The Handmaid

The Handmaid's Tale Margaret Atwood

Resenhas - The Handmaid's Tale

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bferrarif 08/04/2024

Um dos melhores livros que eu já li
Eu sempre soube que essa história ia me tocar muito, mas nunca imaginei o quanto eu ia me sentir envolvida com as personagens pessoalmente, o quanto a dor delas seria a minha e o quanto eu ficaria indignada com tudo o que elas passaram. Distopia extremamente atual e plausível infelizmente.

Luís Felipe 08/04/2024

Assim que vi a sinopse do livro me deu uma baita vontade de ler. Não vou dizer que não gostei da leitura, é um livro interessante. Só que fiquei esperando o livro inteiro por um momento que a ação começasse e tive a impressão que quando ela está chegando, a autora prefere pular. Não que isso seja algo ruim, mas minha cabeça está mais acostumada com outro formato, então acho que isso fez eu estranhar o livro. No final entendi o porque não é uma história cheia de aventura, assim como outras distopias. O pretexto é o de uma vida real, com alguns dramas, mas sem a grande jornada do herói. Os relatos da personagem principal tentam se aproximar ao máximo do que seria uma vida comum, dentro desse universo, pela perspectiva de uma mulher. É possível fazer uma reflexão sobre pontos de semelhança dessa realidade com a nossa. Sobre o papel da mulher na sociedade, regimes totalitaristas e etc?

gregorio828 25/03/2024

Foi uma leitura (extremamente) lenta e até cansativa, mas é um livro que eu recomendo
acho que o mais interessante e aterrorizante da história é que se assemalha com a realidade, não é algo tão distopico quando você para pra analisar...

mduque 12/03/2024

Not sure what to say about this one
It was kinda disappointing tbh. I expected to be even more shocked than when I watched the show. Not sure I recommend it. Still deciding whether I?ll read The Testaments. Definitely expected more of this one.

raafsoares 15/01/2024

Leitura atual
?O livro não é contra a religião, mas sim contra o uso dela para fins tiranos e autoritários?. Essa fala da autora no posfácio faz da leitura tão, mas taooo atual nos dias de hoje em que temos em voga uma guerra que usa da religião (também) para o genocídio de uma nação?

Eu naturalmente já tenho pareço por distopias, já li 1984, Admirável Mundo Novo e agora o Conto de Aia, que vem mais uma vez para deixar uma pulga atrás da orelha, que trás como nenhuma das outras a visão de uma mulher num mundo possível, em que, para variar, tem seu corpo como um produto do estado.

Lari 03/01/2024

O Conto da Aia
Muito detalhista, muito lento, mas pra quem já assistiu a série antes de ler o livro, acredito que ajuda mais a entender e imaginar o cenário do livro.
Achei muito muito bom, gostei muito

Andréa Marcela 21/11/2023

Uma leitura de um mundo paralelo, mas não completamente diferente do que vivemos, onde uma parte comanda, algumas poucas mulheres recebem o alto título de esposas e as demais mulheres são usadas, como empregadas ou como reprodutoras?
Bianca S 21/11/2023minha estante
nao terminei de ler, mas vi a serie. e é extremamente assustador ver o quao perto essa realidade está de se tornar a verdadeira... do jeito que os fundamentalistas estao querendo impor suas crenças u.u

Nina 21/11/2023minha estante
Esse livro é muito bom! E cabe várias discussões também!

Likelli 14/09/2023

Perturbador
Ótimo livro. A distopia apresentada por Atwood contém muitas situações que aconteceram ou acontecem na vida real, então é um livro que provoca muitas sensações e reflexões.

skuser02844 01/06/2023

Distopia assustadoramente próxima da nossa realidade
Eu, particularmente, li o livro depois de ver a série e me decepcionei um pouco. A leitura é arrastada e se concentra exclusivamente na visão da Ofred, o que acaba limitando a apresentação de histórias diferentes, pois foca quase que exclusivamente na introspecção da personagem principal. Assim, é preciso começar a leitura sabendo que o enredo é bem menos dinâmico do que na série - e tudo bem, são formas diferentes de contar a mesma história, mas pode se tornar cansativo para alguns como foi para mim.

De qualquer forma, nada afasta o brilhantismo da autora em trazer um sociedade distópica tão extremista e, ao mesmo tempo, assustadoramente próxima da nossa realidade. As reflexões sobre o papel da mulher na sociedade são certeiras e presentes durante toda a narrativa, nos fazendo pensar (e temer) sobre quão frágil pode ser a aquisição dos direitos da mulher na nossa sociedade enquanto não mudarmos estruturalmente as raízes da exploração e submissão feminina.

Cat 02/05/2023

A proposta é interessante
E muito tocante saber que foi baseado em muitas coisas real, e interessante pois a autora vai contra o comum decidindo fazer uma certa crítica, e complexa a visão da mulher nessa sociedade pois a própria personagem acaba se encaixando e tendo ideais diferentes

Carol 12/04/2023

A história tem um potencial incrível (até por isso tem a série, mas nunca assisti). O livro é bom, mas não é surpreendente. Falta muita coisa, a história fica como mal contada. Muitas pontas que ficaram soltas e que ao meu ver são essenciais pra entender a história. Não é um livro ruim, mas não atendeu as expectativas.

Letícia Lemos 18/01/2023

Demorei, mas li finalmente
Queria ler esta obra há bastante tempo e finalmente pude ler devido a uma leitura obrigatória da faculdade. Confesso que esperava mais ação tanto por parte da protagonista, quanto por parte do mundo distópico retratado na obra. Entretanto, isso em nada diminui a qualidade da narrativa. Offred é tão resiliente quanto a maior das guerreiras. Ela só usa armas diferentes para sobreviver. A personagem me lembra a Sansa Stark de Game of Thrones, outra personagem bastante incompreendida por seus modos mais "sutis" de lidar com problemas. Recomendo ler em um momento tranquilo, pois a narrativa é bastante fragmentada e não tão linear, logo demanda bastante atenção.

AlexiaMC 14/01/2023

Achei a série melhor
Minha experiência com esse livro foi influenciada por já ter assistido a algumas temporadas da série. O livro é muito bom, sim, mas achei série mais impactante.

Não sou muito fã de livros muito descritivos, como esse é, em muitos momentos. Mas, as descrições excessivas fazem sentido para o contexto da narradora (uma Aia). Vejo até uma certa ironia da narradora no uso desse recurso.

De forma geral, aproveitei o livro, prendeu minha atenção, embora não tenha me deixado ávida para continuar e ver o que aconteceria em seguida (talvez por já ter uma noção da história?).
Tamires Durães 14/01/2023minha estante
Adorei a resenha, ainda não vi a série, então será totalmente surpresa pra mim ??

AlexiaMC 15/01/2023minha estante
Depois que você ler, trocamos nossas experiências ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6