A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Hugo.Trapp 25/10/2021

Apenas uma commodity?
Nunca imaginei que as árvores fossem seres que falam, compartilham alimento, protegem uns aos outros, defendem-se de ataques e que chegam a influenciar positivamente na produção de ostras e no aumento da pesca no mar. Também não fazia ideia da existência da wood wild web formada pelos fungos. O livro de linguagem fácil é sensacional e o aprendizado é imenso!

Paul Law 22/09/2021

Árvores têm internet
Não acredita? Peter Wohlleben engenheiro florestal e autor de "A Vida Secreta das Árvores" vai te provar que as árvores fazem muito mais coisas do que imaginamos.

Wohlleben trabalhou muitos anos em uma reserva florestal, observando o crescimento e desenvolvimento da floresta ao seu redor. A curiosidade sobre o assunto o fez estudar os tipos de árvores existentes e suas peculiaridades. Tudo isso rendeu o material para "A Vida Secreta das Árvores" um livro voltado para o público comum com a intenção de despertá-lo em relação a preservação da flora de forma geral.

É pelas palavras do engenheiro ambiental, obviamente baseada em dados técnicos, que aprendi que uma árvore plantada por mãos humanas é bem diferente da que existe na natureza. Em outras palavras, o reflorestamento não é suficiente para devolver a floresta o seu estado de antes do desmatamento. É que as florestas nativas funcionam em conjunto; as árvores de uma floresta entendem que são um coletivo e dividem nutrientes e informações entre si para preservar o todo. Não é o máximo? Quer saber outra? A floresta replantada não tem esta capacidade.

Os fungos formam uma rede fininha que conecta boa parte da floresta pela qual as árvores recebem informações sobre chegada de chuva forte, frio intenso ou incêndio. Eis aí a internet delas! E tem mais: uma árvore doente recebe das companheiras energia extra para poder se curar e continuar vivendo. A vida de uma árvore é bem mais longa do que a dos homens ou animais, isso todo mundo sabe. O que é novidade é o fato de árvores de cidade viverem bem menos do que suas irmãs da floresta. No solo urbano as árvores sofrem muito e são comparadas aos moradores de rua!

O autor ainda apresenta dados que dão a entender que as árvores se comunicam, chamam ajuda, se juntam para aproveitar melhor os raios solares. Um dado triste é que provavelmente uma árvore sente dor quando é podada. É como se um braço lhe fosse arrancado. O tronco também diz muito sobre a saúde da árvore e se descascado pode causar a sua morte.

Ah e as árvores são preconceituosas! Uma espécie não gosta da presença de outra. Elas entendem que o outro tipo tomará o seu espaço e faz de tudo para evitar o crescimento do inimigo. Tem árvore que usa nutriente de outra para ficar forte e depois matar quem lhe cedeu energia, crescendo entre galhos até alcançar a altura suficiente para ficar com todo o sol e deixar a outra sem energia.

Tem muitas informações interessantes sobre o mundo das árvores no livro resenhado. Leitura simples, direta e de muita qualidade. Tema em evidência pouco explorado. Eu espero que chegue o dia em que as árvores sejam tratadas como os seres vivos e importante que realmente são!

site: http://paullawblog.blogspot.com/2021/09/a-vida-secreta-das-arvores.html

BiCarrie 17/09/2021

A amizade, comunicação e sentimentos das árvores
De certa forma, ler sobre a vida secreta das árvores me deixou comovida. Nunca que eu iria imaginar sobre seu comportamento na natureza de forma tão minuciosa.
É um livro sensacional, principalmente para quem gosta do assunto, onde o autor conta como elas convivem, como se comunicam, como demonstram dor, a importância de viverem em sociedade, e até mesmo, sobre a competição que rola entra árvores de diferentes espécies.
É um conteúdo bem fácil de compreender, e de certa forma, sentimentalista. Algumas coisas li e fiquei comovida por entender um pouco da beleza e da complexidade que a natureza é.
Todo o conteúdo traz uma visão diferente da qual estamos acostumados a aprender, e que eu achei extremamente interessante saber. Recomendo muito!

Paula 05/08/2021

"Quando você sabe que as árvores sentem dor, têm memória, vivem com seus familiares, não consegue simplesmente cortá-las e matá-las com máquinas grandes e furiosas". ??

Peter Wohlleben

Bruna.Lourenco 30/07/2021

Uma preciosidade de livro! ???
"Quando você sabe que as árvores sentem dor, têm memória, vivem com seus familiares, não consegue simplesmente cortá-las e matá-las com máquinas grandes e furiosas."

Peter Wohlleben

Luaninha 29/07/2021

Impossível não se apaixonar pelas árvores por meio dessa leitura. Nunca mais olhei com os mesmos olhos para as árvores ao meu redor, é uma leitura gostosa e encantadora!

Cauã 28/07/2021

A vida secreta das árvores??
Peter Wohlleben engenheiro florestal e autor desse livro fascinante e cheio de conhecimento.
O livro nos conta um pouco sobre a vida e as árvores em si e responde algumas perguntas q temos sobre elas.
A gente sabe um pouco, talvez o mínimo, sobre as árvores e a maioria aprendemos na escola, mas o livro traz coisas diferentes q alguém já na vida se perguntou, árvores tem amigas? elas falam?? elas tem personalidade? ficam doentes? elas andam?? entre outras perguntas q são respondidas de forma clara e interessante.

Pra mim esse livro merece 4? pq ele é muito bom
Trás fatos de forma de boa com palavras fáceis bem tranquilo
O livro me prendeu realmente e eu gostei muito da leitura
indico esse livro pro povo q gosta de árvores e biologia, é um bom livro pra quem quer sair dos livro de ficção e ir pros não ficção, ele também nos acostuma com uns termos técnicos q usamos na biologia (q são explicados no livro) bem top

Uma frase nos final do livro q achei tudo:
"Apenas quem conhece as árvores é capaz de protegê-las"?

Um beijo e abraço, Cauã???
Rafinha 28/07/2021minha estante
???

Dai 20/07/2021

"apenas quem conhece as árvores é capaz de protegê-las"
Livro emocionante! Você começa a leitura entrando em um mundo desconhecido, e ao longo da leitura a gente começa a entender esse universo da natureza, das árvores, onde nada é por acaso, tudo acontece em uma sintonia quase ensaiada! Com certeza esse livro mudou minha percepção, admiração e respeito pela natureza! Recomendo a leitura pra todos aqueles que querem fazer uma reflexão sobre a natureza e a vida! Leitura fácil e cativante... Maravilhoso!

Tailine.Brandao 07/07/2021

Para todos aqueles que gostam dos segredos da natureza
O livro é excelente, explica muitos fenômenos desconhecidos ou que conseguimos ver, mas não sabemos identificar como ocorre, o autor trás um paralelo com a nossa sociedade que torna tudo mais lúdico, a divisão do livro é muito boa, os capítulos tem o tamanho certo para não cansar, mas também não deixa pontas soltas.

Dan 02/07/2021

Olhando para um novo mundo.
O livro é bem interessante em seu total, algumas pessoas criticam o mesmo dizendo que alguns termos do livro estão com linguagem científica errada ou que as informações estão desatualizadas e etc, porem na minha opinião o autor fez um otimo trabalho em repassar um assunto tão científico na linguagem para pessoas leigas, vale lembrar que o mesmo não é um livro de ciências, sendo assim, é muito facil de entender a vida das árvores da forma com que o livro foi escrito mesmo para pessoas que não tem o mínimo de noção de botânica. Eu recomento o livro para quem deseja ver as árvores de maneira diferente.

Renata 28/06/2021

A vida secreta das árvores
Sempre tive curiosidade em saber sobre as as árvores e quando comecei a ler fiquei maravilhada com está leitura fascinante.Pode acreditar que temos muito em comum com as árvores e a cada capítulo é uma descoberta.É como o autor escreveu,as árvores são sinônimos de equilíbrio.Adorei e recomendo muito.

Bruna 24/06/2021

Conhecê-las é Amá-las
Para mim, bióloga em formação e amante da natureza, esse livro proporcionou uma experiência maravilhosa.
Há tantas informações e conhecimentos sobre as árvores que a maioria de nós ainda não conhece, e esse livro traz diversas informações tão incríveis e importantes..
Li querendo saber cada vez mais, e com toda certeza me ensinou muito mais do que eu esperava.
As árvores são seres indescritivelmente inteligentes; precisamos aprender mais com elas.
Espero muito que um dia nós aprendamos a língua das árvores, mas enquanto isso não se esqueça: apenas quem as conhece é capaz de protegê-las.

Rodrigo Scarabelli 21/06/2021

A vida das árvores pulsa!
Sabe aquele mundo alienígena mágico que nos foi apresentado no filme Avatar, onde a vida da flora estava interligada como uma complexa rede "neural" formando um grande organismo senciente? Depois de ler esse livro, você percebe que de alguma forma isso existe em cada uma das nossas florestas!

A vida das árvores pulsa! Todavia, em tempo tão diferente do nosso efêmero ciclo de vida que não percebemos. A vida delas e das florestas se contam em séculos e até mesmo milênios, e não em dezenas de anos como no mundo animal.

Também não temos recursos biológicos para compreender a linguagem das árvores e nos comunicarmos com elas. Elas parecem estanques e silenciosas? Ledo engano, nós é que somos cegos, surdos e mudos e não possuímos meios de interagir com elas.

E nesse outro tempo elas se comunicam, aprendem, competem, cooperam, se defendem, atacam, ajudam árvores mais fracas, avisam parceiros de perigos, preparam compostos químicos para defesa, comunicação, agressão e integração.

A comunicação na floresta é constante, a vida social agitada. As árvores têm redes sociais sofisticadas para conseguirem se comunicar, tanto pelas raízes em contato, quanto por meio de fungos mensageiros, e também através do ar, que levam seus recados químicos para as outras, contando todas as novidades!

As árvores inclusive se movem para encontrar locais melhores pra viver! Todavia, sua caminhada se dá de geração em geração com o nascimento de novas árvores em novos locais adequados, a depender do clima, qualidade do solo, disposição de água e luz e outros fatores. Uma espécie citada no livro, afetada por mudanças climáticas, está se locomovendo mais ao norte a uma taxa de 400 metros por ano!

E o que dizer da vida dura e solitária das árvores na cidade? Plantas de rua, alude o autor. Geralmente sem outras da mesma espécie próximas de si, pouco conseguem se comunicar e serem ensinadas pela experiência das mais velhas. Soltas no ambiente sem quem lhes proveja e "oriente", crescem rápido com a alta disposição da luz (na floresta a competição acirrada pela luz faz a disposição ser pequena e regulada às árvores infantes) mas desajeitadas, impulsivas e vivendo um dia de cada vez, sem planejamento e preparação para eventuais intempéries. Não aprendendo a viver sob as responsabilidades e precauções exigidas da vida arbórea, têm suas existências abreviadas, reduzidas em vários séculos. Sim, para nós aparentam estar bem mas a expectativa de vida das árvores nas cidades é bem curta, solitária e enferma comparada àquelas vivendo na comunidade florestal.

Será que um dia criaremos um Avatar que nos permita entrar no mundo das árvores e interagir com elas?

Você não sairá desse livro vendo as árvores com os mesmos olhos! ?

Chai 13/06/2021

"Apenas quem conhece as árvores é capaz de protege-las".
Realmente um livro muito bom, os primeiros capítulos são surpreendentes. A vida das árvores e seus mistérios, me surpreendi muito com o que o autor fala. Vale a leitura!

Leonardo.Broinizi 11/06/2021

Para ver as árvores com outros olhos.
Quando soube que um livro de cunho de divulgação científica sobre a vida das árvores era um best-seller internacional, imaginei que ele teria algo de especial. E não me arrependi!

Peter Wohlleben, o autor do livro, consegue fazer um texto simples e envolvente sobre um assunto ignorado e visto como chato por muitos. Amor pelos animais é comum, pelas árvores, não. Mas este livro me fez começar a olhar com mais interesse e carinho pra nossas companheiras do reino vegetal.

A vida das árvores é realmente interessante: sua luta e (competição com companheiras) por recursos naturais, sua batalha contra invasores, seu cuidado com a prole, sua comunicação através das raízes e etc. As árvores são dinâmicas, só são mais lentas que nós, mas vivem muito mais. Ainda vemos como atitudes inclusive pensadas pra preservar as florestas podem atrapalhar a vida das árvores.

Lembrei bastante, inclusive, da ameixeira que me fez companhia na infância.
Livro interessantíssimo, muito bom e com certeza indicado a todos.
Estefania.GoLei 11/06/2021minha estante
Quero muito ler..

Leonardo.Broinizi 11/06/2021minha estante
Pois eu recomendo a leitura sem ressalvas Estefania.