A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Mabi Viana 02/12/2023

Que tal ver o reino vegetal de outra forma?
A Vida Secreta das Árvores é tanto para pessoas que que já tem proximidade com o assunto quanto para pessoas leigas.
Aos que já conhecem minimamente o reino vegetal, pode propiciar um olhar mais poético da relações interespecíficas que ocorrem no ecossistema; e para quem é leigo, pode despertar um olhar para além de uma fragmento verde na paisagem, compreendendo as minúcias que ali acontecem.
Li o livro bastante devagar (pois não sei fazer de outra forma) mas também foi gostoso pois pude avançar na leitura com calma e imaginar ao redor essas micro relações existentes.
O autor traz uma linguagem bastante fácil, exemplos que nos faz ter empatia com árvores.
O único defeito do livro é ser europeu, porque os exemplos locais não são tão diversos. Poucas espécies arbóreas mencionadas (são basicamente 5 principais), em um ecossistema de floresta temperada, que nem são naturais.
Seria ótimo se o autor passasse uma temporada no Brasil e fizesse um adendo ao livro, mas é pedir demais.
Apesar disso, podemos ainda assim imaginar as interações entre árvores, fungos, insetos, mamíferos, aves, que fazem as florestas serem como são.

Fernanda2219 14/11/2023

Um livro que trás grandes encantos sobre as florestas, sobre um mundo pouco conhecido, no qual é destruído cada dia mais pelos humanos que não se importam em os conhecer melhor e preservar todas as árvores.

Alexandre663 09/11/2023

Livro essencial para quem gosta de natureza
O livro é muito bom, a estatura do texto é boa, o conhecimento envolvido é bastante interessante. Porém pra nós que estamos no hemisfério sul nos leva a revisitar o google e olhar cada espécie mais de perto, porque não há aqui as espécies tratadas.
De forma geral o livro é leitura indispensável pra quem gosta de florestas e árvores.

AndressaPaz 15/10/2023

Interessante, mas não empatizei tanto com as plantas gringas
"Acredito que as substâncias liberadas pelas árvores sejam um dos motivospelos quais nos sentimos tão bem nas florestas ? pelo menos nas florestasintactas. Os visitantes que passeiam numa das antigas reservas florestais deque cuido sempre relatam que sentem um alívio no coração e que parecem estar em casa."

Beatriz3280 10/10/2023

Informativo
Bem interessante, mas realmente é preciso lembrar que se trata de uma floresta bem diferente da nossa, porém muitas coisas pode-se levar em consideração.

Ana 07/09/2023

Não é um livro pra ler de uma vez
O livro fala sobre o comportamento das árvores e muitas curiosidade que muita gente não sabe sobre esses seres vivos.
O autor mistura pesquisas científicas com as coisas que ele mesmo já observou trabalhando em uma reserva florestal, então acaba sendo um livro informal e interessante
No final ele também levanta questionamentos sobre a nossa relação com as árvores e sobre como deveríamos tratá-las de uma forma parecida com os animais, como seres pensantes que percebem o seu entorno e tomam atitudes baseado no que aprendem ao longo da vida. Também fala sobre como deveríamos ter mais empatia por elas e elaborar mais leis de proteção florestal.

LucAlio.CAmara 01/09/2023

Sobre o que achei:

O engenheiro florestal Peter fez uma pesquisa sobre a vida secreta das árvores durante 20 anos e ele descobriu várias situações interessantes desde o nascimento, a reprodução, a forma de polinização, a duração de vida, sobre a pele ou cascas das árvores, os fungos que afetam as árvores, entre muito mais. Portanto, ao você ler esse livro vai ter um outro olhar quando estiver apreciando uma árvore.

No meu ponto de vista esse livro em específico, serve para quem é da área ambiental, pois o livro é rico em informações especificamente em árvores de florestas. O autor menciona diversas espécies e suas características e vivência e conta suas curiosidades.

e-zamprogno 12/08/2023

Uma nova visão para desenvolvermos a empatia pelas árvores
Classifiquei o livro com 2 estrelas e estou escrevendo a resenha para justificar a classificação.
Há algumas resenhas no Skoob reclamando do pouco rigor científico das "revelações" do livro. O meu problema não foi este, pois, como também li em respostas a estas resenhas, o livro é direcionado mais ao público leigo. O que parece ter desagradado parte do público é a abordagem do autor em tentar aproximar o reino vegetal, notadamente as árvores, ao animal, atribuindo a elas sentidos característicos de um sistema nervoso superior, poder de comunicação entre indivíduos, e até sentimentos e emoções. Claro que o direcionamento para um público leigo não pode ser desculpa para a divulgação de pseudociência, mas realmente acho que não seja o caso deste livro. Toda pessoa consegue perceber o quanto é diferente de uma árvore, mas será que percebe o quanto pode ser semelhante? No meu ponto de vista o autor busca o desenvolvimento da empatia por estes seres, compartilhando com o leitor uma nova visão dos seus processos de vida, fazendo isso a partir de observações pessoais de sua carreira como engenheiro florestal, apoiando-se em pesquisas científicas quando pode. É esta nova percepção que o autor chama de vida "secreta", e que gostei bastante de descobrir.
Feita a defesa da parte do livro que gostei, o que deixou a desejar para mim é que ele é todo sobre a realidade europeia, que, em termos florestais, é muito mais pobre que a nossa. Pobre não apenas em termos de diversidade, mas, como é revelado no próprio texto, na Europa já não existem florestas ancestrais, ou seja, não existem árvores com séculos de idade, o que interfere diretamente na forma em que as florestas e o ecossistema maior se organizam. Então, o que me incomoda mais que a possibilidade do conteúdo estar "incorreto", é ele estar "incompleto" (para um leitor brasileiro), mas se trata de uma questão de expectativa frustrada, o que pode não afetar todos os leitores tropicais. No mais, justiça seja feita, ainda que não "perfeito", o livro continua sendo único na sua proposta, e foi prazeroso ter uma visão, por mais limitada que fosse, na vida "secreta" das árvores.
denis.caldas 13/08/2023minha estante
Entendo a sua colocação, até pensei em um dia fazer a versão tupiniquim, mas temo que não tenham experimentos ou artigos científicos com esses temas, pois a nossa pesquisa visa outras abordagens, digamos, mais práticas. É aquele negócio, se europeus estudam isso agora, é porque eles estudaram o que estudamos agora porém a centenas e centenas de ano e, dominada a técnica, podem "viajar" em outros aspectos. É a questão econômica da escassez.

Também acho que, comparar a realidade europeia com a brasileira é como ler um livro inglês ou russo, e penalizar o autor por ele não abranger uma realidade que não é dele. E o livro ao menos nos ajuda a despertar a essas visões alternativas, mas enquanto a preservação estiver ligada a sentimentos, emoções e subjetivismos, e não tiver apelo econômico também, nunca será preservada. Europeus querem preservar lá, mas continuam usando madeiras tropicais em seu mercado de luxo...

Um abraço e muito grato por compartilhar as suas percepções!

e-zamprogno 15/08/2023minha estante
Gostei muito do seu comentário e concordo integralmente com tudo o que você escreveu, Denis, inclusive que é injusto da minha parte ao "subavaliar" o livro por uma realidade de que ele não trata. Espero que quem leia minha resenha também perceba isso.

Bruna 25/07/2023

Muito interessante
O livro que mais demorei pra ler kkkkk não por ser ruim mas por ser diferente do meu estilo literário, mas é um livro bem interessante, muito esclarecedor e que abriu meus olhos para olhar as árvores com outros olhos, é muito mais que o que vemos.

Pry 19/07/2023

Meu Deus ?
A gente consegue perceber que esse livro foi escrito com todo o amor do mundo pelo Peter, porque ele passa isso através de suas palavras.
O livro é muito lindo e de uma leitura fácil.

Aparenta ser gênero ficção fantástica, mas é científico. E o melhor, sem ser cansativo. O autor se repete em algumas partes, mas achei necessário.

Além de tudo, traz uma linda lição.

Todo ser vivo deve ser respeitado.

. J e n n i . 11/07/2023

A vida secreta das árvores ? ??
Árvores são seres vivos que estão além da explicação humana, ema percepção disso muda nossa visão de como enxergamos o mundo. Sem sombra de dúvidas esse livro foi um divisor de águas para o que conhecia antes e para essa nova visão do ambiente natural. Acho que deveria ser uma leitura para todos, o livro aborda sobre muitas curiosidades das árvores, as relações entre elas, sua seleção para amigas, como ela se comunicam ( porque sim, árvores se conversam entre si), como lidam com ameaças, como na sua sociedade uma ajuda a outra, que a única explicação racional seria a presença de emoções e a grande vontade de estarem vivas e preservarem energia umas com as outras. Na maior parte da nossa vida somos ensinados que as árvores são seres vivos, mas nunca identificamos elas de fato como um, elas sentem dores, possuem medo, tem a mesma fome de sobrevivência que um animal, conversam entre si, fazem laços, e até gritam quando há a presença de alguma ameaça. Achei o livro libertador, possui um entendimento muito grande, e é uma leitura essencial para todas as pessoas. É uma leitura que muda perspectivas.

Nicolas.Senko 03/07/2023

Bem Informativo
Se quer saber a importância das árvores no mundo, esse é o livro certo. Ele mostra claramente que elas fazem muito mais do que apenas fotossíntese.

Giulia 14/06/2023

A vida secreta das árvores
Livro muito bom para a população de senso comum. Fala sobre todo os conceitos referentes ao manejo e fisiologia vegetal em linguagem simples, o que facilita o entendimento. Ou seja, atingiu seu público alvo. Para quem faz parte do meio, fica parecendo que está faltando referencial teórico.

Lisandra.Maria 01/06/2023

Ents?
Se quem ao ler senhor dos anéis se perguntou se as árvores realmente se movimentam, como se protegem e outras coisas, aqui estão as respostas.
Não, ents não são reais. Mas as árvores são impressionantes mesmo assim. As árvores são um assunto que vemos em toda parte mas não nos perguntamos sobre, ou às vezes não damos a devida importância.
Com um teor científico e de modo leve, o livro aborda as árvores de vários ângulos, explicando de modo simples como, por exemplo, elas se comunicam.
Minha única crítica é que não vi muitos exemplos da minha região do planeta, mas acho que isso se justifica pelo campo de estudo do autor. Não acho que isso atrapalha muito e uma vez que entendemos como algumas delas se comportam fica mais fácil de pesquisar e entender como as do nosso lado agem.
Indico para todos que tem curiosidade sobre o assunto e querem saber mais detalhes sobre esses seres incríveis.