O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Daiasaa 21/04/2024

O leitor
Virou um dos meus livros favoritos.

"Que história triste, pensei durante muito tempo. Não que eu pense agora que ela é feliz. Mas penso que é verdadeira e, diante disso, perguntar se é triste ou feliz é algo que não faz sentido."

Carolina.Gomes 01/04/2024

Relendo o leitor
Essa foi uma releitura depois de alguns anos.

Como eu amei!

Ainda me emociono, choro e me angustio com essa história.

Apesar de conhecer o desfecho, me dói pensar na plausibilidade dessa história.

O primeiro amor de Michael deixou marcas profundas em sua vida.

Relendo e vendo o filme, pensei nas coisas não ditas, nos silêncios que machucam e destroem vidas?

Esse livro aborda uma série de questões que me tocam profundamente.

A literatura unindo, salvando, redimindo?

Eu gosto demais do livro. O filme também é bom, mas nada supera a emoção de descobrir e imaginar a história através da leitura.
Natália Carolina 02/04/2024minha estante
Esse livro é bom mesmo.
Mexeu muito comigo quando li. Um dia quero reler também

lipelimma 21/03/2024

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐ Frases ou Citações

phpeterparker 15/03/2024

Explosivo!
O autor desenvolve os relacionamentos, os sentimentos, as culpas e as memórias de forma tão profunda, que o livro chega a ser explosivo e congelante.
Numa Alemanha pós guerra, assombrada pelo recente passado nazista, a história trata principalmente da relação amorosa de um adolescente com uma adulta, Michel e Hanna, movida em eixos inesperados que mudam radicalmente em direção aos abismos da culpa, da perturbação e do perdão. A leitura é a única capaz de transformar o passado, presente e o futuro dessa história, "De início, queria escrever nossa história para me libertar dela. Mas a memória negou-se a colaborar." Enfim, vale refletir sobre a obra, mas 4 estrelinhas porque a leitura não me prendeu tanto :)

Dayane.Picinato 05/03/2024

O leitor é um livro muito bom, o início até o meio é um pouco arrastado e repetitivo, mas a história se desenrola bem depois.
Vemos um casal um tanto incomum que se dá muito bem e após isso um afastamento, com o passar dos anos o menino na faculdade a reencontra, ela passa por um julgamento e ele passa anos e anos a amando.
O livro fala sobre Auschwitz também, oq torna bem interessante!

Guilherme.Bochinia 04/03/2024

Livro conta história de um adolescente se apaixona por uma mulher mais velha e cheia de mistério.

E com passa você conhecer essa mulher é com a leitura juntou os dois e o mistério dessa mulher.

Vanessa 28/02/2024

Livro maravilhoso! Apesar de ser bem dramático o autor conseguiu passar o sentimento do primeiro amor

ratdebibliotheque 14/02/2024

O fato de já conhecer o filme arruinou a experiência de ler o livro. ainda assim é um bom livro e eu gostei, principalmente por ser bem detalhado.

Fernanda.Caputo 05/02/2024

Uma história sobre culpas
O LEITOR ? BERNHARD SCHLINK ? @editorarecord

Este será nosso primeiro romance, a ser lido em fevereiro no @clube.travessia

Em uma leitura mais superficial pode ser apenas uma história de amor de um jovem adolescente por uma mulher mais velha.
Mas, a meu ver, é uma história sobre culpas.

A culpa alemã no pós segunda guerra é assunto que gera grande debate. Tanto para os sobreviventes como para as gerações seguintes, aqueles tempos sombrios tornaram-se a chaga de toda uma nação. Mas este não é "mais um livro sobre a guerra". É uma abordagem muito diferente pois narra o depois. Os efeitos daquilo tudo sobre as pessoas ordinárias.

O livro é dividido em três partes, narradas por Michael Berg. Na primeira, em algum momento dos anos 50, conta do episódio de sua adolescência em que conheceu Hanna, uma mulher de 36 anos com quem teve um relacionamento. Nos primeiros capítulos desta parte há algumas cenas de sexo, mas o cerne não é ser um romance "hot", mas penso que é a forma de demonstrar o impacto da influência de Hanna sobre o garoto de 15 anos.

A segunda parte trata do período em que Michael já está na faculdade de Direito, nos anos 60, e participa de um seminário sobre os campos de concentração em que os alunos vão participar de um dos julgamentos de guardas alemãs que eram responsáveis por algumas prisioneiras. Nesta parte, a questão da culpa alemã é muito debatida. O que levava os alemães comuns a aceitarem aquele horror? Qual a responsabilidade daquela geração e da geração seguinte? O que poderia levar uma pessoa comum a integrar a SS?

Por fim, na terceira parte, Michael já adulto, dos anos 70 aos 80, conta as consequências da passagem de Hanna e daquele julgamento em sua vida. Suas culpas.

É um livro de leitura muito fluida. Gostei muito e acho que é uma ótima porta de entrada para a literatura! Ademais, há o filme homônimo que teve uma excelente adaptação! Para quem tem um pouco de dificuldade com a leitura, imaginar cenas e personagens, assistir ao filme antes pode ajudar muito a criar o imaginário para o livro (e não se perde nada da leitura se já souber a história).

Fica a recomendação (e participe do @clube.travessia ) ?

Vanessa.Mariano 19/01/2024

#

Um livro curtinho e simples de ler , mas bastante reflexivo. Fala muito sobre a culpa e vergonha de uma geração de alemães pós 2ª guerra e as consequências .

Tem um história interessante , porém problemática , mas o final tem umas reviravoltas. Por ser um livro curtinho vale a pena ser lido.

Erica.Barone 18/01/2024

O livro é muito bem escrito e também envolvente. O que incomoda, na verdade, é que você fica em dúvida se é uma história de amor ou de abuso sexual. Aliás, nem o personagem narrador consegue resolver essa questão. Vale a leitura.

ifsisabella 10/01/2024

Ainda não vi o filme, mas se for bom como o livro, já estou apaixonada. Esse livro vale muito a leitura, é perfeitooo

Pagliuca 31/12/2023

História tocante mesmo com sentimentos tão contraditórios.
Quando assisti o filme em 2009 não sabia da existência do livro e se tornou um dos meus filmes preferidos imediatamente. Porém nunca entendi o motivo daquele final. Por quê?!? Mas por quê? Enfim, decidi ler o livro na esperança de conseguir aceitar melhor aquele desfecho. Pois é? o que funcionou bem pra mim no filme, ficou ainda melhor e se o final do filme tivesse mais semelhança com o final do livro, ele seria ainda melhor. Mas talvez não me interessaria tanto em conhecer o livro e perderia a essência de uma história tocante mesmo com tantos sentimentos contraditórios.