Na Escuridão da Floresta

Na Escuridão da Floresta Eliza Wass

Resenhas - Na Escuridão da Floresta

Bianca S 19/10/2023

Não é oq eu esperava
Admito q qd eu li a sinopse imaginei algo bem diferente... imaginei algum tipo de suspense, q talvez alguem morreu e teria um plot pra descobrir e tal... o suspense "tradicional". mas é um livro q trouxe reflexões bem interessantes sobre a vida, a fé, o autoconhecimento durante a jornada de autodescoberta da protagonista.

é basicamente sobre uma família ultrareligiosa em que uma das filhas, a protagonista, começa a se questionar sobre aquela vida... só q o próprio fato dela se questionar traz um conflito interno e daí isso se desenrola.

achei bem legal, interessante, com uma história coerente e que foi bem desenvolvida

recomendo

Lochan0 26/09/2023

Prometeu muito, entregou nada ??
Tinha tudo pra ser bom, a ideia é ótima, o livro te prende no começo, mas depois tudo se desenrola rápido, os personagens com zero profundidade, acho que não tem um ali que me cativou, e no fim, não foram explicadas as principais coisas que deveriam e que giram em torno da obra. Pq diabos alguém escreve um livro e o finaliza sem explicar as coisas? ?

Georgia.Paula 07/06/2023

O poder da crença e da dúvida.
A família Cresswell vivem de uma forma diferente. Moram em uma casa, no meio da floresta seguindo rigidamente as ordens do pai, um fanático religioso.
Castella e seus cinco irmãos tem contato com o mundo exterior limitado, e pequenas indisciplinas são punidas com muita severidade. Acreditam cegamente que o mundo melhor está no paraíso que em breve irão, porque assim aprenderam. Lêem regularmente e obrigatoriamente as escrituras e um livro escrito pelo próprio pai.
Até que Castella começa a se perguntar se aquilo tudo é correto, começa a perceber as hipocrisias no comportamento do pai, e inicia uma luta para se salvar e salvar seus irmãos.
Embora o livro na minha opinião tenha o formato de novela, ele não é entediante, terminei a leitura em um único dia. É envolvente e a espectativa de como termina é enorme, ainda mais por se tratar de um assunto tão delicado: família, religião, abuso.
Fiquei muito envolvida com a protagonista, seus medos, dúvidas. E achei muito interessante o fato da autora ter se baseado na sua própria experiência, pois cresceu em uma comunidade religiosa sem contato com o mundo exterior.
Vi algumas pessoas falando que faltou o final da história. Mas eu achei muito satisfatório como terminou, e essa frase é maravilhosa "Algumas pessoas pode ser bonitas ou falar bonito, mas é o que elas fazem que nos indica se merecem ou não nosso tempo"

Laura39 21/05/2023

Incrível!
Esse livro é maravilhoso, triste e cativante do início ao fim. Gostei ainda mais da história depois de ler uma entrevista da autora(Eliza Wass) para o The Guardian, contando as semelhanças entre ela e a protagonista, vivendo em uma comunidade religiosa restrita e cheia de limitações bizarras, onde tudo que era "de fora" era visto como errado e maligno.
Li todo em menos de uma semana ?

Maitê 16/06/2022

apaixonada
Posso dizer que sim, eu estou apaixonada por esse livro e mais do que tudo pela história grandiosa que tem dentro dele, não vou ser sem noção e dizer que a história é muito bem construída ou que o final é perfeito, pois não é, ficou faltando muita coisa e é uma livro muito muito enrolado sempre parado na mesma coisa.
Eu amo muito esse livro, mas terei cuidado ao recomendar ele

Nat Nat 04/05/2022

Cadê o final????
É um livro bom, tem uma premissa boa sobre uma família que é temerosa a deus e um pai que os manipula em nome da fé, tem um quê de que poderia ter um algo a mais mas não teve.

O final foi uma porcaria, mesmo que nem todos os livros precisam de final feliz, mas esse foi péssimo mesmo

Yas 26/04/2022

? sabe o ?prometeu tudo, mas não entregou nada??
A família Cresswell é composta por 5 filhos (crianças e adolescentes), pela mãe e por um pai extremamente religioso.

A casa da família fica no meio da floresta e, para eles, é muito importante viver longe da civilização, local no qual todos são pecadores.

O pai deles se considera um correspondente direto de Deus. Sendo assim, todos devem obedecer estritamente tudo que ele ordena, para que todos estejam purificado no dia de ir para o paraíso.

Maluquice, né? Calma que piora! Ao longo do livro é apresentado algumas formas de ?redenção? que os filhos devem ter/fazer para que sejam perdoados todas as vezes que ?pecam?.

Foi sem sombra de dúvidas um livro que me prendeu muito, afinal, logo quando a Castley, uma das filhas, começa a perceber o quão problemático é seu lar e começa a bolar um plano de fugir de tudo aquilo, seu pai diz que a família em breve irá retornar ao paraíso. Por isso, eu precisava saber como seria o desfecho disso tudo.

Mas? sabe o ?prometeu tudo, mas não entregou nada?? Foi isso que aconteceu. Até um pouco mais da metade do livro até estava bom (um pouco repetitivo, mas bom), quando cheguei no final eu fiquei totalmente frustrada. Ficaram várias pontas soltas, além de ser sem lógica. Ficou tudo muito raso! Até hoje não entendi o intuito da autora ao escrever esse livro.

A ideia foi incrível, mas a autora pecou -por ironia do destino- ao escrever de uma forma tão rasa.

? ?Eu acho você realmente incrível. Só queria que soubesse disso porque? porque é uma coisa boa, e eu acho que as pessoas não tem o hábito de falar coisas boas. Elas pensam, mas não dizem. E deveriam. Acho que o mundo seria um lugar bem melhor se elas fizessem isso.?

Se liguem nos gatilhos!

Eduarda.MoriA 26/04/2022

Me julguem!
Primeiramente, eu não entendi qual foi o objetivo da autora ao escrever esse livro. Por mais que a leitura seja fluida, o livro é extremamente raso em conteúdo.
Outra coisa, eu fiquei sem entender o motivo do pai dela ser um fanático religioso...

Sem contar que algumas situações me deixaram extremamente incomodada...
E que final besta foi aquele? Eu só continuei a leitura porque eu realmente achei que poderia melhorar...

Nota: uma estrela e meio.

Milysgg 05/02/2022

Ok
Eu achei a ideia da história muito boa, acho que tinha muita coisa que poderia ter sido abordada e não foi, e outras que não precisavam nem ser citada. Não gostei do final, achei que merecia mais, foi muito corrido e chato.

Eraldo 16/01/2022

Uma leitura boa, confesso que o tema em si junto com a sinopse me levaram em um pensamento diferente do que tive no final, inicialmente fui mais atraído, porém é uma boa história a ser lida.

Fernando Lima 12/01/2022

Uma boa história
Apesar de ser breve e de leitura fácil, não nos deixemos enganar pela previsibilidade aparente. A discussão sobre o fanatismo religioso, principalmente quando usado pra camuflar comportamentos duvidosos, é muito importante nos dias de hoje.

Bianca.Fernandez 07/01/2022

"A família Cresswell mantém seus segredos bem enterrados. Castella Cresswell e seus cinco irmãos sabem o que é ser diferente. O mundo deles se resume à casa decrépita da família na escuridão da floresta. Os irmãos obedecem estritamente às leis de Deus, cujas mensagens são transmitidas através de seu pai. Na escola, eles ainda são encarados como os esquisitos de sempre, isolados dos colegas. Até Castley ser obrigada a fazer dupla com George Gray, que lhe dá um vislumbre do que é uma vida com liberdade e opções. O mundo de Castley rapidamente se expande para além da floresta e das crenças que um dia ela pensou serem as únicas verdades. Há um futuro esperando por ela se conseguir escapar das garras de seu pai, mas a garota se recusa a deixar os irmãos para trás. E, justo quando ela começa a bolar um plano, seu pai faz um anúncio arrepiante: os Cresswell em breve retornarão para seu lar no paraíso"
Achei que faltou muitas explicações. E chegou no final tive impressão que ela cansou de escrever e encerrou rápido demais.

Tinúviel 06/01/2022

Super raso para o que se propõe. É um livro que não chega, praticamente, a lugar nenhum. Só cheguei até ao fim por ser inocente ao ponto de acreditar que ia melhorar, que ia fazer algum sentido.