If There

If There's No Tomorrow Jennifer L. Armentrout

Resenhas - If There's No Tomorrow

Jéssica 10/01/2018

É difícil comentar sobre esse livro, mas lá vai.
A personagem principal é a Lena, que é uma garota que esta prestes a começar o ultimo ano do ensino médio, e está naquela fase em que nos achamos velhos demais para sermos adolescentes, mas jovens demais para sermos adultos. Temos que decidir pra qual faculdade e por vezes nos despedir da família e de amigos. Ela é aquele tipo de personagem super-realista, sabe? Que você totalmente pensa que pode existir.
É uma jovem com inseguranças sobre o futuro, com uma relação conturbada com o pai e com uma paixão platônica (ou não) pelo seu melhor amigo e vizinho da porta ao lado, Sebastian; É uma filha responsável, uma leitora voraz e uma melhor amiga. E em uma noite, quando por um erro idiota acaba perdendo o chão, nós sentimos o quão difícil é pra ela passar por aquilo tudo. Sentimos o anestesiamento, a negação, a raiva, a culpa e a aceitação.
O tema base escolhido pra história é super realisa, e infelizmente, bem recorrente. Por momentos eu me irritei com a personagem principal, mas ao me colocar no lugar dela, pensei em como eu reagiria.
Não é uma história super depressiva nem nada do tipo, mas como lida com uma tragédia e suas consequências, eu acabei sentindo falta do romance, mas acho que nas cenas em que aconteceu, foi retratado de maneira linda. O Sebastian (crush) é super carismático e acabou sendo a ancora da Lena (e eu realmente queria alguns capítulos dele, sério, algumas cenas por seu ponto de vista seriam ótimas) e as cenas com as amigas da Lena são super engraçadas, elas tem aqueles papos bem doidos que só acontecem entre melhores amigas.
Não é aquele tipo de livro que tu termina vomitando arco-iris e com os olhos brilhando de felicidade, mas é aquela leitura que te faz refletir sobre os “e se” da vida e as consequências de uma decisão corriqueira.
Não vou falar mais pra não dar spoiler, mas eu super recomendo a leitura (é da Jen gente, então LEIAM!!)

Vi 08/09/2017

SINOPSE
Lena Wise sempre está ansiosa com o amanhã, especialmente no início do último ano.
Ela está pronta para empacotar suas coisas tanto quanto possível, terminar as candidaturas da faculdade e, talvez, deixar o melhor amigo de sua infância, Sebastian, saber como ela realmente se sente sobre ele.
Para Lena, o próximo ano será épico - o ano das oportunidades e chances.
Até que uma escolha, um momento, destrói tudo.

Agora Lena não está ansiosa com o amanhã. Não quando momentos com os amigos pode nunca mais ser o mesmo.
Não quando as candidaturas da faculdade parecem quase impossíveis.
Não quando Sebastian pode nunca perdoá-la pelo que aconteceu.
Pelo que ela deixou acontecer.

Com a culpa aumentando a cada dia, Lena sabe que sua única esperança é seguir em frente.
Mas como seguir em frente quando a vida inteira dela e de suas amigas foram redefinidas? Como ela pode seguir em frente quando o amanhã nem sequer é garantido?.

Geovanna Layla Fernandes 08/09/2017

Se não houvesse um amanhã
Sabe aquela autora que quando e para escrever, e para escreve bem, conserteza essa e a Armentrout, tudo que ela escreve e tão bom, e este livro supera.
Conta a história de lena que sofre um trauma em sua vida (vou tentar evitar spoilers) onde busca superar e aceitar um erro que cometeu que causou tanta dor e com isso ela começa um caminho de superação onde a autora conta com bastante clareza e amor o que seu personagem esta passando e como aceitar ajuda para se erguer e importante, com delicadeza esta história realmente me tocou. E recomendo Concerteza este livro vai para a lista de melhores de muita gente.
Joyce Oliveira 09/09/2017minha estante
Conta o spoiler para mim, nas mensagens?

Mih 08/09/2017

"Então você tem aqueles que nunca aprendem uma lição em sua vida, mas serão os primeiros para julgar."
Tenho amado cada leitura que faço dessa autora, uma das minhas séries favoritas é escrita por ela. Gosto dos casais que ela apresenta, pois o sentimento que nutrem um pelo outro tem fundamento, foi construido, não existe aquele "amor" instantâneo, as relações são mais sólidas e sem tanta possessividade, ando meio cansada do tal macho alfa na literatura.
Esse livro em especial fez com que eu deixasse o romance em segundo plano, Sebatian é um fofo e a Lena é uma sobrevivendo, mesmo sendo uma relação bonita na qual ficamos torcendo para acontecer o livro trás mais, ele nos deixa uma lição forte.
O quanto nossas escolhas pode alterar o futuro. A leitura deixa aquele gosto amargo na boca, pelo menos pra mim foi assim, pensei em quantas vezes minhas escolhas poderiam ter tido consequências desastrosas.
Por fim posso dizer que mais refleti sobre o tema que a autora nos apresenta do que me preocupei com o romance apesar de ter torcido muito por eles.
Super indico.

*-*

Gi 15/09/2017

Lena e Sebastian
Esse livro é muito bom.
Te faz pensar muito na vida e nas consequências de uma errada decisão.
Eu confesso q no começo achei q não ia gostar do livro, mas acabei me apaixonado, pois relata decisões errôneas q todos nós tomamos, mesmo zem querer.

Bia 19/10/2017

Tào bom quanto o "O problema do para sempre"
Lena está prestes a começar seu ultimo ano no colegial e sua vida é como de qualquer outra menina na sua idade: ela tem amigas que pode contar, trabalha durante as férias para juntar um pouco de dinheiro e tem um menino pelo qual ela está apaixonada mas que ele não sabe. Único problema é que Sebastian é seu melhor amigo desde a infância, seu vizinho e aquele que invade seu quarto de noite, as vezes, só para poder conversar. Nada fora do normal, né?

Mas esse verão acaba sendo diferente. Em uma visita ao lago com Sebastian, ela acaba dando um beijo nele. E, quando ela achava que ele iria corresponder, ele a afasta. #friendzoned Claro que Lena corre para falar com suas amigas para tentar entender tudo que aconteceu. E ela sabe que precisa conversar com Sebastian sobre tudo isso, entender se pelo menos ainda são amigos.

Então ele a convida para uma festa e diz que na volta, eles precisam conversar. Só que lá, Lena e Sebastian acabam discutindo e ela deixa ele conversando com sua ex-namorada. Ela quer ir embora. Uma de suas amigas e seu namorado estão indo, junto com mais dois amigos. Então Lena entra no carro e vai. Mas de 5 pessoas que estavam nesse carro, apenas uma delas acaba chegando em casa: Lena.

“Uma noite tinha mudado nossas vidas. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar.”
[...]

site: https://paginaebooks.wordpress.com/2017/10/09/resenha-if-theres-no-tomorrow/

Ananda.anandareads 01/11/2017

Todos cometemos erros
Lena Wise está no último ano do ensino médio. Ela e as amigas já planejam para que faculdade desejam ir no futuro e estão a todo vapor para tentar conseguir ingressar na faculdade dos seus sonhos. Lena também é apaixonada pelo seu melhor amigo desde a infância, Sebastian. Mas ela sente que Sebastian não retribui os seus sentimentos e ao mesmo tempo não tem coragem de se confessar para ele. Tudo muda quando um certo dia, Lena beija Sebastian, mas as coisas não saem como esperado. Frustrada, uma rachadura se forma entre a amizade deles e quando começam a tentar se resolverem e voltar a serem os melhores amigos de antes um acidente horrível acontece e faz Lena e tudo em que ela acreditava e sonhava começar a ruir. Agora, em meio a tanta dor e culpa, Lena tenta viver um dia de cada vez mesmo achando que não será possível voltar a ser feliz como era antes.

Eu gostei do livro mas ao mesmo tempo não gostei. Uma lição importante na história nos mostra as fases do luto, e o engraçado que quando é conosco parece o fim do mundo e acredito que de certa forma é mesmo. Mas a coisa toda é que, quando vemos de fora, quando lemos ou vemos um filme que retrate as fases do luto, parece que nos deixa irritados e até um pouco insensíveis. Eu me senti assim em relação a Lena. Eu a entendi no começo, eu já passei pelo que ela passou, e é muito difícil superar uma perda. Mas em determinado momento do livro, aquilo começou a me irritar de uma forma que não sei explicar e as atitudes da protagonistas me deixaram frustrada e com raiva dela. Eu a entendi mas ao mesmo tempo eu queria que ela fosse diferente sei lá...

Lena é uma garota normal do ensino médio, ela gosta de ler, aliás fez muitas menções aos livros da Sarah J. Maas em especial Acotar/Acomaf, ela não é uma garota popular mas tem muitos amigos populares. Ela é uma garota que os outros chamam de careta. Ela é apaixonada pelo melhor amigo Sebastian desde sempre, mas nunca conseguiu reunir coragem para contá-lo e acreditem quando digo, em determinado momento do livro isso chega a ser irritante. Queria entrar na história e da uma sacudida nessa garota. Ela tem as melhores amigas do mundo, mas é uma garota bem... "sem sal" eu diria. Ela muda depois do acidente, se torna mais fria e sombria e constantemente se sentindo culpada e frustrada, o que só piorou meus sentimentos em relação a ela. Em resumo, não gostei da Lena.

Já Sebastian, é um garoto bacana, cheio de vida, está constantemente ao lado de Lena, faz de tudo para ajudá-la a seguir em frente com sua vida, às vezes eu sentia que a Lena não merecia um sapão desses... foi um personagem que gostei muito e tornou a leitura mais leve.

É um livro cheio de lições para ensinar, superação, um pouco de romance, amizade e coragem, eu gostei do livro, não foi de todo ruim. Mas eu realmente não gostei da protagonista, ela é muito chata e na minha opinião tornou a história maçante e um pouco irritante. Mas eu gostei muito da lição que o livro nos da, de como todos cometemos erros e nem sempre podemos conserta-los, mas que podemos nos esforçar principalmente pelas pessoas que nos amam e nos cercam para seguir em frente.

Esse foi o meu segundo livro da autora, o primeiro foi The Problem With Forever que eu AMEI e super recomendo, mas esse não foi tão maravilhoso quanto achei que seria, mas ainda assim foi gratificante. Apesar dos pesares rs, eu recomendo.

Monique 02/02/2018

Jennifer L. Armentrout escreve young adults lindamente, If there's no tomorrow não é o primeiro livro que leio dela e fico encantada com a trama, construção de personagens e emoção que cada página carrega.

If there's no tomorrow é uma leitura de 2017 que por correria do dia-a-dia acabei esquecendo de postar, mas enfim, ainda lembro como se tivesse acabado de ler tudo que senti ao começar esse livro e não conseguir largar até ler a última página.

A trama dessa obra gira em torno de um acontecimento extremamente comum e a autora abordou o assunto de forma bem realista a ponto de incomodar e doer, fazer pensar e se colocar no lugar da protagonista, é impossível não sentir o que ela sente ao longo da história, é tocante acompanhar o amadurecimento e evolução de Lena, além de todas as questões que ela precisou lidar. Eu sofri junto com ela e torcia pra que ela melhorasse e seguisse em frente, e não foi fácil, foi um caminho cheio de culpa e ressentimento. Jennifer escreveu com muita sensibilidade esse livro, o que o tornou muito verdadeiro pra mim.

Apesar de questões muito sérias retratadas nas páginas de If there's no tomorrow, há também um romance todo lindo e especial trazendo uma leveza a essa história, Sebastian é o responsável por fazer meu coração aquecer e dar uma beleza a mais a esse livro, ele é o melhor amigo da Lena (amo esses melhores amigos, gente!) que no decorrer da trama se torna algo mais, porém secretamente sempre foi algo mais aos olhos de Lena assim como Lena também foi pra ele. Eles são um casal super fofo que conquistam o leitor de cara, e a maneira que o relacionamento deles evolui é na medida certa, sem ser rápido demais ou tornando insignificante as coisas que aconteceram. Gostei muito como a autora soube equilibrar tudo.

Jennifer L. Armentrout deu um tom perfeito de realidade para If there's no tomorrow, se preocupou em deixar uma mensagem mostrando como algo que parece corriqueiro pode acabar e mudar vidas num piscar de olhos, é algo bem comum e pode acontecer com qualquer um de nós ou com alguém que conhecemos, e mesmo que esse seja um livro com um assunto um tanto pesado, há leveza na hora certa.

Não poderia deixar de recomendar If there's no tomorrow e dizer o quanto foi uma leitura significativa e real.

“Nós nem sempre temos um amanhã. As vezes não é culpa da morte. As vezes, é culpa das decisões que tomamos.”

site: https://www.instagram.com/monique.docarmo.39/

Daiana 13/02/2018

3 estrelas somente pelo tema abordado
Achei bem fraco todos os aspectos da história, não consegui sentir ligação com nenhum dos personagens e somente gostei do que a autora quis trazer de lição com a trama...

Thaina Ferreira 03/04/2018

E SE NÃO HOUVER AMANHÃ?
apesar de ser um pouco clichê no quesito romance e amizades, a história aborda entre outros um tema muito importante que é o desejo do ser humano de deixar tudo para "depois" pensando que sempre terá esse "depois" ou amanhã" na palma da sua mão. Sendo que na verdade nunca sabemos como a vida irá seguir amanhã. Afinal:

E SE NÃO HOUVER AMANHÃ?