Uma Tocha na Escuridão

Uma Tocha na Escuridão Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Tocha na Escuridão

Jozy.Cristiani 14/01/2021

Acabada!!!
Este livro acabou comigo, acho que até o final da série não sobrevivo rsrs... que emocionante, quanta ação...vinganças, amizade e esperança. Que final, pronta para o próximo. ???
Yasmin551 05/10/2021minha estante
Tô na mesma amiga mal comecei e já estou levando tombo ?

Amanda Gaspari 22/12/2021minha estante
Migaaa, que livro maravilhoso né? Eu achei meio arrastado no começo, mas depois engrenou e foi um susto atrás do outro. Não imaginava alguem pior que a comandante. Aquele diretor é um demônio. Agora quero ver como o Elias vai sair dessa de apanhador de almas.
Fiquei triste tb com a morte de Izzi.
E o Keenan? Não confiava nele... não estava gostando dele com a Laia...
Enfim, foi maravilhoso. Ja vou começar o próximo.

Yasmin551 31/12/2021minha estante
Realmente um livro de muitaaaa emoções

Mariana113 05/07/2021

O QUE FOI ESSE LIVRO????
Meu deus parece que prendi a respiração enquanto eu lia esse livro MUITA coisa acontecendo muitas tretas muitas descobertas muitos plots twists QUE LOUCURA!!!! como eu amo a laia que mulher!!!! Elias se errou alguma vez foi tentando acertar amor da minha vida toda! Helene quero ver toda sua força contra aquela filha da puta da comandante. Mano eu tô surtando tanto aaaaaaaa que livro bom pra caralho

Queria Estar Lendo 20/07/2021

Resenha: Uma Tocha na Escuridão
Uma tocha na escuridão é o segundo volume da quadrilogia Uma chama entre as cinzas, da autora Sabaa Tahir. Com o lançamento eminente do quarto volume, decidi que era hora de voltar para a série, relembrar o primeiro volume e seguir em frente. E talvez eu tenha chegado um pouco tarde nessa leitura.

Essa resenha vai conter spoilers do primeiro volume.

Depois de fugir, Laia e Elias começam uma jornada para resgatar o irmão dela, Darin, que está em uma prisão perigosa e mortífera a uma distância impossível. Eles sabem que estão correndo contra o tempo, com o novo imperador ordenando uma caçada a Elias e a comandante se erguendo como uma sombra cada vez mais ameaçadora. Mas Darin pode ser a única esperança da rebelião, e por isso eles precisam tentar.

Do outro lado da moeda, Helene é a Águia de Sangue, o que significa que servir ao imperador e ao império deve vir antes de qualquer coisa – em relação ao seu coração, sua família e amigos. A ela cabe a missão de rastrear e capturar Elias, mas como fazer isso quando há tanto conflito em suas ações?

Uma chama entre as cinzas foi uma das minhas leituras favoritas em 2015, antes de sair por aqui. Relendo esse ano, encontrei uns pontos que já não me agradam mais em fantasia – como o instalove e as enrolações desnecessárias comuns em YA do tipo.

"Laia. A garota erudita. Outra chama esperando para queimar o mundo."

Uma tocha na escuridão acabou caindo nesses mesmos problemas; mas, depois da repetição que foi no primeiro volume, só me encheu mais as paciências.

Não é um livro ruim, mas é um livro enrolado. Ele tem conflitos interessantes, boas cenas de ação, mas acaba ficando tudo no mesmo tom. Acontece uma coisa, acontece uma ação, eles voltam ao marasmo daquela coisa. Personagem A se atrai por Personagem B enquanto Personagem C fica de olhares irritados e ciumentos. Sabe? É muito chato. Muito enfadonho. Não acrescenta em nada.

O instalove dessa série é simplesmente imperdoável. O único casal que tem um pouco mais de química – e isso por causa da construção de amizade entre eles – é Elias e Helene, e olhe lá. As tentativas chatas de tentar fazer Elias/Laia ou Laia/Keenan acontecer se tornam insuportáveis com o passar das páginas, e eu tirei uma estrela inteira do livro só por isso.

Não tem substância. Não tem emoção. Não tem nada que te faça acreditar que os sentimentos descritos realmente estão ali. É pura e simplesmente instalove porque eles se conhecem a pouco tempo; se ela tratasse como uma atração, eu entenderia, mas a narrativa faz parecer que é algo grandioso em todos os lados quando... Não é. Não chega nem perto disso. Só atrapalha o desenvolvimento individual de cada personagem.

Eles ficam presos a coisa do “ai mas o Elias pensa assim sobre a Laia” ou “a Laia sabe que é importante e forte porque o Elias comentou isso com ela” pra dois segundos depois estar olhando pro Keenan e pensando que está apaixonada por ele. CHEGA!

Chato, chato, chato.

Por causa disso, como eu comentei, as jornadas acabaram não me agradando tanto. A do Elias, principalmente. Putz, amigo, pra alguém tão[*****], tão elogiado, um soldado tão “olha é ele quem vem passando”, tu só toma decisão estupidamente burra. Mesmo quando ele agia racionalmente, ainda tinha uns escorregões que eu não perdoo em personagem dito tão fodão.

"- Enquanto combater a escuridão, você ficará na luz."

A Laia teve bons momentos, especialmente em relação à própria força e sua história, e momentos em que, de novo, o romance e sua relação com os personagens masculinos atrapalhavam tudo. Helene e Laia seria um ship muito mais dramático e interessante, mas a cultura hétero estraga tudo.

Em duas cenas elas tiveram mais química do que a Laia com todos os personagens masculinos.

As descobertas que a Laia faz sobre si mesma, sobre sua família, sua relação com a rebelião – em questão de sentimentos e de força – é muito, muito interessante. Ela é uma personagem feminina incrível e que merecia muito mais do que os plots que sempre acabam voltando a flertes e beijos e etc.

E, desculpa, mas é isso o tempo todo, sabe? Mesmo sozinha, sua mente acabava voltando para o Elias ou para o Keenan, mesmo em situações de risco, mesmo em situações de confusão. Não tem graça, não tem apelo. Os dramas solitários dela são ótimos, a história dela é ótima. O instalove só arruína tudo.

Por fim, a salvação de tudo, Helene. Assim como a Laia, ela é uma força a ser reconhecida; assim como a Laia, ela tem uma jornada solitária. Vive conflitos pra lá de complexos e impiedosos, à sombra de um imperador cruel, cercada por políticos e generais que não veem nela a Águia de Sangue que deveriam reconhecer.

Eu sou apaixonada pela composição da Helene. Uma Máscara que vê sua realidade dividida porque o melhor amigo traiu o império por uma causa estranhamente justa; quanto mais Helene se aproxima das verdades sobre o governo ao qual jurou lealdade, mais entende a sombra que ele representa. E mais tem seu coração testado por isso.

"- Mas você, Helene Aquilla, não é uma faísca que consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão... se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas."

Eu amo essa mulher, e amo tudo que ela vive nesse livro. São capítulos tensos, reviravoltas intensas e um final devastador.

Falando em reviravolta, eu tiro um parágrafo da resenha pra deixar o meu “sério?” pro plot twist ali do final. Foi tão súbito e sem sentido que eu realmente não consegui comprar. E pensar em toda a relação dessa reviravolta com as personagens que a cercam, especialmente uma personagem, é pra lá de creepy.

Em relação ao resto, os plots se desenvolvem bem. Tem uma lentidão extremamente arrastada no decorrer do livro todo, mas com a sensação de urgência por causa de uma coisa que aconteceu a determinado personagem no começo do livro. Sempre naquele passo de “o tempo está correndo e acabando”.

Uma tocha na escuridão não foi bem o que eu esperava. Não é um livro ruim, porque toda a composição política e bélica do império que a Sabaa criou é brilhante. É realista em sua crueldade e opressão; é complexa nos desdobramentos que a história apresenta. O mundo mágico também é incrível, com criaturas saídas de fábulas para aterrorizar personagens e apresentar novos caminhos a eles.

O que estraga mesmo é o romance, e ele está ali o tempo todo para ser ignorável ou fingir que não existe. Eu espero que o próximo livro suma com isso, ou que diminua de intensidade no decorrer das páginas. Tô curiosa para saber o que vai rolar com a Laia e com a Helene, especialmente por causa do fim desse.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/07/resenha-uma-tocha-na-escuridao-sabaa.html

Letí :) 01/08/2021

Surpreendente é a palavra!!!!
Que livro maravilhoso!!! Aqui teve de tudo: ação, personagens muito bem desenvolvidos, descobertas surpreendentes, sofrimento, mas tbm alegria e romance, tudo isso com a escrita maravilhosamente envolvente da Sabaa.
Ao decorrer do livro, foi acontecendo tanta coisa, fui descobrindo tanta bomba, sempre tava aqui criando mil teorias e cara, quando isso acontece é incrível pq eu fiquei realmente envolvida com toda essa história.
Os personagens foram muito bem desenvolvidos e explorados, a evolução principalmente, pq ver cada um deles crescendo e se tornando mais fortes foi lindo de ler. E sem contar as partes de ação e espionagem, que eu quase tinha infartos com tanta apreensão e emoção.
Agora os plots, nossaaa, eu estou até agora pensando em cada história, descoberta, planejamento e pensamentos que foram explicados aqui, sério Sabaa do céu, vc me surpreendeu demaaaais!! Mal posso esperar para começar o próximo??
lipso01 01/08/2021minha estante
?????????

madrugueilendo 03/11/2021

sem conseguir respirar
Meu deus??.. SABAA TAHIR!!!!!

Eu não tenho UM comentário negativo pra fazer pra essa série até agora juro. Me entregou absolutamente TUDO! Os plots, o desenvolvimento dos personagens, como cada coisa vai se encaixando? o jeito que essa série tá virando uma das minhas fantasias favoritas da vida é diferente?

Fernanda309 29/06/2020

O que achei de... Uma tocha na escuridão (+ quotes)
EDIÇÃO: Eu li primeiro em inglês, então logo de início estranhei algumas adaptações feitas pela nossa tradução, mas depois de alguma reflexão, aplaudi o trabalho de Jorge Ritter, Destaque para a tradução do título, que ficou muito boa, mas sei que o maior desafio vai ser traduzir o do 3. Ademais, adoro nossa capa e como a Verus manteve a diagramação do anterior.

ESCRITA: CADA. VEZ. MELHOR. Agora que já fomos apresentados ao universo em Uma chama entre as cinzas, Sabaa mantém as melhores qualidade da sua escrita para nos apresentar elementos inéditos, e seu jeito de contar estórias é absolutamente fascinante. Ela descreve sentimentos e conjecturas tão bem! Nesse, me senti mais próxima da mente da autora também. Seus pensamentos fluíam através das páginas que escreveu.

ENREDO: Passada a introdução do primeiro livro, é só aqui que temos uma noção melhor da profundidade da trama e do arco dos personagens, e destaco o aprofundamento da mitologia na série. Apesar do primeiro livro, de certa forma, ter fechado seu próprio ciclo de acontecimentos, conseguimos ver as consequências dele ainda ecoando aqui, e que certamente vão ecoar até o último livro. Acontece tanta coisa, alguns raros momentos leves para uma estória cada vez mais eletrizante, com espaço para sentimentos profundos e descobertas de nos deixar boquiabertos. É um quadro gigante, onde cada detalhe importa. É por isso que a cada livro que sai eu releio, porque eu sei que há easter eggs escondidos aqui ali, prontos para serem usados por Sabba para nos derrubar no chão.

PERSONAGENS: Vou tentar escrever devagar pra colocar as ideias em ordem, mas minha vontade mesmo é gritar o quANTO ESSES PERSONAGENS SÃO PERFEITOS. A jornada pessoa de cada um é absurdamente bem construída, poucos livros de fantasia dão espaço tão grande para analisarmos todo os aspectos que compõe um personagem. Elias é absolutamente TUDO pra mim. Sofri demais com ele. Laia é a que mais surpreende, embora eu tenha sim ficado cega de raiva com ela nesse (quando o li pela primeira vez, em inglês, quase joguei o livro na parede) . Mas TODAS as escolhas de Tahir são justificadas para o personagens, cada vírgula precisa acontecer do jeito que acontece, o que só reforça meu fascínio com a habilidade da autora de costurar os acontecimentos.
Por fim, mas certamente não menos importante, a perspectiva de Helene foi uma grata surpresa, e ela rapidamente me envolve com sua mente rápida e espírito leal. De todos os personagens, é com ela que eu mais me identifico. Sua perspectiva também foi necessária para que estivéssemos em vários locais dentro do enredo.

+: Sequências de estreias bem recebidas pela crítica são sempre o ponto fraco de uma série, é no segundo livro que podemos afirmar se a série vai ser boa ou não. Eu estava com as minhas expectativas estratosféricas, e fui presentada com a autora me mostrando que não, eu não sabia de nada, e que minha mais alta expetativa não era NADA para sua habilidade de contadora de histórias. Você ri, chora, sofre, grita, torce, se encolhe, prende a respiração, toda a sorte de emoções estão nessa série que sem dúvidas está no meu top 5 da vida.

"Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração."

"As palavras me liberam. Talvez eu tenha ficado tão acostumada com o fardo dos segredos que não noto o seu peso até estar livre deles."

"A força de vontade sozinha não pode mudar o destino de alguém."

"Não deixe que o desespero tome conta de você."

"Isso é o que significa ter fé, acreditar em algo maior do que você mesma."

"Suas emoções te tornam humana [...]. Mesmo as desagradáveis têm um sentido. Não as guarde em um canto. Se você ignorá-las, elas só vão ficar mais forte e iradas."

"Nós dissemos adeus, mas não era verdade, pois quando penso em seu nome... [...] você está comigo na lembrança [...] até eu vê-lo novamente."

"Poucas pessoas querem testemunhas para sua dor, e o luto é a pior delas."

"Vale a pena morrer pela nossa família, matar por ela. Lutar pela família é o que nos mantém em frente quando todo o resto acabou."

"Enquanto há vida, há esperança."

"Uma Máscara não é feita. Ela é refeita. Primeiro, ela é destruída. Despida até a criança frágil que vive em seu âmago. Não importa quão forte ela acredite ser. Blackcliff a diminui, a humilha, a torna humilde. Mas, se sobreviver, ela renasce. Ela se eleva do mundo de sombras do fracasso e do desespero para que possa se tornar tão temerosa quanto aqueles que a destruíram. Para que possa conhecer a escuridão e usá-la como cimitarra e se proteger em sua missão de servir o Império."

"A maioria das pessoas [...] não passa de lampejos na grande escuridão do tempo. Mas você [...], não é uma faísca que se consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão... se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas."

"[...] minha honra também demanda que eu não tire de uma mulher a decisão a respeito do seu próprio destino. Os céus são testemunhas de que já temos o suficiente disso neste maldito mundo."

"Mas fazer a coisa certa agora não desfaz todos os erros que já cometi."

"Não se afaste das pessoas que se importam com você só porque acha que vai machucá-las, ou... que elas vão te machucar. Qual o sentido de ser humano se você não se permitir sentir nada?"

"A distração leva a erros. E já cometi erros demais."

"É tão perturbador que nós três sejamos ligados por essa experiência: os monstros rastejando através de nossa cabeça. Toda a escuridão e a maldade que os outros perpetram em nós, todas as coisas que não podemos controlar por sermos jovens demais para impedi-las, seguiram conosco através dos anos, esperando à espreita que chegássemos ao ponto mais baixo."

"Talvez a mágoa seja como a batalha: uma vez vivida, os instintos de seu corpo assumem o comando."

"O fracasso não define uma pessoa. É o que ela faz depois de fracassar que determina se é uma líder ou um desperdício de ar."

helesnar 06/06/2021

kkkkk e vaamos de continuar sem saber...
gostei mais do primeiro em questão da história, mas gostei mais desse porque teve pov da helene kkkk

sinceramente não tava nem ai pra eles cruzando o deserto, e seria mais interessante se tivessem mais obstáculos que não fossem tão aleatórios, de personagens que a gente já conhece. a morte da **** foi muito ???? sinceramente

como eu falei no vlog, pra mim desde o primeiro livro já tava obvio quem seria o traidor kkkkk ok que teve um outro twist ali no meio, que deu pra pegar alguns capitulos antes também. pra mim não tem problema adivinhar antes desde que a construção seja boa, mas foi bem meh ler praticamente 2 livros já sabendo quem seria.

acho que a sabaa dá pistas demais e as coisas acabam ficando um pouco obvias, seria melhor ser mais sutil com o que indica até as reviravoltas. e isso também vale pra pensamentos e sentimentos kkk tudo bem mastigadinho nesse pra gente, principalmente no pov da laia

e que SACOOOO aquela teoria que eu falei no vlog ainda NAO FOI EXPLICADA que odio........ agora eu acho que pode ser aquela pessoa que eu falei, oU a filha. mas ok mesma linha de pensamento. mas ta vendo, pegar uma coisa no primeiro livro que só vai ser descoberta no terceiro ou quarto???? to frustrada demais kkkkk to quase procurando spoiler pra ver se ta certo ou não logo.
isa 06/06/2021minha estante
Aqui depois do vlog kskksks, parece que vc nunca vai saber se tuas teorias tão certas

PietA0 10/01/2024

Uma tocha na escuridão
É quase lei que nenhuma saga têm seu segundo libro entre os melhores. Uma tocha na escuridão é chato e entediante. Não traz uma narrativa que complemente o primeiro livro (que foi bem legal), a história se perde, começa interessante e fazendo sentido mas acaba muito aleatoriamente. Parece que a autora estava sem criatividade e foi colocando seres esquisitos só para tentar construir uma história diferente. E não conseguiu.
Dessa76 10/01/2024minha estante
Eu não consegui chegar nem na metade do terceiro kkkkk espero que dê tudo certo para você

PietA0 10/01/2024minha estante
Ai mds kkkkkkk

Thânia Deak 21/04/2021

Uma Tocha na Escuridão
Depois do fracasso de Elias na ultima eliminatória, ele e Laia partem do império para salvar Darin o irmão de Laia. Porem nada nessa jornada será fácil, pois o império e forças sobrenaturais querem acabar com os dois.

Helene agora a nova AGUIA DE SANGUE do império, terá como missão prender Elias, seu amigo e amor e Laia uma escrava Erudita. Mas ela sabe que essa missão não será nada fácil e que tem um longo caminho até encontrar Elias.

Laia precisa se mostrar forte e determinada durante a jornada até prisão Kauf, ela enfrentará sozinhas forças que jamais achou que conseguiria, tudo para salvar seu irmão.

Elias é um excelente mascara, mas ao lutar pela sua liberdade e deixa Blackcliff se tornou um traidor do império. Elias teve que passar e fazer coisas cruéis durante as Eliminatórias em Blackcliff.

A autora sobre trabalhar e desenvolver dos personagens muito bem, a historia é repleta de intrigas e mistério do começo ao fim, a leitura fui tão rápida que você não consegue parar de ler. Estou apaixonada, com certeza merece 5 estrela

JL 17/01/2021

Digamos que algumas coisas ficam confusas e sem muitas explicações. Temos reviravoltas esperadas e não esperadas.
Eu não gostava muito da Helene, mas acho que agora ela vai abrir o olho.
A Laia está se superando.
Elias eu torço por ele.
Partiu livro 3.

camila1326 09/06/2023

Águia Supremacy
Helene meu anjo como está suas costas depois de ter carregado o livro em todas as páginas?

Uma Chama na Escuridão regressa ao universo fantástico das areias de uma dinastia marcada pela morte e assombrada por mitos tão antigos que são capazes de testar a sanidade de qualquer ser humano. Na busca por libertar o irmão do que parece ser impossível, li Laia ser uma das maiores personagens otárias da vida oscilando entre amá-la por sua força, mas sim? continuo achando a gata mais ou menos e bem para menos mesmo. Sei lá, falta algo sabe? espero encontrar no próximo livro isso que tanto espero.

De todos os personagens que adorei e poderia passar horas falando sobre, Elias e Helena ganharam o pódio. Elias, o ex-máscara que renega seu sangue e Helene, a melhor amiga mortal que precisa matá-lo a qualquer custo. O QUE PODERIA DAR ERRADO? Foi simplesmente perfeito, fiquei de coração partido tantas vezes que só queria guardá-los num potinho e os proteger. Nossa Águia mesmo merece o mundo e um love para chamar só de seu, uma pena achar que talvez isso nunca venha a acontecer, mas fiquemos com o pensamentos positivo, afinal, "onde há vida, há esperança". Marcus continua sendo um cuzao desgraçado que merece morrer lentamente e nossa como quero que isso aconteça logo kkkkkkkk

De todas as reviravoltas, o traidor real me pegou de surpresa sendo que estava tão óbvio desde o início que agora me sinto uma idiota kkkkkkk enfim né, delays da vida. Plot twist de milhões que fez a Laia parecer mais bleh do que nunca, ai ai Helene precisa dar uns conselhos para ela porque olha está complicada a situação. Mal posso esperar para saber mais sobre os djinns e o futuro desse povo que parece ser a prova de mortes.

Julia Maria 20/07/2021

Sofrimento
Dor, sofrimento, angustia, tragédia, desespero e muito mais dor.
não sei da onde a autora tirou tanta informação e elementos pra me fazer sofrer em só 400 páginas, mas eu juro que nunca doeu tanto ler um livro.
mrlagb 25/07/2021minha estante
mds eu to com medo, vou começar agora

Vic 02/07/2021

Acho incrível como essa autora leva a gnt a ter sentimentos tão sinceros pelos personagens, desde ódio a carinho.
Ela montou uma boa história, mas em alguns momentos eu senti como se ela apenas jogasse algumas informações do nada, teve um momento em que eu realmente não vi necessidade de por parentesco entre alguns personagens, mas fazer oq né.
Foi uma boa experiência e eu recomendo

Kamy 16/07/2021

Esse livro (pra mim) é beeeem melhor que o primeiro, muito mais instigante, com mais ação e lutas incríveis.
A Laia tem uma longa e perigosa jornada pela frente, assim como o Elias, ambos passam por cituações terríveis. A Helene, agora como Águia de Sangue, é quem mais passa por momentos difíceis, já que ela tem que se submeter ao odiavél imperador Marcus e aguentar a comandante. Apesar de não gostar muito da Helene, é impossível não simpatizar com ela...
O que me irritou nesse livro foi a sofrência sem fim. Nossa, mas que livro sofrido, mdssss, muitaaas e muitaaas coisas triste. Ainda sim, esse livro é muitooo bom.