A História do Futuro de Glory O

A História do Futuro de Glory O'Brien A.S. King

Resenhas - A História do Futuro de Glory O'Brien

Mr.Penguin 21/04/2020

Mais do que um livro... Uma experiência maravilhosa
Este livro foi meu primeiro contato com a autora e por mais que eu tenha amado, não recomendo este livro para quem está querendo começar a ler a autora.
No começo da história eu não senti fluir muito bem, eu ainda não tinha compreendido a magia que A.S.King tinha criado.
Depois da página cem eu comecei a entender melhor os personagens e entendi porque essa autora é uma das melhores da atualidade.
Os personagens são MUITO bem desenvolvidos, cada personagem evolui e tem um final que não é nada mais do que perfeito.
Senti, compreendi o que a personagem principal estava sentindo e percebi que era a mesma coisa que eu estava sentindo enquanto eu lia o livro.
Não saber como será o seu futuro, pensar que não existe um futuro que pertence à si próprio e ter medo de crescer e encarar todos os seus medos e receios são o que a personagem enfrenta.
Bem escrito, com um perfeito desenvolvimento de personagens e que ainda pode te arrancar algumas lágrimas.
Não foi uma simples leitura, foi uma experiência. Uma experiência que eu nunca vou esquecer.

Ca Agulhari @literario_universo 25/03/2018

Gostei!
A história é estranha! Mas um estranho legal, cheio de referências, de pautas necessárias pra se pensar, um livro que todo jovem deveria ler e que eu gostaria que fosse maior. Adorei o final, gostei muito do grito feminista vindo dele. Recomendo.

jumcp 01/01/2024

Glory, a morcega, com raiva do mundo.
Li esse livro quando era muito nova e fiquei com medo de reler e perceber que na verdade ele não é tão bom quanto me lembrava. Acontece que reli e percebi que é ainda melhor.

Não é um livro comum, entendo que muitas pessoas irão ler e não gostar, porque não é mesmo para qualquer tipo de pessoa. Mas, para mim, ele combinou perfeitamente.

Glory O'Brien é uma adolescente que perdeu a mãe para o suicidio quando criança e agora bebeu as cinzas de um morcego que a permitiu ter visões sobre o passado e futuro das pessoas. Viu? É uma história maluca. Mas, sinceramente, acho que foi uma loucura proposital.

Acho que o foco do livro sempre foi apenas a Glory. Glory, a morcega, com raiva do mundo. É curioso como uma garota que pensou que nunca teria um futuro, porque imaginava seguir os passos da mãe, começa a ver o futuro de outras pessoas. O jeito que ela pensa. O jeito que ela age. Glory é inteiramente interessante.

Ela não é uma pessoa feliz. Sequer tem amigos. Até tem uma, mas a amizade delas durante o livro todo não chega nem perto de ser boa. É uma pessoa sozinha. Ela odeia tudo que é comum na sua idade - moda, garotos, festas. Mas ela não faz isso de uma forma pick me girl e sim de uma forma solitária. Às vezes ela tem raiva de si mesma por ser assim. Às vezes ela tem orgulho. Às vezes ela só quer enfiar a cabeça dentro de um forno quente.

Até a mãe, a mãe morta, tem uma presença muito forte nesse livro com seus próprios pensamentos, mesmo passando o livro da mesma forma: morta. Acho que é um livro sobre luto. Sobre viver. E também sobre pessoas.

É o meu tipo de livro.

Taize @viagemliteral 20/03/2020

?"Ninguém teria todas as respostas exceto Darla. É assim que o suicídio funciona. Ninguém tem todas as respostas exceto a pessoa que não pode mais responder."
Glory, uma garota de 17 anos, viu sua vida transformada aos 4, quando sua mãe Darla resolve por um fim em sua existência, colocando a cabeça no forno da cozinha e ligando o gás.
Crescer sem sua mãe, e sem as respostas que precisava para saber o motivo real do seu suicídio, a fez pensar que seu futuro não seria diferente, sendo assim, terminou o ensino médio, mas não se inscreveu em nenhuma universidade, não fez planos, nem amigos, exceto Ellie, que cresceu numa comunidade Hippie em frente a sua casa.
Em uma noite de total desilusão da vida, as amigas resolveram tomar uma mistura de cerveja com o morcego petrificado (ele que virou pó), e a partir daí, começaram a ter visões do passado, e do futuro das pessoas, mas não fora apenas isso, Glory também via a explosão da segunda guerra civil, essa que tiraria o direito das mulheres, as colocaria em campos de concentração, seriam usadas para procriar, serem torturadas, sequestradas e mortas.
?"Por que ele queria que eu visse tanta dor? Será que Nostradamus também bebeu morcego petrificado antes de ver toda aquela merda?"
Glory passou a registrar a "História do Futuro" com suas visões e fotografias, assim como sua mãe registrou, além de vários outros momentos, um que esclareceria grande parte das perguntas de sua filha, mas os arquivos só foram encontrados por Glory 13 anos depois no quarto escuro, onde ambas usavam para revelar suas fotografias.
?"Era isso que fotografias representavam. Elas eram a história do futuro."
Esse livro fora uma grata surpresa para mim, além de uma leitura extremamente fluída e personagens que amadurecem visivelmente no decorrer das páginas, nos passa também a mensagem de que necessitamos caminhar, buscar respostas e seguir em frente. O morcego petrificado entrou em cena não apenas para alertar uma guerra, mas para afirmar que é necessário ter coragem e nos libertar, só assim poderemos encontrar um caminho pelo qual, de fato, desejaremos percorrer.

Letícia 20/05/2020

Um livro para entreter
"Deixar de viver sua vida é como se matar, só que demora mais tempo"

Esse é o terceiro livro que leio da A.S king e posso dizer com tranquilidade que a escrita dela nunca decepciona. Porém esperava mais desse livro, talvez por ter criado muitas espectativas acabei me decepcionando, mas vale a pena ler esse livro pois é repleto de assuntos importantes como feminismo, suicídio, amizade, família e além do desenvolvimento da Glory e como seus desejos e vontades foram se formando ao longo da história. Recomendo.