Emotional Intelligence

Emotional Intelligence Daniel Goleman

Resenhas - Emotional Intelligence

Bia 17/08/2021

Leitura um pouco maçante
Tinha muita vontade de ler esse livro já havia um tempo. Muitas indicações de pessoas que buscavam o autoconhecimento e esse livro era bem recomendado para tal leitura. Quando comecei a ler, achei o conceito bem legal e algo que já tinha visto em alguns outros livros de autoconhecimento. Porém ao longo do livro acabei achando a leitura um pouco cansativa.

Daniel Goleman traz muitas pesquisas e nomes de pessoas importantes nos estudos de inteligência emocional. Gostei muito de coisas que ele apresentou no livro, porém as ideias sempre foram apresentadas de uma forma de artigo científico, aonde você tem as citações e as conclusões a cada pequena parte dos capítulos. Muita leitura técnica no começo também, que o próprio autor sugere pular se você não for da área médica.

Ainda recomendaria a leiture por trazer tópicos que valem a pena serem lidos, mas se prepare, seja paciente e não desista!

Melody.Santos 04/01/2018

Um importante curso sobre emoções
O livro traz muitas pesquisas na área emocional, dados concretos e fatos que demonstram a importância da educação das emoções. O autor mostra que a inteligência emocional se subdivide em aptidões que vão desde o autocontrole até a capacidade de se relacionar, a chamada inteligência interpessoal. O que achei mais interessante foi a distinção que o autor estabeleceu entre sentimentos e pensamentos, e a necessidade de equilíbrio entre esses dois elementos que compõem nossa inteligência. Nessa relação, um ponto fundamental para mim foi compreender que existem momentos em que a mente emocional se manifesta, mas quem deveria estar no comando é a mente racional. Freud descreveu a mente emocional quando falou do "processo primário" de pensamento. A mente emocional se manifesta baseada em crenças construídas por emoções vividas no passado, ignorando as variações da situação atual. Esse comportamento emocional ajuda a compreender o que na psicologia se chamam "padrões". Por fim, listo as 5 capacidades que o autor entende como as principais aptidões da inteligência emocional: autoconsciência, lidar com as emoções, motivar-se, reconhecer a emoção nos outros e lidar com relacionamentos.