O Canto Mais Escuro da Floresta

O Canto Mais Escuro da Floresta Holly Black

Resenhas - O canto mais escuro da floresta

Taina429 09/08/2020

O canto mais escuro da floresta
A Holly Black é umas das melhores escritoras que eu conheci e a cada livro ela me mostra mais isso.
Eu já li todos os livros da trilogia príncipe cruel (povo do ar) e os dois últimos eu tive que ler em inglês pelo fato de que o Brasil ainda não tinha nem ideia de quando os livros seriam lançados...
A autora sabe construir um mundo tão bom, que as vezes eu me pergunto se ela não é umas fada, mas não as boazinha, toda vez que ela escreve um livro ela explora esse lado perverso, misterioso, envolvente, falso, tenso, travesso, cruel e malvado das fadas.
O tipo de livro que te mostra toda a perversidade e toda beleza, ele te deixa encantada e faz você querer cada vez mais.

Ps: enquanto eu abria o meu Skoob apareceu essa frase do Manoel de Barros que é " uso a palavras para compor meus silêncios" e eu não poderia pedir por uma frase que representasse melhor esse livro.
Kauany.Uchoas 12/08/2020minha estante
Também li todos os livros da trilogia "PRÍNCIPE CRUEL", porém foram os únicos da autora por enquanto..Tive que traduzir os dois últimos em um aplicativo (já que infelizmente não sei ler inglês)
Acho os livros da Holly Black muito originais!

Taina429 06/01/2021minha estante
São surpreendentes e tão ricos em detalhes que a gente até se assusta!??

honey 12/12/2021minha estante
aí gente kkkkkk fui ver resenha pra ver e se valia a pena ler mas assim, eu não gostei de príncipe cruel não kkkk
achei justamente o contrário, o universo q ela criou muito pobre, cheio de informações jogadas sem nexo uma com a outra e uma trama política de fundo q não convence, sem contar com as problemáticas de bullying gratuito e esteriótipos dos personagens, e o romance q na minha opinião foi péssimo. dei 3 estrelas chorando.
mas acho q isso vai de cada um, então vou tentar ler esse livro. vai q melhora

palomavisconti 19/12/2021minha estante
A sua resenha me fez querer ler! Só de ter 'floresta' no título já me chama atenção, mas estava na dúvida se era bom ou não. Parabéns pelas palavras :)

Thabi.Almeida 23/12/2021minha estante
Taina me.tira uma.duvida, essa e a historia do meio.irmao da Jude?

Sasa 26/12/2021minha estante
Meu confort book, esse livro eh perfeito

Kauany 28/12/2021minha estante
Se vc gosta desses da Holly Black eu recomendo a saga Magisterium

Keket 31/12/2021minha estante
Cheguei agora e não sei como faz pra ler

Kauany 01/01/2022minha estante
É pq n tem como ler por aqui amg

Kakau 15/01/2022minha estante
Como faço pra ler o livro , sou nova na plataforma e não sei .

Thabi.Almeida 16/01/2022minha estante
Keket a platafotma é para vc marcar suas leituras e aqui não disponibiliza livros para vc ler.

Evelyn.Vilela 03/02/2022minha estante
Qual é a classificação etária? Me interesso pelo tema porém se for em linguagem muito juvenil foge do que procuro

Josi 08/02/2022minha estante
Este livro aí compõe alguma coleção? Ou é individual?

Anhume 03/03/2022minha estante
Também gosto muito da Holly. A primeira vez que li livros dela foi na infância hehe eu li as crônicas de Spiderwick escrito por ela e pelo Tony. Simplesmente perfeito. Ela não decepciona ?

Flavia.Alessandra 16/03/2022minha estante
Obrigada por comentar,irei ler ?

marinuness 07/08/2022minha estante
Oiee!!!! Tem que ler primeiro ele ou príncipe cruel????

Taina429 07/08/2022minha estante
O canto mais escuro da floresta não tem relação com príncipe cruel, são histórias separadas, então a ordem é irrelevante

Heloisa 11/12/2022minha estante
Esse livro é muito bommm, ótimo pra passar o tempo, ele veio junto com o box de o povo do ar e li antes de começar a trilogia de príncipe cruel, não me arrependo ele é muito bomm

Spaace 22/07/2023minha estante
Gente eu to lendo o livro e não entendi se fairfold fica no mundo humano ou magico alguém pode me esclarecer?? Porfavorrr

RaAssa79 25/12/2023minha estante
surreal, prende demais.

Rosangela Max 26/01/2022

Uma mistura que deu certo.
Esta história é bem melhor que toda a trilogia ?O Povo do Ar?.
Tem diversão, suspense, aventura, fantasia, romance adolescente e um pouco de drama? tudo na medida certa, combinados com a escrita fácil da autora.
Adorei!
Recomendo a leitura.

Camila 25/01/2022

Essa história é anterior a trilogia Povo do Ar. Foi bem interessante conhecer aqui alguns personagens que foram citados na trilogia. Continuo gostando da forma que a Holly Black descreve os elfos, as relações que eles têm entre eles, e as bençãos (que estão mais para maldições). Foi uma boa leitura. Pretendo ler os outros livros da autora que se passam nesse cenário.
anajuvg 25/01/2022minha estante
Quais são os personagens desse livro?

Camila 26/01/2022minha estante
A Hazel e o Ben... Nesse livro a gente vê um pouco sobre um rei exilado, que é citado na trilogia.

Lisa 28/01/2022minha estante
Agora quero ler !

Camila 28/01/2022minha estante
É muito bom!

Lisa 28/01/2022minha estante
Camila , estou até ansiosa!

Camila 28/01/2022minha estante
Depois me conta o que vc achou ??

Guilherme 03/02/2022minha estante
Aaaaaaaah, mais um livro de fantasia pra adicionar ??

Camila 04/02/2022minha estante
Fantasia nunca é demais kkkkkkk

Sthéphanny Alves 04/02/2022

Era uma vez uma menina que encontrou uma espada na floresta...
Eu quase abandonei este livro, mas que sorte que eu não o fiz.

Em um primeiro momento, me senti triste por não estar lendo sobre Cardan e Jude. É o primeiro tombo pois, assim como em "Corte de gelo e estrelas", achei que este livro seria uma extensão da história, uma extensão não muito comprometedora mas que nos dá aquela sensação de que o felizes para sempre foi real. Quando vi que não se tratava disso, entrei no modo negação. "Eles vão aparecer em algum momento", pensei nisso durante todo o arrastado início da história. Em todos os momentos que eu quase abandonei a história.

Mas ai, de repente, Hazel começou a me convencer. Eu, na verdade, gostei dela desde o início, mas a história que ela estava contando não me fisgava. Acredito que seja por resquícios da ressaca literária que Jude me deixou anteriormente mas, de qualquer forma, eu não estava me prendendo. Até o momento em que eu pensei: "cara, o que você está fazendo?". E, a partir daí, não larguei mais.

Primeiro, acho que, apesar de ser uma aventura mais intensa já que tudo acontece ao mesmo tempo, este é um livro mais doce, delicado. Os personagens são frágeis e isso os torna intensamente mais fortes. O drama não está escondido em um universo paralelo mas esta bem ali, para todos verem, e ao mesmo tempo, ninguém vê.

É delicado como as insegurança dos personagens se parece tanto com as que nós mesmo carregávamos durante nossa própria adolescência e ai, antes que você perceba, você está vendo a si mesma correndo pela floresta com uma espada na mão e pensando em príncipes encantados.

Eu pensei várias vezes em parar, mas estou imensamente aliviada de não tê-lo feito.

lolo :) 28/09/2022

Ameii esse livro, uma leitura fluida e fiquei super curiosa com os acontecimentos posteriores. Percebi que a maioria das pessoas não tenham gostado tanto, pelo fato desse livro não ter conexão com a triologia do Príncipe do Ar, então acaba tendo a expectativa quebrada. Esse livro só se passa no mesmo mundo, mas seria bom se você lesse ele antes da trilogia, acaba conhecendo uma história por trás. Mas não atrapalha em nada se não ler ele.
Amei conhecer os personagens e suas motivações, tinha me esquecido o quanto adoro livros de fantasia.
Roseane 28/09/2022minha estante
Gostei muito tb

Jess 30/06/2021

Eu adorei a história, mas em alguns momentos ela se tornava muito arrastada, um problema que, até então, eu nunca tive com essa autora, e eu demorei muito mais do que gostaria para terminar.

Infelizmente, não consegui aproveitar tanto a leitura, mas o universo criado no livro, a cidade, os personagens, as suas lendas... são maravilhosos.

Eloisa 17/04/2024

???
Não esperava por esse final, não sei se eu que sou lerda mas eu achei bem plottuistaso. Queria que tivesse continuação porque eu realmente gostei da história, como esse livro se passa antes de Príncipe Cruel quero ler ele de novo pra ver as referências
Não tenho 17/04/2024minha estante
Tem muita referência, não à personagem principal, mas à história e ao menino do caixão (Severin)

Ari 13/01/2022

Favoritado
"Venha agora, minha criança,
se estivéssemos planejando fazer mal a você,
acha que estaríamos aqui à espreita
na parte mais escura da floresta?"

Foi minha primeira leitura da Holly e eu me apaixonei pela escrita dela
Esse livro é simplesmente perfeitoo!!
Ele é super bem construído e é cheio de representatividade
Super recomendoo !!!!
Cris 23/01/2022minha estante
Querooooo muito ler!!

Priii Reis 25/10/2022

Adolescente, fadas, monstros, fraco, e tudo muito romantizado.
Hazel e Ben nasceram em Fairfold, seria uma cidade normal se lá não vivesse o Povo das fadas.
E ao contrário do que as histórias contam eles não tem nada de gentis e amáveis(não todos).
E foi desde crianças quando os irmãos conheceram o "príncipe"um menino fada,que jazia em uma redoma perfeita de vidro,não se sabia morto ou vivo.
Ninguém conseguia quebrar o caixão,e se tentasse sofria danos,a cidade se tornava mais evidente aos turistas, por causa do povo e por causa do caixão.

*Quando eram pequenos,Ben e Hazel faziam coroas de flores para ele e contavam-lhe histórias sobre como fariam para resgatá-lo.Naquela época, eles pretendiam salvar todo mundo que precisava ser salvo em Fairfold.*

Era por isso que Fairfold era especial, porque estava muito ligada à magia. Magia perigosa, mas magia mesmo assim.

(*.*°)______RESUMO POSSÍVEIS SPOILERS A PARTIR DAQUI._______('-.'-)

Não era fácil para Hanzel ser normal,não morando naquela cidade, saber de tudo que já sabia, viver o que já tinha vivido.
Ela tentava tirar o foco das fadas em coisas fúteis como festas e beijos, mas o que ela queria de verdade? Voltar a ser uma guerreira,e com seu irmão viver as aventuras de suas infâncias.

*Jack — a paixão de Hazel em seus anos mais jovens e tolos — pareceu surpreso quando ela apareceu,o que era estranho, porque ele raramente se deixava pegar desprevenido.Como a mãe dele dissera um dia, Jack era capaz de ouvir o trovão antes de o relâmpago pensar em cair.*

Jack e Carter eram idênticos em cada aspecto físico,mas...
*Eles não eram gêmeos,no entanto.Jack era um changeling(cópia)— o changeling(cópia)de Carter,deixado para trás quando Carter foi roubado pelas fadas.*

Em todo os Outonos uma parte da colheita de maçãs era entregue ao maligno e cruel Alderking.
Ele se alimentava de tristeza e semana a corrupção das almas.
Na lua Nova todos podiam fazer pedidos e amarrar no espinheiro branco, dentro de um círculo de pedras,todo pedido tinha um preço a se pagar.E apesar de não poder mentir,o Povo gosta de pegar as pessoas nos detalhes esquecidos e estes podem ser terríveis.

E assim que voltou para a cidade um casal novo com seu bebê,pareceriam turistas mas a família dela era de Fairlfold,e ele veio de outra cidade.
em uma noite ela percebeu seu filho havia sumido,apesar da criança em seu colo,ela sabia não era sua filho.
Então,pediu ajuda de mulheres vizinhas para assar pães,cortaram madeira e encheram de sal uma antiga tigela.E da maneira mais cruel,ela pegou o bebê que colocaram no lugar do dela,e com um atiçador o queimou a ponta no ombro dele.Ele chorou tão forte que duas janelas se estilhaçaram.
Esse foi um plano para atrair a mãe do bebê.

*— Vocês não podem levar nossas crianças —, foi o que disse a mãe de Carter, ou ao menos é o que conta a história que Hazel ouviu, e ela ouviu a história várias vezes. — Vocês não podem nos assombrar, nem nos fazer mal. É assim que as coisas são por aqui há gerações, e é assim que vão continuar sendo.*

Ela devolveu a criança de verdade a mãe,e quando foi buscar o seu menino fada,a humana não quis devolver: *— Se você estava disposta a trocá-lo, mesmo que por uma hora, você não merece ficar com ele. Vou cuidar dos dois e criá-los como se fossem meus. Esta será sua punição por quebrar o acordo conosco.*

*— Vocês não podem nos julgar. Vocês não têm este poder, nem este direito. Devolva meu filho e eu abençoarei sua casa. Fique com ele e mais tarde virá a se arrepender. *
E assim Jack se tornou irmão de Carter idêntico exceto pelas orelhas pontudas.*

Enquanto pintava a paisagem,a mãe de Ben o colocou perto e o deixou brincar, então viu que uma mulher observava...
*Mas quando viu que as orelhas da mulher terminavam em pontas finas e delicadas, se deu conta que ela era do Povo do Ar, ardilosa e ameaçadora.*
*Mas,como acontece tragicamente com muitos artistas, mamãe sentiu mais fascínio do que medo.*

A mãe de Ben se ofereceu para pintar algo a Elfa e ela poderia levar o quadro.
*— Desenhe minhas belas maçãs, é melhor.Daqui a pouco elas irão apodrecer, enquanto eu permanecerei do jeito que sou por todos os longos anos da minha vida.*
Enquanto desenhava a mãe de Ben só conseguia falar de suas inseguranças,quanto ao futuro dos filhos e desejar que a arte continuasse com eles,pois esse era o talento dos dois.

Então após terminar e entregar o quadro para Elfa,a elfa tocou no bebê e ele começou a chorar,a mãe perguntou o que tinha feito e a Elfa disse:

*Ele irá tocar tão bem que ninguém será capaz de pensar em mais nada ao escutá-lo. A música dele terá a magia das fadas. Isto pesará sobre ele, que se transformará em artista, independentemente do que mais ele desejar. Toda criança precisa de uma tragédia para se tornar realmente interessante. Este é o meu presente para você: esta criança será atraída pela arte, gostando ou não.* Chorando ela não soube dizer se tinha sido benção ou maldição.

Todos os anos apesar dos avisos turistas sumiam,ou apareciam mortos com alguma informação, quem morava na cidade sabia eram as fadas e outros do mundo mágico.

*Em Fairfold, todo mundo lidava com o Povo como se eles fossem um desastre natural inevitável, como uma tempestade de granizo ou uma enxurrada que arrasta você rio abaixo.Era um estranho caso de dupla consciência. Era preciso respeitar o Povo, e não ter medo deles. Os turistas tinham medo.Era preciso manter distância do Povo e andar protegido.Os turistas não tinham medo o suficiente.*

E mesmo assim Hazel cometeu o erro de fazer um acordo com as fadas,pelo desespero egoísta de que ela e seu irmão voltassem as suas aventuras depois do que aconteceu... Em uma de suas caçadas encontraram um monstro, e o plano era o de sempre.
Ben tocava enfeitiçando e Hazel atacava mas em sua última aventura a música falhou e eles quase ficaram em grande perigo.
Foi o fim da dupla por muito anos mas ela queria muito que ele aprendesse a música e voltasse então o acordo era...
*— Quero que meu irmão vá para a escola de música na Filadélfia. Mas para que ele possa ir, tem que ser com tudo pago. Em troca, irei parar de caçar enquanto ele estiver lá.
— Sete — disse Hazel, lembrando que o Povo gostava de certos números. — Eu darei sete anos a vocês.*

Não deu certo na escola para Ben, Hazel era muito zoada pelo sei jeito e pelas histórias que contava da cidade,ela queria ser notada.
Ele não conseguiu lidar com esse poder,e quebrou sua mão num impulso de voltar para casa e não querer mais saber de tocar.

*A moral das Fadas não é igual à moral dos humanos. Eles punem os sem-modos e os descuidados, os convencidos e os trapaceiros, mas não os corajosos, os espertalhões e os heróis. Estes, eles queriam ter para si. Se Alderking, portanto, já tivesse reparado nas crianças, provavelmente tinha escolhido esperar para ver no que se transformariam.*

A vida continuou até que... o Príncipe havia sido libertado,e para o horror de todos um monstro estava aterrorizando a cidade.
A meses atrás várias coisas piores estavam acontecendo na cidade,de mortes a parar no hospital.
A cidade sismou que era porque a mãe adotiva de Jack,tinha tirado ele do Povo e eles queriam vingança.Mas a verdade é que Alderking estava atrás do príncipe e controlando o monstro,para causar destruição,paralisia nas pessoas que se aproximavam e grande agonia o plano era a cidade entregasse ele.

Foi uma batalha difícil contra o monstro,muito drama com Jack e Hazel descobrir que era usada a 5 anos como cavalheira de Alderking para coisas horrorosas contra os humanos,ela sentia que já sabia. Em sonhos ela lembrava de algumas coisas,mas sua vida dupla era apagada pela manhã,e assim que dormia se tornava outra.

Após o Eu da noite de Hazel descobrir o plano de Alderking para a cidade,ela mesma planejou libertar o príncipe e esconder a espada para sua vingança entregando novamente ao seu dono Severin.Mas ela estava com medo das mensagens,com medo das pistas.Não conseguiu retornar ao sono para tirar a espada do esconderijo,então tinha de pensar por si mesma (AINSEL)

Ela conseguiu vencer o rei,o príncipe herdou o trono e Jack se tornou o conselheiro.Ben se tornou recluso na floresta para aprimorar sua música.Hazel esta tentando viver com as lembranças que o rei a amaldiçoou a revive-las.
Jack achou o amor e com Hazel mesmo sendo difícil ele sabe também a ama.

_________Se chegou aqui ____da um ❤_________

Lara.Bia 14/08/2020

O que mais me impressiona é o universo que essa autora cria
O livro é cheio de fantasia, nos perdemos em meio as páginas com a beleza da estória criada pela autora, que aborda temas profundos com extrema delicadeza. Amor, amizade, família, tudo isso se mistura nos relacionamentos dos personagens em uma perfeita harmonia. O mistério, o suspense, tudo isso acrescenta ao livro uma áurea de perigo iminente, onde ficamos o tempo todo nos perguntando o que virá em seguida!
mbethanialrl 14/08/2020minha estante
Com muita vontade de ler esse!

Lara.Bia 14/08/2020minha estante
Eu recomendo bastante

Hrt4carol 06/03/2022

O canto mais escuro da floresta
A Holly Black escreve muito bem, ela constroie personagens incríveis, universos impressionantes e enredos perfeitos. Simplismente amo todos os livros dela, e com esse não foi diferente.

Em O canto mais da floresta conseguimos ver tudo o que eu citei acima + pesonagens fortes, que lidam com seus próprios problemas e que amadurecem com o passar das folhas.

jacdelima_ 24/07/2023

O canto mais escuro da floresta
"Canto Mais Escuro da Floresta" foi uma leitura que iniciei com expectativas elevadas, especialmente após ter devorado a trilogia do Povo do Ar. No entanto, por estar tão imerso no hype, acabei esperando um pouco mais do que encontrei. A história foi boa, porém não conseguiu alcançar o mesmo nível de excelência da trilogia anterior.

A trama me transportou para um universo de fantasia, repleto de elementos mágicos e seres extraordinários. Os personagens são interessantes, e a ambientação carrega aquele toque de magia característico da autora. Contudo, de alguma maneira, faltou aquele elemento adicional que eu tanto esperava encontrar.

Apesar de não ter correspondido completamente às minhas expectativas infladas pelo hype, "Canto Mais Escuro da Floresta" ainda proporcionou uma experiência envolvente e destacou o estilo singular da autora. Mesmo que não tenha superado a trilogia do Povo do Ar, mergulhar novamente nesse mundo de magia e mistério valeu a pena.
Lara.Viudes 29/12/2023minha estante
que resenha linda moça

Marii 29/12/2023minha estante
é livro único? se passa no mesmo universo do povo do ar?

jacdelima_ 29/12/2023minha estante
É único sim. É do mesmo universo. Eu li depois da trilogia mas acho que se encaixa melhor antes.

Laura2184 31/07/2022

"Senso de justiça de uma criança pode ser cruel e absoluto"
"The Darkest Part of the Forest" é um livro único de fantasia para jovens, da escritora americana Holly Black, publicado pela Little, Brown Books for Young Readers e no Brasil pela editora Galera Record.

Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de dois irmãos, Ben e Hazel.

Benjamin e sua irmã, Hazel, moram em Fairfold, uma cidade onde humanos e fadas convivem juntos.

Na infância, Hazel e Ben caçavam feéricos, mas quando o dom de Ben vacilou, eles pararam com as caças.

A floresta é território Povo do Ar. No meio da floresta há um garoto dentro de um caixão de vidro, que nunca foi quebrado, por mais que tentassem o vidro continuava intacto. O garoto de chifres, que passou cerca de um século dormindo, atrai muitos turistas, mas são apenas os turistas que vão até a floresta para ver o garoto. Hazel e Ben são fascinados pelo menino.

Depois de anos em um sono mágico dentro de um caixão que não quebra, o garoto com chifres acorda após seu vidro ser finalmente quebrado.

O canto mais escuro da floresta é uma história que tem mais foco na fantasia e no romance, ao contrário de Príncipe Cruel (triologia que se passa no mesmo universo). Como já havia lido Príncipe Cruel e a explicação do universo já tinha acontecido lá, não foi difícil pegar o ritmo logo no início. A história não tem um grande plot twist, mas é uma história que prende cada vez mais, nos bombardeando com novas informações o tempo.

Raissa 12/02/2022

O canto mais escuro da floresta
Acho que esse livro se aprofunda ainda mais na relação entre humanos e feéricos. Ao contrário de o príncipe cruel a cidade é habitada por humanos.Foi incrível mostrar esse lado da história em que os humanos sabem da existência do mundo das fadas, mesmo que só uma cidadezinha. A relação da Hazel e do Ben começa complicada, eles escondem muitas coisas um do outro e tem muita falta de confiança, mas eles tem uma ótima evolução. O final também me agradou bastante,foi um livro fácil de ler que me manteve interessada durante toda a leitura.
Morende 12/02/2022minha estante
E pq 4 e não 5 estrelas? O q deixou a desejar na sua opinião???

Raissa 12/02/2022minha estante
@Morende KKKKKKKKKK eu gostei muito desse livro mas sla

Morende 12/02/2022minha estante
@raissa KKKKKKKKKK é um bom mas não tão bom assim

Raissa 12/02/2022minha estante
@Morende quase isso KKKKKKKKKKKKKK

Clarinha.bookss 11/09/2022

O canto mais escuro da floresta
Ah, o que dizer dessa maravilha
Que livro gostoso de ler
Eu sou apaixonada nos livros da holly Black e nesse não foi diferente, a escrita dela é tão boa de ler.
Eu me apaixonei pela Hazel e seu irmão, Ben são personagens fortes e com uma coragem imensa.
Não tenho palavras pra dizer só consigo sentir
Os plots são bons e a holly não decepciona
O começo é bem chato na verdade mas depois quando você pega o ritmo não consegue parar.
É aquela aventura com migalhas de romance que te faz ficar triste por ter acabado e ter que se despedir dos nossos personagens e de fairyfold.