D. Leopoldina

D. Leopoldina Paulo Rezzutti

Resenhas - D. LEOPOLDINA - A HISTÓRIA NÃO CONTADA

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MJGalvão26 27/03/2024

O livro fala da vida da Imperatriz Leopoldina desde a sua infância, como sua família construiu seu reinado. Sua ia ao Brasil e sua participação no processo de independência, mostra uma Leopoldina para além do que conhecemos.

Natalia 07/02/2024

"O pomo está maduro, colheio-já, senão apodrece."
O livro de Paulo Rezzutti não traz necessariamente nada muito novo do que se sabe sobre a primeira Imperatriz do Brasil, porém, a riqueza de detalhes com as cartas da própria Leopoldina e de seus contemporâneos impressiona.
Nele podemos conhecer melhor uma mulher cheia de aflições e plenamente ciente do seu papel como soberana de uma nação. Peça fundamental da Independência do país, não apenas a esposa daquele que a proclamou.

Vale muito a leitura!

Nota: 4,5

Cíntia 01/01/2024

Perfeito para quem gosta de história do Brasil !
Livro fascinante e extremamente rico de informações ! Engloba aspectos muito importantes acerca do Brasil colônia/imperio !

scorpiorxvxl 10/12/2023

Leopoldina!
Apesar de ter demorado muito para terminar, foi uma experiência maravilhosa. Sou suspeita a falar porque amo história e amo encaixar as pecinhas históricas na minha cabeça. E esse livro foi muito além do Brasil, de Leopoldina e etc. Abarcou todo o contexto histórico mundial do período. Então foi ótimo! Entretanto, senti falta de outros olhares e debates.

Maria.taylors 07/11/2023

Sem palavras
A escrita de Paulo Rezzutti deixa a leitura muito mais fluída e fácil de entender!
A forma como todos os fatos são apresentados é espetacular!

Regine 27/10/2023

Me surpreendi com a história Super recomendo
Fiquei encantada (e triste ao mesmo tempo) com a história, que eu conhecia muito pouco. Impressionada com esta mulher. Super recomendo o livro

Lívia 27/09/2023

D.Leopoldina A história não contada.
A biografia conta a história de Maria Leopoldina da Áustria (nascida Leopoldina Carolina Josefa, em alemão: Leopoldine Caroline Josepha von Habsburg-Lothringen);,desde a sua infância como arquiduquesa na Áustria até a sua morte como imperatriz do Brasil.

O autor destaca muito bem a importância de Maria Leopoldina para a independência do Brasil, colocando-a como a principal protagonista.

O livro fala de sua vida pessoal, pública e política relatando diversas situações.

D. Leopoldina não era só a imperatriz do Brasil, mas também mãe, estrategista e principalmente uma amante das ciências. Ela contribuiu muito para o desenvolvimento da ciência no Brasil, trazendo diversos pesquisadores e cientistas para o país.

O capítulo sobre a duquesa de Goiás foi um dos que mais chamaram minha atenção, ele conta sobre uma das filhas ilegítimas mas famosas de D. Pedro, conta que quando ele conferiu o ducado a ela, ele praticamente assumiu o seu relacionamento extraconjugal com a então Marquesa de Santos, na época ainda Viscondessa de Santos ( Domitila),e assumiu que traia a própria imperatriz.Isso contribuiu para que a ela , que já não estava com a saúde física e mental boa, piorasse .

A obra desmente diversos boatos sobre a imperatriz e principalmente sobre as causas que a levaram a óbito.

Sua leitura é importante para compreender as diversas camadas da independência do nosso país , e entender que não foi só D. Pedro que a declarou, mas sim que várias pessoas foram responsáveis por ela, e foi uma mulher que a arquitetou.

William LGZ 03/09/2023

Um dos melhores livros do gênero
Até o momento a melhor biografia que já li, cujo autor soube contar com maestria toda a vida desta ilustre figura histórica que não é apenas "a mulher de D. Pedro I" ou "a mãe de D. Pedro II" mas sim uma das principais arquitetas por trás da independência do Brasil e uma pessoa incrível em todos os aspectos.

E o livro não é maravilhoso apenas pelo fascinante material que Rezzutti já tinha em mãos para trabalhar, pois ele teve grande mérito em, sem distorcer nenhum fato e sempre ressaltando quando algo ainda era inconclusivo, contar toda a história de uma forma tão intrigante que era como se estivéssemos ali presenciando tudo.

Acredito que é importante para todos nós brasileiros conhecermos mais a respeito de Leopoldina porque ela foi por muito tempo, e ainda continua, escanteada dos livros de História mesmo tendo sido vital para o nosso processo de independência. Por isso recomendo demais essa obra que faz a reparação ideal para isso!

Mezzomo 23/08/2023

Interessante livro de colonizadora
É tão bom que eu me simpatizei com a figura esquecendo por momentos que ela era uma colonizadora
Tem documentos, fotos, cartas então fica muito interessante acompanhar me diverti muito e aprendi bastante também. Leitura dinâmica, li em menos de 3 dias!

Alexandra50 18/05/2023

Impressionante
Amor, intriga, escândalo, articuladora da Independência do Brasil! A Vida de D. Leopoldina é melhor que muito romance! Vale muito a leitura, não só pela vida dela como também pelo momento político em que se passa

Marília 07/05/2023

Ao contrário das aparências e do que se poderia esperar ela teve uma vida bem triste, sofrida e tumultuada.

Samuel Santos 07/05/2023

Uma excelente apresentação da vida de Maria Leopoldina da Áustria, a primeira imperatriz do Brasil, nascida em berço católico, foi extremamente educada nas virtudes cristã, nas ciências e na arte, portadora de educação e cultura que a fazia a melhor esposa para um governante ter ao seu lado, valor este que não foi dado por aquele que viria a tornar-se o seu esposo, Pedro de Alcântara. Como a sua irmã Maria Luísa, casada com Napoleão, Leopoldina também tornou-se uma virgem sacrificada ao Minotauro, afinal, "Os outros que façam guerra, tu, Áustria feliz, casa-te". Mulher de personalidade clara, piedosa e de grande coragem nos momentos em que fora necessário, frequentemente adotava uma postura que nem mesmo o próprio D. Pedro tivera coragem em momentos necessários, levando o próprio José Bonifácio comentar à Vasconcelos de Drummond: "Meu amigo, ela devia ser ele.", ao terminar de ouvir o que dizia a carta de Leopoldina à D. Pedro, que resultou com O Grito do Ipiranga.
Esposa, mãe, Imperatriz, diplomata, conselheira e estrategista, não foram atributos suficientes para manter o Demonão distante da cara Titília, o que resultou em seguidos eventos de grande vexame para a Imperatriz e consequentemente seu adoecimento. Por fim, acolhida pelas graças sacramentais da confissão e Eucaristia, "[...] a morte terminou os seus sofrimentos, sem esforço, sem estertor [...], ela parecia ter adormecido [...]" e todo o povo do Império chorou.
Em resumo, uma excelente biografia para conhecer esta figura tão importante para a nossa história e que muitas vezes é tratada sem as devidas considerações.

Dika 25/03/2023

Adorei a d. Leopoldina
Fiquei impressionada de saber a história dessa mulher tão importante na história de nosso país .
Uma mulher culta que veio lá da Áustria para se casar com o casca grossa do Dom Pedro em função de estreitar relações econômicas e políticas entre os dois países. Fico imaginando o que ela sofreu com a adaptação a um país recém colonizado e atrasado, comparando com o país de origem. Ignorou as traições do marido tudo em nome de cumprir com sua função e em prol do país que adotou. Tive muita compaixão por ela. Essa virou santa, coitada.

Isabella.sana 12/03/2023

Sou suspeita para falar sobre qualquer coisa que envolva a Leopoldina, porque eu simplesmente amo essa mulher!
Fiquei impressionada com a maneira como o autor desenvolveu o livro! Foi uma leitura tão gostosa que eu mal via o tempo passar. Além disso, toda a história contada, as imagens mostradas, os trechos de cartas e diários da própria imperatriz? uau! Eu fiquei em êxtase com essa grandiosidade.
Para os curiosos e apaixonados pela história da nossa família real, esse livro é o ideal!

Wolsey 12/03/2023

Minha muito admirada Imperatriz.
Confesso que o livro ficou aquém da minha expectativa. Mas a culpa é minha.
É um excelente livro e o autor tem uma clara preocupação em garantir somente o que a documentação histórica comprova. Daí a leitura ficar um pouco amarrada em tantas referências.
D. Leopoldina tem a minha mais profunda admiração. A meu ver ela foi o esteio da independência do Brasil. Nossa sorte é que a duras penas e com muita habilidade ela conseguiu direcionar e encorajar o marido a proclamar a independência, ato que até D. João VI já havia sugerido ao filho quando do seu retorno a Portugal.
O curioso - e muito simbólico - é que a independência foi proclamada justamente quando a Princesa Leopoldina era a Regente, em substituição ao Príncipe que estava em viagem.
Houve uma tentativa de minimizar a participação feminina na história do Brasil, enaltecendo injustamente a participação de D Pedro, chegando à infâmia de ridicularizar a figura da Imperatriz. Por sorte a história baseada em documentos prova justamente o contrário.
D. Leopoldina é muito mais digna do nosso respeito do que D Pedro I. Tanto assim que após a morte da Imperatriz, D. Pedro amargou um período considerável sem conseguir uma nova esposa para substituí-la. O Imperador foi afrontado, inclusive, para que não trouxesse a nefasta Marquesa de Santos para os aposentos imperiais. D. Pedro teve que afastar a amante - que não teria condições de ocupar o posto - e sua família, para que pudesse casar com D. Amélia (esta parte da história está na biografia de D. Pedro, do mesmo autor).
A história do Brasil é rica, interessante, mas não é peculiar. Aqui tivemos mazelas e fortunas tal qual os reinos de outros continentes. Nada nos deve envergonhar.
Nossa história é belíssuma e merece ser contada em seus detalhes, inclusive os mais sórdidos. Isso inclusive explica em parte nossa condição atual.
Mas retornando ao livro, com todo respeito ao autor, esperava um pouco mais. Mas, como já disse, a culpa é minha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6