O Comandante Ianque

O Comandante Ianque Michael Sallah...

Resenhas - O Comandante Ianque

Igor_Resenha 05/01/2024

Uma história de amor no meio da Revolução Cubana !!!
William Morgan era sinônimo de problema nos Estados Unidos. Desde que fora expulso do exército e preso ninguém estava disposto a dar uma oportunidade. Estava perdido... e ainda precisava sustentar uma família. o entanto, algo lhe chamou atenção na luta dos cubanos para libertar o seu país. Então, usando de mentiras, ele conseguiu sua segunda chance de mostrar para o mundo que era um bom guerreiro.
Depois de muitas lutas travadas contra os soldados de Batista pela Segunda Frente (SFNL) na região montanhosa de Escambray, Mogan conquista o respeito dos guerrilheiros e se transforma em um comandante, o comandante Ianque.
Mesmo com recrutas que nunca haviam empunhado uma arma antes, com armas antigas e enferrujadas, com pouca munição e equipamentos e enfrentando um inimigo que estava no poder a algum tempo, com controle das Forças Armadas Cubanas, com acesso a aviões B-26, soldados bem treinados e equipados e com apoio americano, a Segunda Frente e o Movimento 26 de Julho conseguem vencer - demonstrando que com táticas de guerrilha e apoio massivo da população, uma revolução é perfeitamente possível. Assim, o sucesso da Revolução Cubana é também o sucesso dos movimentos de guerrilheiros contra um Estado opressor.
No entanto, a Cuba livre de Morgan e Olga durou pouco e logo tudo aquilo pelo qual haviam lutado foi amordaçado pelos irmão Castro e Che Guevara. Nesse ponto do livro mostra o outro lado da Revolução Cubana, do Movimento 26 de Julho, de Fidel Castro e Che - em uma pegada bem Revolução dos Bichos de George Orwell. O poder de ser o governo e as ideias radicais e comunistas de Che fizeram a cabeça de Castro e o tornaram tão opressor e sanguinário quanto Batista. Os únicos que poderiam fazer frente a essa opressão das liberdades e dos direitos do povo cubano era a Segunda Frente sob o comando de Morgan.
Infelizmente, Castro tinha mais armas, mais apoio e sabia como travar aquela guerra de guerrilha. A Segunda Frente foi oprimida e perseguida, Morgan e alguns de seus camaradas foram fuzilados, Olga ficou presa por 11 anos e Cuba ficou refém dos Castros.
O final do livro me lembrou muito a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto.
Uma excelente leitura para entender a Revolução Cubana.