Na Escuridão da Floresta

Na Escuridão da Floresta Eliza Wass

Resenhas - Na Escuridão da Floresta

cris.leal 07/10/2021

Faltou profundidade e clareza...
Castella Cresswell, ou simplesmente Castley, tem 16 anos e vive com os pais e mais cinco irmãos em uma casa decrépita no meio da floresta. A família não é bem vista pela comunidade porque vive sob regras bizarras ditadas pelo pai, um fanático religioso, que usa o nome de Deus para ter poder. Segundo o pai, Satanás está em toda parte e sua família não nasceu para estar neste mundo. Afirma que os filhos devem se casar entre si, porque são as únicas pessoas dignas e puras que restam na Terra. Segundo suas crenças fundamentalistas, o lugar da família é o céu e é para lá que eles irão em breve.

A obsessão religiosa e o comportamento agressivo do pai, exercem forte influência sobre os filhos, que o seguem devotadamente. A situação começa a mudar quando Castley, inconformada com a promessa de morte próxima para viver no céu, passa a explorar o mundo exterior e o que encontra desperta seu espírito crítico. Logo ficou claro para ela que o pai é um manipulador, mentalmente doente. Castley parte, então, para a árdua tarefa de convencer os irmãos de que o pai deles e Deus não são a mesma pessoa, que eles podem viver como indivíduos normais, sem castigos, sem miséria e, principalmente, sem culpa.

A proposta de abordar temas como saúde mental, fanatismo religioso, violência doméstica, incesto e bullying, é interessante, mas o enredo pecou pela falta de profundidade. Algumas circunstâncias importantes para melhor integrar os temas à trama, foram sugeridas mas não foram aprofundadas ou aproveitadas. Diante disso, a oportunidade de tornar a história mais envolvente e interessante, foi perdida. Também não me agradou o final meio aberto. Enfim, o livro não funcionou muito bem para mim, mas lembrem-se, amigos, isto é apenas uma opinião pessoal.

Ceecii 25/05/2021

Não é a família Addams, mas poderia ser
Atenção: recomendo fortemente que só leia este livro se já tiver opiniões formadas ou convictas do que acredita ou não. Pode ser desconfortável para alguns, leia por sua conta e risco.

Eu digo isso porque este não é um livro doce de ser lido. É amargo, perturbador em alguns casos e em alguns outros possui gatilho. Aqui temos o tema principal sendo fanatismo de um pai enlouquecido sobre seus 6 filhos. O livro parece ter sido um resumo por causa de seu tamanho (apenas 210 páginas), mas um resumo bem contado e nada mais a enrolar, exceto o final. Achei que poderia ter ido da mesma forma como foi o início que nos situou sobre essa família, de forma construtiva mesmo que um pouco devagar.

Em geral, o livro é estranho e diferente, assim como todos os personagens. São únicos com seus sentimentos, pensamentos e conflitos. E acho que isso torna esta história sem muitas reviravoltas uma ótima história pra ser lida.

Cilleni 19/08/2020

Fé e fanatismo
A linha entre a fé em fanatismo. Em que acreditar?... amei o livro. Muitos pontos ficaram sem explicação... ficaram em aberto para uma continuação.

juliarfs 03/09/2020

SURTO
eu surtei lendo esse livro e não consegui largar até terminar
é tratado o fanatismo e também a cegueira do pai das crianças achando que só o que ele pensa é o certo, o que eu mais gostei na história foi a forma que mostra a influência que os pais ou responsáveis têm sobre a criança, é essencial deixar eles terem a própria opinião e visões sobre a vida.

gostei mais do que eu esperava desse livro, é um tipo de história louca e bizarra que te faz ter uma crise existencial enquanto lê, poderia ter aprofundado mais em algumas coisas, mas eu amei

LAY 11/10/2020

"Tudo pelo que passei me fez perceber como eu já era forte."
Os personagens são interessantíssimos,a narrativa te envolve e o livros é bem curtinho, ótimo pra sair de uma ressaca literária.

O livro com certeza teve um final aberto pra uma continuação, não sei se seria necessário, mas os personagens são tão peculiares e cativantes que eu leria sem problemas.

O tipo de livro que você termina e fica tentando dirigir os acontecimentos.

Finalizando 11.10.20

Lochan0 26/09/2023

Prometeu muito, entregou nada ??
Tinha tudo pra ser bom, a ideia é ótima, o livro te prende no começo, mas depois tudo se desenrola rápido, os personagens com zero profundidade, acho que não tem um ali que me cativou, e no fim, não foram explicadas as principais coisas que deveriam e que giram em torno da obra. Pq diabos alguém escreve um livro e o finaliza sem explicar as coisas? ?

Maitê Kp 03/07/2021

Interessante
Achei a história desse livro bem interessante. Fiquei irritada é brava em alguns momentos. Mas ele nos mostra a linha tênue que existe entre o fanatismo e o que é saudável. Boa leitura. Vale a pena.

Nat Nat 04/05/2022

Cadê o final????
É um livro bom, tem uma premissa boa sobre uma família que é temerosa a deus e um pai que os manipula em nome da fé, tem um quê de que poderia ter um algo a mais mas não teve.

O final foi uma porcaria, mesmo que nem todos os livros precisam de final feliz, mas esse foi péssimo mesmo

Simone 24/06/2017

ESPERAVA MAIS ...
Quando li a sinopse desse livro e olhei pra essa capa, a primeira coisa que eu pensei foi que precisava ler esse livro. Como fiquei esperando mais dele, resolvi escrever sobre a impressão que tive ( nunca escrevi uma resenha antes, aqui no Skoob) de que a autora nos deixa numa expectativa, pois ela começa bem o livro, que não é correspondida terminando-o de uma forma "tosca". Faltou um cuidado maior, um acabamento melhor pra o final das nossas personagens.
Não deixa de ser um bom livro, mas esperava mais do final.
Manu Giffoni 21/05/2018minha estante
Também esperava mais do livro. O final foi bem fraquinho.

Jen 19/03/2020

incrível e perturbador
a escrita da autora é maravilhosa e a construção dos personagens foi muito bem feita.
o livro fala sobre seis irmãos e seus pais que levam o fanatismo religioso a outro nível,chegando em um ponto de dizer que os filhos são destinados a casarem uns com os outros para evitarem contaminar a pureza da família,não os permitir ir para escola e os deixar trancados por dias,sem comida nem água,para que conversassem com deus e "refletissem".
o livro me tocou muito e entrou para minha lista de favoritos,a história é super fluída e o livro tem cerca de 200 páginas então li super rápido. me apeguei demais aos personagens e foi aquele tipo de história com a qual a gente realmente se envolve.

Yas 30/04/2020

me surpreendeu
quando ganhei esse livro como um presente, julguei pela capa e não imaginei que fosse gostar tanto. achei que seria uma história pré adolescente mas me pegou de surpresa e me ensinou muitas coisas. a escrita da autora me prendeu do início ao fim, a história é impactante e perturbadora. durante, diversas vezes parei pra refletir sobre como o abuso apresentado no livro é a realidade de tanta gente... a leitura te faz refletir sobre fanatismo religioso, conceito de bem e mal, fazendo críticas à religião e pais abusivos. por conseguinte, uma leitura que vale a pena ser lida~

K.G | @kennedy guedes 22/07/2017

ENVOLVENTE. INTENSO. PERTUBADOR
Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi essa capa maravilhosa! Ai li a sinopse é achei interessante, decidi ler um capítulo, e não consegui parar de ler até o final

Não sei definir esse livro, um suspense? Um terror psicológico? Não sei, só sei que é bom pra caralho!

Basicamente é a história de uma família que vive sob as regras de um pai totalmente fanático, que acredita ter visoes vindas de Deus, e por isso age como se sua família não pudesse se misturar com as outras pessoas, é um personagem violento e repussivo.

A Cass, é uma personagem muito intensa, muito bem construída, e talvez, um dos pontos negativos e que não sobrou páginas pra construir melhor os outros personagens afinal SAO CINCO IRMAOS, e no começo a cass acha normal o jeito que eles vivem, até que ela começa a se questionar, se é bem assim mesmo.

Ela é confusa, você fica confuso, e percebe o quanto o psicólogico dos personagens é abalado, principalmente da Casa, enfim, acompanha ela nessa jornada.

Achei o final um pouco previsível, porém gostei muito do livro como um todo.

Johny 04/08/2017

Tocante
Livro muito maravilhoso. Faz você pensar em bastante coisa. Achei ele também, uma crítica a determinadas religiões e o que elas forçam pessoas a crerem. Recomendadíssimo