The Handmaid

Resenhas - The Handmaid's Tale

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari 09/10/2020

Tudo para minha carreira
Achei um livro muito bom, tem um ritmo mais lento e momentos de devaneio, mas isso não afeta o conjunto.
O conto da aia Traz uma sociedade distópica, onde os homens subjugarão totalmente as mulheres, que antes tinhão liberdade. A história é narrada pela perspectiva de uma aia, que passa por várias situações de violação, assim como todas mulheres da narrativa.
O livro tem uma narrativa mais lenta, e em algum momentos a narrativa cronológica é interrompida para um devaneio, pensamento da narradora, sendo assim uma sequência psicológica que em alguns momentos pode ser difícil assimilar a lógica, mas nada muito difícil; entendo também que todos esses parênteses da narradora para expressar seus pensamentos pode ser derivado da proibido de se posicionar e falar o que pensa na sua vida nessa história.
Entendo, no final os acontecimentos são bem mais rápidos, tornando a leitura mais dinâmica.
Em suma, O conto da aia foi um livro que trouxe muitas lições para mim, com várias gatilhos também, principalmente para as leitoras por trazer muitas situações dos mais variados abusos que uma mulher pode vir a sofre apenas por ser uma mulher. Também me deixou atenta esse livro, pois vi como as mulheres que antes tinham tanta liberdade passaram a ser apenas objetivo, me deixando com um pouco de medo que algo assim não aconteça em nossa sociedade, reafirmando assim a necessidade da luta feminista para que acontecimentos como este fiquem apenas na literatura.

Renan Rocha 09/10/2020

Amazingly Vivid
Even though the book is set in a dystopian world, its vivid portrayal give it a surprisingly awesome representation of what so many women still face, in different parts of our own world, today.

Tati Diorio 30/09/2020

Um futuro não tão distante ...
Mais assustador do que os acontecimentos relatados no livro é a possibilidade de um dia isso se tornar realidade. Já temos poluição antrópica, governos autoritários, supressão de direitos, desigualdade social e alienação religiosa... só falta um gatilho.

Na linha das distopias, como O admirável mundo novo, 1984 e Fahrenheit 451. Ótima leitura!

Mar 16/09/2020

Será que esse mundo distópico está tão distante de nós?
Uma obra muito boa da Atwood, e cada vez mais atual.
A história se passa num contexto pós golpe de estado, no qual as mulheres vão perdendo sua autonomia e direitos até serem tratadas como puros objetos reprodutores.
O livro acompanha uma personagem e através dela contextualiza a realidade das mulheres, diversas formas de controle de seus corpos, como se deu o processo do golpe de estado, as mudanças até chegar nessa nova realidade, formas de resistência e de despersonalização.
Parece uma realidade muito distante, porém é bem próximo do que estamos vivendo.
É uma leitura fácil, fluída, minha única dificuldade foi com a língua, pois escolhi ler a obra em inglês e em alguns momentos eu precisava de ajuda com algumas palavras, mas nada que atrapalhasse o entendimento da obra ou que não possa ser sábado com uma leitura do livro traduzido.
Indico a leitura do livro.

Duda 04/09/2020

The Handmaid's Tale
O livro conta a história de Offred na República de Gilead e sua única função é reproduzir. Se ela se desviar desse objetivo ela será morta ou enviada para fora da República para morrer. Porém nem essa condição de vida pode impedir o desejo de ser alguém.

A narrativa é cheia de momentos tensos e imprevisíveis em contraste com momentos de reflexão e memória de um passado não tão distante. Vemos como a personagem principal (que, a princípio, não revela seu verdadeiro nome) pensa, toma decisões e analisa a sociedade em que vive aplicando os modos que lhe foram ensinados.

É uma excelente reflexão sobre o papel da mulher, sobre a sociedade que ela está inserida e sobre a convergência da religião com a política num único poder. Um livro imprescindível nos dias atuais por isso recomendo a todos.

"We were a society dying, said Aunt Lydia, of too much choice."

Lanna 24/08/2020

MEU DEUS
Sem palavras pra expressar o que eu sinto sobre esse livro. PERFEITO.

Macshime 13/07/2020

Assisti a primeira temporada da série antes de ler o livro. Gostei, pois consegui entender a linguagem e ter uma noção visual desde o início do livro. Achei incrível e consegui entrar mais ainda no psicológico da personagem. Na série não consegui ver o quão complexa ela era. O livro é completíssimo e assustadoramente real. 5 estrelas com louvor.

Diogo Souza 10/06/2020

Imparável!!
Praticamente engoli esse livro em alguns dias, a história é envolvente do início ao fim, e isso porque já conhecia a história (através da série).

Atwood é um gênio em múltiplas esferas. Recomendo demais.

Leonardo.Rodrigues 08/06/2020

É impressionante como esse livro é atemporal
Com uma escrita simples e fluida, mas muito detalhista, a autora consegue passar para o papel uma história bastante triste de exploração do corpo da mulher, de machismo e sexismo, de intolerância e de desrespeito às diferenças. O pior, infelizmente, é que, apesar da narrativa se passar num futuro distópico, muitas das coisas narradas pela protagonista (uma espécie de escrava sexual), já acontecem atualmente.
Esse livro é muito bonito e visual. Muito bem escrito e a leitura é muito boa.

Jess 19/05/2020

Pesado
A história é tensa e pesada, e a forma como é narrada pela personagem principal te envolve. Não dá vontade de parar de ler!

Leo_berger 26/04/2020

Faz a gente pensar muito, será que essa distopia se passa num futuro tão distante?

Ana 06/04/2020

O livro começa um pouco lento, demorou um pouco para deslanchar. É uma distopia que assusta por ser tão realista, de tema ainda relevante e atual. Achei bem mais leve que a série de TV, que aliás ainda não consegui terminar. Vale a pena a leitura.
Aline.Silva 06/04/2020minha estante
Não consegui terminar a série tb, tb ainda não tive coragem de ler os testamentos

Occult 03/04/2020

Bem e escrito e chocante
A escrita de Atwood é muito detalhada e elaborada e não que eu esteja reclamando, mas como o inglês é minha segunda língua, a leitura não foi tão fluida para mim. Por um lado, foi uma boa maneira de melhorar meu vocabulário, mas por outro, esse foi um dos livros mais difíceis que eu já li em inglês.

Além disso, foi uma leitura realmente chocante. No começo, eu não estava gostando muito, mas as últimas 100 páginas foram emocionantes. A conferência final me deu uma visão pessimista, o que me deixou triste. As distopias sempre nos lembram a importância da liberdade e como devemos sempre defendê-la.

"It isn't running away they're afraid of. We wouldn't get far. It's those other escapes. The ones you can open in yourself, given a cutting edge" page 8
"There's nobody here I can love, all the people I could love are dead or elsewhere. Who knows where they are or what their names are now? They might as well be nowhere, as I am for them" page 103
"I try to remember if the past was exactly like this. I'm not sure now. I know it contained these things, but somehow the mix is different. A movie about the past is not the same as the past." page 235
"There were many women willing to serve as Aunts, either because of a genuine belief in what they call traiditional values, or for the benefitsthey might thereby acquire. When power is scarce, a little is tempting" page 308

felipe watanabe 01/03/2020

03.2020

Premissa - 5
Personagens - 4
Andamento - 4
Escrita - 4
Final - 4

Isa 01/07/2019

Uma leitura muito interessante com cenas chocantes e uma história sobre sobrevivência de uma mulher em meio a um regime totalitário.
O que vemos no livro, o regime e suas regras, não são surreais e podemos ver esse futuro bem próximo, o que se torna ainda mais impactante. E se não bastasse as regras rígidas sobre todas as mulheres, ainda há a desunião entre elas e o único momento em que há união é entre as Tias e as Aias, que só serve para que os homens controlem as Aias por meio das Tias.
Os devaneios da Ofred sobre sua vida antes do regime nos mostram como tudo pode mudar rápido e em um piscar de olhos você não é mais dona da sua vida e sim o estado. Apesar de deixarem a leitura um pouco cansativa e confusa, pois são bem no meio de cenas, são interessantes.
O final é aberto que te faz pensar em cada detalhe das histórias para ver se há alguma pista sobre o que realmente aconteceu.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6