Otelo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Regis 14/07/2023

Manipulação, Ciúme Delirante e Femicídio
Escrito por Shakespeare por volta de 1603, essa foi a peça que inspirou o grande Machado de Assis a escrever Dom Casmurro e seu alucinado personagem tomado pelo ciúme, Bentinho. Claro que ele recria 'Otelo' a partir de uma percepção muito própria, não parecendo tão trágico.

A questão racial é manifesta nessa obra e deixada completamente evidente com as falas de Brabâncio, pai de Desdémona, quando toma conhecimento do amor da filha por um homem negro, um Mouro... e firmada mais uma vez por Iago; que se sentia ofendido em seu orgulho por ter que servir ao berbere e aceitar a promoção de Cássio, que achava ser sua por merecimento.
Iago encontrou terreno fértil nas inseguranças de Otelo e semeou a discórdia que culminou no femicídio mais famoso da literatura e em um transtorno estudado nas aulas de psicologia; Síndrome de Otelo ? Ciúme Patológico e Delirante.
Otelo se sentia abaixo socialmente de Desdémona e isso tornou fácil para seu inimigo manipulá-lo e causar intrigas convincentes aos seus olhos.

Iago é um personagem maquiavélico e sem limites que era tido como íntegro e honesto pelo general Otelo, Cássio, Desdémona, Rodrigo e por todos a sua volta. É um verdadeiro vilão que rende uma ótima discussão sobre aparência e realidade.

Essa é uma obra magistralmente bem escrita que em poucas palavras suscita muitas reflexões que ecoam desde 1603 até os dias de hoje. O ciúme de Otelo é usado como atenuante para o crime que ele cometeu, e 408 anos depois essa tragédia foi citada por um tribunal português em 2011 para considerar o efeito atenuante do ciúme. Transformando o ego ferido de um homem e a sensação de posse que seu "amor" o conferia, em motivo para dispor da vida de outra pessoa em nome de um sentimento falho que julga lhe dar direitos de causar a morte da pessoa "amada".

Otelo não amava verdadeiramente Desdémona, amava a admiração e a piedade que ela sentia pelos seus heroicos feitos e privações. O amor dela era privado, o dele era poder e afirmação pública. Ele que no início parece tão forte, seguro de si e viril, logo mostra sua insegurança e fraqueza interna.

Essa tragédia trata de ciúme, traição, amor e inveja ?, além de evidenciar o racismo e a xenofobia em sua mais pura essência. Sendo assim, um marco para a dramaturgia mundial.
Shakespeare era um gênio manipulador de palavras e emoções que criava personagens trágicos com perfeição,  sintetizando em suas peças manipulações e sentimentos tão reais na sua época quanto continuam sendo na atualidade.

Essa foi uma leitura maravilhosa, daquelas que você vai virando as páginas sem pensar de tão entretida e curiosa que fica com o rumo que a história está tomando. Otelo foi mais uma tragédia de Shakespeare que me conquistou completamente, assim como Rei Lear e Macbeth.

Dado tudo que essa peça me despertou; não me surpreendo por ela ser estudada, inspirar outras obras e ser adaptada para várias mídias até os dias de hoje.

Recomendo com certeza mais essa obra prima de William Shakespeare.
Alex 14/07/2023minha estante
Excelente resenha. Eu amo essa obra, aliás toda a obra de Shakespeare é de uma profundidade incrível.

Eu só faria uma observação: o homicídio passional é diferente do homicídio com a qualificação feminicídio.

Nem todo homicídio contra uma mulher é feminicídio, essa qualificação se encontra buscando a motivação do criminoso.

Max 14/07/2023minha estante
Adooro, Shakespeare! Ótima resenha, como sempre, Régis!?

Regis 14/07/2023minha estante
Também adoro Shakespeare, Max. ??

Regis 14/07/2023minha estante

Regis 20/07/2023minha estante
Valeu, Lê.??

@aprendilendo_ 15/08/2021

Resenha de "Otelo"
Publicada pela primeira vez no início do século XVII e escrita por William Shakespeare, “Otelo” é tida com uma das melhores peças do famoso autor britânico. Na trama, acompanhamos a história do honrado general mouro, Otelo, o qual, após ser enganado pelas falácias do pernicioso Iago, passa a sentir um ciúme assassino de sua amada, Desdêmona.

De início, com uma escrita poética, tão característica das peças de Shakespeare, tem-se o desenvolvimento de uma trama imersiva. Nesse sentido, tal elemento surge com as atitudes perniciosas do vilão, Iago, o qual, com uma maldade singular, cria toda uma rede de intrigas e mentiras, que, rapidamente, atiçam a curiosidade do leitor. Como consequência, com o florescer do ciúme de Otelo, a apreensão toma cada vez mais conta do ambiente, em uma leitura intensa e desconfortante, a qual revela todo o aspecto de uma convicção maligna corrompendo uma mente apaixonada.

“Otelo” é um livro intenso, imersivo e poético, o qual, em suas páginas, demonstra com maestria a corrupção pelo “monstro de olhos verdes” chamado ciúme, bem como a vilania de um homem orgulhoso em busca de poder.
Nota:9,0
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-otelo

Martony.Demes 04/03/2022

Eis esta bela obra Otelo, de William Shakespeare.

Bom, colocando as postagem em dia, essa obra, uma das mais conhecidas tragédias de Shakespeare, apresenta uma história que é embebida de muita excesso de confiança, inveja, mentiras, preconceitos e mortes. E como é uma obra já conhecida, não pretendo expor detalhes.

Em linhas gerais, a história inicia com Otelo, que não era um Veneziano de origem, mas um mouro (um bárbaro) e se tornara um grande general. E também era negro! Isso causava raiva e inveja pelos nobre veneziamos, mesmo sabendo que Otelo era um exímio especialista em batalhas e estratégias de guerra!

Junta-se a isso o fato de um mouro, Otelo, ter casado com uma filha de familia nobre veneziana — Desdemona! (Esse preconceito acontece ainda hoje?). E muito se questionou como e porque eles se casaram chegando a ser julgado!!!

No transcorrer da trama, há o Iago que seria o grande vilão! Ele tenta de diversas formas derrubar ou denegrir Otelo porque ele quis se vingar de Otelo porque não conseguiu uma patente indicada por ele.

Esse Iago tinha grande credibilidade e era conhecido como Iago O Honesto! Utilizado essa definição, ele a usa para causar diversos atritos e intrigas entre pretendentes de Desdemona e Otelo, entre Cassio (nomeado no lugar de Iago) e Otelo! Iago cria situação que põem em cheque a confiança de amizade, a confiança do amor entre o casal!

Bom, tentei falar em linhas gerais! Eu sei que muitos aqui conhecem a história e ela já foi utilizada como inspiração em diversas outras obras de diversos escritores pelo mundo! E também já teve diversas adaptações para o cinema! Por isso eu sempre primo pelos clássicos porque eles são a base para as outras obras!

Lições! Há muitas! Seria preciso talvez um livro para descrever todas que esse livro nos apresenta! Então, dispensa comentar sobre o autor, claro e sem dúvida é um ótimo livro para devorar nas horas vagas!

Cintia295 18/03/2021

O que o ciúme e falta de confiança ou confiança demais em quem não conhecemos podem nos causar? Tragédia na certa, e é isso que essa peça trás. Otelo um cara conhecido como honesto, guerreiro, já passou por muitas coisas na vida, sofre preconceitos e é muito invejado pelo seu inimigo que ele acha ser seu amigo Iago.
Iago é o personagem que na minha opinião é o melhor, pois é manipulador, inteligente ao extremo, tem uma lábia muito boa e convence todo mundo que é muito honesto, mas na verdade é o nosso grande Vilão.
Miguel Cássio o paquerador, namorador kkkk, cai direitinho na de Iago junto com o Otelo e o babaca Rodrigo que é apaixonado por Desdêmona.
A história basicamente se passa com esses 5 personagens principais, tem outros mas não talvez dê muita importância mas que servem também na tramóia de Iago.
Já sabia que seria trágico o final em si tratando de Shakespeare. Ou seja adorei. Quero ler as outras obras dele.

Frase que o sogro de Otelo fala para ele
" Quem enganou o pai pode enganar o esposo". Será que a sementinha da desconfiança foi plantada nessa parte e Iago só ajudou a regar e fazer crescer?? Acho que sim viu.
Alexandra.Sophia 20/03/2021minha estante
Obra maravilhosaaa

tortajulia 10/07/2022

Otelo, uma tragédia de Shakespeare, foi uma leitura com um pouquinho de falta de entusiasmo da minha parte. Acho que eu não consegui aproveitar tão bem o livro por conta do cansaço kk.Mas vamos lá.

Eu não sabia muito da história do livro e o que eu fui descobrindo ao longo da leitura tanto do livro quanto do texto de introdução foram chamativos mas eu não sei se foram o suficiente. Para mim parece que faltou algo durante a história mas não sei dizer o porquê de eu achar isso. Os personagens me chamaram muito a atenção, principalmente Iago. A forma como Shakespeare criou ele e a própria maneira de Iago conduzir a história são sensacionais. Iago realmente é a base da história. Ele é um personagem muito complexo, que manipula apesar de ser conhecido como "Iago, o Honesto" por todos ao seu redor.
É uma trama muito bem pensada e é absurdo pensar há quanto tempo atrás ela foi escrita.
Resumindo, essa tragédia traz temas e reflexões muito importantes. Não é à toa que Machado de Assis se inspirou nela para escrever "Dom Casmurro". Ambos são grandes clássicos e extremamente impactantes, localizando o leitor dentro de situações que fazem o mesmo refletir e pensar sobre.

edzlke 19/07/2022

Um Dom Casmurro de Veneza
Tão ciumento quanto Dom Casmurro, com a diferença de que Otelo ?teve provas?, enquanto que o Dom Casmurro mais inventou do que viu alguma coisa.
É um livro provocativo em diversas questões, como cor e gênero, por fim, é um livro bom. Mas não sei se passa disso, afinal demorei uns dias a mais do que demorei pra ler Hamlet, que achei incrível.
stardust 20/07/2022minha estante
Um dos que eu mais tenho vontade de ler de Shakespeare.

sofialmeidah 20/12/2020

É Shakespeare
Nem sempre é sinal de coisa boa, mas sim de qualidade. Como todas as tragédias que li dele até agora, ótima.
Marcela.Nogueira 24/01/2021minha estante
Otelo é um trágico exemplo do estrago que provoca uma série de fake news.

Lucas Lobo 02/08/2023

Game of Thrones
Que história triste essa, senti tanta pena da Desdêmona. Uma verdadeira tragédia, nos finais das obras de Shakespeare sempre morre uns 5 de uma vez, misericórdia.
FlorilAgio.Pensame 08/09/2023minha estante
O cara só sabe matar ? Otelo lembra mesmo A tormenta de espadas

Lucas Lobo 11/09/2023minha estante
KKKKK

Lucca 30/08/2022

Uma história sobre ciúmes
Mais uma vez lendo shakespeare, que está sendo uma experiência muito positiva com esse dramaturgo. Otelo fala sobre como o mouro vai perdendo sua sanidade e se corroendo por um ciúmes obssessivo com as mentiras do seu grande e fiel amigo. Na peça nós somos introduzidos ao vilão na primeira cena, que é um dos personagens mais interessantes, por ser uma pessoa cínica, ele manipula quem ele quer e quando bem quer, e todas as suas ações são movidas pelo seu ciúmes, que é o tema principal, junto com a traição, que em dado momento é posta em cheque, questionando o leitor sobre trair, se por trás disso tudo a motivação é validada ou não, e cabe a cada um refletir sobre e tirar suas próprias conclusões. Otelo é uma tragédia atual, como todo clássico deve ser.

rdgsrafael 24/06/2021

"Eu te beijei, depois te matei: só o que deixo, matar a mim mesmo e morrer com um beijo.
(Beija Desdêmona e morre)"

Leticia 12/09/2021

o ódio que senti ao longo de todo esse livro!! mil mortes à iago. morra, sua COBRAAAAA. nem pude apreciar a genialidade do papi (usando um termo do vocabulário gabis) porque só conseguia sentir RAIVA!!
Giovanna1242 12/09/2021minha estante
Papi KKKKKK gabi ta orgulhosa

Amanda 13/09/2021minha estante
KAKAKAKAK COBRA

Sammy 19/03/2021

Me chamem de assassino honrado.
Sobre o último discurso do Otelo, o T.S Eliot foi cirúrgico com: "sempre senti que nunca li uma exposição mais terrível da fraqueza humana? da fraqueza humana universal."

Lari439 12/07/2023

Ah não sei não viu rapaz,

tentei mais de uma vez, mas Shakespeare definitivamente não funciona comigo.

mari 04/06/2021

Para quem gosta de um bom drama com uma pitada de tragédia
Sem palavras para descrever toda a intensidade e o tanto de sentimentos que Shakespeare coloca em suas palavras. Pensei que eu não iria gostar, pela forma tão diferente de escrita da época, mas foi incrível!! Ele entregou tudo de que uma boa trama precisa; personagens secundários ótimos que não estão ali só de enfeite, um vilão fantástico, e um protagonista que... nem sei o que faltar do Otelo, até agora não decidi se sinto pena ou raiva dele kkkkk eu amei e já quero ler outras obras dele.
Elisabeth 20/12/2021minha estante
Você poderia me informar em qual ato e cena está esse trecho? Não estou encontrando. Pela edição da Penguin, isso? :)

Ester 17/10/2022minha estante
"Se por te beijar , tivesse que ir depois para o inferno, eu faria isso. Assim poderia me gabar aos demônios de ter estado no paraíso sem nunca entrar." Já procurei em mil infernos e não acho essa passagem, em nenhum ato e nenhum cena.

Shakal 17/09/2023minha estante
Essa frase é atribuida à Shakespeare, mas não existe registro algum

veebooks 15/10/2021

Um livro repleto de traições e ciúmes. Fácil de acompanhar o desenrolar dos atos, mas não é o melhor de Shakespeare que eu já li.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6