O que os olhos leem, o coração sente

O que os olhos leem, o coração sente Ana Luiza Novis

Resenhas - O que os olhos leem, o coração sente

Daniel Aurélio 29/03/2017

Doçura, delicadeza e terapia narrativa
Poderia aqui dizer que o livro de Ana Luiza Novis utiliza da doçura, do lirismo e do encantamento como uma fórmula sutil de introdução de sua terapia narrativa - e não só para nossas crianças, que estão em fase de afirmação, construção de identidade e organização de sentimentos. Sim, o livro é isso, com contos e fábulas lindamente escritos, mas vai muito além: é literatura infantil da mais alta qualidade. Aliás, uma literatura infantil para todas as idades, afinal, nós claramente nos identificamos com as personagens, os anseios, as dúvidas, as alegrias, as frustrações e tudo aquilo que ajuda a construir quem somos.
Recomendo como leitor. Recomendo como pai.

Thaisa 24/04/2017

Leitura leve, gostosa, envolvente
Amo livros infantis. A imaginação e inocência de uma criança transforma tudo ao seu redor num universo mágico que é ao mesmo tempo simples e envolvente. E é essa “magia” que me encanta nos livros infantis.

“O que os Olhos leem, o Coração sente” é um perfeito exemplo de livro infantil que me encanta. Não apenas pelas lindíssimas ilustrações que embelezam cada um dos 20 contos, mas pela riqueza das palavras contidas nele.

“Sabido como ele só, seu avô havia ajudado o menino a finalmente entender o que não sabia: o sonho plantado era muito melhor que o sonho sonhado!”

Num primeiro olhar, você pode achar que é mais um livrinho infantil, mas ao folhear as páginas e ler os textos (com o coração), podemos perceber o quanto cada uma daquelas linhas podem nos levar a pensar nas diversas situações que vivenciamos no nosso dia a dia.

Com um linguajar simples, porém encantador, a autora trabalha temas como insegurança, depressão, baixa autoestima, dependência e desconhecimento de si mesma. Utilizando suas experiências como psicóloga e como mãe, Ana escreveu esses contos e fez uma espécie de fusão entre as duas maiores paixões de sua vida: a terapia narrativa e a literatura.

“ (...) Cada um tinha uma função, e a relação dos três fazia de cada instante um momento mágico, no qual o sentir, agir e pensar entravam em perfeita sintonia.”

Com toda certeza essa obra é perfeita para ser trabalhada nas salas de aula. Os professores podem realizar trabalhos maravilhosos com as crianças em cima de cada um desses textos. Também é perfeito para ficar na cabeceira da cama de “crianças” dos 8 aos 80 anos. Tenho plena certeza de que cada vez que um dos contos for relido, ele tocará seu coração de maneira diferente.

Leitura leve, gostosa, envolvente e que tem um sabor de universo encantado. Está mais do que recomendado para pessoas de todas as idades!

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2017/04/resenha-o-que-os-olhos-leem-o-coracao-sente-de-ana-luiza-novis/

MãeLiteratura 28/05/2017

Que livro lindo!
Hoje trago para vocês um dos livros mais lindos que li nos últimos tempos. A começar do título, O que os olhos leem, o coração sente, me tocou profundamente. Um livro terno, simbólico e muito sensível.
A autora do livro é a Ana Luiza Novis, minha colega psicóloga e ele conta com lindas ilustrações de Mirella Spinelli. A editora é a Jaguatirica, que arrasa nas capas e nas edições lindas.
O livro é composto de dezoito contos, fábulas que exploram temas importantes na vida de qualquer pessoa auto-estima, aceitação, lidar com limites, expectativas, liberdade. Numa linguagem simples e acessível, mas ao mesmo tempo rica em detalhes e simbolismo, Ana Luiza deixa claro que é uma ótima contadora de estórias e isto reflete nos seus contos. Sao contos reais, que falam sobre o dia a dia e este é um dos seus encantos, pois fazem mais sentido às pessoas.
Me identifiquei muito com este projeto, pois a autora conta que aliou aqui duas grandes paixões a terapia narrativa e a literatura. Esta foi uma das coisas que mais me chamou a atenção aqui. Ana Luiza começou lendo os contos para a família e amigos, depois passou a trabalhar com eles no seu consultório, com seus clientes, com ótimos resultados. Após a leitura do livro, eu fiz o mesmo. Li os contos por aqui e as pessoas foram muito receptivas, tanto crianças quanto adultos. O livro me rendeu ótimo material de trabalho e de estudo. Indico este livro não só para profissionais da área da saúde e da educação, mas para pais, mães, pessoas que lidam com criança, pessoas que gostam de ler.
Tudo me encantou neste lindo livro. As ilustrações, o poder de estórias simples, mas muito profundas e o alcance delas. Metáforas que são facilmente aplicadas ao nosso cotidiano. Com certeza elas chegam ao coração.
Composição da minha avaliação (cada item vale até 1 ponto):
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - EXCELENTE - favoritado.
A edição é linda. Gostei muito da capa e do título. Diagramação excelente da Editora Jaguatirica. Páginas brancas, lindas ilustrações. Letras em tamanho confortável para leitura, bom espaçamento.

site: http://www.maeliteratura.com/2017/05/o-que-os-olhos-leem-o-coracao-sente-ana.html

Silvana 06/06/2017

Nesse livro eu os convido para passear por algumas dessas histórias e juntos brincarmos no jardim da imaginação, onde a licença poética é sempre permitida. No mundo da magia podemos compor juntos, criando novas narrativas e impressões."
Ana Luiza Novis

Quem aqui não gosta de ler contos de fadas e fábulas? Esse livro é assim, mas esses contos não aconteceram a muito tempo em um reino muito, muito distante. Eles foram escritos a partir de histórias reais. Uns são baseados na própria experiencia de vida da autora, como mãe de três crianças, e outros em relatos reais compartilhados pela autora em seu consultório. E mesmo os contos não trazendo como personagens principais princesas, bruxas e dragões, eles não deixam de nos trazer uma grande lição e de nos ensinar como enfrentar os problemas e situações que nos deparamos no nosso dia a dia.

A primeira coisa que chama a atenção no livro, é a edição belíssima da Editora Jaguatirica. A capa é tão linda quanto as ilustrações que acompanham os contos. A diagramação está ótima, com letras de bom tamanho tanto para adultos como para as crianças apreciarem as histórias. As folhas não são amareladas como estou acostumada a ler (cegueta eu), é aquela tipica de livros infantis com ilustrações, papel couché branco, que deixam as ilustrações ainda mais lindas. E mesmo as folhas sendo brancas, não prejudicou a leitura. É daqueles livros que dá gosto ficar folheando, de tão lindo que ele é.

Quanto ao conteúdo, acho que os leitores do blog sabem que não sou muito fã de livros de contos, porque as histórias acabam muito rápido e eu fico querendo saber mais. Mas nesse estilo como do livro, eu gosto. Porque não são as histórias em si o foco dos contos, e sim as mensagens que elas transmitem. E os contos são verdadeiras fábulas. E o conto que eu mais gostei foram todos hehe. Teve alguns sim que me marcaram mais, mas todos eles são maravilhosos. Eu não sabia se apreciava mais os contos ou as ilustrações, que são incríveis.

Não vou falar sobre todos os contos, porque são bem pequenos e ia tirar a graça de quem vai ler, mas vou falar um pouco sobre três deles que mais me emocionaram. O primeiro é o conto O Amigo Secreto, que me deixou com lágrimas nos olhos. Ele mostra bem a inocência perdida e em como devemos tentar recuperá-la. O segundo que me encantou bastante também foi A Menina-Pássaro que só conseguia enxergar o que ela não tinha e o terceiro que vou citar é A Fuga do Zero que decidiu fugir porque não conseguia enxergar o seu valor.

Mas todos eles tem sua peculiaridade e todos são encantadores a seu modo e trazem uma lição que vai ficar nas nossas mentes. Não somente pelo tempo que vamos levar para ler os contos, que é bem rápido por sinal, mas que vai marcar e sempre que passarmos por alguma situação parecida vamos nos lembrar deles. Como diz o título o que os olhos leem o seu coração vai sentir. Por isso recomendo a leitura para as crianças de todas as idades. Eu amei e as mensagens vão ficar bem guardadinhas no meu coração.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-que-os-olhos-leem-o-coracao.html

Lora 04/07/2017

'Fofura por todos os lados'
Mas vamos falar do conteúdo, ao lermos o título logo completamos com a famosa frase “o que os olhos não veem, o coração não sente.”, chega até a ser engraçado quando pedimos para alguém que não conhece a obra pronunciar o título é exatamente essa frase que ela fala.
Fiz o teste com 4 pessoas, todas elas leram o título errado (Teria sido essa a intenção da autora? Confundir nossas mentes? Pense.)

Agora as fábulas em si.. A obra completa possui cerca de 20 fábulas sobre os mais diversos assuntos, encontramos fábulas que falam sobre paciência, amor próprio, tomada de decisões e muitas outras situações que complicam o dia de uma criança que ainda está se desenvolvendo e até mesmo o nosso, adultos.

De todas as fábulas, escolhi apenas uma para destaque, a minha favorita “Arabescos”
Essa fábula em expecífico conta sobre a história de uma jovem qu descobriu que a distância entre duas pessoas poderiam ser consideradas como retas, ela procura encurtar a distância entre si e as pessoas com quem conversava ao mínimo possível.

Não demorou muito e ela percebeu que algumas retas faziam uma ligação simples, sem muito esforço e com gentileza, e que outras vezes o que acontecia era o oposto, então ela decidiu que não veria mais as ligações como retas e sim como linhas que poderiam se movimentar e fazer a forma que desejassem conforme fluia a conversa entre ela e alguém.

Quando o contato com alguém acabava uma arte única sugia e um dia ela descobruiu que poderia eternizar essas artes, passando a desenhá-las assim, os arabescos apareciam. Ela usava os desenhos como pontes para se recordar as conversas sempre que sentia saudade daquele momento.

Seus desenhos acabaram por transformá-la numa artista famosa e ninguém sabia qual era a magia que transmitia tantas sensações ao admirar as obras. Conforme o tempo passava as conversas eram sempre conservadas em seu baú.

Quando já idosa, ela passava os dedos sobre seus desenhos, mas numa vez em especial os desenhos se juntaram e formaram um grande Mandala, logo ela entendeu que chegara o momento de tornar infinito o seu pequeno universo e sorriu.

Num resumo bem especial, é disso que se trata a fábula “Arabescos”, linda não? Ela nos faz pensar sobre a vida e como temos guardado nossas memórias, a obra toda é sobre a filosofia da vida e o que temos feito com ela, epero que possam apreciar a leitura tanto quanto eu!

site: http://fonteliterarias.blogspot.com.br/2017/06/resenha-o-que-olhos-leem-o-coracao-sente.html

Edson Lopes 11/07/2017

Realmente me surpreendeu!

Eu tive a grande oportunidade de poder ter lido este livro, e ainda mais, poder compartilhar ele com duas pessoas da minha família, que na verdade são o público alvo do livro. Este livro é infanto juvenil, portanto quando a Editora Jaguatirica me apresentou ele, na primeira vez eu pensei que não ia encaixar na minha leitura, porém eu tive a ideia de compartilhar com minhas primas, Emilia e Julia, mãe e filha respectivamente, tudo isso para que eu pudesse ter uma opinião do público alvo do livro. Mas mesmo sendo fora desse alvo, eu senti que o livro falava muito para mim, e eu adorei a leitura.

Bom, como eu tive a oportunidade de ter as minhas primas envolvidas neste pequeno projeto, depois que elas leram eu fiz 4 perguntas sobre o livro, e sobre a experiência que elas tiveram lendo o mesmo. Pois então, vamos para as perguntas, e logo depois a minha opinião.

1. Qual foi a principal lição que você como mãe aprendeu com o livro? E a sua filha?

R: "A lição que nós duas aprendemos, é que podemos confiar nos nossos sentimentos e que realmente acreditar que coisas boas acontecem com as pessoas!"

2. Teve algum conto que se relacionou com a sua relação de mãe e filha?

R: "Gostamos muito do conto sobre o travesseiro, quando li eu realmente me emocionei, fiquei pensando como o tempo realmente passa muito rápido."

3. As histórias te inspiraram a fazer algo?

R: "Sim, a cada conto eu tive vontade de fazer algo bom e fique refletindo sobre a lição que ele estava transmitindo."

4. O que vocês acharam do livro? E das ilustrações?

R: "Gostamos muito do livro, ele é uma delícia de ler. E as ilustrações são umas fofuras."

Queria agradecer aqui a minhas primas por terem aceitado participar disto, obrigado mesmo. E que bom que gostaram do livro!

E o que eu achei do livro? EU AMEI! Realmente eu me surpreendi novamente com um livro da Editora Jaguatirica. Eu pensava que eu iria achar os contos muito infantis, mas ao mesmo tempo que me trouxe uma saudade enorme da infância, os contos me mostraram coisas que já pensei, que já vivi, e situações que renovaram minhas inspirações. Eu fiquei realmente apaixonado por este livro.

Mas também tem outra parte importante sobre o livro, as ilustrações! Elas fazem parte do livro, e a cada novo conto, uma nova ilustração aparece. E a ilustradora Mirella Spinelli tem um traçado, uma forma de colorir magnífica. Eu realmente ficava de queixo caído a cada ilustração.

A autora Ana Luiza Novis, soube muito bem colocar sentimentos nos contos, o que nos faz mergulhar ainda mais na história que eles nos passam. E sempre com um desfecho, e uma moral, o conto fica completo.

site: http://www.totalmentejovem.com/2017/07/o-que-os-olhos-leem-o-coracao-sente-de.html