O Abandono da Fé

O Abandono da Fé Toby Clements

Resenhas - Abandono da Fé

Marcela115 08/10/2023

Quase tão bom quanto o primeiro
Imaginei que o segundo livro fosse um pouco surpreendente, mas eu me enganei. Tive boas surpresas, ainda que algumas tramas tenham sido um pouco enfadonhas e outras foram abandonadas.

A primeira questão que me incomodou, foi a questão do casamento da Margaret com o Richard, acho que o autor levou a questão muito longe e depois simplesmente abandonou. Mas ainda tem um terceiro livro pela frente, sinto que talvez seja um assunto que vai voltar nas próximas páginas.

O livro fica um pouco enfadonho quando o nosso grupo decide trocar de lado na guerra, mas essa sensação não dura muito tempo. Logo um dilema novo e bem estruturado se mostra, e a trama volta a andar com muita agilidade. A reta final fica incrível, mesmo que o começo tenha sido maravilhoso também. E o mistério do livro continua vivo e importante.

Mas devo acrescentar, achei o plano de mudar de lealdade e o contexto do livro (finalmente revelado) pouco instigante, porque querendo ou não, Katherine e Thomas estavam em boas graças com os York. Não sei, sinto que essa história vai desenrolar na revolta do Warwick contra o Rei Edward IV e isso me deixa animada.

Augusto Bogo 22/12/2022

Você começa a ler esse livro e não quer parar mais. O começo me fez ficar boquiabertos o desenrolar foi bem aflitivo. Está abaixo do primeiro da saga, mas é ótimo!

Maria290 22/11/2022

"Vai ficar tudo bem..."
NÃO VAI FICAR TUDO BEM, PARA DE MENTIR PRA MIM, THOMAS!!
Meu Deus, esses personagens não tem um minuto de paz, nunca vi! Quando você acha que alguma coisa vai dar certo BUM toma aí um pouquinho de desgraça!!!
Pensei que eu não fosse sofrer tanto quanto sofri lendo o primeiro livro, mas, meu Deus, acho que sofri duas vezes mais!!

O livro é tão perfeito quanto o primeiro, a leitura é fácil e fluída, tem um quê de simplicidade e comédia que só torna tudo melhor, sem contar, claro, com o detalhamento perfeito do autor (que me deixou enojada em algumas cenas, diga-se de passagem...)

Minha única crítica, como no 1º livro, é o fato de ter muita repetição de "ele" e "ela" e eu me perder um pouco quanto à quem está fazendo tal ação no enredo, mas não é difícil de se situar...

Mal vejo a hora de começar o 3º livro (e espero, senhor Clements, que não seja só desgraça atrás de desgraça e que o Thomas e a Katherine encontrem um pouco de paz!)

Amei demais o livro, deu pra saciar a lombriga de romance medieval por enquanto!!!!

Ed.Costa 20/03/2022

A jornada continua?
Thomas e Katherine continuam sua saga, tendo como pano de fundo a guerra das rosas, uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo de trinta anos (entre 1455 e 1485).
No segundo volume da série, os dois protagonistas precisam retornar ao ponto de partida (início do primeiro livro), para se reconectarem e recomeçarem uma extenuante aventura, repleta de muitas batalhas, intrigas, emoções conflitantes e novos companheiros de jornada.

Marcia 12/10/2021

O final do primeiro livro me enganou direitinho. Por isso não esperava encontrar o cenário inicial. De qualquer forma gostei das reviravoltas quase milagrosas pela qual os protagonistas passaram. É interessante ver as imperfeições e os jogos de interesses dos heróis do enredo. No final, agradeço a Deus pelo leitor digital, assim posso engatar direto para o 3? livro.

SIMBRAS 11/09/2019

Ótima Sequência
Assim como o primeiro volume, o abandono da fé, traz reviravoltas que mantém essa sequência tão boa e, eletrizante.

Para os que estão interessados, leiam, pois vale muito a pena.

sandra 14/08/2017

Esse segundo livro começa dois anos depois da batalha que encerra o livro anterior e vai determinar o futuro dos personagens Thomas e Katherine. que fazem uma descoberta que pode mudar a guerra entre a casa de York e os Lancaster. Ao tentarem falar com o rei Henrique eles passam por adversidades e mais batalhas. É incrível como se tratavam os feridos de guerra sem recursos e com uma medicina atrasada.
O livro termina com Kit gravemente ferida.
O autor escreve de forma a nos prender mais e mais no livro e aguardar o próximo.

Ju Zanotti 17/05/2017

O Outro lado de uma Guerra civil
Kingmaker - O Abandono da Fé é o segundo livro da trilogia Kingmaker, logo que terminei a leitura do primeiro livre estava curiosa com o desenrolar dos fatos, porém precisei dar um tempo na leitura para fugir da ressaca literária. Posso dizer que foi a melhor decisão que tomei, quando peguei pra ler O Abandono da fé já tinha passado tempo suficiente para eu absorver a história do livro anterior e durante esse período pude compreender melhor alguns detalhes da narrativa, o que colaborou com uma melhor compreensão dessa continuação.

Kingmaker - O Abandono da fé, começa mais ou menos dois anos depois do fim de Uma Jornada no Inverno. Aqui vamos descobrir o que aconteceu com Thomas e Kit (Katherine) depois da trágica batalha que encerra o livro anterior o autor deixou várias questões em aberto, mas principalmente um questionamento sobre o futuro dos personagens. Fui surpreendida por um detalhe que ocorreu exatamente na última linha da história, algo que eu imaginava certo se desfez logo no início desta nova leitura. Um recurso muito bem utilizado por Clements, já que isso aguça a curiosidade do leitor. De forma brilhante o autor utiliza uma jogada que vai desconstruir tudo o que quem está lendo acredita ser real. Tornando a narrativa mais ágil que o livro anterior.

A descoberta que fazem pode mudar todo o rumo da guerra que até o momento parecia pender a favor dos York. E Thomas e Katherine são os portadores dessa verdade, mas estando envolvidos com o inimigo é necessário muita cautela antes de seguir em frente com seus planos. Em meio a tudo isso o relacionamento entre os personagens se estreitam, e existe um pequeno detalhe que pode mais do que qualquer coisa levá-los a morte.Algo essencial muda em Thomas nesta nova jornada, é como se ele se descobrisse e passasse a compreender seus verdadeiros objetivos. Há um crescimento exponencial com relação aos personagens, aqui Clements pode deixar de lado a questão da fé nos designios de Deus e trabalhar a força e dedicação humana intrinseca aos personagens.

Além disso, Clements nos possibilita ver a história por outro angulo. Geralmente quando se trata da Guerra das Rosas nos deparamos com narrativas pelo ponto de vista do lado vencedor. Mas no caso deste livro podemos ter um vislumbre da outra ponta dessa guerra. Nunca tinha me deparado com um livro que abordasse a guerra pelo ponto de vista do exército do Rei Henrique e foi uma experiência bastante satisfatória

Felizmente o autor ou a editora trabalham melhor a diagramação da obra. Se no primeiro livro as passagens erram corridas e não existiam intervalos entre um momento e outro, neste não há essa confusão, toda a narrativa é muito bem pontuada. Também há menos batalhas nessa continuação, a história se torna mais envolvente, mas não menos sangrenta. A verdade é que Toby Clementes evoluiu como escritor e isso fica bastante óbvio. Algo que adorei é a forma como o autor utiliza referências, não só as históricas, mas em determinado momento ele une sua narrativa a de outro autor e isto fez meu coração dar um pequeno salto de alegria, me refiro a menção de Thomas de Hookton, personagem de A Busca do Graal de Bernard Cornwell. Foi uma jogada sensacional para os leitores deste gênero que já conhecem a obra.

Enfim, Kingmaker - O Abandono da Fé é uma sequência muito bem trabalhada e necessária que só aguça ainda mais a ânsia do leitor pela finalização da trilogia. Há mais romance neste livro e também uma imersão mais real a história da Guerra da Rosas, o que estimula o leitor a pesquisar mais, ir em busca do real na história toda. Eu definitivamente coloco Toby Clements entre meus autores preferidos do gênero e isso não é pra qualquer um. No mais, leia, comece a trilogia e descubra como um autor absurdamente bom no faz sabe instigar o leitor.

Cheiro de Livro 08/05/2017

The Kingmaker – O Abandono da Fé
No segundo volume da trilogia de Toby Clements sobre a Guerra das Flores é a hora de conhecermos a situação do outro lado do conflito, ou seja, o exercito do Rei Henrique VI.

O primeiro livro termina em um gancho feito para enganar o leitor, Katherine e Thomaz, na verdade, não se reencontraram ao final da batalha de Towton. Katherine assumiu a identidade de Margaret e está casada com Richard, já Thomaz está desmemoriado e mudo vivendo com o irmão. É nessa situação que a ação se inicia e, como no primeiro volume, a história dos dois é apenas desculpa para mostrar a guerra e seus efeitos para os cidadãos comuns.

A primeira parte serve para vermos a devastação que acompanha a batalha. Castelo e cidades devastadas, pessoas tentando retomar suas vidas e soldados circulando. É aqui que duas linhas narrativas do primeiro livro são retomadas: quem é Katherine e o livro de registros. O primeiro é logo abandonado, como se, na verdade, não importasse muito, já o segundo é o motor que reunirá nossos protagonistas para mais uma aventura em meio a guerra das rosas.

Os dois terços seguintes são feitos para nos mostrar o outro lado da disputa. O Castelo de Bamburgh é o cenário mais recorrente e nos apresenta a penúria que os soldados leais ao rei Henrique viviam. O antagonista principal também retorna com toda a sua maldade, Raven está aqui em uma situação que rendem a melhor parte do livro.

Vivendo nas linhas que eram inimigas no primeiro volume vemos descrições de derrotas e traições, de tramas políticas. É nos mostrado, literalmente, o outro lado da guerra. Clements tem os mesmos erros e acertos aqui. A história dos protagonistas anda pouco e a passos lentos, já a reconstituição de época e de batalhas é impecável. O confronto final é um pouco decepcionante para um livro que tem tantas boas cenas de batalha, só é constante, igual ao do primeiro volume, tem um quê de anticlimax.

site: http://cheirodelivro.com/kingmaker-o-abandono-da-fe/