Prega a Palavra

Prega a Palavra Karl Lachler

Resenhas - Prega a Palavra

Matheus.Medeiros 19/01/2024

Grata surpresa!

É um livro pequeno (de tamanho), mas com um conteúdo muito prático mesmo. O autor escreve pensando tanto na vida devocional, e na importância da construção de uma vida piedosa perante ao Senhor, quanto na parte prática, no ?pegar na mão?, e vamos fazer juntos, e isso pensando em ?pregadores? que tem conhecimento de línguas originais, aos que tem apenas o acesso a sua língua vernácula.
É um material que com toda a certeza irei revisitar.

Sidney 05/03/2021

Ministério da Palavra
Atos 6:4 "e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da Palavra". Gostaria muito que esse livro tivesse chegado às minhas mãos bem antes... Mas amém, nunca é tarde pra recomeçar. Pastor se dedica ao Ministério da Palavra. Que o Senhor levante mais pastores de sermões expositivos!! Paulo disse a Timóteo: Pregue a palavra. Recomendo.

John 06/07/2020

Bom.
Leitura essencial para quem deseja se aperfeiçoar na exposição da Palavra de Deus.

Fernando1262 05/01/2020

Empolgante e prático
Todo pregador, iniciante ou experiente, precisa ler um bom livro sobre sermão expositivo de tempo em tempo, não importa os anos como proclamador da Palavra de Deus. Esse é um dos livros que precisa ser lido pelos pregadores. É uma obra de 1990, por isso, ainda vai falar sobre sermões "datilografados" e consequentemente não dá dicas considerando o mundo tecnológico, mas isso não afeta seu conteúdo. O livro é uma injeção de ânimo para os que estão no ministério. É encorajador. Alguns pontos que merecem destaques: o livro é escrito por um estrangeiro, mas em contexto brasileiro; fácil leitura e compreensão; importância da pregação expositiva livro por livro; a vida piedosa do pregador; clareza na proposta de como elaborar um sermão expositivo.

Tomé 17/10/2018

Pregue a Palavra
Um livro importante para os que foram chamados para pregar. O autor foi professor de teologia aqui no Brasil por mais de 17 anos. E neste livro, ele aborda a temática de pregação expositiva dentro de um contexto Brasileiro. E outro ponto relevante, é que a parte sobre exegese,ele sugere uma forma de trabalhá-la visualizando leitores ou pregadores que não tem o domínio das línguas originais.

Anderson 14/08/2012

PASSOS PARA A PREGAÇÃO EXPOSITIVA.
Dr. Karl Lachler, é colaborador e conferencista na Aliança Bíblica Universitária, casado com Margarete, e atualmente estão morando em Michigan. Ele lecionou na Faculdade Teológica Batista de São Paulo durante 18 anos, também foi missionário no Brasil por 32 anos. Ele objetiva em seu livro destacar a importância da pregação expositiva.
Percebe-se que não é a retórica que faz com que a pregação quebre as barreiras entre Deus e a pessoa que estão ouvindo a mensagem, mas é Jesus que concede vida à mensagem, trazendo uma mudança na vida das pessoas, entretanto, é necessário que as pregações sejam expostas de forma que as pessoas possam entender claramente a respeito de Jesus. Desta forma, não há nenhuma necessidade que o pregador mude o tom de voz, e a personalidade quando estiver expondo a palavra de Deus.
Entende-se que nos dias atuais é muito difícil expor a palavra de Deus, para isso é necessário ter uma exigência muito grande de quem irá expo-lá, é necessário que se tenha dedicação, e também convicção de que a Bíblia é de fato a palavra de Deus. O objetivo da mensagem expositiva é levar maturidade espiritual para a igreja, para isto deve-se utilizar as ferramentas culturais que os brasileiros têm.
Na filosofia teológica, a palavra de Deus é transmitida pelo arauto através da palavra revelada a ele, neste sentido o pregador que transmite a mensagem de forma fidedigna às escrituras, o ouvinte experimenta a iluminação divina. “A palavra de Deus escrita em linguagem humana, adéqua-se às nossas faculdades cognitivas naturais e espirituais”. (p.33).
Percebe-se que o sentido fundamental da exposição, é extrair da palavra de Deus aquilo que parece obscuro, e tornar acessível o entendimento da idéia explanada. Portanto essa explanação não deve ser um improviso casual, onde o pregador vagueia pelos versículos. Na exposição da palavra quem deve falar é Deus, e não a invenção do pregador, desta forma fica mais difícil a criação de heresias pelos pregadores. “A exposição da palavra de Deus através dos livros da bíblia é uma das melhores instruções teológicas que um pastor pode dar a si mesmo e, depois, a seu povo”. (pg.59).
Entende-se que o preparo do sermão leva tempo, estudo, e análise nas línguas originais, e quanto mais o expositor se dedicar no conhecimento dessas línguas mais recursos terá no preparo de um bom sermão. O pregador tem de trabalhar o contexto histórico e cultural do livro que se está sendo pregado. Percebe-se que é necessário fazer uma definição dos parágrafos da pregação, e o amor pela palavra de Deus resultará numa pregação expositiva inteligente.
O pregador precisa estar familiarizado com o texto, fazer uma análise dos originais do texto a ser exposto de forma indutiva, para chegar a uma conclusão mais ampla e geral, e através desses conceitos. Também é preciso que o pregador tenha uma boa percepção para elaborar a tese e a proposição, entendo que a proposição é o coração do sermão, é a contextualização que vitaliza a forma e o conteúdo do sermão. Entende-se que um bom sermão deve ser bem dividido, e que cada parte deve ter uma palavra chave, que corresponda ao assunto central do parágrafo. Conclui-se que para falar da Bíblia, deve extrair dela a mensagem, uma vez que se entende que ela é a palavra de Deus.
ANDERSON RESENDE BARBOSA