A fórmula preferida do professor

A fórmula preferida do professor Yoko Ogawa

Resenhas - A fórmula preferida do Professor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Diego Lima 09/03/2022

Meu primeiro contato com essa escritora japonesa e já me ganhou como leitor. Esse estilo de escrita oriental da simplicidade do cotidiano vem me conquistando cada vez mais. Você tem o sentimento de leveza ao decorrer do livro, recebendo os ensinamentos da cultura japonesa de dar o seu melhor.

O enredo do livro é sobre uma empregada doméstica a qual é mandada pela empresa na qual trabalha para cuidar de um cliente com histórico negativo de reclamação de outras funcionárias. O cliente é um idoso, professor de matemática, o qual após um acidente perdeu a capacidade de armazenar informações por mais de oitenta minutos, não conseguindo lembrar nada além do vivido depois do acidente. E para saber do seu estado e lembrar de coisas pontuais prega lembretes importante – como a duração da memória recente de oitenta minutos - em seus paletó.

É um história diferente por envolver em diversos momentos problemas de matemática ao longo dos capítulos, porém, não são cansativas. A relação da empregada e o professor é algo muito belo, pois mesmo com a dificuldade da memória, a doméstica consegue adentrar o máximo na essência do Professor: humildade, bondade, simplicidade, amor pela matemática. Um dos pontos mais marcantes foi quando o ele descobriu sobre a existência do filho da empregada doméstica (o dando a alcunha de Raiz), o qual passava o dia sozinho esperando a mãe regressar do trabalho; dessa descoberta o Professor ficou muito infeliz em imaginar o menino sem os cuidados da mãe e a fez levar a criança para o trabalho também. Gerando uma amizade genuína entra Raiz e Professor.

A história me cativou muito mesmo não tendo grandes momentos como estou acostumado em minhas leituras. Sem grandes reviravoltas, apenas a simplicidade do dia a dia, o cuidado em dar o seu melhor: seja no trabalho, em prestar atenção nas pessoas ou doar-se a elas. Espero continuar lendo livros dessa autora e mais traduções possam chegar ao Brasil.
B.norte 12/03/2022minha estante
? já vai pra minha lista!

Diego Lima 13/03/2022minha estante
Não vai se arrepender xD

Claire Scorzi 26/03/2021

Para Flertar com a Matemática...
Sempre tive problemas para gostar de literatura japonesa. Este livro foi a notável exceção; talvez ele tenha quebrado essa minha incapacidade, quem sabe...
Uma história simples, sobre perdas e sobre diferenças, que facilmente poderia ter se tornado mais um daqueles romances "edificantes" no pior sentido, aqueles dos quais se tiram lições de moral. Mas, não: A fórmula preferida do professor é mais sutil (e mais literário) do que isso.
Eu pensei, e anotei durante a leitura:
As pessoas, mesmo na sua solidão e sofrimento, brilham.
No mundo do Professor, a matemática rima com ordem, que rima com beleza, que significa paz. O sofrimento é desordem, não é o natural.
A vida não se faz apenas de coisas "úteis". A vida se faz também, e muito, de coisas que nos fascinam, nos encantam, nos instigam a curiosidade, a imaginação, a inteligência.
As pessoas precisam de MAIS do que apenas é "útil": precisam de alimento para a alma - para a capacidade de pensar, de criar, de sentir.
Eu não dei 5 estrelas para este livro porque me fez chorar diversas vezes, e porque o terminei chorando. Somente por isto.

Michela Wakami 12/04/2021

Uma história gostosa de se ler, eu não queria que tivesse acabado.
Que trio maravilhoso!
Muito amor envolvido!
Eu simplesmente amei!

Moya2 12/12/2023

Blé
O cotidiano de uma empregada doméstica e um professor de matemática sequelado em um acidente.
Ponto.
Nada mais, nada menos, apenas o trivial.

Raso e entediante, a autora se insere no mundo da matemática, talvez como um subterfúgio, talvez por achar que fazer um pequeno aprofundamento nas exatas fosse possível salvar uma história banal e frívola.

João 19/09/2022

O valor das pequenas coisas
Yoko Ogawa nos presenteia com esse belíssimo livro sobre uma amizade improvável entre três pessoas: uma empregada, seu filho (apelidado de Raiz) e o professor.

Em momento algum nos é revelado o verdadeiro nome de cada personagem, o que de forma alguma nos faz importar menos com eles. Cada personagem, com sua devida personalidade, nos cativa e faz até mesmo querer estar com eles.

O livro, além de ter três personagens distintos, aborda três temas distintos: a vida de empregada doméstica, a matemática e o baseball. Intercalando cada tema, a história em momento nenhum cai para o tédio, prendendo a atenção de forma leve e fluída.

Uma ótima obra para refletir sobre a vida, conhecer um pouco mais sobre matemática e baseball e terminar a jornada mais leve.

Nanda 27/05/2023

Um professor de matemática, uma empregada doméstica e seu filho de dez anos. Esse enredo peculiar é capaz de criar uma história fantástica, repleta de cuidado, carinho, respeito, fórmulas e números: os primos, os perfeitos, os complexos. Pelos olhos do professor conseguimos a ver beleza de cada um deles, e também, de tudo que está ao nosso redor.

Leila 26/04/2023

A fórmula preferida do professor, escrito pela autora japonesa Yoko Ogawa é uma obra encantadora e cativante. A narrativa simples e singela nos transporta para a vida de um professor de matemática que sofre de uma lesão cerebral e cuja memória dura apenas 80 minutos.

O enredo do livro gira em torno do relacionamento entre o professor, a narradora (uma empregada doméstica) e o filho dela, um menino de 10 anos que o professor apelida de "Raiz", por causa do formato de sua cabeça que segundo o professor lembra a raiz quadrada, rs. O professor ensina o menino a amar a matemática, e juntos eles exploram as maravilhas dos números, fazendo até mesmo a mãe a gostar e pesquisar matemática em vários momentos da história.

Um aspecto notável do livro é a habilidade da autora em criar personagens cativantes e bem desenvolvidos, especialmente o professor, que é uma figura adorável e fascinante. A relação entre ele e o menino é uma mistura de ternura e curiosidade intelectual, e é retratada com sensibilidade e delicadeza.

Outro ponto forte da obra é a maneira como a autora explora as conexões entre a matemática e a vida cotidiana. Ela demonstra como a matemática pode ser utilizada para compreender melhor o mundo ao nosso redor, e como ela pode ser uma fonte de beleza e significado.

Enfim, A fórmula preferida do professor é uma leitura deliciosa, com uma cadência gostosa e fluida de ler. A autora consegue criar uma atmosfera mágica e envolvente, que mantém o leitor interessado até o final. Este é o terceiro livro da autora que li e, assim como os anteriores, gostei muito. Yoko Ogawa certamente se tornou uma das minhas autoras japonesas favoritas. Recomendo fortemente suas obras e se você quer ler algo para dar um quentinho no coração, esse é uma boa pedida.

Nathalie.Murcia 05/04/2021

Bonito e delicado
O livro tem por personagens principais uma tríade formada por uma empregada doméstica, seu filho pequeno, e um professor de matemática para o qual a primeira é designada a trabalhar. A partir daí, uma insólita e bonita amizade é construída, alicerçada nos números, uma vez que professor é um senhor de idade cuja memória, devido a um acidente, não ultrapassa oitenta minutos, embora alcance fatos ocorridos antes do fatídico infortúnio, e não prejudicou o seu brilhantismo na lida com a matemática e o beisebol, as duas paixões do homem, e que constituem a sua zona de segurança.

A história é um grande exemplo da importância da amizade e da tolerância nas relações humanas. Gostei muito. Escrito com a peculiar delicadeza e profundidade da literatura japonesa.

Rittes 11/07/2017

Matematicamente delicado
Como será um livro inspirado na matemática e no beisebol japonês? Se for escrito por Yoko Ogawa é uma obra delicada, sensível, simples e com passagens de rara beleza. Maravilhoso, no seu tocante despojamento. E uma rara ocasião para entendermos um pouco mais da cultura japonesa. Sem dúvida, um dos melhores do ano. Recomendo.

Fernanda.Marques 12/09/2022

Um livro que sinto que vai ficar...
Não é uma grande história, mirabolante com plot twist arrasador, mas algo sutil, leve e cheio de compaixão.
Os personagens não possuem nomes, apenas o Professor, a empregada doméstica e seu filho apelidado de Raiz.
Misto de generosidade, bondade, honesto, singelo, paciente e simples me fizeram (e fazem) digerir essa história tão fofa por horas a fio.

Livia Barini 09/06/2022

Que livro lindo
Esse livro ficou um bom tempo na minha lista de desejos. Queria uma versão eletrônica dele, que não existe.

A matemática presente neste livro foi novidade até para mim, formada na área, pois Teoria dos Números foi um tópico que não vi na minha Graduação. Achei tão admirável o conhecimento da autora que fui pesquisar para saber se ela era da área. Na verdade ela contou com a ajuda de um matemático para escrever este livro. Mas se você não é da área não se preocupe, tudo é abordado de forma leve, simples e divertida e você, com certeza, ficará intrigado com as divagações do professor.

Mas o que me surpreendeu foi o professor. Que personagem encantador. Um verdadeiro mestre, que sabe valorizar o esforço, mesmo que mínimo ou incorreto, de seus alunos, que sabe guiá-los, com paciência e alegria, em direção ao conhecimento, fazendo com que eles se sintam especiais.

E apesar de todas as impossibilidades é tão bonito ver o relacionamento verdadeiro que nasce entre os três protagonistas.

Um livro lindo, sensível e delicioso sobre a verdadeira amizade. Realmente recomendo.

Diogo Matos 15/04/2021

Uma bonita história
Leitura leve e bem fluída.

Personagens interessantes, mas a história não sai muito do lugar, algumas coisas ficam sem resposta.
A história se preocupa mais em mostrar os laços de amizade desenvolvidos entre os personagens.

O beisebol é parte importante da narrativa, juntamente com a matemática, talvez isso tenha me afastado um pouco da leitura.

Um bom livro, que retrata uma bela história de amizade.

Jader 01/06/2021

Sobre memória(s)
Que sutileza incrível, que forma cativante de apresentar personagens que são comuns e extraordinários ao mesmo tempo. Uma surpresa agradável, sobre a paixão pelos números e dos valores. Sobre memória, a falta de, mas ainda mais sobre as memórias que construímos, as mais pequenas, que num curto espaço de tempo nós tocam. Fascinante, como os números!

Bebel.Aroeira 07/11/2023

Um romance delicado sobre a fragilidade humana e a força do afeto. Um dos melhores livros lidos no ano.

Martony.Demes 07/03/2022

Eis outra leitura muito bacana e emocionante (de verdade): A Fórmula Preferida do Professor, de Yoko Ogawa (a mesma autora de O museu do silêncio). Esse livro eu o li há algumas semanas e terminei esquecendo de escrever sobre o mesmo. Vamos lá!!!

O livro é narrado por uma mulher jovem que ao procurar emprego de doméstica em uma empresa de locação de mão de obra ela vai parar na casa de um senhor professor bem peculiar. Porém, esse professor de matemática tinha algumas restrições e que já passaram 9 empregadas por ele! Quem cuidava disso tudo era a cunhada (viúva) que sempre controlava quem era contratado para trabalhar com esse senhor professor de matemática.

Sobre o professor, ele sofreu um acidente no qual bateu a cabeça e só conseguia lembrar do momento do acidente para trás (quando tinha 47 anos). Além disso, ele tinha uma memória efêmera que só durava 80 minutos! E para ajudá-lo, ele tinha que colocar lembretes em sua roupa inclusive de que ele só tinha uma memória de 80 minutos!!!

No decorrer da convivência do professor e a nova doméstica, eles vão se conhecendo e ela compreende que, mesmo com seus desafios rotineiros de reviver aquilo que passara há poucas horas, ele era uma ótima pessoa, humilde e muito cuidadoso com as pessoas!

Um do momento tenso do livro é quando o professor descobre que ela tem um filho pequeno e que sempre o deixa em casa sozinho! Ele então exigiu que ela trouxesse a criança todo dia! E, com a vinda diária dessa criança, uma série de descobertas dela e de seu filho torna o livro muito emocionante. Só que prefiro não contar.

O livro possui várias lições tais como de humildade, de perseverança que nos faz refletir que há coisas bem simples na vida que devemos nos imergir de verdade e não ficar nos afogando que coisas que achamos que são grandiosas!

Olha, vale a pena a leitura! Você vai mergulhar no mundo desses personagens e conhecer alguns detalhes que vão deixar você bem emocionado! Pode acreditar!

1 | 2 | 3 | 4 | 5