Abuso Espiritual

Abuso Espiritual ken blue




Resenhas - Abuso Espiritual


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Gustavo 10/11/2021

Um mal silencioso
Algumas características do abuso espiritual devem destacadas aqui: ele é sútil, progressivo e, por isso mesmo, difícil de se reconhecer. O autor traz elementos para que identifiquemos tal abuso, o perfil do abusador e o que fisga os que sofrem o abuso. Na sua parte final, o livro aponta formas de resistir ao abuso e como seguir após a trágica experiência. Leitura de fácil compreensão e fluída, é capaz de impactar profundamente quem já viveu tal experiência.

Os tipos apresentados, como toda tentativa de descrever um fenômeno assim, podem ser limitados, o que não empobrece a leitura. No entanto, vale ressaltar que uma leitura do tipo "copia e cola" dos conceitos não é o melhor a se fazer (embora seja uma grande tentação, dada a clareza com que o autor descreve situações abusivas). Recomendo usá-los como guia, mas submetendo-os com senso crítico e acompanhado de outras leituras também.

Outra forma de fazer a leitura é rejeitando as proposições do autor a todo instante. De fato, o momento em que o leitor se encontra em sua vida ajudar a orientar sua leitura. Perceba se você não está sendo muito reativo(a) às proposições do autor. Caso esteja, avalie bem se sua situação atual não tem sido abusiva.

Embora o contexto que o livro apresenta seja de igrejas cristãs, o abuso espiritual pode ser encontrado em qualquer ambiente religioso. Nesse sentido, recomendo a leitura para não cristãos também. O que se apresenta ali pode lançar luz a outras relações com fundamento religioso, inclusive relacionamentos amorosos, familiares, etc. Embora, o autor não mencione ou se aprofunde nessas relações.

De todo modo, identificar o abuso espiritual é urgente, assim como resistir a esse mal, tão pouco falado e percebido nas comunidades religiosas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR