A Linguagem Secreta do Cinema

A Linguagem Secreta do Cinema Jean-Claude Carrière

Resenhas - A Linguagem Secreta do Cinema

Gabriela 31/07/2023

Não é um livro técnico como achei que seria, mas sim, uma declaração de amor do autor pelo cinema, que não deixa de ser interessante. Achei legal ver a perspectiva de um dos maiores roteiristas sobre a produção de um filme, mas me decepcionou um pouco os diversos comentários eurocêntricos.

Rain 25/08/2022

Momentos e momentos
É um livro de vibes. Se eu não estava afim, não conseguia duas palavras sem querer dormir. Aprendi a desistir nesses momentos porque senão leria mas não aprenderia nada

minguel 15/05/2021

Introdução
Muitos o tem como uma ótima porta de entrada à leitura sobre Cinema. Reitero isso, apesar de ter sido o meu primeiro e único livro sobre o assunto até o momento. Faço-o pois creio que a linguagem aqui usada é muito acessível e, ainda assim, Carrière consegue trazer reflexões bem pertinentes e interessantes. Achei que em certo ponto fica ligeiramente repetitivo, mas nada que venha a defasar o trabalho todo do escritor neste livro.

Adriana Scarpin 02/05/2020

Acho que a primeira vez que li esse livro foi lá no início da minha primeira faculdade, pelos idos de 2000, e mesmo naquela época em que eu era uma cinéfila neófita o Carrière não tinha me impressionado muito com suas considerações sobre o cinema, menos ainda agora que já sou uma cinéfila velha de guerra.
Não estou querendo desmerecer o trabalho dele, o livro é bom, mas acho que ele é melhor para quem ainda está adentrando o caminho da sétima arte, tem alguns comentários sagazes sobre roteiro e a evolução do cinema, especialmente quanto ao nosso tempo e o tempo fílmico, mas nada muito entusiasmante.
Mas indico com veemencia para quem está começando.

Robson.Abrantes 10/01/2018

Crítica sem spoilers.
Organizados sob forma de crônicas, e dividido por temas (tempo, linguagem, roteiro, diversos), o livro é essencial não só para quem ama sétima arte, como também para quem quer compreender como o cinema, desde sua invenção, alterou nossa forma de ver o mundo.
O autor em si é muito inteligente, isso pode-se dizer sem medo. Além de grande conhecimento do cinema, principalmente do século passado, fácil de ignorar e desprezar atualmente, este não se restringe ao assunto cinema, mas contextualiza entrando em diversos outros temas, como política, economia, história, sociedade, filosofia e mais. Esse é o grande trunfo do livro ao meu ver. Os textos são permeados pelos mais diversos assuntos filosóficos, trazendo valiosas e sensíveis reflexões sobre a existência humana.
Não espere um manual técnico, almanaque de filmes. Quer dizer, temos bastante sobre técnica, produção de filmes nos seus bastidores, dificuldades de levar um roteiro ao filme, diferenças do teatro para o cinema, e mostra de como o cinema foi evoluindo com o tempo e sociedade, assim como a linguagem (não só cinematográfica). Porém, o autor usa de sentimentos e questionamentos, que tornam tudo mais pessoal e correlacionável, divertido e prazeroso de ler.
O livro é um tapa na cara para quem acredita que o cinema é perda de tempo, do qual não se pode aproveitar nada. Fica fácil de ver pelos argumentos do autor que o cinema é uma arte, nem menor nem pior que as outras, talvez até mais completa por abarcar várias (literatura, fotografia, música), além de ferramenta cultural, capaz representar uma época, sociedade, nos fazendo refletir sobre nossa natureza e o mundo que estamos construindo.
Definitivamente um must read. Não há como sair o mesmo depois dessa leitura. Se não mais apaixonado pelo cinema, no mínimo com um conhecimento deste e de mundo maior.
P.S.1: Ver um filme nunca mais será a mesma coisa depois desse livro. Os clichês e artimanhas usados abusadamente são desmascarados, ficando de fácil reconhecimento por aí. O nível de qualidade das películas terá de se garantir daqui para frente.
P.S.2: O autor passa longe de ser presunçoso e arrogante, caminho fácil de cair para alguns críticos no ramo. Deixa algumas indagações sobre o futuro do cinema bem interessantes.
P.S.3: Poderia citar diversas frases, citações, parágrafos que me marcaram. Mas termino com este: os filmes “se mesclam às nossas vidas, influem na nossa maneira de ver o mundo, consolidam afetos, estreitam laços, tecem cumplicidades”.
Que saudade que dá dos filmes antigos e da era de ouro do cinema

NathAlia.Meirinho 06/01/2016

Apaixonados por cinema
Se você é apaixonado por cinema e quer saber mais sobre o assunto, essa é uma leitura obrigatória!

Ademar Jr 09/03/2010

A Linguagem Secreta do Cinema
O Cinema é uma das formas de arte que mais encanta as pessoas. A magia do cinema é capaz de fazer mudanças nas pessoas e até mesmo num nível social maior. Estudos cinematográficos nos permitem observar com outros olhos essa magia. O livro A Linguagem Secreta do Cinema (The Secret Language of Film, 1994) do cineasta e roteirista Jean-Claude Carrière é perfeito para isso.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-8p