O negro no Brasil

O negro no Brasil Carolina Vianna Dantas...

Resenhas - O negro no Brasil

Leticia.Machado 04/01/2024

O livro funciona como um complemento do livro didático, ajudando a preparar aulas ou debater temas em sala de aula, aprofundando tópicos que o livro didático por si só não conseguiria. Ainda assim o livro não é extremamente técnico e completo, é um material didático. Parece funcionar melhor para o uso dos docentes, mas nada impede o uso para consulta dos alunos.

Beto | @beto_anderson 09/03/2021

Para quem quer conhecer a nossa história
Esse é um ótimo livro para quem quer iniciar o estudo sobre a história do negro no Brasil. Os textos são leves e rápidos de serem lidos. Traz um panorama básico mas muito importante para aqueles que pouco ou nada sabem sobre a relevância do africano e afro-brasileiro na história do país. Não são textos tão aprofundados mas trazem muitas referências para tanto. Encontrei dois erros que deveriam ter sido vistos com mais cuidado pelos autores. Nina Rodrigues é maranhense e não baiano, como está no texto e, o correto, até onde sei, Francisco do Nascimento era conhecido como Dragão do Mar e não Lobo do Mar como descrito no texto.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Fernando Lima 15/10/2020

Essencial para os dias atuais
Compreender, através de aulas, o processo de formação da identidade do negro no Brasil, que se diferencia, por questões históricas, das demais culturas negras do mundo. Recomendo!

Luiza.Torturelli 02/02/2018

Novo olhar da história
O livro é muito importante para resgatar a memória dos negros no país até então esquecida. Traz dicas de textos, livros, sites e filmes sobre diversos assuntos de uma maneira leve e descontraída, no entanto, diversas vezes não se aprofunda nos assuntos da maneira que esperava e apenas cita momentos que mereciam mais atenção. Serve para o início de uma reflexão maior e mais profunda e instiga a procurar mais leitura sobre o tema.

Jessi 15/10/2022

Bom, mas desatualizado
O livro tem 10 anos e em 10 anos acredito que a comunidade preta mudou seus conceitos e formas de exigir seus direitos, na qual o livro aqui nos mostra, mas é um razoável começo para entender a questão dos pretos no Brasil que é maioria, mas que vive como minoria

David 12/11/2017

Ótimo para a sala de aula.
Adorei o livro, uma linguagem direta e fácil, muitas dicas para aplicar em sala de aula, utilizando como um material interdisciplinar.
Um excelente livro para poder entender e transmitir tudo que os negros passaram no Brasil e que ainda continuam lutando contra as discriminações que lhe são impostas até hoje.

Queila9 03/01/2021

Livro bom, pois sempre adorei história, bem autoexplicativo. Com bons exemplos e justificativas.

Jamile124 09/10/2022

Interessante porém muito sucinto.
Acho que esperava uma escrita mais descritiva e menos técnica.
Diria que é um livro de introdução.

Pauliana 04/03/2023

Ótimo para estudos?
O livro é ótimo para quem tem curiosidade em saber ou estudar mais a respeito da diversidade afrodescendente e suas culturas.?

soso.taylors 08/08/2023

Uma leitura realmente descomplicada que, embora aborde assuntos pesados, ainda consegue fazer isso com leveza. Os temas importantíssimos que enriquecem o nosso aprendizado e contribui ainda mais para nos fazer enxergar o mundo como ele é. Embora eu seja uma aluna do último ano, espero que as próximas gerações sejam melhores do que nós. Espero que eles aprendam sobre a própria história e a história do nosso país antes mesmo de mim, espero que eles obtenham esse tipo de educação na escola, que não precisem ser como eu, que precisa buscar conhecimento nos lugares certos para aprender as coisas. Acho que nós sempre queremos que as próximas gerações tornem-se ainda melhor, não é? Espero que mais pessoas tenham o entendimento das leis 10.639 e 11.645 e que aprendam muito mais do que eu.