Pachinko

Pachinko Min Jin Lee

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria1691 22/03/2024

pachinko é a definição de
"home" do inglês. senti que fazia parte da família e que vivi cada uma das gerações. a beleza da escrita e a forma com que a autora consegue submergir seus leitores é inigualável. foi uma jornada de luta e ansiedade, mas, principalmente, de aconchego e amor.

Jady 27/01/2024

Pura tristeza
O contexto histórico é muito bom. Aprendi bastante sobre os conflitos Japão e Coreia e a cultura de ambos os países.
Porém, o livro parece se preocupar em narrar somente as partes difíceis, tristes ou que impactam de alguma forma ruim. As partes felizes são poucas, e ainda carregadas de sofrimento de alguma forma. E pra mim parece que muita dessas partes foram mais escritas para chocar do que para serem importantes para a história.

Renata 31/12/2023

Sei nem o que dizer sobre esse livro, já li faz um tempo mas sempre me pego pensando nele, olho pra ele na estante e me dá vontade de reler imediatamente, virou um favorito da vida. Amei pachinko.
????????????

GiiSantana 13/10/2023

Esperava mais
A primeira parte do livro é excelente, se dependesse somente dela eu teria dado 5 estrelas com certeza. Mas quando chega na segunda parte ele começa a se arrastar e quando chega na terceira, nossa, demorei pra conseguir terminar. O livro de arrasta mas ao mesmo tempo falta profundidade para algumas subtramas, parece tudo corrido e alguns personagens são simplesmente deixados de lado. Eu queria muito que tivesse sido uma leitura favoritada, mas sinceramente, só me apaixonei pelo seriado.

Siliane.Ferrari 23/09/2023

Gostei
Essa história me fez chorar em vários momentos. As histórias da família ao longo dos anos, o preconceito sofrido, os amores perdidos. Vale muito a pena ler.

Lari439 12/08/2023

Tava achando MUITO bom até ali pelo meio, depois desandou pra mim.

sei lá, quando a história chegou no Noa adulto eu perdi um pouco do ânimo pra ler. (e fiquei puta com ele)

Nika 17/03/2023

Uma longa jornada (de história e de leitura)
Acredito que levei quase um ano para finalmente finalizar essa história. Foi uma jornada difícil e pensei em abandonar o livro muitas vezes, mas fui lendo em doses homeopáticas e persisti muito. Toda essa persistência valeu a pena, pois é uma história incrível, cheia de personagens bem desenvolvidos e com uma linha do tempo impressionante. Porém, achei o final muito chato, lento e desenvolvido às pressas. Senti que faltou maior desenvolvimento para alguns personagens da terceira parte da história e para as consequências de alguns acontecimentos cruciais. De toda forma, analisando o livro todo, foi uma boa experiência e acredito que esse livro poderá ser um clássico sobre as relações Japão e Coreia no pós-guerra.

Dani 19/02/2023

O livro é interessante como um retrato histórico sobre a vida dos coreanos durante a guerra, depois sua vida no Japão. Como não é um assunto comumente estudado no Brasil, achei legal conhecer um pouco mais sobre isso. Como entretenimento achei o livro bem lento.

Murasakibara12 05/02/2023

A História não foi justa, e ainda não é
Esse livro tem várias camadas de personagens e momentos históricos, relatando as diferentes circunstâncias da imigração coreana no Japão desde a Ocupação da Coreia em 1910 até 1989. É um livro que é baseado em fatos reais, em pessoas e eventos reais, é muito incrível e sofrego ver todas as dificuldades e batalhas que essas pessoas passaram (e passam). Eu como residente do Japão, senti muito os comentários de preconceito, por que mesmo hoje, no século XXI, é incrivelmente forte o racismo aqui e consegui vislumbrar o sentimento dos personagens. É uma tristeza que os meus momentos favoritos acabaram tão rápido, mas era necessário pra abarcar mais anos e gerações. Senti um pouco falta de esperança, pois apesar de ser um fardo histórico muito triste, um abraço de mãe e filho ou encontro entre irmãos antes de tudo acontecer amenazariam um pouco baque, mas isso não é exatamente uma crítica. O final em aberto achei um toque muito asiático e que faz todo sentido na história, pois é isso que acontece com a História, ela não acaba, uma geração sucede a outra infinitamente (ou até a humanidade acabar pelo menos hehe) não tendo papel disponível para uma finalização.

Virginia 10/01/2023

vivo feliz por estar num mundo em que histórias como a de Pachinko podem ser difundidas e apreciadas já que não existe um tesouro maior nessa vida do que a jornada e a história dos que vieram antes de nós

Gigi 15/09/2022

lindo e envolvente
não esperava que a história fosse me prender tanto. é muito legal acompanhar tantas gerações da família e ver as mudanças. é um enredo muito rico, com diálogos potentes, que cria uma imagem muito palpável da época. é um livro grande, mas bem costurado. dá vontade de continuar lendo sobre os filhos dos filhos dos filhos...

"in the end, your belly was your emperor"

"a woman's lot is to suffer. we must suffer"

Messias Gomes 08/07/2022

Pachinko
Aqui eu concretizo minha paixão por livros que acompanham uma família e suas gerações.

No começo a Min Jin Lee consegue te prender e conectar muito com cada personagem que quando eles se vão é muito doloroso, cada perda, cada sofrimento é muito bem passado, as consequências da guerra, o grande preconceito dos Japoneses contra os Coreanos que durou décadas... E tudo o que você quer é proteger essa família.

A única parte 'ruim' desse livro é quando chega na terceira geração onde ela apressa as coisas e até deixa umas coisinhas largadas, talvez por ver que o livro já estava ficando grande e ter que terminar logo (o que eu não me importaria de se tivesse mais 100 páginas).

Ana Júlia 08/07/2022

Que livro maravilhoso!
A história segue uma família por gerações, e além de podermos ver o crescimento pessoal de cada um, podemos ver como a própria sociedade onde eles estão inseridos também cresce e se desenvolve.
O aspecto histórico é simplesmente a minha parte favorita do livro, amo, amo, amo histórias assim. Pachinko é o tipo de livro pra mim.
Pode não ser o livro para todo mundo pois por vezes ele é bem parado, e sei que muita gente não gosta, mas mesmo assim acredito que todo mundo deveria ler essa história e recomendo muito!

Mariana 01/07/2022

Adoro ler livros que me transportam pra lugares tão distantes, que me ensinam e me fazem entender culturas e histórias tão diferentes da minha. Pachinko fez tudo isso.
Adorei acompanhar a história dessa família ao longo de algumas gerações e ainda acompanharia mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5