Reminiscencias de Um Especulador Financeiro: Reminiscences of a Stock Operator

Reminiscencias de Um Especulador Financeiro: Reminiscences of a Stock Operator Edwin Lefèvre

Resenhas -

Rafael.Gomes 17/02/2022

Difícil, mas muitíssimo interessante!
Complexa a compreensão do contexto histórico, mas as lições são atemporais. A versão comentada do livro ajuda demais a bem compreendê-lo de forma mais ampla.

Sua regra básica é comprar segundo a tendência e em escala crescente. Livermore buscava acertar. Quem busca acertar, também erra e se machuca? e foram várias vezes que se machucou?

Interessante ver já naquela época se estudava a ?fita?... os trechos finais de manipulação de preços são bem interessantes, embora não se admita que tais práticas sejam feitas diariamente hoje?

Aprendi muito e tive muitas novas visões do mercado. Vale a leitura. A versão comentada que li tem mais de 700 páginas, mas não a achei por aqui..

Trechos:

Perder sua posição é algo que ninguém pode pagar.

Bem, vocês sabem que este é um mercado de alta (?) o dinheiro grande não estava nas flutuações individuais, mas nos movimentos principais - isto é, não na leitura da fita, mas na avaliação de todo o mercado e de sua tendência.

Seu desenvolvimento como profissional atingiu o ápice apenas quando ele aprendeu a relaxar e não e não negociar em excesso.

Ninguém consegue captar todas as flutuações. Em um mercado altista, seu jogo é comprar e segurar até acreditar que o mercado altista está próximo do fim. Para fazer isso, você deve estudar as condições gerais e não dicas ou fatores especiais que afetam ações individuais.

Uma das coisas mais úteis que qualquer pessoa pode aprender é desistir de tentar pegar o último oitavo ou o primeiro. Esses dois são os oitavos mais caros do mundo.

O pecado é mudar de ideia quanto a uma posição depois de receber orientação bem intencionada e persuasiva, mas errônea de un amigo ou colega. Ser flexível é uma característica valiosa, mas aceitar conselhos na forma de dicas sem novos dados subjacentes é perigoso. Aprender a confiar em seus próprios instintos e jogar uma mão solitária com base no seu próprio julgamento de condições fundamenta e evidências de padrões de negociação foi um marco no desenvolvimento de Livermore.

Nunca hesite em dizer a um homem que estou otimista ou baixista. Mas eu não digo às pessoas para comprar ou vender uma ação em particular. Em um mercado se baixa, todas as ações caem e, em um mercado em alta, elas sobem (em um sentido geral).

A leitura da fita era uma parte importante do jogo; então estava começando na hora certa; assim como manter a sua posição. Mas minha maior descoberta foi que o homem deve estudar as condições gerais, medi-las de modo a poder antecipar as probabilidades.

Um especulador deve manter a mente aberta sobre os fundamentos e se concentrar principalmente na ação do preço; as tendências aparecem antes da publicação das notícias; notícias de baixa são ignoradas em ciclos de alta e vice-versa; negócios perdidos nunca devem ser somados, porque não há lucro em estar errado.

Vi que não era um caso que exigia a leitura da fita, mas sim a leitura de mim mesmo.

Sem margens adequadas, seria impossível assumir a atitude fria e desapaixonada em relação ao jogo que vem da capacidade de arcar com algumas perdas menores, como as que muitas vezes incorria ao testar o mercado antes de fazer a grande aposta.

O trader, além de estudar as condições básicas, relembrar os precedentes do mercado e ter em mente a psicologia do público externo e as limitações de seus corretores, deve também se conhecer e se prevenir contra suas próprias fragilidades.

O que aconteceu? O inesperado! O que nunca aconteceram experiência de ninguém; o que eu portanto, não tinha razão para me proteger. Acrescentei um novo item à longa lista de riscos de especulação que devo sempre manter diante de mim.

Como as pessoas querem dicas! Elas absteriam não apenas por obtê-las, mas também por dá-las. Há ganância envolvida e vaidade. É muito divertido, às vezes, ver pessoas realmente inteligentes pescando estas dicas. E quem dá a dica não precisa hesitar quanto à qualidade, pois quem busca não está atrás de boas dicas, mas de qualquer dica.

Você pode transmitir conhecimento, mas não a sua experiência. Um homem pode saber o que fazer e perder dinheiro se não fizer com a rapidez necessária. Observação, experiência, memória e matemática - é disso que o operador de mercado bem-sucedido deve depender.

Não é sábio resistir ao que posso chamar de tendência manifesta de grupo. Não posso esperar jogar apenas nas certezas. Devo contar com as probabilidades e antecipá-las.

Jornais de renome sempre tentam imprimir explicações sobre os movimentos do mercado. É uma notícia. Seus leitores exigem saber não apenas o que acontece no mercado de ações, mas por que isso acontece. Portanto, sem o manipulador levantar um dedo, os redatores financeiros imprimirão todas as informações e fofocas disponíveis.

Sendo humanos, não estão dispostos a ver o fim do boom. (?) o topo nunca está à vista quando a visão está viciada pela esperança.

O mercado de ações é um jogo imbatível que mastiga os jogadores sem remorço.