Continente Selvagem

Continente Selvagem Keith Lowe

Resenhas - Continente Selvagem

Daniel Muniz 15/04/2022

Continente selvagem
Livro espetacular, baseado em numerosos estudos de diversos historiadores. Descreve fielmente como a Europa viveu dias tão ruins no pós guerra como durante a guerra. O livro trata também de como algumas guerras pós 2ª guerra se ergueram durante a 2ª guerra. Conflitos étnicos, políticos, religiosos, etc. Para quem gosta de se aprofundar mais em 2ª guerra mundial e seus legados, acho um livro de importância extrema. Em minha opinião, o melhor livro que já li sobre o pós 2ª guerra mundial?

Renata Rezende 04/02/2022

A Segunda Guerra Mundial...
... não foi apenas sobre Aliados x Hitler.
Esse livro traz o caos em que se tornou a Europa e a barbárie em que mergulhou o povo europeu. O antissemitismo, que dura até hoje, a limpeza étnica, a resistência ao comunismo... o momento pós-guerra foi tão cruel quanto os anos de batalha.

Para quem se interessa pelo tema, livro fundamental.

Weslley 02/12/2021

Bom, mas com ressalvas
Um livro bem interessante, pra dizer o mínimo. Tem várias informações e conta o pior da Segunda Guerra Mundial e o período que a seguiu. Há capítulos bastante fortes, com descrições de coisas horrendas, que é até difícil acreditar que ocorreram, mas que, infelizmente, era a realidade do período.

Algo que me incomodou era a constante contradição do autor em relação a URSS. Hoje sabemos que Stalin não incentivou os comunistas a tentar tomar o poder na Europa Ocidental, muitas vezes até intervindo contra os próprios camaradas. Só que em alguns momentos do livro o autor insinuou que a União Soviética tentava tomar o poder no ocidente, mas alguns capítulos depois dizia o contrário. Isso ocorreu bastante, como também falando pouco do que ocorreu no ocidente.

Maya 02/10/2021

Super apavorante a realidade.
Esse livro foi indicação de uma mulher que eu admiro demais!
Um livro foda!
Quando comecei a leitura, me vi tão presa nos detalhes! Um livro rico em conhecimento.
Nos é apresentado o que aconteceu, principalmente com a Europa, logo após o final da segunda guerra mundial! São traços colocados na história, questões que eu nem sabia que me perguntava!
Vale muito a pena a leitura.
Ele é direto, objetivo.
Os dados que o compõem são tão reais que assustam.

Anne 24/01/2021

Perturbador e de extrema importância.
Essa foi, de longe, a leitura mais pesada que já enfrentei. As atrocidades analisadas em detalhes, não é possível explicar em poucas linhas. Mas, ao mesmo tempo, essa foi uma das leituras mais importantes (se não a mais) que já tive a oportunidade de ler.

Só agora posso dizer que entendo um pouco do que foi a 2a Guerra Mundial, e conflitos que persistem até hoje.

O que é falado em filmes, em livros, pela mídia, é só 2% de um contexto muito mais complexo e delicado.

Não recomendo esse livro à leitores mais sensíveis. Mas recomendo fortemente a todos que desejam entender de fato as coisas como foram, e não como é pintado, convenientemente, a depender de quem cinta a história.