D. Leopoldina: A história não contada

Resenhas - D. LEOPOLDINA - A HISTÓRIA NÃO CONTADA

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isadora.Mata 22/06/2024

Leopoldina!
Livro extremamente rico em detalhes, muito completo com as cartas da própria Leopoldina e engloba também o contexto do Brasil e do mundo na época
Perfeito para quem gosta de história do Brasil

MJGalvão26 27/03/2024

O livro fala da vida da Imperatriz Leopoldina desde a sua infância, como sua família construiu seu reinado. Sua ia ao Brasil e sua participação no processo de independência, mostra uma Leopoldina para além do que conhecemos.

Natalia 07/02/2024

"O pomo está maduro, colheio-já, senão apodrece."
O livro de Paulo Rezzutti não traz necessariamente nada muito novo do que se sabe sobre a primeira Imperatriz do Brasil, porém, a riqueza de detalhes com as cartas da própria Leopoldina e de seus contemporâneos impressiona.
Nele podemos conhecer melhor uma mulher cheia de aflições e plenamente ciente do seu papel como soberana de uma nação. Peça fundamental da Independência do país, não apenas a esposa daquele que a proclamou.

Vale muito a leitura!

Nota: 4,5

Cíntia 01/01/2024

Perfeito para quem gosta de história do Brasil !
Livro fascinante e extremamente rico de informações ! Engloba aspectos muito importantes acerca do Brasil colônia/imperio !

scorpiorxvxl 10/12/2023

Leopoldina!
Apesar de ter demorado muito para terminar, foi uma experiência maravilhosa. Sou suspeita a falar porque amo história e amo encaixar as pecinhas históricas na minha cabeça. E esse livro foi muito além do Brasil, de Leopoldina e etc. Abarcou todo o contexto histórico mundial do período. Então foi ótimo! Entretanto, senti falta de outros olhares e debates.

Maria.taylors 07/11/2023

Sem palavras
A escrita de Paulo Rezzutti deixa a leitura muito mais fluída e fácil de entender!
A forma como todos os fatos são apresentados é espetacular!

Regine 27/10/2023

Me surpreendi com a história Super recomendo
Fiquei encantada (e triste ao mesmo tempo) com a história, que eu conhecia muito pouco. Impressionada com esta mulher. Super recomendo o livro

Lívia 27/09/2023

D.Leopoldina A história não contada.
A biografia conta a história de Maria Leopoldina da Áustria (nascida Leopoldina Carolina Josefa, em alemão: Leopoldine Caroline Josepha von Habsburg-Lothringen);,desde a sua infância como arquiduquesa na Áustria até a sua morte como imperatriz do Brasil.

O autor destaca muito bem a importância de Maria Leopoldina para a independência do Brasil, colocando-a como a principal protagonista.

O livro fala de sua vida pessoal, pública e política relatando diversas situações.

D. Leopoldina não era só a imperatriz do Brasil, mas também mãe, estrategista e principalmente uma amante das ciências. Ela contribuiu muito para o desenvolvimento da ciência no Brasil, trazendo diversos pesquisadores e cientistas para o país.

O capítulo sobre a duquesa de Goiás foi um dos que mais chamaram minha atenção, ele conta sobre uma das filhas ilegítimas mas famosas de D. Pedro, conta que quando ele conferiu o ducado a ela, ele praticamente assumiu o seu relacionamento extraconjugal com a então Marquesa de Santos, na época ainda Viscondessa de Santos ( Domitila),e assumiu que traia a própria imperatriz.Isso contribuiu para que a ela , que já não estava com a saúde física e mental boa, piorasse .

A obra desmente diversos boatos sobre a imperatriz e principalmente sobre as causas que a levaram a óbito.

Sua leitura é importante para compreender as diversas camadas da independência do nosso país , e entender que não foi só D. Pedro que a declarou, mas sim que várias pessoas foram responsáveis por ela, e foi uma mulher que a arquitetou.

William LGZ 03/09/2023

Um dos melhores livros do gênero
Até o momento a melhor biografia que já li, cujo autor soube contar com maestria toda a vida desta ilustre figura histórica que não é apenas "a mulher de D. Pedro I" ou "a mãe de D. Pedro II" mas sim uma das principais arquitetas por trás da independência do Brasil e uma pessoa incrível em todos os aspectos.

E o livro não é maravilhoso apenas pelo fascinante material que Rezzutti já tinha em mãos para trabalhar, pois ele teve grande mérito em, sem distorcer nenhum fato e sempre ressaltando quando algo ainda era inconclusivo, contar toda a história de uma forma tão intrigante que era como se estivéssemos ali presenciando tudo.

Acredito que é importante para todos nós brasileiros conhecermos mais a respeito de Leopoldina porque ela foi por muito tempo, e ainda continua, escanteada dos livros de História mesmo tendo sido vital para o nosso processo de independência. Por isso recomendo demais essa obra que faz a reparação ideal para isso!

Mezzomo 23/08/2023

Interessante livro de colonizadora
É tão bom que eu me simpatizei com a figura esquecendo por momentos que ela era uma colonizadora
Tem documentos, fotos, cartas então fica muito interessante acompanhar me diverti muito e aprendi bastante também. Leitura dinâmica, li em menos de 3 dias!

Alexandra50 18/05/2023

Impressionante
Amor, intriga, escândalo, articuladora da Independência do Brasil! A Vida de D. Leopoldina é melhor que muito romance! Vale muito a leitura, não só pela vida dela como também pelo momento político em que se passa

Marília 07/05/2023

Ao contrário das aparências e do que se poderia esperar ela teve uma vida bem triste, sofrida e tumultuada.

Samuel Santos 07/05/2023

Uma excelente apresentação da vida de Maria Leopoldina da Áustria, a primeira imperatriz do Brasil, nascida em berço católico, foi extremamente educada nas virtudes cristã, nas ciências e na arte, portadora de educação e cultura que a fazia a melhor esposa para um governante ter ao seu lado, valor este que não foi dado por aquele que viria a tornar-se o seu esposo, Pedro de Alcântara. Como a sua irmã Maria Luísa, casada com Napoleão, Leopoldina também tornou-se uma virgem sacrificada ao Minotauro, afinal, "Os outros que façam guerra, tu, Áustria feliz, casa-te". Mulher de personalidade clara, piedosa e de grande coragem nos momentos em que fora necessário, frequentemente adotava uma postura que nem mesmo o próprio D. Pedro tivera coragem em momentos necessários, levando o próprio José Bonifácio comentar à Vasconcelos de Drummond: "Meu amigo, ela devia ser ele.", ao terminar de ouvir o que dizia a carta de Leopoldina à D. Pedro, que resultou com O Grito do Ipiranga.
Esposa, mãe, Imperatriz, diplomata, conselheira e estrategista, não foram atributos suficientes para manter o Demonão distante da cara Titília, o que resultou em seguidos eventos de grande vexame para a Imperatriz e consequentemente seu adoecimento. Por fim, acolhida pelas graças sacramentais da confissão e Eucaristia, "[...] a morte terminou os seus sofrimentos, sem esforço, sem estertor [...], ela parecia ter adormecido [...]" e todo o povo do Império chorou.
Em resumo, uma excelente biografia para conhecer esta figura tão importante para a nossa história e que muitas vezes é tratada sem as devidas considerações.

Dika 25/03/2023

Adorei a d. Leopoldina
Fiquei impressionada de saber a história dessa mulher tão importante na história de nosso país .
Uma mulher culta que veio lá da Áustria para se casar com o casca grossa do Dom Pedro em função de estreitar relações econômicas e políticas entre os dois países. Fico imaginando o que ela sofreu com a adaptação a um país recém colonizado e atrasado, comparando com o país de origem. Ignorou as traições do marido tudo em nome de cumprir com sua função e em prol do país que adotou. Tive muita compaixão por ela. Essa virou santa, coitada.

Isabella.sana 12/03/2023

Sou suspeita para falar sobre qualquer coisa que envolva a Leopoldina, porque eu simplesmente amo essa mulher!
Fiquei impressionada com a maneira como o autor desenvolveu o livro! Foi uma leitura tão gostosa que eu mal via o tempo passar. Além disso, toda a história contada, as imagens mostradas, os trechos de cartas e diários da própria imperatriz? uau! Eu fiquei em êxtase com essa grandiosidade.
Para os curiosos e apaixonados pela história da nossa família real, esse livro é o ideal!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6