A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Paulo 25/01/2021

Mais do que uma commodity
É fato, quem ler este livro não verá as árvores e as florestas da mesma forma que antes, pois elas são muito mais vivas do que costumamos pensar. Aqui Peter Wohllebeh nos conta como é complexa a vida das árvores, e não apenas pelos desafios que elas enfrentam pelas consequências de atitudes humanas, mas também pelo árduo estilo de vida que a própria natureza ao redor delas impõe: "... pois a natureza é uma mãe rígida. Quem não for atento e não se adaptar vai sofrer as consequências".

A vida de um árvore é difícil desde quando ela ainda nem foi germinada, tendo que ultrapassar as circunstâncias e adversidades do meio em que vive, e a posterior dificuldade durante seu crescimento e "vida adulta", que duram incríveis séculos, se protegendo de insetos, secas, invernos etc. Com isso, o livro relata os mecanismos de defesa e de comunicação que as árvores desenvolveram ao longo de milênios para formar uma sociedade de cooperação, proteção e família: "uma única árvore não forma uma floresta [...] fica exposta, desprotegida contra o vento e as intempéries. Por outro lado, muitas árvores juntas criam um ecossistema que atenua o excesso de calor e de frio, armazena água e aumenta a umidade atmosférica - ambiente no qual as árvores conseguem viver protegidas e durar bastante tempo." Por outro lado, há também concorrência entre elas, ainda mais se forem árvores de diferentes espécies.

Por fim, faço uma observação: o autor é alemão e sua área de atuação é na região em que ele vive. Isso não é problema algum, mas a maioria do exemplos e casos relatados aqui são situados na Europa central. Como sou leigo no assunto, eu não sei o quanto do que está escrito aqui se aplica a outras florestas ao redor do mundo ou às árvores que eu vejo da janela da minha casa, em clima tropical. Mas creio que muito do que lemos aqui se trata das árvores em geral, independente da espécie a qual elas pertencem ou em que clima elas vivem.

É um livro que recomendo a todos que se interessam um pouco por assuntos da natureza.

Samantha.Favaro 14/02/2021minha estante
É um livro que tô querendo ler há tempos. Ele deve ser incrível mesmo. (:

Chayan0 03/04/2024

Surpreendente.
Um livro em grande parte técnico mas também envolvente.

Traz um novo olhar para a natureza.

Ao longo da leitura, consegui assimilar e visualizar a natureza ao meu redor vivendo, respirando e sofrendo alterações.

Um livro que vale a pena ser lido.

Conhecer a natureza é conhecer a nós mesmos.
tefa.alves 03/04/2024minha estante
esse eh uma gracinha

@estantedajulia 03/04/2024minha estante
que fofo, ameiii

João Pedro 16/01/2018

Inconsistente e perigoso

É impressionante como textos sensacionalistas e que apelam para o imaginário popular caem nas graças de muitos leitores. Encontrar uma nota tão alta aqui para A Vida Secreta das Árvores é triste, mas não surpreendente. O livro se propõe a ser um grande revelador de aspectos fantásticos (literalmente, pois em grande parte são fantasias do autor) sobre a vida das árvores, e como todo livro que desperta nossa curiosidade e que fundamenta um mundo extraordinário, tal como gostaríamos que fosse (seria realmente incrível que árvores sentissem dor e tivessem personalidade), se torna encantador.

Porém, como biólogo, achei mais do que justo deixar aqui uma palavrinha de aviso aos leitores: trata-se, nesse caso, de uma obra substancialmente pseudocientífica. O autor traz a tona conhecimentos sobre botânica e ecologia tão distorcidos que foi até doído de ler. Quando parte de pressupostos cientificamente coerentes, tira conclusões precipitadas ─ para não dizer delirantes ─, mas na maior parte do tempo são simplesmente infundadas (o que fica claro na bibliografia bastante pobre citada ao final). Ao longo de todo o livro, como se não bastasse, o autor preferiu utilizar uma linguagem finalista que dá náuseas em qualquer um que esteja minimamente familiarizado com as ciências naturais.

Pra quem leu ou for ler: cuidado. Questione muito o que esse autor diz e não saia acreditando em suas fantasias com apenas essa leitura. Procure outras fontes, seja crítico.

A Vida Secreta das Árvores não passa, infelizmente, de uma interpretação equivocada da natureza. O que é uma pena, pois poderia ter sido uma bela obra de divulgação científica; Peter Wohlleben, entretanto, preferiu escrever uma ficção.
Tarcila 25/04/2018minha estante
Concordo plenamente com o que vc falou. Me decepcionei muito com a visão extremista e sensacionalista desse livro, além de algumas informações que não são muito coerentes e a forma fantasiosa que ele usa pra explicar as coisas.

Vinicius 21/02/2019minha estante
Meu Deus, eu como um Biólogo que já trabalhei um tempo na área da botânica posso dizer que gostei do livro e por sinal foi um livro indicado por uma profissional da área..., muitas coisas que ele fala tem fundamento sim na área científica a única diferencia que você não está lendo um artigo explicando "matérias, métodos e objetivo" do livro. Eu entendi como esse lance de "fantasia" do livro, como algo pra cativar os leitores que não estão familiarizados com a área de estudo.

Cdmm 13/04/2019minha estante
Vou começar a ler agora. Como sou cética ao extremo já estou de pé atrás, mas vou ler pois ganhei de uma pessoa queridíssima. Obrigada pelas informações.

Arnoldo 10/05/2019minha estante
Apesar de não ser uma obra científica, achei muito interessante e ela também traz muitas informações que são desconhecidas do público em geral. Acho uma obra importante para levantar o debate sobre o manejo e preservação de florestas, um tratado de botânica é muito melhor? Possivelmente, mas a penetração na sociedade é pequena. Ele traz no livro aquilo que observou de sua experiência na floresta em que trabalha há muitos anos, percebi que muito do que falou faz sentido apenas em florestas de coníferas de clima temperado do hemisfério norte, que nos biomas do Brasil não se aplicam, mas que ainda assim são observações relevantes. É um livro para o grande público se iniciar no amplo debate que é a importância de um correto manejo e preservação das florestas.

Igor biólogo 11/03/2020minha estante
João compartilho de sua opinião. Estou lendo o livro e a falta de muitos aspectos científicos estão me incomodando. Você foi muito perspicaz nas suas notas. Percebi que não eram delírios apenas meus! Obrigado

Alexa 24/04/2020minha estante
E esse comentário de curtida sem querer aqui uaheuaheuaheuah

Davi.Rezende 23/06/2020minha estante
Valeu por avisar, poupou meu tempo

Thaís Berganton 06/09/2020minha estante
Me decepcionei muito com o livro também

LucAlio.CAmara 01/09/2023

Sobre o que achei:

O engenheiro florestal Peter fez uma pesquisa sobre a vida secreta das árvores durante 20 anos e ele descobriu várias situações interessantes desde o nascimento, a reprodução, a forma de polinização, a duração de vida, sobre a pele ou cascas das árvores, os fungos que afetam as árvores, entre muito mais. Portanto, ao você ler esse livro vai ter um outro olhar quando estiver apreciando uma árvore.

No meu ponto de vista esse livro em específico, serve para quem é da área ambiental, pois o livro é rico em informações especificamente em árvores de florestas. O autor menciona diversas espécies e suas características e vivência e conta suas curiosidades.

Leonardo.Broinizi 11/06/2021

Para ver as árvores com outros olhos.
Quando soube que um livro de cunho de divulgação científica sobre a vida das árvores era um best-seller internacional, imaginei que ele teria algo de especial. E não me arrependi!

Peter Wohlleben, o autor do livro, consegue fazer um texto simples e envolvente sobre um assunto ignorado e visto como chato por muitos. Amor pelos animais é comum, pelas árvores, não. Mas este livro me fez começar a olhar com mais interesse e carinho pra nossas companheiras do reino vegetal.

A vida das árvores é realmente interessante: sua luta e (competição com companheiras) por recursos naturais, sua batalha contra invasores, seu cuidado com a prole, sua comunicação através das raízes e etc. As árvores são dinâmicas, só são mais lentas que nós, mas vivem muito mais. Ainda vemos como atitudes inclusive pensadas pra preservar as florestas podem atrapalhar a vida das árvores.

Lembrei bastante, inclusive, da ameixeira que me fez companhia na infância.
Livro interessantíssimo, muito bom e com certeza indicado a todos.
Estefania 11/06/2021minha estante
Quero muito ler..

Leonardo.Broinizi 11/06/2021minha estante
Pois eu recomendo a leitura sem ressalvas Estefania.

Gigio 08/03/2022

Surpreendente
Uma das obras mais surpreendentes que li nos últimos tempos.
Dosconhecia a maior parte dos fatos a respeito das árvores que são explorados nesse livro.
O texto é fluído e não conseguia parar de ler.
Sempre tive um grande respeito pelas árvores e pelas florestas, agora mais ainda.
Fabricy 10/03/2022minha estante
Comecei!

Gigio 11/03/2022minha estante
Eu curti demais. Sou do mato e descobrir esses ?segredos? me fez respeitar ainda mais as matas.

Fabricy 11/03/2022minha estante
Eu sou do direito ambiental, já tô gostando!!! Fico feliz que vc gostou!

Iracy 03/05/2021

Árvores também são seres vivos
As árvores deveriam ser tratadas como seres vivos e não como coisa. Deveríamos começar a compartilhar essa informação com nossos amigos e colegas.

Meu olhar para estes seres vivos mudaram totalmente depois da leitura deste livro, elas sentem, comunicam-se com outras plantas e animais, são estratégicas quando são atacadas e principalmente são uma família.

Recomendo este livro para qualquer pessoa, pois a linguagem é bem fluida.
gcaldas2 04/05/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado da minha indicação e mais feliz ainda que esta leitura aguçou seu olhar para estes seres tão maravilhosos.

Iracy 14/05/2021minha estante
Muito obrigada, Gabriel?

Tulio.bandeira 23/05/2023

Deusas
Gostaria de no momento desta resenha, ter um texto trabalhado em dias, para que saísse o mais lindo possível, pois este livro merece.

A mim que sou amante de árvores, este livro foi um presente! E sou grato!

Que livro lindo. Que grandiosidade são as árvores, como se comunicam, como se protegem, como se multiplicam, e como são importantes a nós e a todos os milhões de seres vivos que dependem delas.

Minha visão sobre elas se enriqueceu, e a certeza que sei, é que serei um eterno apaixonado! Obrigado Peter Wohlleben s2

Leo Farias 22/05/2022

Você precisa estar disposto a “olhar” para ver. Gostosa leitura para quem tem interesse no tema. Peguei emprestado e me vi interessado no que primeiro achei até meio bizarro, mas como gosto de andar por matas e trilhas o texto acabou me prendendo.
Agora, não sei se tem embasamento científico... tenho que conferir isso aí. rs.

Ana 07/09/2023

Não é um livro pra ler de uma vez
O livro fala sobre o comportamento das árvores e muitas curiosidade que muita gente não sabe sobre esses seres vivos.
O autor mistura pesquisas científicas com as coisas que ele mesmo já observou trabalhando em uma reserva florestal, então acaba sendo um livro informal e interessante
No final ele também levanta questionamentos sobre a nossa relação com as árvores e sobre como deveríamos tratá-las de uma forma parecida com os animais, como seres pensantes que percebem o seu entorno e tomam atitudes baseado no que aprendem ao longo da vida. Também fala sobre como deveríamos ter mais empatia por elas e elaborar mais leis de proteção florestal.

Hélio 31/05/2020

Despertador de curiosidades
Apesar de não se tratar de um livro de divulgação científica, o autor ilustra de forma simples e acessível diversos aspectos da vida e comportamento das árvores. Para quem se interessa sobre o assunto, é um ponto de partida interessante, onde os achismos do autor, podem ser convertidos em pesquisas para diversos caminhos. Mesmo focado em espécies tipicamente europeias - Peter é engenheiro florestal na Alemanha - permite uma visão macro, que recoloca as árvores, e consequentemente todas as plantas, em outro cenário, muito diferente do passivo-decorativo dentro das paisagens, e das nossas casas.

Renata 28/06/2021

A vida secreta das árvores
Sempre tive curiosidade em saber sobre as as árvores e quando comecei a ler fiquei maravilhada com está leitura fascinante.Pode acreditar que temos muito em comum com as árvores e a cada capítulo é uma descoberta.É como o autor escreveu,as árvores são sinônimos de equilíbrio.Adorei e recomendo muito.

Fernanda2219 14/11/2023

Um livro que trás grandes encantos sobre as florestas, sobre um mundo pouco conhecido, no qual é destruído cada dia mais pelos humanos que não se importam em os conhecer melhor e preservar todas as árvores.

Nicolas.Senko 03/07/2023

Bem Informativo
Se quer saber a importância das árvores no mundo, esse é o livro certo. Ele mostra claramente que elas fazem muito mais do que apenas fotossíntese.

Helana O'hara 07/04/2017

Para refletir sobre a importância da natureza.
A Vida Secreta das Árvores é uma obra da Sextante, é um livro de não ficção, onde o Engenheiro Florestal Peter nos conta mais sobre a vida das árvores, como é a sociedade delas, quanto tempo que vivem, como elas se defendem dos predadores e por aí vai.
Apesar da obra ser um pouco cientifica, é um livro bem curioso.
Neste livro o autor coloca toda sua experiência de Engenheiro Floresta a risca, nos contando segredos delas que são imagináveis, por exemplo, você sabia que elas protegem umas a outras? Ou que elas entram em hibernação?
Pois é, assuntos curiosos que ele explica muito nem no livro.
Ele mexe um pouco com nossa consciência, nos faz repensar um pouco sobre reflorestamento adequado, a importância da mata em nossa vida.
Cuidar da natural é algo fundamental e as árvores tem uma responsabilidade muito gigante nisso.