, bem como a forma como as pessoas reagiram e tiveram de enfrentar estas horas entre o acidente e o naufrágio completo.

1 | 2 | 3 | 4