Anjo a face do mal

Anjo a face do mal Nelson Magrini

Resenhas - Anjo a Face do Mal

Jorge 27/09/2009

Destruidor e criador
"Sou a criação e a aniquilação, a base de tudo, o lugar de descanso e a semente eterna"

Bhagavad Gita

Terminei de ler "Anjo: a Face do Mal". O livro é bem concatenado, dividido em capítulos que o autor desenvolve com eficiência, apresentando situações variadas, mas que, mesmo assim, não perdem a unidade. Em um momento estamos nos estaleiros celestiais, no momento seguinte numa ruela da grande São Paulo, no momento seguinte num planeta distante (com o próprio São Jorge), e logo depois na emergência de um hospital. O autor consegue administrar essas situações aparentemente desconexas com inteligência, de modo que as várias peças formam um belo mosaico. E no centro de tudo, lá está ele: o anjo que deixou o céu para servir a Deus. Será?

Eis aí um ponto interessante: como saber nessa cosmologia criada por Nelson Magrini quem serve a Deus ou quem volta-se contra ele? Como regra geral, o Deus, em Nelson Magrini não fala nada, não se comunica de forma aberta, ele espera que seus desígnios sejam "lidos" por suas criaturas. Cada um deve interpretar (essa é uma palavra chave), e isso significa agir da maneira que achar acertada. É exatamente isso que faz o Lúcifer do livro (muito diferente daquele conhecido por nós). Ao ensinar os homens a pensar, ajudando-os a evoluir (e destruindo sua inocência e felicidade) ele contraria a vontade dos Anjos, mas pode não estar em desacordo com a vontade de Deus. Nesse contexto, o certo e o errado não são óbvios, mas isso não quer dizer que eles não existam. O autor não cai na armadilha do relativismo absoluto, em que tudo é aceitável, nem em seu oposto, que é o maniqueísmo (erro muito comum, aliás, na literatura fantástica).

O protagonista parece nos convidar a pensar, a julgar por nós mesmos, a interpretar e então definir a nossa própria idéia de bem. Depois de definida, ele nos desafia a agir de acordo com ela, mesmo que isso signifique desafiar o consenso geral e abandonar uma posição de relevo (como ele fez). Especialmente no contexto atual, dominado por idéias de bem e mal pouco flexíveis o livro apresenta uma reflexão interessante sob a forma de um enredo bem concatenado. Parabéns ao autor!

Nana B. 12/07/2009

"Anjo", é que nem brigadeiro. Dá um dó quando acaba...e a gente quer mais!
Gente, vou dizer...amei o livro!

Eu "chorei" de tristeza quando fechei a última página.

Nelson, amei a maneira científica..."física" de você desmistificar os ícones, que a igreja criou na cabeça da gente!

- Eu já era fã do Nelson, por causa de: - Isabella de "Amor Vampiro" e dos textos do Fontes da Ficção. Mas, depois de ler "Anjo"...putz, posso dizer sem medo de errar, que ele tem o dom do suspense, com um bom gosto, que poucas vezes pude observar.

Na boa, estou de 4 pneus arriados pelo Lúcifer, gentem(mulherada)...que "Ser" é esse? Os diálogos dele, cada um deles, em todo o livro. Cara, são demais!

A cena dele dominando ambas as legiões, preparadas pra batalha final!
Noooooossa, eu me amarrei...e muito!

Sério, galera...eu amei o "Lúcifer" desde a 1ª vez que ele apareceu. A classe dele - que que é isso? (ui!) rsrs - Com a fala fria, inabalável, mega-estrategista, calmo...tranquilo, sem se alterar...Nossa, ele não precisa se alterar, e mesmo assim...todos tremem ante ele. Cara..o Lúcifer é TUDOOOOOOO!

Pessoal, agora mais calma, sem a influência dele, eu posso dizer. rsrs

"Anjo", é que nem brigadeiro. Dá um dó quando acaba...e a gente quer mais!

* Nelson Magrini, a cada dia que passa, conhecendo mais do seu trabalho, me honra ser sua leitora, e mais ainda...tenho muito, muito orgulho, de ser sua amiga!

Marcello.Buzon 19/07/2023

Releitura interessante
Engraçado como mudamos nossas opiniões. Na minha primeira leitura havia achado este livro impressionante e até mesmo inovador por misturar conceitos e religiões diferente, ainda acho que ele fez isso ,para a época pelo menos, mas tive alguns problemas durante o meio do livro.
Continuo achando que o início e os três últimos capítulos são muito bons e realmente saltam aos olhos, mas o meio e a falta de construção de personagens deixaram bem a desejar desta vez.
Mas ainda assim valeu a releitura.

Karine Coelho 24/06/2010

Quem diria... Lúcifer!
Acabei de acabar a leitura de Anjo, a face do mal, e minha cabeça ainda não voltou para cima do meu pescoço. Ainda estou vendo tudo rodando e de cabeça pra baixo. Tudo o que você aprendeu desde a sua infância, deixe de lado (por ora) e mergulhe de cabeça nesse mundo louco criado por Nelson Magrini. Mas, devo adverti-lo, quando você voltar à tona não será a mesma coisa.

O livro é muito interessante, tenso, intenso, macabro! E também engraçado. (quem diria) As brigas entre Obaluaê e Serronsô são hilárias! Me lembrou muito Os Guardiões do Tempo (que saudade) Sim! Você leu certo. Eu acabei de citar dois orixás! Até eles estão no meio dessa bagunça, junto com oguns e eguns, anjos, demônios, santos e até um faraó! E tudo regado à muita Física. Sim, Física. É, eu disse que é de virar a cabeça...

Algumas coisas eu penso que não ficaram muito bem amarradas, e alguns personagens e situações não deveriam ter aparecido. Senti falta do tenente Rafael no final, fiquei sem saber o que aconteceu com ele e sua equipe. Mas isso são apenas detalhes diante da grandiosidade da loucura proposta por Magrini.

Sentimentos ambíguos. Foi isso que o livro me proporcionou. Tem horas que você sente raiva de determinado anjo, e torce por um orixá! Mas quem foi que disse que eles são do mal?

E no final, mais uma vez o dia foi salvo, graças a... Lúcifer! É, ele mesmo! O ser de energia sem igual, que apenas observa, com toda a sua frieza e elegância que deixou minha amiga Nana com os quatro pneus arriados. Você se vê torcendo loucamente por ele ao longo do livro. É, quem diria... Lúcifer! Mas agora é hora de voltar para a vida real. Mas, garanto, não será fácil...

Mandark 19/04/2010minha estante
Que salada... me deixou com bastante vontade de ler! =]

maria 12/12/2009

Impressões
Tudo de novo outra vez!

E então um ser possui a essência. ÚNICO.

Uma guerra pode acontecer... e ela seria o fim.
É preciso desvendar mistérios...

É um livro bem intenso e o que parece, pode não ser.. hehehe.

Aquela visão do lado bom e do lado mau cai por terra. É preciso ler para compreender o que estou escrevendo, é que eu não quero falar..

EU recomendo. Gostei muito.

MÁRSON ALQUATI 20/07/2009

SIMPLESMENTE BRILHANTE!
Surpreendente é a palavra certa para definir este excelente livro, ímpar e único. A sua trama supera, e muito, as mais auspiciosas expectativas em relação à história, diga-se de passagem, muito bem escrita e pesquisada, além de envolvente e cativante. Mas o que mais me surpreendeu foi a quebra de paradigmas e dos velhos conceitos numa história que gira em torno de duas tramas paralelas, uma no mundo material e outra no mundo astral e na qual, o herói, o Salvador da Pátria, é ninguém menos do que o polêmico personagem Lúcifer!!! O clima de suspense e terror crescente se desenvolve simultaneamente na Terra e no mundo Astral, cada qual mais envolvente. Destaque especial para as inteligentíssimas e reveladoras conversas entre Lúcifer e Lucas. Impagáveis também são as cenas cômicas protagonizadas pelos duelos verbais entre os Orixás Obaluaê e Serronsô. E o que dizer do Final? Totalmente imprevisto e arrebatador!!! Com certeza e sem sombra de dúvidas, ANJO, A FACE DO MAL foi um dos melhores livros que eu já li até hoje. RECOMENDADÍSSIMO!!!

JAQUE TONIN 02/08/2009

Adorei!
Surpreendente, envolvente e muito criativo. Recomendo!

Claudinei 22/07/2009

Recomendadissimo!!!
Um ótimo livro, uma história muito bem contada, vários elementos fizeram da trama simplesmente sensacional, nem sei explicar mas o Nelson, criou uma história que nos transportou para vários mundos, ocultismo, ficção cientifica, gangsters... tudo sem perder o rumo o foco dos acontecimentos.

Victor 07/02/2014

Salada

Já imaginou um livro tão misto que usa seres como: Anjos, demônios (acho), Tuthankhamom (tutancamon), São Cipriano, Ogum begê, São Jorge, Lilith, Lúcifer, Menininha possuída, policiais, Lucas, São Paulo (cidade), sangue, travestis e médicos todos numa mesma história sem coerência nenhuma?

Assim é anjo a face do mal.

Não vou comentar sobre as atrocidades destiladas ao longo das páginas, pois ninguém merece.

Abandonei o livro numa parte onde todos os fulanos que citei estavam em naves espaciais, em pleno espaço sideral prontos para se enfrentar (com raios laser, sabres de luz e balas icekiss) diante de uma fenda no universo.

Foi demais para minha cabeça e minha paciência.

Estevan 24/04/2011

Excelente! Cristãos conservadores se roeriam aqui...
Confesso que sempre relutei em ler obras sobre anjos e demônios, pois, a meu ver, estas figuras serviam apenas para fortalecer conceitos impostos pelas antigas igrejas cristãs para expandir seus domínios sobre as massas inseguras e amedrontadas. No entanto, Nelson Magrini introduz essa conjetura à luz da ciência, onde a física quântica pode explicar a existências de seres que povoam dimensões superiores. Desde o primeiro capítulo, a criação é apresentada com um elegante texto que pondera as forças do cosmo e seus efeitos. Lúcifer, o grande vilão das igrejas cristãs, é, na verdade, o responsável pela nossa existência e, caso ele não surgisse, o universo abrigaria somente os celestiais com toda sua soberba e indiferença em relação às criaturas de outros níveis. A idéia do livro é grandiosa e não faz apologia à religião alguma, trazendo conceitos muito interessantes sobre “o criador”. Para mim, foi uma leitura muito apreciável!

Mad Jr 01/04/2010

Muito criativo mesmo...
Ao ler esse livro, me espantei com o conteúdo: anjos, demônios, oguns e orixás... tipos de personagens que não cabe a nós decifrar ou mesmo conhecer, mas não é disso que o livro trata mesmo... rsrs

Podemos ver essa história por três angulos diferentes:

1)Céu: os celestiais estão em alvoroço, pois acreditam que a divisão da Oposição, o indivisível, pode acarretar na liberação de um mal maior que os proprios demônios já existentes. Acreditam que a divisão da Oposição trará as trevas.
2)Inferno: os demônios de lá, sabendo da vontade dos anjos de não permitirem a divisão da Oposição, irão contra os anjos, pois, para eles, o importante é saber o que vem dessas forças ocultas e se isso pode ajudá-los na etyerna luta entre céu e inferno.
3)Terra: na Terra, um estranho 'anjo de luz' anda atacando humanos, anjos e demônios. Essa luz está sedenta por sangue e não medirá esforços para acabar com tudo que encontrar pela frente.

Enquanto isso, Lúcifer anda fazendo suas investigações por conta propria e esperando o momento certo de agir, para que tudo ocorra conforme sua vontade.

Será que acontecerá um embate entre Céu e Inferno? O que é esse 'anjo de luz' e por que anda exterminando tantas pessoas? Quem poderá sair ganhando ou perdendo com a divisão do indivisível?

Essas e outras respostas só no decorrer do livro, que nos deixa ansioso a cada página virada.

Após terminar a leitura desse livro, parei e pensei comigo mesmo: 'O escritor brasileiro ainda tem chances nesse ramo', pois é tão difícil se achar boas leituras contemporâneas e esse livro me fez viajar com uma facilidade incrível no mundo imaginativo, celestial e infernal ao mesmo tempo, sem contar os inúmeros temas abordados sobre conceitos humanos de Bem e Mal, espiritualidade, pecado e outros detalhes.

Vale a pena ler e saborear o mundo da fantasia astral.

Mihh :) 14/05/2011

Simplesmente genial.
Uma história que envolve criaturas vistas em diferentes religiões, como anjos, demônios e orixás e, claro, há a presença de seres humanos. Todos muito bem amarrados entre uma divisão que leva a uma batalha entre anjos e demônios e um suposto 'fantasma' capaz de exterminar anjos, demônios e humanos que leva Lúcifer à Terra para investigar.
A história é tão bem feita que você passa o livro todo torcendo para aquele que, teoricamente, deveria ser o vilão da história: Lúcifer. Uma das melhores citações do personagem, na minha opinião (SEM SPOILERS):

"- E por que você não me disse? - gritou, quase em desespero.
- E por que deveria? Lembra-se da nossa conversa sobre interpretação e desígnio? É assim que a vida funciona. Todo mundo toma decisões a cada instante da vida e elas são baseadas em interpretações. Cada escolha errada deveria ser seguida de reflexão, para não se repetir no futuro. Esse é o único caminho para a evolução e o amadurecimento da sua espécie. Nunca, em nenhum momento, você terá um ser sobrenatural, espiritual, assoprando em seus ouvidos qual a decisão correta. Isso é de responsabilidade e direito de cada um. É isso que se chama livre-arbítrio. É isso que vocês tanto se vangloriam de ter, lembra-se?
- Mas uma decisão errada pode arruinar uma vida inteira. Isso não é justo!
- E quem disse que a vida deveria ser justa? Nas você poderá reclamar diretamente com Ele quando tiver a oportunidade."

J. Modesto 02/02/2009

Uma Saga Fantástica
Um dos melhores livros que já li. A história gira em torno de um personagem emigmático - Lúcifer - que é apresentado de uma forma inusitada. Acho, somente, que a Editora deveria ter caprichado mais na parte gráfica e visual da obra. RECOMENDADÍSSIMO!

Magda Attié 26/04/2010

Demaissssss
Parabéns ao Magrini...excelente livro!! Visão fantástica, nosso escritor andou viajando muitoooo!!! Personagem Lúcifer, um ser iluminado, muita personalidade e poder! Já estou esperando o próximo...sem dúvida nenhuma um ótimo livro, a história é brilhante!!!