Resistência

Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Fernanda 07/01/2023

Lindo, lindo, lindo
Lindo, cruel e arrebatador. A história é uma ficção, mas não deixa de ter sido baseada em fatos reais, históricos.
Eu amei a narrativa e a forma em que a história foi contada. Tive sentimentos conflitantes ao decorrer do livro sobre o que aconteceria no desfecho, não sabia ao certo qual caminho a autora escolheria.
Algumas coisas na história deixam claro que o livro não passa de uma ficção, mas no geral, adorei a leitura.

Pamela.Ghizzi 31/03/2020

Cheio de coragem e ensinamentos, com certeza recomendo esse livro para todas as pessoas do mundo, para sabermos ter sempre empatia e respeito pelo próximo.

Lu 21/01/2022

Fiquei presa nessa livro! Com o fim da leitura ficou uma ausência em mim. A ausência das gêmeas, do que o futuro reservou para essas meninas tão sofridas e tão fortes. Apesar de já ter lido tantas histórias sobre o holocausto, a cada novo livro sobre o assunto é sempre como descortinar horrores inimagináveis ao mesmo tempo em que descobrimos a força e a resiliência de quem viveu esses horrores.
O livro nos mostra a perversidade humana, mas acima de tudo é um retrato do amor e da união.

Fabi | @ps.leitura 11/04/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Aushwitz, 1944. Um começo de um mundo completamente diferente e que afetará a vida das gêmeas Pearl e Stasha, de apenas 12 anos, para sempre.

As irmãs desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia e aos poucos, elas vão conhecendo o horror desse mundo que as cercam, assim como suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento.

Elas fazem o possível para confortar uma à outra, criando códigos e jogos para se protegerem e tentarem recuperar parte da infância que estão sendo obrigadas a deixarem para trás, assim como tantas outras crianças.

Só que quando Pearl desaparece sem deixar nenhuma pista, Stasha se recusa a acreditar que sua irmã esteja morta e tenta, de uma maneira desesperada e sem muitos recursos, buscar pela justiça, paz e descobrir onde sua gêmea está.

É impossível não sentir toda dor e sofrimento que livros com temáticas da Segunda Guerra podem causar em cada virar de página, certo? Com "Resistência" não foi diferente.

Uma coisa que me impactou muito nessa história é que conhecemos a jornada de duas crianças, enfrentando todos os confrontos e problemas da época. Crianças que tiveram as infâncias roubadas e perdidas. Crianças que foram obrigadas a crescerem antes do tempo e enxergarem um mundo além do que precisavam. Crianças que foram obrigadas a agirem de maneiras que não queriam.

Dói imaginar que isso realmente fez parte da nossa história. Dói ainda mais em saber que a história de Pearl e Stasha é uma obra inspirada na trajetória real das gêmeas Eva e Miriam Mozes. Isso foi o que me deixou ainda mais com o coração partido.

Com o ponto de vista intercalado entre ambas as personagens, a autora Affinity Konar soube como apresentar a personalidade própria de cada uma delas, assim como os dilemas que enfrentaram para sobreviver em um período tão devastador e como ainda conseguiram encontrar esperança com tudo que estavam vendo e vivendo.

É um livro que toca no fundo do coração e deixa o leitor envolvido com toda a trama, com todos os acontecimentos aterrorizantes da época, compartilhando todos os sofrimentos e dores vivenciados ali.

"Resistência" é um livro que também possui uma narrativa poderosa, delicada e sensível, explorando toda essa devastação, assim como a esperança em dias melhores após o fim.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/04/resenha-resistencia-de-affinity-konar.html

Ana Claudia 29/03/2022

Essa é uma história das irmãs gêmeas Pearl e Stasha, 12 anos, que se passa em 1944, no Zoológico de Josef Mengele.

Pearl é uma menina delicada, comedida, realista e é responsável pela tristeza, pela bondade e pelo passado. Tem habilidades artísticas
Stasha é extrovertida, sonhadora e está sempre querendo proteger a irmã. Ela é responsável pela diversão, pelo futuro e pelo mal.

Josef Mengele gostava de realizar experimentos com gêmeos, trigêmeos e judeus. Seus experimentos eram chocantes porque ele costurava as costas de gêmeos para criar gêmeos siameses e também injetava substâncias no corpo das crianças para testar possíveis reações.

Quando elas chegam no zoológico, sem a mãe e o avô, juntas elas percebem o que acontece naquele lugar, acabam criando laços de amizade e reforçando ainda mais o amor que as une. Para sobreviver aos horrores que acontecem, elas criam um mundo somente delas com lembranças de bons momentos com o único objetivo de que saiam vivas da guerra.

Para esquecer a dor, Stasha se submete a injeções de um líquido que a faz ser imortal e acredita que assim nada aconteceria a sua irmã. Mas a guerra traz dores muito fortes e, de repente, Pearl desaparece.

Uma história extremamente sofrida e triste.

Gizele 08/06/2020

Eu não tive a sensibilidade necessária para me emocionar com todo o livro. Acho que por ele ser relatado por crianças, eu não consegui acompanhar o processo de pensamento. Sempre li relatos adultos. Resistência é delicado e poético, com lapsos e subentendimentos.

Kleice1 03/10/2022

Escrita mt enrolada
A historia é triste e mostra mais um dos horrores da segunda guerra. Mas me incomodou mt a escrita da autora, leitura cansativa e arrastada...

Lorayne.Stinguel 24/04/2020

Amei
Esse livro tem um toque de sentimentalismo muito bonito. É bastante detalhista e por vezes perturbador. O final é maravilhoso!

Vivi 04/05/2020

Sinopse : Resistência narra a trajetória de duas irmãs gêmeas lutando pela sobrevivência na Segunda Guerra Mundial. Pearl e Stasha chegam a Auschwitz em 1944 e ainda vivem sob o encantamento da infância ? têm uma conexão muito forte, se entendem, se confortam e brincam juntas. Como parte de um experimento chamado Zoológico de Mengele, as irmãs conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e pelo sofrimento. No inverno, Pearl desaparece; Stasha chora pela irmã, mas mantém a esperança de encontrá-la viva. Ao final do conflito, Stasha se depara com um mundo em ruínas, uma Polônia devastada pela guerra, e tenta reconstruir sua vida a partir dali. Romance narrado com uma voz poderosa e única, Resistência desafia qualquer expectativa ao atravessar um dos períodos mais devastadores da história contemporânea e mostrar que há beleza e esperança até diante do caos e ganhou elogios da crítica e de autores como Anthony Doerr, de Toda luz que não podemos ver.
A autora se baseia nas história das gêmeas Eva e Miriam e nos terríveis experimentos feitos pelos nazistas nos campos de concentração. Não é uma leitura fácil pelo grande fato de sabermos que houve essa linha de monstruosidades. E claro toca o nosso coração de uma maneira difícil.
Impossível não se emocionar com esse livro até o seu ultimo ponto final.

sirlani.lopes 07/10/2022

Enfim terminei
Achei que seria uma leitura mais legal porém foi cansativa demais! Até que enfim terminei. Não recomendo!

Doty 16/12/2020

Um livro para não esquecermos nunca!!
Por mais que seja uma ficção, é um livro baseado em fatos que realmente ocorreram na Segunda Guerra. É um livro que nós faz pensar muito, nós faz ter empatia e nos mostra a dor de perder um parente e pessoas amadas. O lobo é lobo do homem, e não podemos esquecer o quanto esse lobo fez tanto mal a milhares de pessoas!!

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 04/09/2020

Pearl e Stasha Zagorski são gêmeas idênticas e durante a Segunda Guerra mundial serem gêmeas faz com q elas se juntem ao Zoológico de Mengele o Anjo da Morte em Auschwitz.
Ali elas viram e passaram pelas piores atrocidades, mas ter uma a outra deu forças para enfrentar todos aqueles horrores separadas de sua família. Em meio a tudo q passam, elas fazem amizades e sonham em meio a dor. Porém quando Pearl some e a guerra acaba, Stasha e seu amigo Feliks saem a procura de Mengele atrás de respostas de onde estão os seus irmãos e principalmente, de vingança.

"- É seguro estar vivo agora? - ele sussurrou.
Eu o xinguei por levantar a cabeça da neve. E se alguém olhasse para trás e o visse?
- Ninguém está olhando para trás. - Ele riu com amargura. - O mundo inteiro nunca olhará para trás. E, se olharem, provavelmente vão dizer que isso nunca aconteceu realmente."Pág.174.

Inspirado na história real de Eva e Miriam Mozes, essa foi uma leitura dolorosa e intensa. Incrível pensar q tantos inocentes passaram por todos esses horrores, torturas, mutilações, experiências fruto da mente perturbada de Josef Mengele q morreu sem pagar pelo mal q fez ?!!
Aí vcs podem até pensar... Nossa, mas p/ q ler livros tristes assim? P/ conhecer as histórias e lutar p/ q não voltem a acontecer.