Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Milena12 13/12/2023

Mensagem
"Mensagem" é uma obra poética de Fernando Pessoa que retrata a essência e a história de Portugal. Dividido em três partes, o livro apresenta uma visão complexa e profunda sobre a identidade nacional, explorando temas como a saudade, o heroísmo, os feitos históricos e a busca por um sentido de propósito coletivo.

Na primeira parte, intitulada "Brasão", Pessoa faz uma análise simbólica dos símbolos nacionais e dos heróis do passado, destacando a importância de se preservar a memória e os valores que moldaram o país ao longo dos anos. Nessa seção, o autor também reflete sobre a relação entre o indivíduo e a nação, ressaltando a necessidade de um sentimento de pertencimento e união.

A segunda parte, chamada "Mar Português", é uma homenagem ao mar e à história marítima de Portugal. Pessoa exalta os navegadores portugueses e suas epopeias, destacando a coragem, o desbravamento e a conquista dos mares como elementos fundamentais da identidade do país. O mar é retratado como um símbolo de liberdade, aventura e descoberta.

Por fim, na terceira parte intitulada "O Encoberto", Pessoa aborda o mito do Encoberto ou do Desejado, que representa a figura messiânica que trará a redenção e o renascimento de Portugal. Nessa seção, o autor expressa sua visão sobre o destino do país e sua esperança em um futuro grandioso.

"Mensagem" é uma obra densa e poética que reflete não apenas a visão de Pessoa sobre Portugal, mas também sua própria busca por identidade e significado. Através de uma linguagem rica e simbólica, o livro convida o leitor a refletir sobre a história, os valores e o destino não apenas de Portugal, mas também do ser humano em geral.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR