A Casa No Lago

A Casa No Lago Thomas Harding

Resenhas - A Casa No Lago

Gisele 30/09/2022

Julguei este livro pela capa e julguei mal!
Para começar, pensei se tratar de uma ficção, mas é um livro histórico. Excelente leitura para quem gosta de ler sobre o período entre as duas guerras mundias e a construção e queda do muro de Berlim.

É um livro diferenciado, em comparação a outros que li sobre o mesmo tema. Ao narrar a construção de uma casa no logo situado em uma cidadezinha alemã nas cercanias de Berlim, o autor narra a história de cinco famílias que viveram na casa tendo como pano de fundo este marcante período histórico.

Recomendo a leitura!
Samantha 30/09/2022minha estante
Eu lendo "O diário de Anne Frank" e já querendo ler o que você acaba de indicar.

Pequod.3 22/08/2021

Uma casa. Cinco famílias. Cem anos de História
Sem dúvida alguma um dos melhores livros que já li. Temos aqui a seguinte situação. Uma casa construída no final do século XIX e que sobreviveu até os dias atuais, com isso a casa "testemunhou" todos os processos históricos que a Alemanha passou.

Cinco famílias moraram na casa, cada uma de um período diferente e que viveram na casa em situações distintas. Thomas Harding conta à história dessas famílias e ao mesmo tempo conta a história da Alemanha, e com isso a casa se torna uma representação da história.

Carlos Nunes 01/02/2022

Uma casa testemunha da História
Indicação de leitura maravilhosa e de leitura muito agradável. O autor conta a história de sua família judia alemã na esfuziante Berlim dos anos 20. Próspero médico, seu avô compra uma casa à beira de um idílico lago nos arredores de Berlim, sem saber os rumos que seu país e suas vidas iriam tomar pouco tempo depois, com a ascensão de Hitler e do nazismo ao poder. Com a fuga da família para a Inglaterra, a casa passou pelas mãos de vários proprietários e inquilinos, e no decorrer de todo esse tempo presenciou fatos marcantes da História da Alemanha: toda a guerra, a perseguição aos judeus, a movimentação militar nos arredores, os bombardeios em Berlim, a ocupação soviética. Com a divisão da Alemanha, a casa fica no lado oriental, com o muro passando em seu quintal, até sua derrubada, a reunificação da Alemanha e, mais recentemente, a luta do autor pelo tombamento e preservação da casa como patrimônio histórico.
Diferentemente da maioria dos livros, que foca nos acontecimentos históricos, o autor concentra a narrativa na casa, detalhando as vidas das famílias que a ocuparam, e são histórias fascinantes, muito bem narrado, com mapas, muitas fotos e um texto delicioso, o autor consegue nos manter atentos e envolvidos com as vidas daquelas pessoas, interessados no desenrolar da história. Recomendadíssimo!

site: https://alexanderhaus.org/ (em inglês)

Ju Ragni 09/08/2021

Muito Bom
Um bom livro, sobre uma casa que foi construída em um lago vizinho a Berlim, nos anos 20, por uma família judia, para veraneio, e todo o fluxo da História que se segue a isso: a segunda guerra, a perseguição aos judeus, a divisão da Alemanha, a queda do Muro de Berlim, a retomada após a reintegração do país. Achei muito interessante , porque meu conhecimento sobre a Alemanha parava no final da segunda guerra, e gostei de saber como foi para eles o pós guerra, conviver com a separação das duas partes da cidade, como era a vida com o Muro. Fiquei pensando em como os governos impactam na nossa vida de forma tão profunda, como são capazes de fazer uma família perder tudo o que tem, ter de mudar de país (os que tiveram sorte de conseguir sair), no caso dos judeus, mas não só eles. quando se dividiu a cidade de Berlim, famílias foram separadas, propriedades foram perdidas, como essa casa do lago, foi habitada de várias formas: por proprietários, por caseiros, por inquilinos, e por fim, quando ficou na posse do município, quase foi destruída. O subtítulo é totalmente adequado: Uma história da Alemanha. Através da histórica da casa, o leitor tem uma boa idéia do caminho que a Alemanha trilho no século XX. Parece ficção, mas acho que nem as mentes mais criativas iriam conseguir criar uma distopia dessas.

Bruna 31/01/2022

Para quem gosta de história, é legal.
Não faz o meu tipo de leitura, mas, ainda assim, não achei um livro ruim. É baseado em fatos reais e conta a história de 5 famílias que viveram, em algum momento, em uma casa no lago no interior da Alemanha.

Tem gatilhos, pois contem abusos sexuais, mas já era de se esperar, tendo em vista que ocorre a passagem pela época das guerras.

Maitê Kp 13/08/2023

Ruim
Um livro que fala sobre a história de uma casa durante o período da segunda guerra. O que achei interessante foi ver o lado não só dos judeus, mas dos alemães que também sofreram com a guerra. Mas a história e meio confusa e muito muito chata. Demorei horrores pra terminar pois não tinha vontade de ler.

Camila 20/01/2021

Diferente dos muitos livros de ficção encontrados atualmente sobre o período de guerras na Alemanha, a ?Casa do Lago? conta histórias reais de cinco famílias que viveram em uma mesma casa desde o início do século XX até os anos 2000.

Acompanhar os acontecimentos históricos através da rotina dessas famílias, torna a leitura fácil e agradável. O livro conta ainda com várias fotos que nos aproximam das famílias e do contexto em que viviam.

Bárbara 08/06/2022

Uma história da Alemanha
Eu não tinha qualquer interesse pela história da Alemanha e de uma casa no lago. Na verdade, comecei essa leitura por indicação do meu sogro, após cerca de 2 anos enrolando com o livro emprestado em minha estante. Aos poucos, percebi que eu não mais estava dando uma chance para a leitura - e, sim, a leitura estava dando uma chance para mim. Recebi a chance de conhecer uma história de luta e superação real.

Sob a perspectiva de cinco famílias que habitaram a casa do lago, Thomas Harding conta os anos sofridos da história do país e a luta pela dignidade por parte do povo. Passando pela Primeira e Segunda Guerra Mundiais, ascensão do nazismo, Guerra Fria e o Muro de Berlim, até os dias atuais, conhecemos cada canto da casa, cada parede, e o que cada vida nos conta acerca de cada canto da história da Alemanha.

Surpreendente.

jota 30/09/2017

Era uma casa muito amada...
Esta é a história de uma casa de verão à beira de um formoso lago alemão, desde os anos finais do século XIX até 2014. É contada pelo inglês Thomas Harding, neto de uma das moradoras, Elsie Harding, uma judia alemã que fugiu para a Inglaterra durante a ascensão de Hitler. O lago é o Glienicke, que fica em Potsdam (leste da Alemanha, capital do estado federal de Brandemburgo), cidade que faz fronteira com Berlim.

Outras famílias de moradores também têm suas histórias contadas, mas na verdade, como diz o subtítulo do livro, esta é uma história da Alemanha que, de tão interessante, se lê como um verdadeiro romance. Por suas páginas passam cerca de cem anos da história do país: a Primeira Guerra Mundial, o colapso da Alemanha Imperial, a República de Weimar, o Terceiro Reich, o comunismo, a Guerra Fria, a queda do Muro de Berlim e a reunificação.

De certo modo, ao escrever sobre os moradores, pessoas comuns, e tomando como ponto de partida uma casa em ruínas, A Casa no Lago lembra outro livro formidável, que conta a história de uma coleção de netsuquês (miniaturas japonesas entalhadas em madeira e marfim) do tio-avô do autor, Edmund de Waal, mas que também é a história de gerações de uma família judia. Ambas são obras que enriquecem seus leitores, que compensam largamente as horas de leitura que a elas dedicamos.

Lido entre 22 e 30/09/2017.
jota 16/10/2023minha estante
Por falta de atenção deixei de mencionar o título do ótimo livro de Edmund de Waal, A Lebre Com Olhos de Âmbar, editora Intrínseca, 2011, terminado de ler em 01/04/2012.

Luís Roberto 13/04/2024minha estante
Como você, eu também gostei demais desta obra ... e, também como você, eu a associei imediatamente com o maravilhoso livro do Edmund de Waal.

RUDY 01/11/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Diferente das ficções que geralmente lemos, aqui temos uma história verídica, narrada pelo próprio autor, relatando uma parte da vida de sua família vivida na Alemanha, o que por si só, já tornaria o livro interessante, pois saber mais sobre a história desse país polêmico e controverso, justamente durante o período da perseguição aos judeus, é um aprendizado incomensurável.
Durante a leitura podemos acompanhar tudo que o autor passou, as dificuldades para encontrar a casa, a dificuldade com a língua e com o governo e sua busca incansável pela verdadeira história da família e das suas origens.
Toda a narrativa é enriquecida com ilustrações e fotos, como um comprovante dos fatos narrados e acredito também, para não tornar a leitura enfadonha, já que o texto é mais descritivo, com pouquíssimos momentos de excitação, embora a saga do autor possa ser descrita como uma grande aventura.
E esse para mim é o único ‘defeito’, digamos assim, do livro, é longo e conta uma história desde o início da primeira metade do século XX até os dias atuais, o que o torna enfadonho em algumas partes. Minha tática para leitura foi: ler aos poucos, como se estudasse para a escola e intercalava a leitura com outro livro mais dinâmico. Demorei para ler, sem dúvida, porém, valeu muito a pena.
Um dos facilitadores para o entendimento são os mapas (adoro livros com mapas) e as árvores genealógicas, confesso que se não estivessem presentes no livro, seria bem difícil o entendimento.
Digo que não é um livro para todos. Ele é destinado aqueles que gostam de história, de saber mais sobre o período da segunda Guerra Mundial, que gostam de textos mais descritivos e minuciosos e se interessam por histórias de famílias e suas origens.
Recomendo para todos, embora saiba que o livro não é para todo tipo de leitor.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/10/resenha-63-casa-no-lago-uma-historia-da.html
Michelle 13/01/2022minha estante
interssante. a kate morton tem um livro com o mesmo nome

Angela Cunha 13/09/2022minha estante
Eu também amo livros com mapas e só por isso, já adorei essa dica linda! Não me lembro de ter visto o livro antes, mesmo já tendo tantos anos!
Beijo

jessicalimao 23/01/2022

Um livro respeitoso, para dizer o mínimo
De uns tempos para cá eu vejo uma verdadeira avalanche de livros explorando a segunda Guerra mundial, o que não vi com muita simpatia, me parecia um desrespeito às vítimas, ou até mesmo uma tentativa de manipulação da opinião pública. Livros explorando a família de Anne Frank, a desconstruindo, caçando defeitos. Isso tudo me deixou com vários pés atrás quando me indicaram "A casa no lago".
Mas no fim, só enxerguei delicadeza e respeito. Thomas Harding contou uma história real, e ainda explicou algumas coisas, que perdoem a minha limitação, mas não entrava na minha cabeça sobre como o ód1o aos judeus chegou ao nível de os alemães verem aquilo e simplesmente acharem bonito. Eu amei esse livro, de verdade

Ernani.Maciel 28/05/2019

Exatamente o que procurava; com acréscimos.
Quando o muro de Berlim foi derrubado eu tinha apenas 6 anos de idade. Lembro-me que estava na sala de estar assistindo à TV com a minha família - um silêncio absoluto reinava -, enquanto o repórter falava e mostrava imagens da destruição do muro que separava a Alemanha Ocidental da Oriental. Reminiscências que nunca saíram da minha mente.

Este livro deu-me a oportunidade de conhecer o que ocorreu antes, durante e após a queda do muro, em detalhes, sem exageros e repetições, texto claro e direto. E mais, também explanou sobre a primeira e segunda guerras mundiais.

Contar as histórias das famílias que moraram na casa no lago e, paralelamente, da Alemanha - com foco no século XX -, foi uma grande sacada. Leitura leve e bastante prazerosa.

A edição é boa, letras grandes, o material leve e as páginas amareladas. Faltou apenas às folhas serem um pouquinho mais grossas, mas não chegou a atrapalhar a leitura.

Paola 04/12/2020

A história de um país e várias famílias através de uma casa
Quando nos mudamos para uma casa nem sempre pensamos em todas as pessoas que moraram lá e a importância histórica que esse lugar contém.

Nem sempre precisa ser nacional, pode ser para o estado, município, o bairro ou mesmo só para os vizinhos.

Essa casa do lago conta tudo isso, pois contém parte da história da Alemanha e seus moradores, desde a sua construção até a queda do muro de Berlim.