Anjo a face do mal

Anjo a face do mal Nelson Magrini

Resenhas - Anjo a Face do Mal

Marcello.Buzon 19/07/2023

Releitura interessante
Engraçado como mudamos nossas opiniões. Na minha primeira leitura havia achado este livro impressionante e até mesmo inovador por misturar conceitos e religiões diferente, ainda acho que ele fez isso ,para a época pelo menos, mas tive alguns problemas durante o meio do livro.
Continuo achando que o início e os três últimos capítulos são muito bons e realmente saltam aos olhos, mas o meio e a falta de construção de personagens deixaram bem a desejar desta vez.
Mas ainda assim valeu a releitura.

Pipezinha 09/03/2016

Muita informação
Pra quem não tem preguiça: o livro é bom!
Abordagem muito fora da tradicional dos anjos/demônios/ mitologia cristã e dos cultos afro-brasileiros. Cenas de terror boas e algumas lutas.
Por que não funcionou pra MIM?
Excesso de informação. Muitos nomes e títulos para lembrar. Nomenclaturas diferentes. Foi o excesso de informação que me cansou e me fez devolver o segundo volume sem ler.
Pra quem não liga, recomendo. A última batalha é sensacional e o final é ótimo!!

Bruno 14/10/2014

Comecei a leitura achando que o livro se trataria de horror e, como estou dando prioridade para leituras de horror, terror e morte, achei que cairia bem ler Anjo: A Face do Mal, do autor Nelson Magrini.
Já tinha este livro há muito tempo, não lembro quando exatamente, mas pensei que a premissa seria baseada no terror, devido a sinopse e a capa do livro. O mês do horror está aí e achei uma boa seguir com esta leitura, mas, no fim das contas, o livro se mostrou um pouco diferente do que eu imaginava. Vejamos o que eu encontrei...

A história começa revelando alguns pontos importantes sobre a criação do universo como um todo, baseado na divisão de uma das 3 forças existentes. Então somos levados para acontecimentos na Terra, onde o clima de horror começa a se desenvolver, porém a história se passa no ambiente celestial também, onde ficam os anjos e demônios e todas as outras criaturas que surgiram daquela divisão.
Temos de imediato, alguns assassinatos estranhos decorrentes de uma luz estranha, dos quais um policial precisa investigar e descobrir do que se trata. Então, somos levados ao ambiente onde vive Lúcifer, o único ser que fora gerado pela mesma força que está se dividindo e o único que já esteve naquela dimensão. Um arcanjo o visita pedindo uma posição sobre a possível nova divisão, mas Lúcifer só diz para não interferirem. Após, um outro ser o visita e faz o mesmo questionamento, porém Lúcifer não se alia a nenhum deles e resolve investigar o que está acontecendo na Terra, pois aquilo pode destruir qualquer ser, tanto homens quanto celestiais, e estar ligado diretamente com a questão da nova divisão.
Neste momento, mais um caso envolvendo a tal luz ocorre, e o policial, Rafael, vai até o local e descobre uma cena horrível, onde há muito sangue pelo prédio, escorrendo pelas paredes, ensopando o chão, e pessoas trucidadas em um cômodo. Do lado de fora, muitas pessoas acreditam que é um anjo celestial que resolveu visitar os pecadores terrestres. Ao mesmo tempo, Lúcifer se junta a um cara para que possa estabilizar sua passagem pela Terra e manter seus poderes mais fortes, enquanto investiga os casos.
Enquanto isso, tanto no domínio dos anjos, como no domínio dos demônios, está se armando uma guerra para determinar se a tal divisão da força deve ou não acontecer, onde anjos são contra a divisão e os demônios são contra os anjos para que possam descobrir o que está acontecendo com aquela força. Porém, há um grupo pequeno que começa a planejar acabar com os planos de ambos os lados, pois acreditam que ninguém deva interferir, assim como Lúcifer sugerira.
Os acontecimentos se tornam ainda mais estranhos, na Terra, quando um garota morre e retorna dos mortos, dizendo que um tal anjo de luz a visitou e a avisou que voltaria. Imediatamente a notícia se espalha e há alvoroço pra todos os lados. O que ninguém imaginava era que, a partir dali, o mal poderia ter tomado uma forma para se estabelecer naquela dimensão.

O livro é bem bacana, tem momentos de terror, ação e até comédia. O enredo é bem trabalhado, mas senti que alguns acontecimentos foram colocados apenas para fazer volume na história. A princípio, não vi nenhum motivo relevante para que estes acontecimentos estivessem ali, não fosse para o vilão ter mais reconhecimento de sua malvadeza, mas como há uma continuação do livro, pode ser que sirva para alguma coisa. Creio eu, que não.
Enfim... ainda em relação ao enredo, o autor criou muitas teorias e alternativas à grandes questões religiosas. Como, por exemplo, Lúcifer não é o próprio demônio e não é um cara mal, como dizem por aí, e Deus não vive com os anjos. Mas são alternativas criadas que são bem recebidas devido ao fato de como a história se desenvolve. Não quero ver fanáticos religiosos questionando um livro fantasioso criado para diversão apenas.
Os personagens não são muito aprofundados, mas temos algumas evoluções bem visíveis. O personagem mais bacana é o próprio Lúcifer, que chega a ser cômico com sua "arrogância e indiferença" para os acontecimentos. Ele é meu personagem preferido desta história. E os melhores diálogos se dão quando ele está presente.
Os anjos e os demônios e todos os outros seres não são os personagens principais da história, mas aparecem o tempo todo. Inclusive o próprio mal, quem deveria ser o grande vilão da história, acaba por se tornar um mero coadjuvante. Inclusive, há um personagem que recebeu grande atenção no livro, mas que não recebeu uma conclusão.
As tramas que aparentemente são desconexas, acabam por se encontrar em determinados pontos, mas fiquei com dúvida se a relação da nova divisão está ligada com os acontecimentos que envolvem a tal luz na Terra, ou se foram dois acontecimentos simultâneos mas independentes. Tenho a impressão que há uma relação entre elas, mas não sei bem ao certo.
Durante os últimos capítulos, a história se torna meio estranha, mas medonha em alguns momentos. E o final é curioso.Não sei se gostei do epílogo, mas é algo que eu imaginava que iria acontecer. Resta saber o que vai rolar em sua sequência.
Como disse no início do post, achei a capa interessante, mas me passou uma ideia meio errada do que o livro trata. Mas a capa em si é bacana.
O horror do livro não é aquele de dar medinhos, mas se encontra nas cenas por onde a tal luz passou. Se engana quem achar que o livro será mais assustador, como parece ser na primeira cena da luz.
Há alguns erros de gramática, palavras faltando, mas nada que estrague a leitura. Apesar de personagens rasos, um vilão que é coadjuvante e um personagem sem destino, gostei bastante, mesmo não sendo um livro de horror.

Eu estou gostando das minhas leituras para este mês. E você? O que está lendo durante o mês mais horripilante de todos? Deixe seu comentário, siga o blog e ajude a divulgar. O Blog Paginando agradece.
Até a próxima página!

site: http://blogpaginando.blogspot.com/2014/10/anjo-face-do-mal.html

Victor 07/02/2014

Salada

Já imaginou um livro tão misto que usa seres como: Anjos, demônios (acho), Tuthankhamom (tutancamon), São Cipriano, Ogum begê, São Jorge, Lilith, Lúcifer, Menininha possuída, policiais, Lucas, São Paulo (cidade), sangue, travestis e médicos todos numa mesma história sem coerência nenhuma?

Assim é anjo a face do mal.

Não vou comentar sobre as atrocidades destiladas ao longo das páginas, pois ninguém merece.

Abandonei o livro numa parte onde todos os fulanos que citei estavam em naves espaciais, em pleno espaço sideral prontos para se enfrentar (com raios laser, sabres de luz e balas icekiss) diante de uma fenda no universo.

Foi demais para minha cabeça e minha paciência.

Fimbrethil Call 12/02/2013

Anjos e demônios e orixás e humanos.
Muito bem escrito, com uma leve ironia, num livro tenso e muito bom, em que humanos têm sérios problemas para resolver enquanto anjos, demônios e orixás estão tentando resolver os seus problemas com uma guerra. Leitura fluente e fácil num livro despretensioso e divertido, não no sentido de engraçado, mas no sentido de fazer as horas passarem com rapidez.

Literatura 15/12/2011

A verdadeira guerra astral
Devo confessar que livros sobre anjos nunca chamaram a minha atenção. Não acho o tema interessante, normalmente tomado de maniqueísmo, ou como está na moda atualmente, de anjos com um lado sombrio.

Mas me surpreendi positivamente com Anjo, a face do mal (Editora Novo Século, 270 páginas), do autor Nelson Magrini. Um enredo completamente inovador, com uma mitologia própria, que trata anjos e demônios como inimigos, mas insere uma visão completamente nova – e interessante – sobre Lúcifer.

Uma criatura está aniquilando homens, demônios, anjos, enfim, todo mundo. Fora isso, uma guerra sem precedentes começa a tomar forma no Astral, estimulada por um acontecimento também sem igual. Apenas um ser tem o poder para interferir em tudo isso, quem sabe colocando um ponto final: Lúcifer.

A capa é linda, com as letras em destaque e relevo, que contrastam com o fundo monocromático. As páginas amareladas e a diagramação cumprem seu papel, tornando a leitura muito mais agradável.
Os personagens são apresentados aos poucos, com uma rica diversidade, mas acabam se encontrando em algum momento. Eu criei uma expectativa excessiva por um deles, mas que ao fim, acabou não recebendo um destino especial, o que me deixou um pouco decepcionada.

Os personagens não humanos merecem um destaque especial, principalmente os Orixás. Eu adorei! Muito difícil encontrar obras de ficção que trabalhem com estas divindades, e o autor soube fazê-lo muito bem. Deu uma justificativa excelente para encaixá-los no mesmo mundo dos anjos e demônios católicos, além de retratá-los com personalidades fortes, exatamente como imagino os Orixás. Apenas discordei do tom dado a Obaluaê, que pareceu um pouco despojado em excesso.

Os anjos e demônios aparecem bastante, mas não são o foco. Não chegamos a nos apegar a nenhum deles, como acontece com os Orixás, as criaturas de Lúcifer e ele próprio.
Lúcifer! Que ideia excelente. Adorei a maneira como o personagem foi trabalhado, todas as dúvidas, e o jeito questionador sincero.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Carol 05/12/2011

RESENHA: Anjo a face do mal, por Terra das Fábulas
MAIS INFORMAÇÕES NO LINK: http://terradasfabulas.blogspot.com/2011/10/anjo-face-do-mal.html

O livro é um história de terror, ou não...é uma história de suspense, ou não. O livro é uma história que tem muita coisa, e transmite várias sensações e não apenas medo, ou curiosidade, e é exatamente isso oque eu mais gosto nos autores nacionais.

A história começa com a criação do universo, e uma perspectiva completamente nova do que é o bem e o mal. E é baseada nessa perspectiva que as coisas começam a desandar.

Aqui, o famoso, o mitológico, e mal compreendido Lúcifer, não é mal. Ele é praticamente um dos personagens principais dessa história, além disso, ele também não é o rei do inferno como a religião nos sugere.

O autor fez um excelente cross-over misturando a religião crista com as religiões africanas que tanto influenciam o nosso pais, candomblé e umbanda. Anjos, santos e demais personagens interagem no mesmo universo, resolvendo seus problemas e intrigas paralelamente junto com o caos que acontece na terra.

Com um final surpreendente, a história termina com um gosto de quero mais, ou seja..será que teremos alguma continuação dela por ai? Se é que já não tem e eu ainda não sei.

Agora, falando em termos técnicos. Posso dizer que o livro possui falas demais, e descrições de menos. Tudo bem, faz parte da história, ela tem um enrredo muito complexo em termos de trama, e a maneira mais lógica de explica-la é usando os diálogos entre os personagens, mas mesmo assim, senti falta de algumas descrições, e tive a dificuldade de visualizar alguns personagens e cenários. Eu bem queria uma descrição mais detalhada do inferno e do céu, só pra curtir ainda mais a imaginação.

Eu também não posso deixar de comentar mais uma coisinha. Não sei porque, mas parece que o inferno e o céu mecher com o imaginário dos autores nacionais, O Desejo de Lilith brinca com o mesmo tema, e o famoso Eduardo Spohr em A Batalha do Apocalipse também.

No mais, eu considero esse livro nem infantil, nem adulto, mas sim um livro adolescente.E mesmo assim, recomendado para todas as idades.
Jackie Sabino 01/03/2013minha estante
Carol, concordo plenamente quando vc diz que o livro tem diálogos demais e poucas descrições. Lúcifer se mostrou um excelente personagem, mas quando aparece é sempre cansativo. Frio como sua personalidade....
Também achei que tinham tantos personagens sem uma devida descrição que me perdia entre quem era anjo e quem era demônio.

Conceituei o livro como regular, mas minha vontade foi de conceituá-lo como ruim... algumas partes interessantes, mas sem o terror que poderia nos prender mais e cansar menos!

Carol 06/03/2013minha estante
Pois é Jack, ele é legal, mas o autor ainda tem muito oque amadurecer.

De qualquer forma, apoio e muito os escritores nacionais, e é com projetos como esse que a gente vai conseguir impor mais respeito na nossa própria literatura.

Agora fica a pergunta, já leu algum livro do Ademir Pascale? Ele é ótimo!!! Recomendo fortemente!!!

AnnGominho 16/09/2011

No blog:

Vanessa Vieira 27/07/2011

Anjo A Face do Mal_Nelson Magrini
O livro Anjo A Face do Mal, de Nelson Magrini, nos conta uma estória interessante e com uma temática bem inusitada. Algo está acontecendo na Terra e deixando Anjos e Demônios de cabelo em pé. Se trata de uma Luz cinza, que todos desconhecem, e que por onde passa, deixa um rastro de destruição, mutilando as suas vítimas completamente.

Esta Luz assassina causa pânico em todos do mundo Astral, além de se alimentar da Ação e da Oposição que existem nesse plano. Por mais incrível que pareça, e nunca visto no mundo literário, a única pessoa que pode conter esse grande vilão é o próprio Lúcifer, devido ao seu conhecimento acumulado dentre séculos e séculos. Os seres humanos, entre bandidos e policiais, tentaram conter essa força também, mas todo esforço e artilharia usados foram em vão...

O tempo corre e a Luz vai acumulando ainda mais força e fazendo mais vítimas, principalmente quando consegue se incorporar no corpo de uma garotinha chamada Carol. Lúcifer conta com a ajuda de um ser humano, Lucas. Lucas estava tentando cometer um suicídio quando Lúcifer, em carne e osso, lhe persuadiu ao contrário e fez com que ele o ajudasse nessa empreitada.

O livro de Nelson Magrini é incrível, além de ter uma estória diferente, com um estilo bem próprio, possui personagens mirabolantes e um tanto inusitados. Leitura obrigatória para todos aqueles que curtem uma boa e bem bolada literatura fantástica. O final da estória surpreende e muito o leitor, com um toque de sobrenatural sensacional! Recomendo a todos!

L.Gustavo 04/07/2011

Um livro brasileiro. Fora do normal. E muito bom.
Esse livro deve entrar nos clássicos brasileiros. Ele é muito bom mesmo. O personagem principal Lúcifer, faz enxergarmos a religião de um modo diferente, nos fazendo refletir. "Afinal o que é certo?". Eu adorei.

Darkfirev 25/05/2011

Um bom livro
Primeiro livro do Nelson Magrini que li e me agradou bastante, apesar de ter seus autos e baixos é um bom livro.

Gostei muito de como toda a historia foi sendo criada, mas me decepcionei um pouco com o final. Não pelo desfecho da historia pelo contrario gostei de como ela acaba, mas achei que os eventos finais foram muitos corridos, minha passagem favoria está perto do final do livro na parte em que o personagem está na fabrica, achei surprendente o modo de como o Nelson conseguiu descrever o medo sentido pelo personagem dignos de grandes livros de suspense / terror.

Outro ponto forte na historia foi a adição dos seres da umbanda muito bem realizada e explicada e dando um jeito amis brasileiro a narrativa, porem mais 40 paginas para dar um desfecho mais claro a historia não faria mal algum ao livro.

Recomendo se você gostar do genero e ser bem resolvido nas questões religiosas.

Mihh :) 14/05/2011

Simplesmente genial.
Uma história que envolve criaturas vistas em diferentes religiões, como anjos, demônios e orixás e, claro, há a presença de seres humanos. Todos muito bem amarrados entre uma divisão que leva a uma batalha entre anjos e demônios e um suposto 'fantasma' capaz de exterminar anjos, demônios e humanos que leva Lúcifer à Terra para investigar.
A história é tão bem feita que você passa o livro todo torcendo para aquele que, teoricamente, deveria ser o vilão da história: Lúcifer. Uma das melhores citações do personagem, na minha opinião (SEM SPOILERS):

"- E por que você não me disse? - gritou, quase em desespero.
- E por que deveria? Lembra-se da nossa conversa sobre interpretação e desígnio? É assim que a vida funciona. Todo mundo toma decisões a cada instante da vida e elas são baseadas em interpretações. Cada escolha errada deveria ser seguida de reflexão, para não se repetir no futuro. Esse é o único caminho para a evolução e o amadurecimento da sua espécie. Nunca, em nenhum momento, você terá um ser sobrenatural, espiritual, assoprando em seus ouvidos qual a decisão correta. Isso é de responsabilidade e direito de cada um. É isso que se chama livre-arbítrio. É isso que vocês tanto se vangloriam de ter, lembra-se?
- Mas uma decisão errada pode arruinar uma vida inteira. Isso não é justo!
- E quem disse que a vida deveria ser justa? Nas você poderá reclamar diretamente com Ele quando tiver a oportunidade."

Carol Chiovatto 26/04/2011

Anjo - A Face do Mal, de Nelson Magrini
Pelamordedeus, POR QUE ESSE LIVRO NÃO ESTÁ NA PRATELEIRA DOS MAIS VENDIDOS DA SARAIVA?
Juro, cada página que eu virava essa pergunta ficava rondando, incômoda, igual uma abelha.
História bem estruturada. O autor, Nelson Magrini, além de tudo, conseguiu falar da criação do universo de modo científico e espiritual ao mesmo tempo, e não consigo pensar em outra palavra para seus esforços que não ‘sensacional’. Aliás, essa palavra é insuficiente. Mas é o que tem pra hoje.
O mistério é daqueles que você não consegue parar de ler. Dá até uma revoltinha. Mas que raios de luz é essa? Qual é o problema dela?
E o Lu é o cara. Sério, acho que pra alguém saber o que é um anti-herói tem que dar uma lida nesse Lu.
E a mistura das tramas entre o Céu, o Inferno e a Terra, e o modo como elas se intercalam… Tudo faz tanto sentido que você poderia acreditar em um cenário semelhante.
Além da maestria em dizer que todas as religiões estão certas – porque conhecem uma parte da verdade – e que todas estão erradas – porque desconhecem todos os mistérios do Astral.
Eu não sei mais o que falar. Fiquei me sentindo meio tonta, e demorei a soltar esta resenha, porque eu simplesmente não conseguia transpor em palavras o quanto gostei do livro.
Apenas para referência: eu nunca releio livros.Não tenho paciência. Este foi o primeiro que eu terminei e quis reler imediatamente. Já está na fila. Vou reler assim que terminar os que comprei e já estão em casa.

Post na íntegra em http://carolchiovatto.wordpress.com/2011/04/26/resenha-do-livro-anjo-a-face-do-mal-de-nelson-magrini/

Estevan 24/04/2011

Excelente! Cristãos conservadores se roeriam aqui...
Confesso que sempre relutei em ler obras sobre anjos e demônios, pois, a meu ver, estas figuras serviam apenas para fortalecer conceitos impostos pelas antigas igrejas cristãs para expandir seus domínios sobre as massas inseguras e amedrontadas. No entanto, Nelson Magrini introduz essa conjetura à luz da ciência, onde a física quântica pode explicar a existências de seres que povoam dimensões superiores. Desde o primeiro capítulo, a criação é apresentada com um elegante texto que pondera as forças do cosmo e seus efeitos. Lúcifer, o grande vilão das igrejas cristãs, é, na verdade, o responsável pela nossa existência e, caso ele não surgisse, o universo abrigaria somente os celestiais com toda sua soberba e indiferença em relação às criaturas de outros níveis. A idéia do livro é grandiosa e não faz apologia à religião alguma, trazendo conceitos muito interessantes sobre “o criador”. Para mim, foi uma leitura muito apreciável!