Ensinando o Trivium (Volume 1)

Ensinando o Trivium (Volume 1) Harvey Bluedorn...

Resenhas - Ensinando o Trivium

Cynara.Pereira 04/04/2017

Em ensinando o Trivium, os autores não somente explicam os motivos pelos quais a educação domiciliar deve ser cada vez mais resgatada no meio cristão como também dão uma boa base para quem quer investir na educação própria e dos filhos. É um livro excelente e desafiador, principalmente para os cristãos que entendem a seriedade da educação formal.

Tulipinha 07/04/2021

Essencial
Esse é um livro de leitura indispensável. Prático, porém com conteúdo muito valioso.

Laura.Sandrini 01/04/2021

As ferramentas necessárias
Nessa primeira parte de duas, Harvey e Laurie Bluedorn mostram quais são as ferramentas necessárias para os alunos ensinarem a si mesmos.

Há muito tempo, primeiro se ensinava aos alunos como aprender. Hoje, ensina-se a eles uma variedade em ciclopedia de assuntos, mas não as habilidades básicas do aprendizado: descobrir, raciocinar e aplicar.

Juh 21/02/2022

Eu não creio num livro sobre trivium melhor do que esse
?Pode-se ensinar tudo a partir da Palavra de Deus. Ela estabelece a autoridade da educação. As Escrituras devem ser o fundamento de todos os estudos, o guia para todos os estudos e o teste final para todos os estudos. ?

Se eu pudesse resumir todo esse livro em apenas um único ensinamento supremo, pelo qual todos os outros temas se originam, certamente seria esse. Partindo por pressupostos bíblicos, Harvey e Laurie são bem críticos com o significado atual de ?clássico? e evidenciam como a necessidade de definir esse termo por um preceito correto rege toda a educação que damos aos nosso filhos, bem como o que nós mesmos acreditamos sobre o que é, qde fato, uma educação clássica.
Tais crenças nos levam ao questionamento: de quem, realmente, é o dever de educar? Os 3 capítulos inicias abordam exaustivamente essa pergunta e suas implicações.
Em um posicionamento um tanto quanto radical (sob minha ótica), eles se posicionam contra a ideia de uma criança frequentar uma rede de ensino, seja referente à escola ? salvo em situações extremas - ou até mesmo a EBD da igreja. Trazendo à tona o dever dos pais em terem a primazia no acompanhamento educacional dos filhos, os autores destacam as sérias consequências do ?abandono intelectual? por parte daqueles que mais deveriam ser participativos na formação integral das crianças ? as escolas viraram depósitos onde os pais largam seus filhos, e os deixam à mercê de quem quiser lhes dominar. Para Harvey e Laurie, a família é a principal base formadora ? em todos os aspectos ? de nosso filhos. Apenas no seio familiar contêm (ou deve conter) as situações mais favoráveis para o ensino bíblico e completo. Confiar ao Estado o poder, controle e domínio ? que não lhe foi imputado - da mente de nossos filhos, é afastá-los de seu lar e afastando-os de sua principal base, eles tendem a ruir em todos os sentidos.

No capítulo 4, o TRIVIUM começa a de fato ser desenvolvido iniciando por seu modelo educacional (trivium clássico formal) e o associando a sua prática (trivium aplicado). Relacionam-se as fases de amadurecimento cerebral de uma criança com a estrutura de ensino do TRIVIUM, o executando ás diversas áreas do conhecimento, em destaque, nesse caso, aos ensinos da literatura e história. Um considerável tempo é dirigido a discussão do impacto social da cultura moderna sobre as crenças e a qualidade moral, intelectual e espiritual de um povo em relação aos ideais bíblicos. Torna-se discrepante, a indissociável relação entre a educação e cultura ímpia em contraste com a educação e cultura cristã ? Tudo que, aparentemente, existe de verdadeiro na cosmovisão descrente, em sua essência, é falso, pois nega ao dono da verdade absoluta ? Deus. Cabe aos cristãos estudar as ferramentas do ensino clássico cristão para saber identificar e filtrar o que está de acordo com sua fé.

Ensinando o Trivium, nos mostra como o conhecimento não pode simplesmente ser uma busca vazia pelo saber. É preciso ir além ? buscamos conhecer para saber mais de Deus em sua própria criação, para moldar nossas mentes e intelectos à vontade soberana daquele que tudo criou. Afinal, o Criador é quem rege a criação, nada melhor que o próprio Criador para ser o principal e absoluto ponto de referência para as diversas areas da ciência. A FONTE de todo saber deve ser o crivo prizncipal da busca por esse mesmo saber. E é exatamente nesse ponto que ciência e religião se unem em um matrimônio equilibrado e sensato, sendo este o cerne de uma educação clássica cristã ? a alta qualidade da estrutura e aplicação educacional, anda de mãos dadas com a alta qualidade do conhecimento, entendimento e sabedoria.

Excluir Deus da educação é tornar o trivium ? e qualquer outra coisa - algo irrisório, fraudulento e sem sentido.

toledorachel 25/03/2023

Muito bem embasado
É um livro que traz, à luz das Escrituras, toda uma direção para a educação domiciliar. Ele é dividido em 2 volumes, porém só li este. É uma leitura bastante interessante e pertinente, principalmente para os que professam a fé cristã.

Silvio Almeida 19/11/2017

Um desafio para a educação familiar
O livro Ensinando o Trivium volume 1 aborda conceitualmente a educação clássica, com sua ênfase no ensino de línguas, lógica, retórica, literatura e história sob uma perspectiva bíblica.

O livro dá inúmeras dicas e embasamento teórico, prático e bíblico, nos desafiando a adotar este modelo de educação, visando a formação de cidadãos bem formados para o mundo e para o Reino.

Este livro deve ser, sem dúvida, uma referência para pais e líderes ministeriais que compreendem a importância da educação, da transmissão da fé bíblica e de sua aplicabilidade a todos os campos da vida humana.

Ludmila.Wendy 16/09/2021

Que baita livro!
Sem dúvidas, minha visão sobre o homeschool não é mais a mesma após ler Ensinando o Trivium.

A primeira parte da obra faz uma defesa ao ensino domiciliar e uma crítica geral ao método de ensino formal que temos hoje. Fiquei impressionada com as verdades ditas e, mais ainda, com a base bíblica apresentada. A ESCRITURA FALA TANTO SOBRE EDUCAÇÃO. Incrível como eu não enxergava esse tema em certas passagens bíblicas.

Depois dessa bela entrada, os autores passam todo conhecimento que adquiriram ao longo dos anos, não só pincelando os estágios da gramática, lógica e retórica, mas explicando minuciosamente cada um, bem como dando exemplos práticos.

E, para acrescentar a última estrela que faltava, vi a preocupação e a humildade que tiveram ao escrever esse livro. Embora defendam bravamente o homeschool, os autores não impõem com insensibilidade um padrão para os pais, mas os chamam a reconhecer a importância que a família tem na educação.

Recomendo!

Ps:. Não concordo com tudo, todavia, até nessas discordâncias fui levada a refletir sobre minha postura.

Line 09/02/2022

Me comvence
Através dessa leitura entendi quero Homeschooling é um chamado!!! Educação clássica parece algo tão distante de nossa realidade pós-moderna? mas não é!!!

Miki 21/12/2022

Ensinando o Trivium volume 1
O livro ensina a aplicação da educação clássica cristã em casa. A ênfase no ensino de línguas, retórica, literatura e história que tem ganhado espaço e o grande interesse por parte dos cristãos. Sendo a família, um grande projeto de Deus é a mais indicada para educar e direcionar os filhos na restauração da ética e cultura cristã. Importa ressaltar que este estilo de educação já existia anteriormente a outros modelos e é de fundamental importância já que restaura a ordem bíblica de educar. Simplesmente esclarecedor!

Kamila.Rodrigues 29/10/2023

Define bem o conceito de Trivium
Muito bem detalhado o conceito do Trivium. Gostei do estilo dos autores e estou empolgada pra ler o volume 2, que parece focar na prática.