A Inesperada Herança do Inspetor Chopra

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra Vaseem Khan

Resenhas - A Inesperada Herança do Inspetor Chopra

Coruja 01/07/2020

Quando a Morro Branco anunciou esse livro aqui no Brasil, chamaram-me a atenção tanto a sonoridade do título quanto o colorido da capa. Lendo a sinopse, minha curiosidade foi aguçada: um detetive aposentando-se, um acidente que parece esconder algo maior e um elefante se cruzam no cenário caótico da Mumbai moderna.

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra rendeu-me tudo o que eu esperava dessa conjunção de fatores. É uma história leve (a despeito do enredo policial), divertida, com um tempero muito próprio. O autor consegue imprimir ao texto cheiros e sabores, de tal maneira que me senti transportada para a Índia mais de uma vez.

O enredo em si é meio clichê (o que é compensado pelo fato de que temos um filhote de elefante como parceiro do detetive) e há muitas coincidências quase sobrenaturais para ajudar o inspetor Chopra em seu caminho, mas isso não tira o prazer da leitura. É, em suma, o que chamo de um livro “sessão da tarde”, mas com algo do ritmo de Bollywood.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/07/o-resumo-da-opera-o-ano-ja-pode-acabar.html

Livia Barini 10/11/2023

Razoável
Este livro é uma mistura de drama familiar e policial. O autor nos conta a história de vida do policial, agora aposentado, Chopra no meio de uma investigação de assassinato. O ritmo do livro não me agradou: parado demais para um suspense, profundo de menos para um drama familiar.
Quando o detetive saiu ao encalço do suspeito, levando a tira-colo um elefante, eu tive vontade de abandonar o livro. Fala sério kkk. Mas resisti e terminei.
Uma leitura para passar o tempo, lentamente kkkk

Gui Costa 20/11/2020

O começo e o meio do livro são muito bons, a constituição de mundo e a forma com que o autor cria os personagens é muito instigante e gostosa de ser lida, principalmente a relação com o elefante.

Mas, nas 100 páginas finais, o autor parece que se apressa para concluir a história e as coisas (que desde o começo já são convenientes) ficam ainda mais notável que foi colocado ali apenas para chegar em um objetivo específico.

Por fim, o livro é uma boa forma de entretenimento cheia de clichês (o que não é algo ruim) de histórias investigativas.

Luana 02/03/2017

Uma história vibrante e deliciosa
Ashwin Chopra é um inspetor de polícia da cidade de Mumbai, na Índia, que está às vésperas de sua aposentadoria, quando herda um bebê elefante: um presente inesperado, que não poderia ser mais inconveniente. Especialmente quando se tem um último caso para resolver.

Enquanto suas investigações a respeito de um suposto assassinato – que as autoridades não têm interesse em averiguar – o levam das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas, rapidamente ele descobre uma teia de corrupção e violência que põe em cheque tudo aquilo em que acredita.

Em “A Inesperada Herança do Inspetor Chopra”, Vaseem Khan introduz um retrato preciso e em cores vibrantes da cidade de Mumbai e seus habitantes.

Chopra, o protagonista, é um homem diligente e honesto que não consegue acompanhar as mudanças da sociedade indiana, cada vez mais ocidentalizada, que venera Bollywood e o glamour ostensivo de suas celebridades instantâneas.

Com ares leves, uma pitada de comédia e personagens extremamente carismáticos, o primeiro volume da série “Agência de Detetives Baby Ganesh” é um prato cheio para os fãs de Sir Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e Alexander McCall Smith. Imperdível!

anselmo.pessoal 18/07/2020

Premissa super, mas o final ...
Depois de ler a sinopse, premissa, é quase impossível não querer ler. Os 2/3 iniciais são super gostosos de ler. Uma estória super original contada de forma ágil, com personagens apaixonantes em uma realidade, a Índia, fantástica. O problema é que no 1/3 final o autor chuta o pau da barraca e joga por terra tudo que havia construído.
Importante reforçar que essa opinião é muito pessoal. Espero muito sinceramente que outros leitores adorem o livro.

Cristian.Alves 05/03/2022

Romance policial na Índia
Uma história bem leve e de fácil leitura. O livro conta a fase da vida de um inspetor de polícia indiano que acaba se se aposentar. Além disso ele inesperadamente ganha um elefante se presente.
No decorrer das história fica intrigado com um crime e decide decifrar o mistério.
Conhecer os fatos sobre a Índia foi algo interessante porém achei que a parte do elefante que deveria ser o mais comigo do livro não foi tão explorado. Essa é uma leitura básica e que aconselho para iniciantes em inglês ou crianças.

Wanessa_Gabriela 20/09/2021

Que delícia de mistério policial!
Envolveu um mistério e animalzinho, eu fico mais que alegre e com vontade de ler mais e mais sobre aquela história. Agora tô me sentindo órfã do ?pequeno? Ganesha. ??

Karol 10/03/2023

A história é boa e dá pra entreter. Mas eu não consegui me envolver muito com o livro, achei que tinha umas descrições que não eram muito necessárias, apesar de eu amar livro descritivo.

Aninha Alencar 22/06/2020

Envolvente
Esse é um daqueles livros que vc lê em uma sentada. Leitura leve e fluida e ao mesmo tempo super instigante. O inspetor Chopra é um homem muito honesto e corajoso e ele vai fazer o que puder para tentar desvendar um crime. Às vezes, ele contará com ajuda da herança super especial que recebeu de seu tio.

FabyTedrus 17/06/2020

A Inesperada Herança do Inspetor - Chopra Vaseem Khan
Pra começar, preciso dizer que adoro elefantes e que o fato desse livro ter um elefante na história foi algo que me atraiu. Porém, toda via, no entendo, senti ao longo do livro que tanto o Ganesha, o elefante, como vários outros assuntos tocados no livro foram BEM pouco desenvolvidos o que me fez achar o livro no geral bastante superficial.
A história é legal, os personagens são interessantes e é sempre legal ler livros sobre outras culturas, conhecer um pouco mais o cotidiano, alegrias e os sofrimentos dessas pessoas.
Mas realmente achei tudo muito vago, a investigação é o assunto principal do livro, cheguei a ficar um tanto nervosa com o descaso para outros pontos, que podiam ter sido aprofundados e melhor desenvolvidos mas no final ficaram parecendo banalidade.
Uma pena, a história podia ser BEM melhor, mas para mim foi bem ok/chocha.

Anny Karol 15/04/2021

Leve mas não tão leve
Achei um livro fofo, mas com uma trama policial envolvente. Mas acho que o autor se perdeu em alguns pontos e esqueceu de explicar algumas coisas.

Leitora 17/03/2022

A história em si é boa, mas tem muita descrição que eu achei meio cansativa e que eu pulei pra ver o que ia acontecer com o personagem. Mas o trama é muito bom e me lembra um pouco o Sherlock Holmes, só que Indiano, casado e que não usa drogas e o Watson dele é um elefante bebê

Nati Amend @livrosdanati 21/05/2019

Investigações criminais estilo Sherlock Holmes + animalzinho fofo = deu match!
A narrativa de Vaseem Khan começa no último dia de trabalho do inspetor Chopra, um policial renomado, íntegro, mas que precisa abandonar a carreira devido um problema de saúde. Como se já não bastassem todos os sentimentos e nostalgia intrínsecos nesta ocasião de despedida, o personagem ainda recebe de presente um verdadeiro imprevisto...

"No dia de sua aposentadoria, o inspetor Ashwin Chopra descobriu que havia herdado um elefante."

Pois bem. Temos então aqui um livro sobre mudança de rotina, sobre recomeço pessoal e, não menos importante, sobre como alimentar e carregar um bebê elefante pela ensolarada e povoada Mumbai! É impossível não se sentir fascinado!

Pela primeira vez, uma leitura me mostrou os receios e as dúvidas que chegam junto com a aposentadoria. É engraçado pensar que, passamos a vida toda esperando por este momento, mas que quando ele finalmente chega, nos sentimos perdidos e sem rumo. Por isso é tão fácil sentir empatia pelos dramas do protagonista.

"Vinte anos no mesmo lugar! Ele se deu conta de que conhecia esse lugar mais intimamente do que sua própria casa. O pensamento o fez ficar com um nó na garganta."

Mas a narrativa não aborda somente a vida do inspetor. “A Inesperada Herança do Inspetor Chopra” é uma leitura que consegue despertar diversas emoções, mostrando um pouco da intensa e diversificada cultura indiana, mas também explorando os relacionamentos familiares, problemas conjugais e costumes da região.

Além desses pontos, temos a linda relação entre Chopra e Baby Ganesh, em que o detetive procura formas de proporcionar conforto e alegria ao elefantinho que está muito deprimido. Isso mexeu demais comigo. E se vocês acharam que essa herança era realmente inesperada, não imaginam o final surpreendente dessa história! No último parágrafo do livro, o autor nos revela algo que simplesmente derreteu o meu coração…

Leitura recomendada com muito amor!

site: https://www.instagram.com/p/BxvS1Z3gz1H/

Thaís Guimarães 14/09/2017

Será que é possível se apaixonar por um elefante? Esse livro é maravilhoso.
"Os indianos estão convencidos de que os elefantes possuem poderes místicos e uma empatia inata pelo sofrimento da humanidade. Eles são nossos amigos; eles são nossos guardiões."

O que você faria se ganhasse um elefante de presente?
(Eu iria surtar de felicidade e depois de desespero kkkk)

Depois de muitos anos de trabalho duro o inspetor Chopra decide - é obrigado - a se aposentar. Logo no seu último dia de trabalho um homicídio cheio de mistérios aparece em sua delegacia.

Quando chega em casa encontra outro problema. Ele vê que o elefante é real, e está na frente de seu apartamento. Chopra precisa cuidar desse bebê elefante, mas como? O inspetor não sabe por onde começar!

Chopra começa a se lembra do caso do jovem que foi encontrado morto no seu último dia de serviço. Isso fica atasanando sua mente e ele decide averiguar de perto o caso - tudo isso escondido.

Um romance policial cheio de mistério. A Inesperada Herança do Inspetor Chopra é um livro divertido, emocionante, fofo e cheio de surpresas.

Qual o segredo dessa história especial?
* Narração em terceira pessoa impecável.
*Um elefante muito amorzinho.
*Uma esposa super engraçada.
*E claro, o brilhante Chopra com sua fórmula para desvendar mistérios.

Vassem Khan leva o leitor para visitar uma Índia colorida e cheia de peculiaridades. O autor deixou muitos detalhes sobre o cultura e a maneira da vida Indiana. Outro ponto que me agradou bastante foi o fato do livro não focar só no crime, outras coisas da vida do inspetor foram adicionadas ao enredo principal. A fórmula que Vassem usou em seu romance de estréia encantou essa leitora que vos escreve.

Eu amei muito esse livro. O elefante Ganesha e o inspetor Chopra tem um espaço aqui no meu coração.

Leiam!! Espero que essa história também seja especial para vocês.

Nana 10/10/2017

Um passeio em Mumbai
Este é o tipo de livro que se lê com um sorriso no rosto. Uma trama bem leve de mistério com um toque de humor.
Os personagens do inspetor Chopra e sua esposa Poppy são adoráveis e a fofura do bebê elefante Ganesh deu um toque todo especial a leitura.
O autor descreve tão bem a cidade de Mumbai que consegui visualizar as ruas com seu colorido e seu caos permanente, além de imaginar os sons e cheiros tão típicos da Índia. Tem também muita informação sobre a política, a forte corrupção e o crescimento da pobreza, enfim, o livro nos apresenta um pouco a cultura indiana.
​Gostei bastante e vou ficar esperando os próximos livros da série serem lançados.