Contando Estrelas

Contando Estrelas Thati Machado

Resenhas - Contando Estrelas

Raul 20/04/2020

Contando estrelas
Não li a história original, mas esse spin off não deixa nada a desejar, você consegue entender tudo e é bem fofinha a história.

Tamires 11/04/2017

Contando Estrelas
'Contando Estrelas' é um spin-off do livro 'Com Outros Olhos'. Neste mais novo lançamento da autora Thati Machado, a narrativa recai sobre Leo e seu namorado, Davi.

Lidas as primeiras páginas em que, em um relato singelo e emocionante, Leo recorda-se do dia em que revelou à família que era homossexual, percebi que nunca havia lido um livro em que o protagonista era gay ou que o casal que era o foco romântico era formado por dois homens. Fiquei incomodada, mas por perceber que tenho feito poucas leituras fora da minha zona de conforto. Mais do que isso, sensibilizei-me com o nervosismo do personagem ao assumir aquilo que era. Eu jamais saberei como é estar nesta situação.

“– Leo, nós o amamos, querido... – minha mãe diz, em um tom gentil e sentimental. Desde que Lana voltou do hospital, ela tem estado à flor da pele e espero não ter escolhido um péssimo momento para dizer o que sinto; quem eu sou.
- Eu sou... – sinto um bolo se formar na minha garganta. A palavra é bem simples: tem apenas três letras e está na ponta da língua. Mas por algum motivo desconhecido ela fica presa, entalada, acorrentada... – Sou... – tento de novo e sinto que estou prestes a chorar de frustração.”

Leo é uma pessoa mega sortuda. Digo isso, pois ele é um cara gay em uma família que o aceita sem impor quaisquer condições; sem diferenças em relação à Lana ao namorado dela, Arthur, por exemplo. É um absurdo que eu tenha pensado isso de cara, pois é o tipo de situação que devia ser regra, mas a realidade, no geral, tende a ser bastante diferente.

O conflito aqui é a relação entre Leo e Davi. Davi é o gay que ainda está no armário. Eles namoram escondido, como dois jovenzinhos recém-chegados à adolescência, pois Davi ainda não deu o passo mais importante de sua vida: contar aos pais sobre sua orientação sexual. Como Leo é mais despachado, não precisa e não quer mais se esconder, a situação começa a incomodá-lo. Seu maior desejo é poder namorar Davi como qualquer outro casal namora, sem restrições, sem medo.

“É terrível precisar ficar medindo meus gestos e minhas demonstrações de afeto quando não estamos entre quatro paredes. E isso tem nos afastado... Essa viagem é uma tentativa de fazê-lo perceber que somos um casal como qualquer outro e que precisamos viver como tal. Não dá pra ficar fingindo ser um colega da faculdade para sempre.”

Nesta parte eu, do alto da minha heterossexualidade, fiquei sem palavras. Por mais que tenhamos uma vaga noção do que é sofrer com o preconceito, haja vista a grande quantidade de notícias veiculadas diariamente falando de crimes contra homossexuais, o conflito entre Leo e Davi é o elefante branco que um hétero nunca vai ter no meio da sala. Você menina, gosta de um rapaz, e ele gosta de você, não há muito que fazer. Podem anunciar aos quatro ventos e ninguém liga. Não é problema, constrangimento, nem dor de cabeça para ninguém. Já para um homossexual, as coisas são, infelizmente, mais complicadas.

“Não parece extremamente injusto termos que esconder um sentimento tão lindo quanto o amor pelo fato de que algumas pessoas simplesmente não conseguem aceitá-lo? Por que é mais fácil aceitar o ódio, a falta de empatia? O que há de errado em duas pessoas que se amam expressarem o que sentem uma pela outra?”

Com o intuito de fazer Davi relaxar e ter uma experiência de namoro normal, Leo o convida para acampar com um casal de amigos. Entretanto, o que parecia ser uma viagem romântica e tranquila acaba tomando contornos dramáticos quando uma pessoa do passado de Davi o vê junto a Leo em uma cachoeira.

Questões familiares e também religiosas permeiam essa narrativa e foi uma leitura muito boa. Percebi, embora nunca tenha dito o contrário, que em uma história de amor pouco importa o sexo dos personagens. O primordial é que entre eles haja um sentimento verdadeiro. E que eles possam sempre contar estrelas.

“É coisa da minha cabeça ou você está dando em cima de mim? – ele pergunta e sua voz não passa de um sussurro. Seu tom está despido de desprezo, o que conto como um ponto positivo. Não sei o motivo da pergunta, mas resolvo arriscar.
- Depende. Está funcionando? – pergunto divertido e seus olhos piscam, vacilantes.”

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-contando-estrelas-de-thati-machado/

Helena 20/11/2020

Contando estrelas
"O propósito não é chegar no fim das coisas, mas apenas se permitir apreciar o que a vida tem de belo e perceber que sempre podemos recomeçar"
O livro conta sobre Leo e Davi, um casal que tem que esconder seus sentimentos por conta do medo de serem separados pela familia de Davi. É uma história apaixonante que mostra a realidade de muitos casais e a luta para acabar com o preconceito. É um livro curto e leve mais que contém valiosas lições.

Léo 09/05/2017

MARAVILHOSO
Em Com Outros Olhos, conhecemos Leo, o irmão atencioso de Lana, e tivemos um vislumbre de Davi, sua paixão. Aqui, em Contando Estrelas, o casal torna-se protagonista e vai contar sua própria história de amor.

Após o acidente que tirou a visão de Lana, Leo percebeu que deve viver sua vida inteiramente, pois as coisas podem mudar bruscamente de uma hora para outra. Assim, ele se assumiu gay para a família e recebeu em troca amor e aceitação.

Quando Leo e Davi se conheceram, uma forte faísca surgiu entre eles e logo os dois engataram num relacionamento sem rótulo, mas muito parecido com um namoro. Contudo, Davi vem de uma família extremamente religiosa e ainda não está seguro em se assumir e viver seu romance com Leo despreocupadamente.

Os dois tem uma viagem de um fim de semana para um acampamento, onde poderão viver esses dias juntos longe dos conhecidos e livres das incertezas. Leo sente que essa é sua chance de demonstrar todo seu amor por Davi e provar ao amado que ele não está sozinho em sua trajetória.

Contudo, um acontecimento inesperado nessa viagem pode colocar essa relação em risco e eles precisarão ser fortes para enfrentar essa nova provação. Será o medo mais forte do que o amor?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Depois que li Com Outros Olhos, me apaixonei pela escrita de Thati Machado e já resolvi me aventurar na leitura do spin-off da obra, também fornecida pela autora em parceria. Como o conto possui apenas 49 páginas, li rapidamente e nem vi o tempo passando.

Nesse segundo livro, a escrita da autora está mais profunda e envolvente. Me vi conectado à história logo de cara e fiquei empolgado com o que estava por vir. Adoro histórias com temática LGBT e essa foi muito bem desenvolvida e apaixonante. Adorei mesmo.

Leo é um personagem incrível e que merece inúmeros livros só pra si. Com seu jeito doce de encarar a vida, ele é a representação daquilo que sempre sonhei que as pessoas fossem. Gentil, atencioso, sem preconceitos, feliz e apaixonado. Estou ainda mais encantado por esse garoto.

Davi também não fica pra trás quando o assunto é fofura. Ele e Leo formam um casal lindo e é bem triste vê-lo assombrado pelas inseguranças por conta de sua família extremamente conservadora. Só sentia vontade de entrar no livro e abraçá-lo, dizendo que tudo ficaria bem.

A história em si foi bem curta e fiquei com aquele gostinho de "quero mais" outra vez. Não quero me despedir tão cedo desses personagens. Só senti que faltou um pouquinho mais de drama, que Thati poderia ter acrescentado tranquilamente à trama sem parecer enrolação.

Contando Estrelas é uma história muito bem contada e ainda mais apaixonante que seu predecessor. Deixo aqui minha recomendação a todos. Vale a pena ler e se encantar por personagens tão reais, que continuarão a fazer parte da nossa vida por muito tempo.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 16/04/2017

Contando estrelas
Com uma narrativa em primeira pessoa, o livro começa com Leo relatando sua dificuldade em levantar da cama para ir para a faculdade em um dia especialmente chuvoso, quando sua vontade é ficar debaixo das cobertas, acompanhado de pipoca, chocolate e alguma série. Depois que finalmente consegue se arrumar e enquanto espera na mesa da cozinha pelo almoço, relembra o dia em que falou para sua família sobre ser gay e de como se surpreendeu com a imediata aceitação deles. Após isso, vai para a faculdade e no caminho passa pela casa de Davi para dar carona.

Davi é o namorado de Leo, mas poucas pessoas sabem do relacionamento deles, uma vez que o primeiro ainda não se revelou para os pais e ainda não se sente seguro o bastante para fazê-lo porque seus pais são religiosos e certamente não aceitariam bem.
Os dois vão para um acampamento juntos. Irão passar três noites fora com mais alguns amigos. Inicialmente, ocorreu tudo bem, até que uma pessoa do passado de Davi reaparece e balança as estruturas do relacionamento dele. Além disso, Davi vai ter que encarar seu passado e lidar com o presente de uma forma que ainda não estava preparado, mas não teve outra alternativa.
Apesar de respeitar o tempo de Davi, a ida para o acampamento foi a forma que Leo encontrou para tentar fazê-lo perceber que não dava mais para continuarem escondendo o relacionamento deles, agindo como se fossem só colegas de faculdade. Queria mostrar o quanto estavam perdendo com isso e o quanto poderiam ser mais felizes. Em suma, uma viagem para oficializar de vez o namoro dos dois.

Gostei da forma como a narrativa é feita: acompanhamos o presente e por meio de lembranças sabemos do passado, o que faz com que tenhamos uma visão mais clara do tempo atual da narrativa. Outro ponto positivo é que o livro cita músicas do Ed Sheeran que são perfeitas para o contexto.
Quanto ao título, só o entendemos no final. Não vou contar o que significa, mas posso adiantar que é algo muito bonito e comovente.
Por ser um spin-off de "Com outros olhos", naturalmente há personagens comuns aos dois livros. No primeiro livro, a personagem principal é Lana e em "Contando estrelas", o personagem principal é Leo, irmão de Lana. Há também os pais deles e Arthur, o namorado de Lana. O livro pode ser lido de modo independente, sem precisar ler "Com outros olhos" previamente. Mas indico que leiam porque em alguns momentos a leitura faz mais sentido se tiverem lido o primeiro livro previamente.

Mais uma vez, Thati Machado é bem-sucedida em nos apresentar um livro com um tema atual e por vezes ainda tabu na sociedade. Apresenta as dificuldades de um relacionamento homoafetivo, como o medo da reação familiar e desconstrói a expressão "se assumir gay". Ser gay não é crime, logo, não é preciso assumir nada. Quem é hétero não precisa "se assumir" e é dessa naturalidade na aceitação de sua sexualidade que os gays precisam.
É uma leitura leve, engraçada e rápida, mas que promove uma reflexão bem densa. Indico muito a leitura.

site: http://www.impressoesdemaria.com.br/2017/04/contando-estrelas-thati-machado.html
meriam lazaro 26/04/2017minha estante
Fiquei com vontade de ler

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 26/04/2017minha estante
É bem leve. Quando o ler, espero que goste

Gabs 26/04/2017

Resenha [conto] - Com Outros Olhos e Contando Estrelas, de Thati Machado para 1001 Nuccias
O livro é uma spin-off de "Com outros olhos" onde somos apresentados ao Davi, namorado (ainda não oficial e que se torna oficial) do Leo.

Aqui a história é quase igual à da Lana, sobre aceitação do amor. Só que, como a Thati faz muito bem, mistura os problemas que a comunidade LGBT passa, principalmente ligado ao lado religioso.

Assim como o Davi aprende com o tempo, eu vejo que Deus não tem nada com isso. Ele ama seus filhos (você acreditando nele ou não) e ele não se importa com quem você se relaciona mas sim com o bem que você faz para as pessoas. Não adianta nada você se dizer servo de Deus e julgar as pessoas por todas as suas ações, não? Mas não vou entrar nesse mérito, pois assim como no livro, o amor é mais importante que tudo.

O livro mostra a superação de medos e como amar faz com que sejamos nós mesmos. E que qualquer problema que tivermos é só contar as estrelas e perceber que isso é pouco dentro das possibilidades do universo.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/04/resenha-conto-com-outros-olhos-e.html#more

Três Leitoras 28/04/2017

Resenha: Contando estrelas
Este livro é um spin-off de Com outros olhos, e foi nele tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do Leo, seu irmão, mas não foi o suficiente para entendermos que ele é, como as coisas se desenrolaram em sua vida.

Nesse livro entenderemos os dilemas vividos pelas pessoas que assumem uma orientação sexual diferente daquela que acreditam ser a comum e correta.

E é exatamente isso que Leo nos contará!
O livro começa com Leo, em um relato tão simples, singelo e emocionante, contando sobre o dia em que contou a sua família sobre o fato de ser homossexual. Ele não teve problemas ao contar como se sentia com relação a sua orientação sexual, enquanto Davi, seu namorado, até hoje não se assumiu e vive uma relação não pública com Leo. E esse é o maior conflito do relacionamento deles.

Pelo Leo, ele já teria colocado em todos os outdoors da cidade, anunciado na TV e no rádio, tudo o que ele sente e o que o Davi representa para ele, mas também sabe que se deseja encontrar um final feliz, ele precisa respeitar e entender as escolhas do seu amado.

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2017/04/resenha-contando-estrelas.html

Nay 02/05/2017

Estou apaixonada!
Sabe aquela história que tem a capacidade de aquecer nossos corações? Que faz com que a gente se envolva tanto, que os personagens acabam sendo parte das nossas vidas? Esse é Contando Estrelas.

Muito mais que quebrar um tabu, essa história nos trás ensinamentos. lições de vida. Aprendi com Leo e Davi, que as inseguras e os medos podem ser bem comuns, mas se não encaramos, nunca perdemos o medo e nem saberemos o que nos aguarda.

Contando Estrelas é um Spin-off do livro Com outros olhos, que eu ainda não li, mas que depois de conhecer um pouco sobre Leo e Davi, me fez querer conhecer essa outra história com urgência.

Que eu sou fã da Thati Machado, isso não é segredo pra ninguém, só que a cada livro lido da autora, eu me surpreendo cada vez mais. Não teve livros dela que eu não tenha me emocionado, que eu não senti pelos personagens, que eu não quis abraça-los. Acho que a maior qualidade das histórias da Thati, estão nos personagens, não tem como não se apaixonar. O Noah de Poder Extra G ainda é meu preferido, mas o Leo, aiiii que vontade de apertaaaar ele de tão fofo.

Eu senti falta de mais história, sabe? Eu queria ler mais, saber mais sobre o casal. Contando Estrelas é uma leitura para se fazer em um dia. É lindo e cheio de amor do inicio ao fim.

site: http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/2017/05/resenha-contando-estrelas.html

Amanda 03/05/2017

Com uma escrita leve e envolvente, Thati Machado nos encanta mais uma vez com o seu novo lançamento: Contando Estrelas.

No livro somos apresentados a Leo e Davi, dois jovens homossexuais no auge da paixão mas que infelizmente enfrentam um grande obstáculo, o medo de Davi em assumir sua sexualidade para a família.

Com o propósito de fazer o namorado se sentir mais confortável em se abrir sobre o relacionamento, Leo organiza um fim de semana em um acampamento juntamente com um casal de amigos. Onde acontece cenas muito fofas e inoportunos encontros com o passado que podem abalar o casal.

O livro é um spin-off de Com Outros Olhos, outra belíssima história que nos leva a reflexões de nossas atitudes diárias. Apesar de ser um livro curtinho, em poucas páginas somos envolvidos por um doce romance ao mesmo tempo que compartilhamos as angústias e incertezas dos personagens. A história nos mostra a dura realidade de muitas pessoas, em se aceitar plenamente e compartilhar isso com quem amamos. E que apesar de estar em pleno século XXI, o preconceito ainda é algo presente e que acaba por oprimir a muitos.

Thati está de parabéns, Contando Estrelas é um delicioso romance, que nos emociona, enche nossos corações de amor, nos dando vontade de querer proteger os protagonistas e que nos inspira a ser pessoas melhores agindo com mais empatia em um mundo tão necessitado de amor.

Laila @entrelivros 08/05/2017

Incrivelmente maravilhoso
Antes de ler esse conto, eu li algumas resenhas e fiquei empolgada. O conto é um spin-off LGBT do livro "Com outros olhos" e conta a história de Leo e seu companheiro Davi, que ainda está inseguro quanto ao relacionamento dos dois.

Toda a leitura é narrada por Leo, que expõe seus sonhos, ambições e como foi a difícil tarefa de contar aos pais que era gay. Porém, para Davi, as coisas não são assim tão simples. Vindo de uma família para lá de tradicional e religiosa, ele acredita que revelar tal sentimento significará não ter apoio e compreensão dos pais.

Leo está apaixonado e quer que todos saibam, mas Davi tem medo da reação que os pais possam ter e prefere uma relação mais discreta. Para tranquilizar o namorado (ou quase) ele organiza um final de
semana de aventura, num lugar cercado por natureza, belas
cachoeiras e muitos amigos. A tensão de Davi é visível e enquanto tenta se soltar, Leo pensa em como dirá as três palavrinhas que tanto apertam o seu coração.
Mas nada nessa vida é fácil,e no meio do passeio, Davi tem uma surpresa super desagradável que envolvem seu ex, sua sexualidade e uma revelação.
Estarrecido com o que possa acontecer ao amado, Leo conta para Davi como faz para se acalmar e enfrentar os problemas e assim os dois tentam seguir em frente e superar o que ainda virá.

site: https://entretodososlivros.blogspot.com.br/2017/05/resenha-contando-estrelas-thati-machado.html

PoliFCunha 05/06/2017

Recomendadíssimo!
Ler esse livro, foi de encontro com todos os princípios que tinha. Todo o enredo caiu em mim, como o acidente de sua irmã( Sim, esse livro é Spin off de Com outros olhos), só que no sentido oposto, e deu-me a oportunidade de poder enxergar este mundo que existe, independente do que eu pensava, com outros olhos. E quando eu li esse trecho, chorei...

“Mas se as pessoas simplesmente entendessem que amor é só amor, não haveria tanto medo e nem a necessidade desse lance de se assumir. A gente assume um crime, um delito... Não o amor!”

...é bem assim, o amor, só se ama!
E a grandeza dessa autora em falar sobre estes temas de representatividade mudou o modo de enxergar a vida. A simplicidade e a delicadeza só traduz o grande talento que possui!

site: https://polianafreitas.wordpress.com/2017/06/05/resenha-contando-estrelas-thati-machado/

ElvisHenri 21/06/2017

Linda história
Uma singela história de amor, mas com suas complicações. O livro traz um grande assunto que é a aceitação dos pais, as dúvidas e incertezas que rodam a decisão de contar ou não a familia. Os pontos negativos são: é curto demais, acho que é um conto. E como o livro só tem o ponto de vista do Leo acabamos não sabendo como algumas coisas ocorerram com o Davi.

Bi Faria 06/07/2017

Capa perfeita! E que história mais linda. Leo e Davi se conhecem na faculdade e começam um relacionamento. Mas Davi não está preparado para assumir seus sentimentos para todo mundo, com medo que sua família o rejeite. E Leo quer tudo as claras, porque não há motivo para se esconder o amor. Então ele resolve viajar com Davi e um casal de amigos, e mostrar para ele o que realmente importa, o amor que um sente pelo outro. Eles vão acampar, e entre descanso, trilhas e muito carinho Davi encontra quem ele menos esperar vê, e o acampamento e sua vida dão uma reviravolta. Será que Davi enfrentará seus medos? "...Concluí que o melhor que podemos fazer é viver intensamente cada segundo, sem medo ou vergonha de sermos quem somos." "O que há de errado em duas pessoas que se amam expressarem o que sentem uma pela outra?" @machadothati