O novo imperialismo

O novo imperialismo David Harvey




Resenhas - O novo imperialismo


3 encontrados | exibindo 1 a 3


LauraFF 11/03/2024

Harvey
O livro em si é interessante, relativamente facil de ler. Porem tem alguns pontos que acho o autor deixa meio em aberto pois esse livro parece um compilado das teorias do harvey que sao melhor explicadas em outros livros dedicados exclusivamente pra cada uma. Entendo fazer isso por ser um livro curto e com um tema tao amplo, há pontos que não me convencem tanto e que parecem uma releitura de teorias ja existentes ao mesmo tem que ele nega tal. Enfim precisaria ler outros livros do autor pra tecer um comentário mais aprofundado
comentários(0)comente



ca ;) 23/08/2023

Utiliza comparações muito boas e bem estruturadas apesar de ser um livro extremamente cansativo de ler como qualquer outro livro extremamente teórico.
comentários(0)comente



Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O novo imperialismo" de David Harvey foi publicado originalmente em 2003 e traduzido para o português em 2005 pela Editora Loyola. O autor aborda a nova fase do imperialismo, que surge após o colapso do sistema monetário de Bretton Woods em 1971 e a consequente ascensão do capital financeiro como principal motor da economia global. Harvey argumenta que o novo imperialismo é marcado pela dominação econômica, política e cultural das nações ricas sobre as nações pobres, através de uma série de políticas e práticas que beneficiam os interesses do capital financeiro.

Desenvolvimento:
O livro é dividido em quatro capítulos, cada um tratando de um aspecto específico do novo imperialismo. No primeiro capítulo, Harvey discute as origens do novo imperialismo, argumentando que ele está enraizado na crise econômica dos anos 1970 e na necessidade de encontrar novos mercados para o capital excedente. Ele argumenta que o capitalismo depende da expansão contínua, mas que essa expansão não é possível dentro das fronteiras nacionais. Em vez disso, o capitalismo deve se expandir globalmente, criando novos mercados e oportunidades de investimento.

No segundo capítulo, Harvey examina as políticas e práticas que sustentam o novo imperialismo, incluindo a liberalização econômica, a privatização, a desregulamentação, a globalização e a supremacia do capital financeiro. Ele argumenta que essas políticas foram implementadas em grande parte pelos Estados Unidos e outras nações ricas para promover seus próprios interesses, em detrimento dos países pobres.

No terceiro capítulo, Harvey discute os impactos do novo imperialismo sobre as nações pobres, incluindo a exploração de recursos naturais, a degradação ambiental, a instabilidade econômica e política e a pobreza. Ele argumenta que esses impactos são amplificados pelas políticas e práticas do novo imperialismo, que permitem que as nações ricas extraiam riqueza e poder dos países pobres.

No quarto e último capítulo, Harvey discute a resistência ao novo imperialismo e as possibilidades de mudança social. Ele argumenta que a resistência pode assumir muitas formas, incluindo a luta contra a privatização e a desregulamentação, a busca de justiça ambiental e a busca de uma nova ordem econômica global mais justa e equitativa.

Conclusão:
Em "O novo imperialismo", David Harvey oferece uma análise crítica do capitalismo global contemporâneo e de suas consequências para as nações ricas e pobres. Ele argumenta que o novo imperialismo é uma forma de dominação global que beneficia os interesses do capital financeiro, em detrimento dos interesses das pessoas e do planeta. No entanto, Harvey também aponta para possibilidades de resistência e mudança social, oferecendo uma mensagem de esperança para aqueles que buscam uma nova ordem econômica global mais justa e equitativa. O livro é uma leitura essencial para quem deseja entender as dinâmicas do capitalismo global e as possibilidades de mudança social em um mundo cada vez mais interconectado.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR