A revolução das mulheres

A revolução das mulheres (Org.) Graziela Schneider

Resenhas - A Revolução Das Mulheres

Vi 12/02/2024

Eu gostei muito da escolha da organização do livro, trouxe pensadoras diversas e com pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.

ju.cardozso 15/07/2023

Foi belíssimo observar toda a construção de um feminismo classista: em todo momento, os textos escancararam as opressões (de aborto até monogamia) com raízes no capitalismo

é claro que precisamos levar em consideração quando (tem coisa de 1908!), como, pra quem e por quem foram escritos os textos, há ideias que o feminismo interseccional, por exemplo, já atualizou. além de que, na realidade brasileira, esse tipo de crítica não é o suficiente pra traçar e abarcar relações coloniais, étnico-raciais, de sexualidades etc etc

dito isso, vale a pena demais ler

"a que aspiram as feministas? aos mesmos privilégios, ao mesmo poder, ao mesmo direito que agoram possuem seus maridos, pais e irmãos na sociedade capitalista. a que aspiram as trabalhadoras? à destruição de todos os privilégios de nascimento ou de riqueza. para as trabalhadoras, tanto faz quem tem o poder de ser "patrão": se é homem, se é mulher. (...) o caminho das trabalhadoras e o das sufragistas burguesas já se separaram há muito tempo."

idkvixo 26/06/2023

Fascinante e fácil de ler!!!
O livro reúne textos de mulheres importantes para o feminismo russo durante a época da revolução. É incrível ver como as propostas servem tanto para antigamente quanto para os dias atuais, é tudo sobre educação! Os textos falam sobre a situação de trabalho da mulher, maternidade, sexualidade, aborto, condições sociais, política e entre outros temas que continuam sendo pautas importantes e de bastante reflexão nos discursos feministas atuais.
Eu AMEI tudo sobre esse livro!!! Por incrível que pareça, os textos são muito fáceis de entender e são muito bem escritos. Foi realmente uma época muito importante para o movimento feminista e foi muito interessante conhecer as revolucionárias.

"O movimento feminista não tem como objetivo a luta contra o sexo masculino, mas sim está direcionado à organização das mulheres, à mobilização daquela metade da população que está inerte para o combate dos preconceitos, independentemente de quem seja o agente deles: homem ou mulher."
"A satisfação do instinto sexual dos primeiros (homens) é considerada tão primordial que a eles se concede o direito de saciá-lo como for. Já no caso das mulheres, exige-se que elas saciem seu instinto sexual apenas no casamento."
"Discutir a questão (dos contraceptivos) é discutir o fracasso da sociedade capitalista, é discutir uma ampla categoria de mulheres que precisam controlar a procriação, é discutir a pobreza, a desigualdade social etc."

Dandara 16/10/2020

A revolução das mulheres
O livro traz diversos textos de diferentes mulheres revolucionárias feministas russas, nos permitindo conhecer um pouco da revolução russa a partir da concepção e da participação das mulheres. Permitindo um pensamento crítico e aprofundado sobre o papel do poder soviético na emancipação feminina russa.

Nádia C. 05/10/2018

Feminismo e Comunismo
Feminismo sangue no olho aqui viu. Muito interessante a relação do feminismo com o comunismo, importante entender que por mais que tenha sido importante, as sufragistas e o feminismo burguês não abarcavam as questões das mulheres proletárias. Fiquei com muita vontade de debater essas relações e me intrigou muito o surgimento dessa feminista russa que encontrou no socialismo/comunismo seu primeiro aliado. O que eu entendi é que o movimento feminista na Russia só surgiu primeiro com o pensamento de consciência de classe, por um lado fico pensando que talvez as mulheres na história nunca conseguiram realmente ter um ponto em comum para lutar contra sua opressão sexual pois sempre nos vimos atravessadas por outras opressões como raça e classe o que dificultou o entendimento e a união de um pensamento que pensasse primeiramente o sexo. Mesmo lendo O Segundo Sexo percebo isso, quando Simone de Beauvoir constrói exemplos de opressões da mulher ela se refere a uma mulher europeia e por mais que tenhamos no cerne uma opressão comum, sinto que talvez para outras vivências há sempre um ruído que dificulta essa identificação total com um único movimento feminista. Pois dentro do lar todas passamos pela mesma opressão sexual, porém neste caso, entre a burguesa a operária/camponesa ainda existia uma série de outras questões que não eram abordadas pelo feminismo burguês. Enfim, o livro que me deu muitas perguntas e não termino com muitas certezas, o que o um documento rico para se pensar o movimento feminista.
Giselle.Kersten 25/12/2018minha estante
Boa noite. Vc tem o livro em mãos? Precisava somente conferir uma página. Se tiver não faria este favor para mim?

Mambo.Ndombi 18/11/2020minha estante
Preciso ler esse livro, sabe se tem em PDF?