A leitora

A leitora Traci Chee

Resenhas - A Leitora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel1841 18/09/2021

Muito bom, mas disperso entre o fácil e o complexo
Uma jornada muito gostosa de acompanhar. O núcleo principal é bem carismático, principalmente a protagonista Sefia e o par romântico dela, Arqueiro. Não vejo tantas pessoas comentando sobre esse livro, se comparar a outros jovens adultos. A temática de aventuras piratas não é tão famosa hoje, por isso é até um frescor uma trama de fantasia que não envolva diretamente uma guerra pelo trono. O único problema foi o clichê "mataram meus pais e quero vingança contra o clã malvado" que não me impressionou e não me instigou tanto. Se não fosse a tia Nin introduzida e desaparecida logo, trazendo tanta urgência pela narrativa, esses mistérios não nos fisgariam minimamente. Por isso, aplausos a introdução do livro, mas é um defeito igual. E também, toda vez que mudava do núcleo óbvio para o secundário e mais complicado, parecia algo muito disperso e cansativo de acompanhar.

zoni 06/03/2020

Era uma vez um mundo onde ninguém sabia ler, as histórias eram passadas de boca em boca, e uma dessas histórias era a que existia um objeto muito misterioso que guardava uma grande magia, sim, um livro, e que quem soubesse ou o conseguisse ler esse livro teria um poder inimaginável. Esse plot parece tão fantástico e tão incrível, mas só na ideia mesmo, porque eu finalmente cheguei ao final dessa história, e não sei se gostei, gostei pouco ou levarei como um livro não tão relevante pra vida.

Os personagens são as melhores coisas dessa história, já que todos eles são interessantes, e a maioria deles são bastante ambíguos, a gente nunca sabe de fato se eles são verdadeiramente bons, ou se vão se revelar algo mais a qualquer momento. Mas mesmo esses personagens legais não são suficientes para nos fazer esquecer as passagens de tempo exageradas. Exemplos dessas passagens rápidas de tempo: a autora está narrando uma caminhada da protagonista pela floresta e depois de um ponto ou uma vírgula, já se passou um ano, ou pior, a garota passa duas horas lendo o livro e depois disso já é profissional em leitura, ou qualquer outra coisa que estivesse disposta a treinar por algumas horas. Esses saltos de tempo me fazia achar que a história estava correndo para chegar logo em algum ponto específico que a autora queria escrever, e isso não me deixava estabelecer uma verdadeira conexão com a história e com todas as ações dos personagens. E apesar de toda essa correria tiveram muitos momentos totalmente arrastados com umas descrições desnecessárias e com muitos detalhes ruins, que me fazia desacreditar na narração.

Não sei se outras pessoas tiveram a mesma impressão, mas na minha opinião, a história passou um pouquinho do ponto, ela poderia ter terminado antes do momento em que termina, para nos deixar mais curiosos, nos instigar a ler a continuação, e principalmente para criar um verdadeiro clímax, que faltou muito nesse livro. No geral esse é um livro pra quem realmente gosta de aventura com mocinhas fortes, um romance arrastado que chove, mas não molha e alguns momentos de brutalidade, porque falta um aprofundamento nos conflitos que movem a narrativa e nas coisas que movem cada um dos personagens em suas jornadas.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Alex.Starick 13/09/2021minha estante
Livro com potencial incrível que pra mim foi desperdiçado pelo menos pontos que vc já citou : a passagem de tempo , o aprendizado rápido da leitura ( que costumam ser soluções de roteiro de filme) além das muitas perguntas que o livro levanta e não responde , nem mesmo deixa brecha empolgante pra ser respondida na sequência .

zoni 25/09/2021minha estante
É exatamente isso, Alex. Esse é mais um daquele tipo de livro que acaba por ser desempolgante, que enrola tanto que se torna maçante, que numa tentativa de ser muito inteligente, acaba subestimando o leitor. Não tive vontade de continuar com a sequência, deixei pra lá.

Alex.Starick 27/09/2021minha estante
O universo e a ideia por trás de um mundo onde as pessoas não sabem ler poderia ser muito bem explorada e enrolou demais como vc mesmo disse , posso até ler sequência pq as vezes costuma ser melhor mas vai demorar kkk...pelo menos o design do livro foi bem elaborado

zoni 04/10/2021minha estante
Eu definitivamente desisti haha, mas se você por acaso conferir a sequência vou adorar saber o que você achou

Alex.Starick 05/10/2021minha estante
Pode ter certeza!!! Kkkkk

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

A Leitora
Esse livro tem dois pontos fortes: o primeiro é que a premissa é sensacional. Pra nós que somos leitores ávidos e consumimos palavras não só nos livros, mas em nosso dia a dia, por ser algo intrínseco de nossa cultura há tantos anos, é fascinante pensar em um mundo sem palavras, sem registro. Tudo o que se sabe é passado de pessoa a pessoas, sem nada posto no papel, sem sequer um conjunto de elementos para que isso acontecesse.

Ainda dentro da premissa, imagine que mágico que um objeto que pra gente parece casual, fosse portador de um enorme poder, o conhecimento. E que nem todos talvez fossem capazes de lê-lo. Algo que a autora faz bem em seus questionamento é levantas a seguinte pergunta: será que somente aquele objeto é “livro”? Será que nós, pessoas com histórias, com desdobramentos, com conhecimento, portadores de tantas memórias não somos algo assim também dentro de nossa própria linguagem? Achei tudo isso extremamente instigante e interessante.

“Você é mesmo leitor, ou você é lido?”

A segunda coisa é a forma como pequenos enigmas são escondidos ao longo do livro. Não deixe nada passar batido, há mistérios em todo o lugar. Partes apagadas, manchas nas páginas, palavras que se formam através de destaques nas páginas e palavras escondidas junto a contagem de páginas. Pra isso, acho que vale a pena parabenizar a tradução e diagramação dessa edição, pois realmente um cuidado a mais foi necessário para que o sentido de tudo isso não se perdesse na hora de migrar o livro para o nosso idioma.

“Mas o livro era a chave, e ela sabia que, se conseguisse apenas descobrir como usá-lo, seria capaz de abrir a porte e ver – realmente ver – a magia que se agitava em correntes invisíveis, além do mundo que ela experimentava com os ouvidos, a língua e a ponta dos dedos.”

Já a história em si, pra mim, teve alguns problemas, mas nada que tirasse o brilho do foco central da trama. Sefia não tem nem sempre as mais inteligentes ideias, mas pelo menos não é a típica garota (ou garoto) dos livros de fantasia que quando descobre algo incrível automaticamente se torna a mais esperta e foda do livro. Seu crescimento é gradual nesse sentido e ela comete seus erros. Seu problema está em ter posturas que promete não ter e seguir por caminhos que não deveria, dando um tom de: é sério que ao invés de seguir os bandidos você vai seguir eles e ficar ainda mais fácil de ser capturada? Então.

O Arqueiro é um garoto “assassino” que surge logo no início do livro e acaba por conquistar nosso carisma, há algo nele de frágil que o deixa mais suscetível a ser adorado do que a própria protagonista. Ele tem uma leve evolução ao longo do livro, mas não sou a maior fã de como ele termina essa história. Aliás, achei bem sacana de todas as partes envolvidas e preferiria que algo que aconteceu na verdade perdurasse, pois faria até mais sentido ao personagem.

Outro nome que tem seu destaque é o do Capitão Reed. Ele navega o Corrente de Fé e é responsável por histórias muito legais dentro da narrativa. A forma como a sua trama se entrelaça com a principal também é interessantíssima e sequer parece algo possível num primeiro momento. Andamos em linhas temporais diferentes aqui, indo do presente para histórias do passado e isso ajuda a conduzir o peso da importância desse “livro” – dentro do livro -, que nos conta outras histórias.

“Será que qualquer coisa poderia ser um livro, se você soubesse como lê-la?”

Eu acho que a história poderia ter acabado um pouco antes do ponto exato, para criar um pouco mais de clímax. Fiquei com a sensação que dar esse passo adiante não foi tão instigante quanto ter parado um pouco antes. Há certas incongruências na história, de posturas ou explicações que ainda não fazem completamente sentido, mas esperemos que sejam resolvidas com os próximos volumes.

Fiquei curiosa por desbravar um pouco mais desse mundo, porque ainda há muito o que ser explorado. São vários continentes e um dos principais deles ainda nem foi verdadeiramente desvendado ao leitor, mesmo que seu conflito já nos tenha sido apresentado. Com isso há muito o que ser trabalhado numa estrutura que parece bem ampla. O mapa de A Leitora é lindíssimo e só por ele já temos vontade de conhecer todos os lugares.

Quando eu vi a capa do livro, achei que ela fosse vazada, mas não. Apesar de uma possível confusão sobre todos os elementos nela expostos, acaba que faz sim bastante sentido como complemento à história. E, como já mencionei, há muito mais detalhes escolhidos nessa edição do que um primeiro olhar, então é um daqueles livros para ter em mãos.

A Leitora foi uma leitura instigante e diferenciada pela forma como apresenta algo que nos é tão comum, como algo verdadeiramente mágico, porque há magia incrustada em cada nova página virada do livro, seja o real ou o ficcional. Para um leitor, o mundo dos livros sempre possuiu essa magia, mas para aqueles que desconhecem isso, é muito interessante conhecer todo o processo de descoberta. Para fãs de fantasia e apaixonados por livros, eis aqui uma obra a ser lida.

site: http://resenhandosonhos.com/leitora-mar-de-tinta-e-ouro-1-traci-chee/

Nicoly Mafra 09/05/2017

Resenha - A Leitora
"Você sabe quem você é de verdade, ou você foi enganado? Você é mesmo o leitor, ou você é lido?"

A Leitora, primeiro volume da trilogia Mar de Tinta e Ouro, é o livro de estreia de Traci Chee, e que estreia maravilhosa! Já havia lido muitos comentários positivos sobre este livro e depois das divulgações da @plataforma21_ fiquei ainda mais interessada; porém, fiquei surpresa com o quanto este livro é incrível.

Ambientado em um mundo onde ninguém sabe ler e onde as histórias são transmitidas através da fala de geração a geração, a Leitora conta a história de Sefie, uma garota que está sempre fugindo após ter perdido seu pai há seis anos (assassinado por uma organização misteriosa). Ela não sabe muito bem de quem está fugindo, mas ela sabe o que eles querem: um estranho objeto retangular que Sefia achou escondido em sua casa. O objeto é um livro. Porém, este livro pode ser a reposta para muitas de suas perguntas e uma ferramenta muito poderosa.

Neste livro temos leitores, magia, piratas, assassinos, bibliotecários, sociedades secretas... Como não amar?

A Leitora é um livro incrível e épico, e foi escrito de uma maneira genial. Com histórias dentro da história, mensagens secretas, páginas queimadas ou rasgadas, é incrível ver como todas as informações se conectam no decorrer da leitura. Fiquei encantada e completamente imersa na leitura.

Alguns pontos em destaque: a escrita da autora é muito gostosa, os personagens são únicos, extremamente cativantes e interessantes (apaixonada pelo Arqueiro!), e lindos quotes sobre leitura e sobre criar a sua própria história. Apaixonante.

"Livros são objetos curiosos. Eles têm o poder de aprisionar, transportar e, se você tiver sorte, até de transformá-lo."

Não tenho palavras para descrever o quão bom é este livro! Extremamente recomendado! Leiam, leiam, leiam!

A edição está maravilhosa, a @plataforma21_ arrasa demais! Estou louca para ler a continuação deste livro, já quero para ontem!

site: www.instagram.com/nickmafra
nandasaboia 13/05/2017minha estante
undefined

Mika Busch 02/12/2021

Leitura rápida com bons personagens
Livro interessante, uma.fantasia com uma ideia diferente sobre o que é um.livro, o sentido das coisas, quem somos, muitas metáforas e histórias muito criativas com uma.aventura sempre acontecendo. Recomendo. Já quero ler o segundo.

MahElisabete 29/09/2020

Diferente
Este livro me surpreendeu de várias maneiras, o espaço e o tempo em que a história é contada é muito bom: piratas, mar, terras distantes, histórias perdidas, livros mágicos, assassinas e poderes incríveis! Nesse quesito a autoria não me decepcionou.
No entanto, a história é bem maçante e demora muito para se desenrolar, você acaba se perdendo na história, pois tem uma constante mudança de narrador e não é avisado! Você lê até certo ponto achando que é uma personagem e quando percebe que é outra já está na metade da narração, isso me decepcionou bastante. Não vi problema em ter vários narradores - além do mais eu amo isso - mas ficou bem confuso no começo. Além disso a história é daquelas difíceis de focar na leitura, você acaba se perdendo fácil e se distraindo com qualquer coisa, porque a história em si não te prende.
Mas, para compensar tudo isso a autora criou um plot twist enorme e que vale 70% dessa enrolação.

Susan.Kelle 28/05/2021

Gostei muito da premissa e do sistema de magia do livro, apesar de não entende-lo completamente ele já me fascina. Gostei de como me senti enganada ao conhecer o inicio da história dos pais de Sefia, estou confusa mas ansiosa por descobrir mais. Estou amando a relação entre Sofia e Arqueiro, e amando toda (toda mesmo) tripulação do capitão Reed. Agora, preciso destacar um ponto que me deixou muito irritada, sério mesmo que a Sefia achou que contar, gritar e insistir na história de que esta a procura da tia abriria portas? Faria as pessoas responderem suas perguntas? E como assim ela sai entrando nos lugares sem tomar qualquer precaução. Depois de seis anos fugindo eu esperava mais inteligência dela, entendi o porque de Ninguém se preocupar tanto. Espero que nos demais livros ela cresça não só em sua magia mas também na sagacidade.

Isabela 13/03/2023

Maravilhoso
O começo foi bem difícil, a escrita tem um ritmo bom, mas a autora vai apresentando personagem atrás de personagem e histórias paralelas que se conectam, mas ao longo da narrativa tudo vai fazendo sentido.
Os personagens são cativantes, me conectei muito com as motivações deles e gostei de como a autora desenvolveu o found family. O único motivo para não ter sido uma leitura cinco estrelas foi que no final as coisas acontecem rápido, o que a gente fica esperando acontecer o livro todo é tratado de forma tão simples que perde muita importância e o clima de tensão, gostaria que a autora tivesse elaborado mais essa parte, como ela fez em todo o resto.
Ainda assim, foi uma leitura incrível, cheia de significados ocultos e que me deixou curiosa para a sequência.

diliterando 23/03/2020

Mar de Tinta e Ouro
Livro: Mar de Tinta e Ouro: A Leitora.
Autor: #trachichee
Editora: @plataforma21_
Pg: 464

" Os livros são objetos curiosos. Eles têm o poder de aprisionar, transportar e se você tiver sorte até transforma-lo" pg.12.cp. o livro.
A leitora é o 1° livro da Trilogia, onde conhecemos a personagem Sefia, uma garota com grande força feminina e poderes da vidência. Ela é encarregada de proteger e desvendar os mistérios de um objeto retangular, pesado, cheio de símbolos, imagens e escritos. "Isto é um LIVRO"
Em um mundo de Kelanna onde ninguém sabe ler ou escrever, essa história se passa cheia de aventuras,mistérios, ação, descobertas, medos. Onde acompanhamos no decorrer das páginas em capítulos separados a evolução de cada personagem como O Arquiero, o Capitão Reed, Lon e outros.
A narrativa intercala presente/passado de forma empolgante. No final da leitura a Sefie chega a todas suas respostas procuradas e desvendar as lacunas do Livro e da morte de sua família.

Foi um livro que me surpreendeu positivamente, não costumo ler muito esse gênero: FANTASIA e esse é um romance bem singular, metafórico com referência da importância de um livro é de ler em nossas vidas. Nos transporta para dentro do livro junto com "A Leitora" o livro se apresenta da mesma forma que a Sefie o vê, nós leitores também o vemos e isso é muito legal. Então faltam palavras, outras frases vão desaparecendo, tem mapas, palavras borradas, impressão de dedos nas páginas, na numeração das páginas tem palavras de formam uma recado final.
É um mundo de fantasia muito bem imaginado e retratado pela autora #chee que nós leva para aquele universo.
" Você sabe quem é você de verdade, ou você foi enganado? Você é mesmo o Leitor ou você é Lido?" (Mensagem oculta no livro)
#diliterando #newbook #igliterario #bookhaul #booklove #bookgram

site: https://www.instagram.com/diliterando/?hl=pt-br

Nana 30/05/2017

A Leitora
Gente… QUE LIVRO MARAVILHOSO! O livro é grandinho (quase 500 páginas), mas a leitura é super fluida.

A primeira coisa bizarra é imaginar um mundo onde não existe escrita. Ninguém sabe ler e escrever. Ninguém sabe o que é um livro. Só isso já deixa a história interessante.

Quando a gente começa a ler, vê que o livro é todo decorado. Há páginas pertencentes ao Livro que realmente tem o formato e a edição como de fosse uma página dele mesmo. Além disso, há várias partes marcadas ou rasuradas, com manchas (eu tomei um baita susto na primeira vez que vi, achando que fosse defeito), o que deixa a leitura muito mais imersiva.

E como se não fosse o bastante, tem várias mensagens “escondidas” pelo livro. Coloquei entre aspas porque não é tão escondida assim. Uma vez que você percebe que tem easter eggs, fica bem fácil de achar. Mas confesso que colei alguns post-its pelas páginas para conseguir acompanhar todas as mensagens.

Além de todas essas coisas interativas, que por si só já te prendem, a história é tão cheia de mistérios, que você fica querendo ler mais e mais pra que alguma coisa seja revelada. A Sefia não tem a menor ideia do que está acontecendo e, principalmente, por quê isto está acontecendo. Como acompanhamos a história pelo ponto de vista dela, a gente sabe tanto quando ela.

Há também outras duas histórias para acompanhar, a do Capitão Reed e a do Lon. História de pirata é sempre legal e a do Capitão Reed é maravilhosa também. O problema é que falam tanto dos olhos azuis dele que eu fiquei focada nisso e imaginei ele como o Colin O’donoghue (o Capitão Gancho de Once Upon a Time). Então eu perdia um pouco o foco nas partes dele… Me julguem! hahahahahaha

A história do Lon não me prendeu tanto quando as outras, achei algumas vezes até um pouco entediante. Porém, tem um plot twist no final do livro que eu soltei um PUTA QUE PARIU bem alto! Ainda bem que estava em casa.

A forma como tudo se amarra no final, as três histórias se completam é MARAVILHOSO! Confesso que a do Capitão Reed não amarrou tanto assim, mas isso provavelmente vai acontecer nos próximos livros.

Para ajudar, a forma como o livro acaba também é pra matar. Eu fiquei “COMO PODE ACABAR ASSIM???” Quero a continuação agora!

Normalmente eu sou a pessoa que reclama de romance em livro de fantasia YA, mas dessa vez não tenho o que falar. O livro é de aventura, ação o tempo todo, então a parte do romance não é o foco, mas existe. Só que é um romance tão bem construído, que você acompanha o sentimento entre os dois crescendo. Bem diferente daqueles insta love que me irrita bastante.

Acabei dando 5 estrelas pro livro, pelo tanto que me surpreendeu e como a história é bem amarrada e bem desenvolvida.

Só leia!

site: https://confessionsbookaholic.wordpress.com/2017/05/31/a-leitora/

nickpereiraa 15/02/2024

A história demorou muito pra acontecer pra mim, muitos POVs de personagens diferentes de passado e futuro me deixou muito confusa o que tornou o livro um pouco maçante pra mim.
A história tem uma premissa muito boa, diferente? porém achei os personagens meio rasos, principalmente a Sefia.
Espero que no segundo seja explorado mais.
É um livro bom, com muito potencial, vamos ver se o segundo vai ser melhor.

Milla Borba 17/09/2022

"Isto é um livro" - E que livrão!!
"Isto é um livro, um livro é um mundo e palavras são como sementes com segredos em seu fundo. Páginas de oceano, margens de chão. Civilizações que você tem bem na palma de sua mão, mas veja bem o seu mundo e sua vida parecerá reduzida a cidades de papel e a mares de tinta. Você sabe quem você é de verdade, você foi enganada/o? Você é mesmo a/o leitora ou você é lida/o?"

Fiquei muito curiosa quando vi a história desse livro porque achei incrível retratar uma civilização que não tem a palavra escrita, e uma menina descobrir que o bem precioso que ela protege é justamente um livro, e sozinha ela vai aprendendo a ler. Que genial!
A saga de Sefia é de muita luta e sofrimento, ter sua família toda tirada dela com brutalidade a faz buscar vingança. Nesse caminho ela descobre a magia, faz amigos, se apaixona, luta bastante e no final as maiores revelações de sua vida vem a tona, a deixando totalmente perdida, até eu me surpreendi com os últimos capítulos.
Esse livro tem uma coisa que eu gosto que é narrar a história de personagens que não são apresentados abertamente mas que aos poucos descobrimos quem são e sua importância. Outra pérola são as mensagens secretas no meio das palavras, nos rodapés das páginas, os rabiscos, manchas, todos os detalhes que só incrementam e enriquecem e me deixaram boquiaberta.

Para ler a leitora, tenta bastante atenção.
Eu pensei que era leitora mas no final acredito que acabei sendo lida.

Mirella | @readingmirella 13/09/2020

não me surpreendeu, mas foi legal;
a leitora tem um plot incrível, eu amo livros que falam de livros. mas a execução me deixou meio errrr. ele não me surpreendeu muito, o andar dele é meio previsível, nada de novo que eu não tenha visto em vários livros de fantasia (inclusive ele me lembrou vários durante a leitura), e ele definitivamente deveria ter terminado um pouco antes, senti falta de uma emoção final que me deixaria animada para o segundo. mas gostei dos personagens também e a edição é muito criativa, só faltou um pouco na hora da execução mesmo.

Tami 01/10/2020

Livros são lendas
Primeiro queria dizer como esse livro possui a arte bem feita, o mapa já me fez ficar impressionada de cara, eu amei como ela acompanha a história e trás um significado a mais.
Segundo, uma terra onde as histórias são contadas por fala, a arte da escrita é uma lenda, e para se manterem vivas precisam ser relembradas, ou simplesmente desaparecerem no esquecimento.
Um objeto estranho em mãos, com páginas envelhecidas, repleto de desenhos pequenos que juntos formam sons ao pronunciadas, isto é um livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5