Questão Vital

Questão Vital Nick Lane

Resenhas - Questão Vital

Batatinha 18/02/2023

A energia na origem da vida.
Esse livro expandiu a minha mente na questão do que é a vida, mais especificamente nos mecanismos primordiais da célula, o papel dos genes e o mais importante... O protagonismo das Mitocôndrias em elevar a vida em outro patamar bioenergético (tornar organismos Procariontes em Eucariontes) e poder tornar possível vida complexa. Estou ansioso por ler mais desse autor.

Guigo 10/10/2022

Esclarecedor
"Por que a vida é como é?"

Através de um texto envolvente, que exige do leitor certo conhecimento prévio para acompanhar suas explanações, o autor responde detalhadamente o subtítulo do livro.

A descrição e teorização da origem da vida como somos é empolgante através da narrativa de Lane.

Danilo 18/05/2018

Uma bela gama de questões...
Há dois pontos centrais neste livro, o primeiro, a evolução; o segundo, a questão bioenergética. A questão bioenergética será explorada como chave para decifrar a evolução, ao menos, a parte da evolução que o livro pretende tratar, a de nível celular. Tendo isso em mente, o autor nos encaminha por uma magistral viagem ao mundo microscópico. Seremos levados a questões ainda sem respostas no mundo da biologia, onde hipóteses concorrem para chegar a um paradigma na ciência. Como e onde surgiram as primeiras células? Como as células procariontes vieram a se dividir entre bactérias e arqueas? Por que o advento dos eucariontes ocorreu uma única vez? E por que surgiu a diferenciação em sexos? Em resposta a todas essas perguntas, o autor pretende nos dar um norte, mostrar hipóteses que podem ser mais ou menos prováveis. Algumas das quais com bastantes evidências favoráveis, outras, como sugestões para linhas de pesquisas futuras.

Ao terminarmos a leitura, teremos tantas ou mais perguntas na cabeça que quando iniciamos, porém, as novas perguntas transitam em um nível muito mais profundo. E é isso o melhor que um livro de divulgação científica melhor pode e deve fazer, incutir o leitor de curiosidade, de anseio por novas respostas. Neste caso, o Nick Lane conta com todos os méritos, porque consegue aguçar a curiosidade do leitor e mostrar a importância de todas as perguntas aqui tratadas pra decifrarmos o enigma do que é viver.

(A única ressalva é que a linguagem é por vezes pesada e talvez não tivesse como ser mais simples sem perder explicações essenciais pro desenvolvimento da obra, logo, se o leitor não tiver uma base mínima em bioquímica e biologia, pode sentir dificuldade durante a leitura)