A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Chayan0 03/04/2024

Surpreendente.
Um livro em grande parte técnico mas também envolvente.

Traz um novo olhar para a natureza.

Ao longo da leitura, consegui assimilar e visualizar a natureza ao meu redor vivendo, respirando e sofrendo alterações.

Um livro que vale a pena ser lido.

Conhecer a natureza é conhecer a nós mesmos.
tefa.alves 03/04/2024minha estante
esse eh uma gracinha

@estantedajulia 03/04/2024minha estante
que fofo, ameiii

Pablo Marcelo 30/03/2024

Mais árvores, menos estacionamentos
São inúmeras as causas que levam a derrubada das árvores: a pecuária desenfreada, a soja, o desleixo no tratamento, os estacionamentos sem limites, a exploração econômica e por aí vai, e as consequências estão aí.

E são enormes os benefícios que as árvores nos trazem, e este livro mostram quantos são os já conhecidos e também alguns que nos são escondidos.

Mais árvores, por favor.

Juli 13/03/2024

THREE TREES
Não sei ao certo se tudo que foi mencionado no livro realmente se trata de um trabalho de pesquisa sério, com comprovações e todos os caminhos que a ciência segue para considerar algo verídico/comprovado. Eu teria que fazer uma pesquisa para me aprofundar sobre os fatos nesta obras expostos.

Neste ângulo temos, ou uma realidade mágica, incrível, espetacular e maravilhosa que nos faz vermos a natureza com um outro olhar ainda melhor, ou tudo isso não passa de uma fábula, uma história linda e empolgante, a fábula das "Três Árvores" (uma menção a capa do livro).

Assim que eu oportuno vou me aprofundar para saber mais sobre as origens e condições destas pesquisas/estudos.

O fato é que eu gostei das explanações. Muitas e muitas curiosidades sobre a vida das árvores, principalmente no subsolo, onde um pandemônio de situações, comunicações, ações, "guerras" e compartilhamentos acontecem.

Gostei de ter lido, e indico a leitura.

Maria 11/03/2024

A vida secreta das árvores
Um livro bem gostoso de ler, linguagem acessível.
Novos conhecimentos aprendidos de forma fácil de entender.
Acho que seria interessante ser ilustrado, mas fui pesquisando na Internet as imagens enquanto lia.

Ana 05/03/2024

Encantador
Este é um dos livros mais sensíveis que já tive o prazer de ler. Esta obra exemplifica perfeitamente a frase 'Um livro pode mudar uma pessoa'. A leitura redefiniu completamente minha perspectiva em relação à natureza.

Milene.Lima 25/02/2024

Leitura perfeita e profunda dos seres vivos que nos alimentam, mas são tratados em sua maioria como coisas à nosso serviço.
Os artigos que baseiam o conteúdo do livro são esrudos em florestas temperadas. Foi muito bom conhecer e aprender sobre esse nicho.
Aos amantes desses seres autotróficos fotossintetizantesbsuper recomendo a leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

A vida secreta das árvores é um livro do engenheiro florestal e divulgador científico alemão Peter Wohlleben, publicado em 2017 pela editora Sextante. O livro revela aspectos surpreendentes e fascinantes da vida das árvores e das florestas, mostrando que elas são muito mais do que seres inanimados. O autor explica como as árvores se comunicam, se protegem, se reproduzem, se adaptam e se relacionam, formando uma verdadeira sociedade vegetal. O livro é baseado em observações, experiências e pesquisas científicas, mas apresenta uma linguagem acessível e envolvente, que aproxima o leitor da natureza e desperta sua admiração e respeito.

O livro é dividido em 36 capítulos curtos, cada um abordando um tema específico sobre a vida das árvores, como: a importância das raízes e dos fungos, a memória e a inteligência das árvores, a linguagem e os sinais químicos, a cooperação e a solidariedade, o crescimento e o envelhecimento, a dor e o estresse, a reprodução e a herança genética, entre outros. O autor também faz comparações entre as árvores e os seres humanos, destacando as semelhanças e as diferenças entre os dois reinos. Além disso, ele critica a exploração e a destruição das florestas naturais, e defende a necessidade de preservar e valorizar a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=476536&fonte=

Carol 05/02/2024

Fascinante!
Nunca mais vou olhar pra uma árvore com os mesmos olhos. O Reino plantae é mágico e esse livro pode provar! A natureza é mesmo uma coisa extraordinária!
Li a critério de curiosidade sobre o assunto, não tenho muito conhecimento e achei uma leitura fluida e de fácil entendimento. Em alguns momentos pesquisei nomes no Google apenas para conseguir visualizar o ser vivo mencionado? Durante a leitura me senti como se eu fosse amiga do autor e ele estivesse me contando histórias sobre a floresta e compartilhando conhecimento. E quanta coisa eu aprendi! Me senti acolhida e me emocionei no final. Simplesmente fascinante o mundo das árvores.

livia156 19/01/2024

Sensacional
Sem palavras pra esse livro. adorei conhecer mais sobre arvores e vegetaçao no geral. a grande maioria das informaçoes trazidas pelo autor foram uma grande surpresa pra mim, como, por exemplo, o fato de que muitas arvores de florestas antigas sao conectadas entre si pelas raizes e se utilizam disso pra disseminar informaçoes diversas. terminei essa leitura com uma vontade genuina de andar por horas dentro de uma floresta tentando me comunicar com as arvores
maxwellcruz_ 19/01/2024minha estante
quero muito ler esse!!! ?

anananabn 17/01/2024

Mimosasss
Esse livro me deu uma porrada de informação que eu nunca saberia em toda minha vida, as mais interessantes: a quantidade de bichim q pode viver em uma árvore só, saber que na Suécia é proibido cortar flores sem motivo, e o melhor - q o nome da plantinha dorme dorme é mimosa ????

brincadeiras a parte, o conteúdo do livro é interessantíssimo, mas a abordagem é muito técnica pra mim, que sou uma pessoa completamente leiga na área. o que não tira o mérito do livro, óbvio.

fico pensando a porrada de pesquisa que esse cara não teve que fazer pra concentrar esse número de informações. jesus!

Bruna2853 14/01/2024

UAU. Quem diria que ler sobre árvores seria tão incrível. Nunca tinha imagino o quão incrível seria esse livro. Muitas coisas inimagináveis acontecem nas florestas e no interior das árvores. Amei o novo conhecimento adquirido

Julisfronza 03/01/2024

Um livro que pode ser visto por diversas direções (científica, ambiental, leigos). Só sei dizer que o meu olhar para as árvores e para a natureza melhorou.

Às árvores se comunicam e conseguem avisar se há predadores através das raizes. Um dos primeiros exemplos dados é sobre a girafa, quando ela come as folhas de uma árvores nos 100 próximos metros todas as outras soltam uma substância amarga nas folhas para evitar o ?ataque?.

O livro fala sobre os fungos, ensinamentos que uma árvore passa para outra, a concorrência para alcançar luz e viver saudável.

São incríveis as diferenças de uma área de mata reflorestada e florestas naturais. Como funciona a dinâmica e as riquezas do solo, o ataque de fungos e o quanto a planta fica vulnerável.

Estamos conectados com tudo ao nosso redor, uma folha transportada do rio para o mar pode aumentar o crescimento dos plânctons e consequentemente aumentar o número de peixes na região.

A natureza precisa ser preservada e cuidada, há urgência nisso. Dependemos das árvores para equilibrar nosso planeta, animais, estações, alimentos, qualidade do ar, solo fértil, absorção e retenção da água no solo.

Dímitra Alectoridis 31/12/2023

Uma obra única!
O autor apresenta informações incríveis sobre o mundo vegetal, de forma que a cada página há um espanto crescente!
O respeito e reverência a esses seres deveria ser dado por todos nós. É um tratado de amor!
Recomendo!

Café com Livros 19/12/2023

Apenas bom
O livro é interessante; a leitura flui com facilidade, e as informações apresentadas são ricas e surpreendentes. No entanto, as espécies pesquisadas pelo autor estão muito distantes de nós, o que fez com que eu passasse boa parte do livro me perguntando como os fenômenos relatados ocorrem aqui nas terras tropicais. Em diversos momentos, fiquei tomada pela curiosidade, sem respostas para perguntas provocadas pelo próprio livro.
*Vamos tomar um café, conversar sobre leituras e o que mais nos interessar.*

site: https://www.instagram.com/_cafecomlivros_/