O Nariz (eBook)

O Nariz (eBook) Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

alexsandernsantos 25/12/2023

UMA CRÍTICA SOCIAL DE SEU TEMPO
Esse conto foi minha primeira leitura do autor. Por mais que não tenha entendido a estória muito bem no início, o livro traz críticas sociais pertinentes ao contexto da Rússia do século XIX, abordando o funcionalismo público da época como um meio de ascensão ou declínio na sociedade. O enredo é ambientado em São Petersburgo, capital do império russo na época. De maneira cômica, porém séria, o autor mostra a preocupação do personagem Kovaliov em seu iminente rebaixamento social devido ao fato de encontrar-se desmembrado. A meu ver, a estória não teve uma explicação e nem um desfecho, mas imagino que a intenção do autor era exatamente a de colocar o cômico e o absurdo no centro do enredo.

O livro aborda o conceito literário do "duplo" ao contrastar o personagem Kovaliov e seu nariz. Outros autores utilizaram o duplo em seus escritos, a exemplo de Dostoiévski, Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson.

Marto 24/12/2023

Do grotesco ao cômico
Um conto que inicia com um fato absurdo me lembra muito Kafka em vários sentidos, a construção desse texto está encrustada de referências grotescas como no texto kafkiano ?A metamorfose? e ao mesmo tempo cheio de críticas sociais. No contexto da sociedade da Rússia do século XIX, que é extremamente segmentada e reflexo do cenário burocrático de então. Um nariz que dar-se seu valor a partir de seu título em paralelo ao rebaixamento social do corpo a que pertence. O texto é cômico em vários pontos, apesar de ser um humor soturno e de estranhamento, diga-se de passagem, mas não deixa de ser uma das principais marcas do conto, assim como a reflexão social e os questionamentos das estruturas que os personagens estão envolvidos. Recomendadíssimo!

Raphaela.Bonaretti 23/12/2023

Divertido
Primeiríssimo contato com literatura russa e eu adorei!
Um livro fantasioso e realista ao mesmo tempo. Com críticas sociais pertinentes e aquela pitada indispensável de sarcasmo.
É bem curtinho, super fluído. Bem diferente do que estou acostumada a ler.
Vale ressaltar que as videoaulas disponibilizadas nessa versão da Antofágica também são bastante interessantes.

Pk_Affonso1408 21/12/2023

Um conto que te deixa de nariz em pé kkkkk.
Um conto cômico, de cunho absurdo e fantástico sobre um nariz perdido, suas aventuras e as desventuras de seu dono.

O conto tem suas belezas e significados, mas não consegui me conectar muito bem com a história. Ela tem seus méritos, me fez dar umas boas risadas e ficar coçando a cabeça imaginando o que se passava na mente de Gógol quando ele escreveu esse conto.

Foi engraçado perceber que a sensação de perplexidade que eu senti ante esse conto aparentemente foi compartilhada por muitos leitores. O sentimento de ?Ué, acaba assim?!? e o de ?Nossa, que história doida?

Vi muita semelhança de Gógol com Kafka, principalmente na parte imaginária construindo situações absurdas e que beiram a loucura, porém Gógol da uma roupagem mais cômica a sua história, transformando a leitura mais leve e descontraída, diferente de Kafka que nos mostra situações dramáticas.

É isso, eu esperava encontrar um tipo de história e me deparei com algo totalmente diferente, se posso destacar uma palavra para definir esse conto seria INVEROSSÍMIL.

Ana 19/12/2023

Um enigma
Após ler este livro, busquei várias análises para compreendê-lo, pois me senti meio como o John Travolta do meme. A incógnita que permanece com o leitor após a leitura é unânime em todas as resenhas que li.
Qual foi seu entendimento?

Clarissa130 17/12/2023

Que viagem!
?O Nariz? é um conto satírico e fantástico, no qual, certo dia, um major acorda sem o nariz. Este, por sua vez, é visto pela cidade com roupas elegantes e assumindo uma patente superior ao seu ?dono?, o que faz da leitura uma verdadeira ?viagem?. De fato, leva nossa mente ao ápice da imaginação e especulação, pois de maneira recorrente ?o incidente torna-se completamente nebuloso, e, sobre o que aconteceu a seguir, não se sabe rigorosamente nada?.
Durante toda a leitura, que é breve, diga-se de passagem, só vinha em minha mente: ?que viageeeem?! Hahah
Vale a leitura! ?

Morgan 12/12/2023

Eu achei o começo muito divertido, achei engraçado de ver um nariz andando por aí e agindo como se fosse importante, enquanto o dono o procurava, mas sei lá, não curti muito o final, achei muito em aberto, mas quero ler mais do autor.

jjuniecode 08/12/2023

Sai completamente apaixonada pela criatividade do autor, foi uma história tão divertida de acompanhar!

Claudia.livros 03/12/2023

Um conto incrível, interessante e divertido. Gógol era um mestre na arte de criticar a burocracia russa com comédia.

Na 1a parte, temos um personagem que encontrou um nariz dentro de um pão, que sua esposa assou.
Na 2a parte, temos outro personagem que acordou sem o nariz.
Ambos saem pela cidade para resolver seus problemas e é aí que a diversão começa.

luisa499 03/12/2023

Achei esse conto engraçado e satírico. Gostei da forma que Gogol escreve, como se o fato de que o nariz ter saído de Kovaliov fosse completamente normal. Também gostei da sequência de acontecimentos inusitados. Mesmo assim, não achei que me prendeu tanto.

Pretendo ler mais da literatura russa, que me interessa cada vez mais.

Iury Cauan 01/12/2023

O Nariz
Em "O Nariz" de Gógol, somos imersos em uma novela curta e envolvente. A trama gira em torno de Kovaliov, que inexplicavelmente se vê dividido em dois seres distintos: ele mesmo e seu próprio nariz. O nariz, dotado de uma personalidade própria, transcende as barreiras convencionais ao andar pela cidade, rezar e até mesmo possuir sobrancelhas.

A narrativa conduz Kovaliov em busca da reunificação com seu nariz, sendo este seu único anseio. Gógol, de forma magistral, constrói a trama com humor e uma sutil dose de sátira, capturando a atenção do leitor. Em nenhum momento, a estranheza dos acontecimentos é questionada pelos personagens.

É somente no desfecho que o narrador levanta indagações sobre os eventos, instigando o leitor a refletir sobre a natureza peculiar da narrativa.

Foi minha primeira experiência com o Gógol e com certeza irei ler mais obras dele no futuro.

miw6t 28/11/2023

O nariz é uma narrativa singular da literatura russa, comparado às leituras que já tive. Foi um texto rápido e sem dificuldade para ler.

Marcos Aurélio 26/11/2023

Crítico e cômico
O nariz do major Kovaliov é encontrado no pão que o barbeiro Ivan Iákovlevitch cortaria para tomar seu café da manhã.

A partir daí o barbeiro luta para se livrar e o major para encontrar seu membro faltante. Um conto cômico e breve que sugere que não se deve meter o nariz onde não lhe diz respeito. Se bem que Gógol dá vida ao membro que, por livre arbítrio caminha por São Petersburgo enlouquecendo seu "caçador".

A genialidade está na ficção, no inverosímil, no riso e nas reflexões que Gógol desperta.

Joyce.Gomes 26/11/2023

Fui com muita sede ao pote, por ser um clássico fui com grandes expectativas.
Achei meio bleh, não achei engraçado, nem incrível como os críticos disseram.

Maria 26/11/2023

O Nariz
Que livro divertido!
O tom irônico, a sátira, a crítica social, o fantástico e o estranhamento são constantes na leitura.
Adorei a escrita do Gógol e quero ler mais livros desse autor!