Sherlock

Sherlock Steven Moffat

Resenhas - Um Estudo Em Rosa

Lari 29/12/2021

Idêntico a série da BBC
Leitura leve e rápida. Livro em formato de mangá, enredo, falas e até ilustrações idênticas as cenas do primeiro episódio da série da BBC.
enne.jeyliorn 29/12/2021minha estante
já quero ler

Soph 29/12/2021minha estante
Amooooo

Pheriannath 29/12/2021minha estante
Não sabia da existência desse cristal?, quero ?

Isaac 29/12/2021minha estante
Deve ser interessante, a tinha um ritmo bem dinâmico

Lucas | @luagonoslivros 09/04/2021

Saudade
Saudade de Sherlock Holmes e da série :')
O mangá serviu pra dar um gostinho, e agora sabendo da história original, dá pra ver o que foi usado e o que foi mudado para a série.

O traço do desenho é bem bonito, imita o clássico, mas também tem estilo próprio. As feições são bem suavizadas, quase femininas.

Só não gostei das posições de algumas caixa de texto, que ficaram muito na borda ou no miolo. Algumas falas vieram até faltando por causa do corte do papel mais acirrado. Eles deviam ter pensando melhor nessa logística.

Thay262 04/08/2022

Uma exata transcrição/reprodução do primeiro episódio de "Sherlock da BBC" para o formato de Mangá.
Sem tirar, nem por: essa edição é o mesmíssimo primeiro episódio, porém em formato de Mangá. O mangaká (desenhista) também não parece ter tido opção de adaptar e desenhar conforme desejava, cabendo-lhe fazer uma transcrição exata do episódio.
Indico este produto para dois tipos de público:

• Para os fãs da série, que querem ter um item a mais em sua coleção para prestigiar a série que amam (mas atenção: se você nunca leu mangá, pode estranhar a edição: deve-se ler de trás pra frente, da esquerda para a direita. Além de que, a forma de demonstrar emoções através do desenho vem de forma específica e comum em mangás, um leitor não acostumado pode estranhar isso tudo inicialmente).

• Para pessoas que são fãs de mangá, mesmo que não tenham assistido a série (e não querem ficar agarrados a duração de 1h30m do episódio na telinha).

Oque eu achei desse mangá?
Vantagem:
• É o primeiro episódio completo, com início, meio e fim.

Desvantagens :
• Sobre o mangaká: ele pecou um pouco em retratar alguns personagens (por exemplo: às vezes eu confundia o John Watson com o Greg Lestrade). E alguns enquadramentos e expressões faciais ficavam estranhos em alguns trechos.

• Sobre essa proposta de transformar o seriado em mangá: os japoneses curtem esse tipo de material e fizeram isso para atender seu próprio público, dai os produtores ocidentais acharam que ia ser ótimo vender isso "do lado de cá" também, mas muito do nosso público não está acostumado com o formato Mangá, daí as vendas não foram conforme o esperado. Além disso, a demora entre uma temporada e outra da série de TV fez os asiáticos perderem o direito de adapta-la pra mangá, oque deixou o trabalho incompleto até segunda ordem.
-Conseguiram adaptar até o primeiro episódio da segunda temporada e pararam por aí (oque é uma pena, porque eu gostaria de ter "O cão dos Baskerville" e "A Queda de Reinchenbach" também ao menos para finalizar a segunda temporada em forma de mangá). Isso é ruim porque deixa a coleção incompleta na estante.

• Sobre a série: particularmente não gosto da forma como a personalidade do Sherlock e do Watson foram retratada. A culpa não foi de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, e sim dos roteiristas. Enquanto eu amo a estética e cenários do episódio 1, eu preferi bem mais a PERSONALIDADE de Sherlock e Watson no episódio PILOTO (que não foi ao ar).

-A questão é que os roteiristas pegaram algumas características antissociais e "irritantes" de Sherlock nos livros e usaram "como via de regra" para todas as situações. Daí acaba distorcendo o personagem por conta do excesso. Basicamente o Sherlock da série se acha "foda", quando na verdade ele é só um grosseirão problemático e infantil, que por acaso é um gênio.
Enquanto isso Sherlock dos livros não é grosseiro, nem problemático e nem infantil. Mas é excêntrico, genial, introspectivo e fechado, as vezes sarcástico com Watson e outros (e ainda mais quando alguém tenta desprezar sua "Ciência da Dedução" - geralmente é levemente rude de um tipo que você só percebe que ele está sendo "sacana" se analizar toda a situação e contexto), mas ele é assim as vezes, e não o tempo todo e nem mesmo com todo mundo, ele geralmente atende as normas sociais e maneirismos da época sendo educado, agradável e gentil como se deve; além de, igual a qualquer um, se importar e se preocupar e zelar pelas pessoas e clientes quando se deve.

- Enquanto o Watson do livro admira e sempre trata Sherlock com extrema deferência e educação, sendo basicamente seu "fã número 1" e biógrafo, enquanto na série ele até admira um pouco a inteligência de seu amigo, mas é um rottweiler rabugento e frustrado com o Sherlock em vários episódios, isso quando não se torna agressivo (oque não tem nada haver com o gentleman Vitoriano e amigável homem que ele é no livro).

- Mas essa é minha crítica a série, e não ao mangá (afinal ele só tava "copiando e colando" o episódio em um novo formato).

Enfim, a nota é 4 porque o único erro do mangá é em relação ao que critiquei sobre o traço do mangaká (desenhista) em alguns personagens, em geral o mangá cumpre sua proposta de adaptação muito bem. O resto de ruim é tudo culpa de terceiros ou da série de TV e não é justo tirar estrela do mangá por erros para além da proposta dele.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com
Helaina 16/09/2023minha estante
Seu comentário me ajudou a entender um pouco o motivo de ter gente comparando minhas fanfics (que foram inspiradas na série) acabarem fazendo as pessoas lembrarem dos livros do Doyle. Acabei retratando os dois mais como são nos livros. A questão que me surpreende até hoje é que, na época em que a fanfic foi escrita, eu ainda não tinha lido os livros do Doyle.

Sobre o manga, gostei de saber mais à respeito. Já tinha visto em banca de jornal, mas acabei não comprando pensando que se fosse fazer isso ficaria caro já que iria querer a coleção completa, mas ao saber que não tem a versão da série inteira, desanimei. Continuarei minha coleção apenas com edições diferentes dos originais do Doyle

Thay262 21/09/2023minha estante
Oiê. Então eu tenho relação de amor e ódio com essa série! Eu amo os atores, a trilha sonora, a caracterização, o roteiro a ambientação. Tudo. Eu acho uma série tão bem feita! Por outro lado, msm antes de ler os livros a personalidade do Sherlock na série me incomodava um pouco, eu o acho grosseiro em demasia (não que o Sherlock do livro seja um santo, a prova já está em um estudo em vermelho dele sacaneando a Scotland Yard. Mas no livro ele usa mais de ironia, dizendo uma coisa elogiosa quando o contexto sugere o oposto, como elogiar lestrade, quando ele prendeu a pessoa errada kkkk) eu amo Benedict cumberbatch e essa série, só achei meio excessivo a grosseria dele com as pessoas (mas pensando bem, isso deveria ser bem com de um Sherlock séc.XXI)
Eu só senti falta dele ter um pouco de "inteligência social", saber zombar dos outros sem perder o senso de etiqueta. Acho mais chique que ser rude por si só.

Sobre esses mangás. Eu fiquei muito triste deles nem fazerem toda a segunda temporada.

Thay262 21/09/2023minha estante
Claro que sei que a culpa não é dos atores nem nada. Eles são muito bons no papel.

clayci 18/03/2017

Vale muito a pena <3
Acredito que os fãs da série Sherlock são um dos mais fiéis que existem, sério! Quando comecei a acompanhar a produção britânica da BBC não imaginava que iria sofrer tanto com a espera dos episódios. Se você acompanha uma série, sofre com o Hiatus dela, não é verdade? Contudo sabe que dentro de alguns meses ela estará de volta. Só que com Sherlock não é bem assim que funciona. Se você não acompanha esta série preciso dizer que nós esperamos três anos pela produção e exibição da quarta temporada (que são apenas três episódios). E com o Mangá não foi muito diferente, pois a Panini conseguiu a licença para a criação e distribuição há alguns anos atrás e só agora que chegou no Brasil.

Será lançado um volume para cada episódio (o lado positivo de ter poucos). Um estudo em rosa foi o primeiro episódio da série lançado em 2010. É nesse episódio que somos apresentados a Holmes e Watson em uma Londres do século XXI, além de saber como eles começaram a dividir o mesmo apartamento. Watson retorna do serviço militar no Afeganistão e apesar de carregar o trauma vivido durante a guerra, ele começa a trabalhar com Holmes em uma investigação misteriosa em que as pessoas começam a se matar e a polícia acaba perdendo o controle por não consegui solucionar o caso.

Caberá a Sherlock solucionar o mistério com aquele jeitinho arrogante - e estranho - que conhecemos bem. O que posso dizer é que eles conseguiram encaixar em 200 páginas um episódio de 1:30h de duração de uma forma que a leitura não ficasse cansativa e que não perdêssemos os detalhes que rolou na trama. E todos os personagens (e cenas) que tivemos em Um estudo em rosa estão presentes nesse volume. Fiquei apaixonada pelas ilustrações e em como elas ficaram fieis aos atores.

site: http://saidaminhalente.com/sherlock-um-estudo-em-rosa-manga/
Folheando O Tempo 01/04/2017minha estante
Nossa, com uma resenha dessas quem consegue não se sentir curioso com isso? mds, nessas horas q agradeço aos céus por ser atrasado em tudo, sempre começar séries bem depois q são lançadas.

Camila Barros 12/06/2018minha estante
Nossa, também sou fã da série! E, gente, essas ilustrações são um hino! Maravilhosas. Tudo neste mangá ficou perfeito!

Aline no país das maravilhas 07/02/2022

Esse mangá é baseado na série: Sherlock Holmes, da BBC. Ele trás uma história um pouco diferente do livro: "um estudo em vermelho", talvez até melhor heheh. Onde Sherlock precisa resolver um caso que envolve suícidios recorrentes em Londres.

-O que eu posso dizer sobre Sherlock Holmes além de: Perfeito?
Sou fã de carteirinha. Acho geniais as deduções dele, e esse mangá é super bem desenhado. Ai, enfim.. amo.-

Nat 10/11/2020

Sherlock tem várias adaptações! Nesse mangá, relacionado com a série da BBC, vemos o primeiro encontro de Sherlock e Watson e como ele desvenda o caso dos “suicídios coletivos”. Gosto muito das histórias de Conan Doyle e de todas as suas adaptações!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Lucy 31/01/2022

Copia-e-cola
Basicamente é um copia-e-cola do episódio da série Sherlock (BBC) de mesmo nome, "Um Estudo em Pink". Não tem nada de novo ou diferente, é o mesmo tudo (incluindo o queerbaiting). Porém o episódio adapta uma parte do livro "Um Estudo em Vermelho", e ai sim, acho espetacular a forma como fizeram essa adaptação. Não apenas com a parte da série se passar na Londres de 2010, mas os detalhes da trama, algumas substituições. Mesmo que o John só conheça o Sherlock a um dia, eu super compro essa afinidade e confiança arrebatadora. Eles tem uma química incrível logo de cara. Nem precisava das piadinhas "hum ele é seu namorado, né?" Pra fazer acreditar que ia rolar um eventual relacionamento amoroso (fomos trouxas).
Ler esse mangá me fez lembrar o quanto tomei raiva dessa série, e como o Sherlock aqui é um insuportável (não que o do livro seja melhor, só um pouco mais tolerável). Recomendo mais pra quem é superfã da série, ou pra quem tá com preguiça de perder 1h30 vendo o episódio.

Shirlei 21/08/2020

sou tremendamente suspeita para falar de qualquer livro, história, conto ou, nesse caso, mangá que trate de Sherlock Holmes. é simplesmente meu personagem favorito.
essa série de mangás, que são baseadas na série produzida pela BBC e também - até o momento - transmitida pela Netflix no Brasil, conta as histórias dos livros de sir Arthur Conan Doyle de uma forma mais irreverente. Um estudo em rosa é a adaptação do primeiro caso onde Sherlock e Watson se conhecem. vale a leitura com certeza e para os fãs dos personagens vale assistir a série! maravilhoso!

Mariane Sena 02/09/2022

Amei
Esses mangás são perfeitos, a adaptação que eles conseguem fazer é ótima, o traço é maravilhoso e a história continua sendo muito envolvente, mesmo estando em uma mídia tão diferente da série de TV, foi uma leitura muito fluída e nostálgica, poder voltar a essa parte inicial da minha série favorita encheu meu coração.

(E me fez pensar o quanto o John viaja pq ele mal conhecia o Sherlock e já estava dando a vida por ele, pelo amor de Deus KKKKKKKKKKKK)

Amei, recomendo muito!!!

Vitoria293 26/01/2023

O Jogo começou! ? ?
Vamo lá,eu assisti a série Sherlock no prime video e amei!

Por conta disso,resolvi procurar por mais histórias/curiosidades de Sherlock Holmes,acabei descobrindo esse mangá PERRRRRFEITO!

O mangá é o mais perfeito ctrl + c,ctrl + v da série,achei isso maravilhoso,pelo simples fato de que meu cérebro demorava d+ para enteder o que acontecia em certas cenas da série,e com o mangá,consegui compreender melhor algumas coisas que me passaram despercebidas!

Basicamente eu sou um John (nosso caro Watson) da vida tentando entender como ele conseguiu ajudar o Sherlock sem ter feito nada kkkkk.

O desenho dos personagens ficou lindo,pegaram todos os detalhes! ???

Recomendo muito! E que venha o volume 2!

PS: como faz para ter um palácio mental ? quem nem o do Sherlock?Isso seria muito incrível/utíl...ou não. ????

BrendahIsabelly 21/01/2021

A incrível arte da dedução do Sherlock Holmes
Incrível como ler uma história do Sherlock Holmes sempre é empolgante, mesmo sendo uma história um pouco diferente e por se passar nos dias atuais, gostei bastante de como foi retradado.

Ceci.lia 13/10/2021

Matar a saudade
O mangá são inspirados nas adaptações das série: Sherlock, então assim como a série, o mangá é muito bom.
Gostei dos desenhos achei bem parecido com os atores e deu para matar a saudade da série.

Francisco 05/10/2021

Muito bem feito
Os desenhos são muito bem feitos e são extremamente fiéis ao episódio original da BBC. Demorei para me acostumar com a leitura de trás para frente, contudo quando peguei o jeito li rápido sem vontade de parar. Para quem não assistiu a série eu recomendo ler o mangá! O plot é muito bom, mesmo depois de eu ter assistido a série. As ilustrações são muito lindas e bem gráficas gostei muito.?

Gabi 05/06/2022

Não é novidade meu amor por sherlock...
Amo tudo que já li e assisti de Sherlock (claro que não consegui ler nem ver tudo ainda), se gostou da série vai gostar, até por que é baseado nela, algumas coisas ficam de fora, mas são cenas ou falas que não fazem muita "diferença" digamos assim..
Amei muito legal.

Gabriel.Enderle 16/11/2023

Sherlock in anime
Primeiramente, sei que esse manga veio de uma série, mas eu não vi não, então quanto à fidelidade, sei lá, mas eu gostei. Pelo que entendi essa versão é uma adaptação de um dos casos da série que é uma adaptação do caso original estudo em vermelho. E sinceramente achei bem bom. Nunca consumi muita coisa de Sherlock Holmes, mas gostei bastante de como a história se desenvolve e principalmente o contraste da personalidade do nosso detetive e do Watson, são uma dupla com boa química. Única coisa que talvez me desagrade é o plano mirabolante de vilão, tudo bem que tem um cara maior por trás de tudo, mas mesmo assim, pareceu meio além do necessário. No mais a arte também é muito bonita e agrada bastante e a história é muito envolvente e divertida, recomendo.