Otelo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luiza1992 18/04/2024

Traições e armadilhas
Passei a leitura toda pensando que acharia o máximo assistir à essa peça, com uma boa produção. Os personagens tem falas e insights sensacionais e inteligentissímas. Tive que pensar o tempo todo no autor, que no fim das contas foi quem pensou nisso tudo para escrever, e isso há tanto tempo. Entendo agora perfeitamente porque Shakespeare é tão admirado.

A história é ótima e o vilão foi muito bem trabalhado. É ótima pra ser contada.

Mas ler teatro definitivamente não é pra mim, e com essa obra não foi diferente. Achei bem entendiante a leitura em si, faltou o contexto que uma prosa teria.

srjoaomarcelo 01/04/2024

El arquitecto Iago
Não sei se devo me preocupar por ter admirado tanto o Iago, o cara é simplesmente um gênio, fez de tudo pelo caos gratuito Y CONSEGUIU. O meu herói não usa capa, o meu herói mente y mente y mente.

v de vanisse 26/03/2024

OTELO NÃO FOI ???, MAS BEM QUE DEVERIA!!
Que peça, meus amores. O Otelo? Um burro! O Iago? Uma cobra! E a Desdêmona? Uma pobre coitada!
Mas esses protagonistas do Shakespeare também, eu vou contar pra vocês? um mais besta do que o outro! Mas acho que numa competição pra ver quem é mais tonto, o Otelo leva! E digo mais? TÁ CERTO O IAGO!! (Essa última parte é brincadeira, tá? Pelo amor de Deus)

Mas falando sério, o Iago rouba a cena. Eu nem diria que ele é um cara inteligente, tá? O Otelo que é burro mesmo.

Enfim, leiam essa peça! Aqui o Shakespeare tava inspirado.

cleycimartins 05/03/2024

O menor vício corrompe as maiores virtudes.
Só leiam! Você não vai se arrepender, o único arrependimento que tenho é de não ter lido antes. Que peça, meus amigos ??

Franciely Soares 06/01/2024

Não consigo entender o porquê demorei tanto para ler Otelo! A queda de Otelo foi causada não por si próprio, mas por outro - Iago - e que vilão temos aqui hein? Todas as teias e jogo de manipulação que esse personagem faz o faz detestável! Digno de vilão mesmo. Não direi mais nada, só indico muito essa leitura!!

Pollyanna.Eyer 05/01/2024

Otelo
Primeira vez.lendo Shakespeare e definitivamente não é pra mim. A história é boa, o enredo é interessante, mas a estruturação em peça de teatro não é para mim. Achei penoso e cansativo ler dessa forma. Funciona muito bem para filme, mas para ler achei complicado.

Igaço 29/12/2023

Atemporal
Primeira peça que li na minha vida (por vontade própria), não me arrependi. Livro que não envelheceu, tema muito atual, antagonista astuto e protagonista facilmente influenciável (o que é compreensível, dada a complexa posição de um homem negro estrangeiro na Veneza da Idade Média no meio das Guerras Turco-Venezianas). Desdêmona é o símbolo universal das mulheres que sofrem com maridos ciumentos. Peça sensacional.

Ana Paula 22/12/2023

Mais uma tragédia
Otelo, de William Shakespeare
Nota 8 de 10
Minha segunda leitura do autor (a primeira foi Romeu e Julieta).
O teatro trágico bem escrito nos deixa grandes lições de vida, pois sábio é aquele que tira aprendizado com o erro dos outros e... dos personagens da grande literatura universal.
Daqui tirei muitas lições: escolher bem as amizades, não acreditar ingenuamente nas aparências, não tomar decisões no calor da emoção.
A edição da penguincompanhia é excelente! Os textos introdutórios me ajudaram a entrar no mundo dos personagens da forma como Shakespeare os concebeu.
Vale à pena, leiam!

Leonardo801 19/10/2023

Li em 3 dias para uma prova da faculdade, mas tirando a loucura que foi isso, um livro ótimo.
Esse é o primeiro livro clássico que leio e me surpreendi, é uma obra muito boa, o que mais me chama a atenção é a construção do Iago, e tudo que fez.

Anderson Rick 11/10/2023

Otelo e Iago.
Nesta peça construída por Shakespeare nós deparamos com um excelente drama, nele vemos as relações de Otelo com sua amada Desdêmona e como seu amigo Iago (e vilão) envenena o coração do Mouro com mentiras de traição de sua amada.
Sem dúvida Iago é o personagem mais chamativo da peça, ele arquiteta planos e manipula outros personagens de forma maquiavélica. Movido por motivações complexas ou agindo apenas pelo gozo de tortura seus alvos?, independentemente das Interpretações Iago e um excelente vilão que beira a psicopatia e o sadismo.

Maria4735 11/09/2023

Gays trambiqueiras e maridos ciumentos
Li "Otelo, O Mouro de Veneza", porque a pouco tempo atrás li o grande clássico brasileiro, "Dom Casmurro", e nele existem várias referências a essa história, o que me despertou uma grande curiosidade.
Então, assim como tinha feito com o livro de Bentinho, me juntei com minhas amigas e lemos uma das grandes tragédias de Shakespeare, e olha... que grande trambicagem kkkkkk.
Iago, que é o vilão dessa peça, simplesmente quer destruir a vida de Otelo, e ele é simplesmente o personagem mais ardiloso que eu já conheci. Simplesmente não consegue ficar um minuto sem armar algo ou contar uma mentira, o que me fez rir horrores, principalmente quando o grande general Otelo, acredita em tudo o que ele fala e ainda o chama de honesto kkkkk.
Foi uma experiência engraçada e divertida, e acho válido ter uma visão um pouco menos séria para alguns tipos de obra, ao mesmo tempo que refletimos sobre a época e os seus costumes.

Beaakym 07/09/2023

Otelo, uma obra muito atual depois de 420 anos
Uma resenha rápida:
Comecei a ler por conta da escola e é uma obra bem rápida e fluída de ler. Otelo, obra de William Shakespeare lançada em 1603, aborda temas que até hoje são muito discutidos: racismo, ciúmes, manipulação, traição, machismo, feminicídio, objetificação da mulher, xenofobia, intolerância religiosa e muitos outros. Um clássico que recomendo a todos.

Jéssica (@simboraler) 05/08/2023

A história onde o ciúmes reina
Otelo é um nobre mouro que é general a serviço do Estado de Veneza. Ele nomeia Cássio a tenente, o que não agrada em nada a Iago, seu alferes, que achava que seria nomeado para o cargo. O ciúme e raiva de Iago é enorme, então ele começa a bolar diversas trapaças para se vingar.

Otelo se casou às escondidas com Desdêmona, uma moça gentil filha de um respeitado senador de Veneza. Iago, como sabia desse fato, se juntou a Rodrigo, um rapaz apaixonado por Desdêmona e que está disposto a ficar com ela, e juntos, bolam um plano para que o pai da moça descubra e acredite que o casamento foi forçado, e assim, acabe com a reputação de Otelo. Porém, isso não dá certo, pois Desdêmona desmente tudo e as coisas ficam bem.

Porém, Iago não iria desistir. Todos vão para uma viagem para Chipre, ordenados pelo Estado de Veneza e lá, Iago coloca as garras para fora e bola um plano para acabar com a reputação e vida de Cássio, não deixando para trás a sua vingança a Otelo, já que a primeira tentativa não deu certo.

Assim como a serpente que tentou Eva no Jardim do Éden, Iago causa intrigas, situações e diversas calúnias para Otelo, fazendo com que o general acredite que Desdêmona está o traindo com Cássio, bem embaixo dos seus olhos e o desenrolar de toda essa trama é realmente uma tragédia.

Para mim, o personagem principal dessa trama não é quem dá nome ao título da peça, mas sim Iago. Ele consegue plantar situações, ações maquiavélicas e ter uma frieza impressionante. Você lê toda a peça esperando para ver o que ele vai fazer e se vai dar certo, ao mesmo tempo que torce para que ele seja pego. Além disso, ele trás consigo todo o perfil de um homem da época, preconceituoso pela cor e passado do mouro Otelo, vindo à tona todo o problema racial e religioso.

Outra personagem que me surpreendeu muito foi Emília, esposa de Iago. Com pensamentos tão modernos e também sua atitude ao final da história, é de surpreender, principalmente em uma época onde as mulheres deviam ser completamente submissas aos seus maridos.

Enfim, uma história incrível, que me fez perceber a dimensão da grandiosidade de Shakespeare.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6