Oníria

Oníria Joana Santos Silva

Resenhas - Oníria

Bia 31/10/2017

Resenha - Oníria
Eu costumava ler poesias na escola porque era obrigado, mas nunca fui de ler poesias, não que eu não goste só não faz meu estilo. Conheço algumas poesias bem legais e agora tenho mais algumas para a lista. Esta será a resenha mais curta que já escrevi kkkk. A resenha desse livro esta bem atrasada, eu o li desde o dia em que ele chegou a minhas mãos, mas acabava esquecendo-me de postar a resenha de tantas resenhas que eu ainda tinha que postar que estavam na fila. Mas em fim, aqui está à resenha hehe.

As páginas são amareladas, a fonte e grande e têm trinta e dois poemas alguns escritos na época de 2000 outros mais atuais. A capa do livro é simplesmente linda, gostaria de ter um marcador dessa capa! É realmente encantadora.

Nessa coletânea de poemas lindos, Joana nos trás um pouco de seus sentimentos com relação a muitas coisas, como por exemplo, sua moradia de três anos na Escócia, seus amores, os pesadelos, as decepções/ilusões, e até mesmo a perda de alguém. O poema mais antigo desse livro é Ártemis que foi escrito em 2000, Joana começou a escrever aos doze anos e no livro trás os poemas que ela escreveu, também, com treze/catorze anos.
Meu preferido foi o poema Magia (o primeiro poema desse livro), achei super legal e li ele várias vezes. Outro que gostei bastante foi Pesadelo.
Um livro super curtinho e muito rápido de ler, você lê em menos de uma hora e se envolve nos poemas. Alguns eu me senti muito conectada. Muito obrigada Joana pelo livro maravilhoso e pela dedicatória fofa!
Eu nunca fiz uma resenha sobre poemas então não conheço muito o assunto já que não tenho costume de ler poemas, mas espero que essa resenha mostre o quanto gostei do livro, o quanto mergulhei totalmente nas palavras rimadas de Joana. São poemas lindos, de certa forma, e tristes.

Fiquei super feliz quando a autora entrou em contato comigo perguntando se eu gostaria de conhecer seu trabalho. Confesso que quando ela disse ser poemas eu fiquei meio em duvida, tem muito tempo que não leio um poema e não sabia se conseguiria escrever uma resenha sobre. Mas depois que o livro chegou e o li, fiquei realmente agradecida por ela ter me mandado seu trabalho.
Para quem gosta de poemas eu recomendo o livro.

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/

Felipemateus12 26/10/2017

Resenha - Oniria
Oniria é um livro de poemas da autora portuguesa Joana Santos Silva, que agrega dezenas de poemas com diversos temas.
Alguns dos poemas vem com uma linguagem romântica e as vezes com um sentido de amor incompreendido, ou ate mesmo platônico.
Logico que a visão poética da autora a todo momento retrata sua vida, ou seja, a cada poema a gente sente um pouco da autora, suas tristezas, dores, alegrias e amor.
O livro é super bem recomendado por mim, mesmo não sendo um critico do assunto, mas me envolvi bastante com cada verso que me faziam ter ótimas recordações.
A cada poema também conseguimos ver a evolução da autora, já que em cada poema, ela escreveu em uma data diferente, nos dando uma perspectiva de cada momento da sua vida, assim como nos dando uma ótima reflexão sobre a nossa própria vida.

Michelle Trevisani 22/10/2017

Doce poesia!
Oi pessoal! Tudo bem? Hoje a resenha que trago aqui para vocês é de um livro que viajou bastante até chegar nas minhas mãos! A autora, a Joana Santos Silva me encontrou na internet, gostou do trabalho que faço com resenha de livros e fotos e me perguntou se eu gostaria de receber um exemplar de um livro seu para conhecer. Fiquei super contente com o contato da Joana e disse que queria receber sim. Então ela pediu meu endereço e disse que o livro iria demorar um pouquinho a chegar. Eu disse sem problemas, eu fico esperando aqui ansiosa hahah. Eu só não sabia que o livro viria direto de Portugal! Isso mesmo, a Joana mora lá. Ela é de Cascais, e eu fiquei ainda mais contente de saber que o livro viajaria pelos sete mares para depois ser degustado pelas minhas mãos.

O livro Oníria foi lançado pela editora Chiado e é um livro de poesias. São várias poesias selecionadas por Joana, 2002 a 2016. Ela foi colocando o ano no rodapé de cada poema e eu achei esse detalhe bastante interessante. A gente percebe o sentimento com o qual ela escreveu em cada ano, como por exemplo: um poema mais saudoso, um poema que fala de amor, outro que fala de algum ente querido, ou que fale de sua terra. A maturidade que a autora vai tendo a cada ano em cada poema fica bastante claro pra mim.

Como eu também já escrevi muito poema na vida, sei bem como é isso. Tem fase que um certa tema não sai da nossa cabeça. Passa um tempo e entra outro tema. Como ela fisgou um poema de cada ano, ficou um livro com temas bastante diversificados.

Adorei a experiência de ter esse livro nas mãos. E de Joana o ter enviado lá de Portugal pra mim. Parece que eu tenho um pedacinho daquele país lindo aqui no meu quarto agora. Esse tipo de sentimento é impagável. Para quem gosta de poemas e quer uma coisa leve e bastante rimada, recomendo este livro, que está com uma capa linda – eu amo filtro dos sonhos, quando eu bati o olho nessa capa já sabia que ia gostar.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2017/09/resenha-oniria-de-joana-santos-silva.html

Nati Amend @livrosdanati 17/09/2017

Delicado, sincero e tocante!
"Oníria" é um desses livros que toca o nosso coração e mexe com as nossas emoções mais íntimas. Com um emaranhado de palavras e de sentimentos, os textos da autora nos conduzem para uma viagem por fragmentos de sua vida. Sua poesia é tão clara, sensível e verdadeira, que poderia ser o retrato de qualquer um de nós.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Que momentos já lá passei
De reflexão e de cura
Tantas lágrimas deixei
E atirei à sua rua

Olho para aquele mundo
E escolho o claro ao escuro
Olho sempre para a luz e não para o fundo
Opto sempre pelo mais puro..."⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cada página, encontramos uma emoção diferente, com poemas salpicados de sonhos, desassossegos e amores, que seriam impossíveis de traduzir em apenas uma resenha. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A leitura é rápida e nos mostra os pensamentos e inquietações de Joana, expostos de maneira lírica. Todos os poemas são datados e misturam a passagem de tempo, nos fazendo navegar nessa trajetória sem ter a noção de começo, meio ou fim. Para os que adoram poesia, esta é uma boa indicação de leitura. E para os que nunca tentaram ler algo de gênero, este livro é um bom começo!

site: www.instagram.com/livrosdanati/
@IngridVerso 18/09/2017minha estante
A capa desse livro é incrível, tô louca pra ler sua resenha dele. Ainda não tive tempo de atualizar a minha leitura do seu IG. ?

Nati Amend @livrosdanati 18/09/2017minha estante
Amada, esse post que você comentou é a resenha dele. Clica em "ver mais" que aparece o restante da resenha.

Gleissianne Dias 12/09/2017

"A vida é uma caixinha de belas surpresas"
Oníria é um livro repleto de poemas lindos e verdadeiros. Nele encontramos vários temas, como, amor, amizade, família, desilusão e o cotidiano da vida .
O livro te proporcionar durante a leitura de cada poder apreciar e reflete cada frase dita. É aquela mistura de emoções e sentimentos, que por muita vezes nos identificamos com um poema aqui e ali.
Tenho que confessar que rolou uma lágrima no poema "AVÓ", me lembrei muito da minha avó, que me deixou cedo demais.
Esse é aquele livro que vale a pena cada segundo.

Natália | @tracandolivros 10/09/2017

Real
Oneiros eram deuses do sonho na mitologia grega. Oníria é a personificação de uma mulher que fala de sonhos. E neste livro é exatamente isso que a Joana faz, ela conta sobre seus sonhos, seus medos, suas experiências, é quase como se fosse uma autobiografia em formato de poemas. Em muitos dá para perceber sobre suas mudanças, sobre sua adolescência, problemas na família, perda de entes queridos. Então é realmente um pouquinho dela em muitas metáforas e rimas. Agora vou deixar vocês com um dos meus poemas favoritos, pesado e real.
📖Mulher de negro

Mulher de cores escuras vestidas
Em mágoa de um luto
Vestes dor de uma vida
Do nada de um mero vulto

Sem honra de merecer
Não tiraste essa noite
Em ti, nem de viver
De acumular de açoite

Cavavas campos em fogo
Enrugavas o futuro
Não esperes por ele logo
Que ele trabalha em álcool duro

O pão vais dividir
Em quatro crianças inocentes
Parte, deves partir
Como, de mentes crentes

Deus castiga as mulheres
Que cavam sem sua enxada
União sem prazeres
Muita vez violada

Sempre sem opinião
Traziam a família ao peito
Vida sem razão
De razão do seu próprio leito

Às vezes de cara em sangue
De tropeçar a escada
Talvez ele não se zangue
Com garrafa sua amada

site: https://www.instagram.com/tracandolivros/

Bia 05/09/2017

Intimidade e muita poesia
Oníria me encontrou, me encantou e rimou com meu coração, que ansiava de poesias para adocicar meu dia. Recebi da Joana , o seu livrinho amor, que conta com uma capa fofa e uma diagramação poética. O livro é um apanhado da vida da autora: dos seus sonhos, amores, conquistas,perdas. Não sou a melhor pessoa para falar sobre a estrutura de um livro de poesias, mas a Joana tem métrica e acima de tudo sabe conduzir o leitor a sentir o que ela sentiu quando estava escrevendo.

Agora na paz interior peço a uma fada pozinhos mágicos
Para acabar com a minha dor e os momentos mais trágicos...”

“Eu sei que doía e eu de mãos atadas
Voltei a chamar aquela fada...”

Cheio de sensibilidade e com uma excentricidade á parte, o livro da portuguesa conquista e emociona com seu Português Europeu. Querida Joana, você me transportou para perto de ti e pela suas poesias, pude conhece-te e refletir das mesmas temáticas abordadas pela composição desse livro lindo e cheio de vida.

“E eu na total solidão
Agarrada à folha e caneta que escondia
Para não perder a minha poesia.”

O livro pode ser adquirido em forma impressa no site da Chiado Editora ou e-book na Amazon Brasil aqui.

site: http://meucoracaoliterario.blogspot.com.br/search?q=on%C3%ADria

Iago 05/09/2017

Oníria - Resenha
Inicialmente gostaria de falar um pouco sobre o nome do livro. Oníria, originado do sânscrito, pode ser traduzido como algo relacionado aos sonhos, uma pessoa capaz de interpretar e/ou manipular sonhos. Por se tratar de um livro de poesia, não encontraria uma nomenclatura mais adequada do que essa. Além disso, o que dizer da capa que já transmite a relação entre poesia e sonho com um apanhador de sonhos tão lindo desses? Simplesmente fantástico.

Quando comecei a ler a poesia de Joana eu me senti lendo a alma de uma pessoa que escreve a partir de si. Não tive outra reação se não me emocionar com cada palavra escrita nos poemas doces e amargos da autora que, embora ainda não conhecesse, passei a admirar muito. Ao fazer resenhas de livros de poesias eu tenho o cuidado de não tentar resumir todos os textos através de palavras simplórias, até mesmo porque não seria possível!

Entenda: Um livro com dez poesias mereceria no mínimo (na descrição de um professor de literatura, que eu sou) um texto para cada poesia, pois é impossível resenhar uma antologia inteira e ser justo com o trabalho cuidadoso que o autor teve ao reunir múltiplas obras. Ao falar de poesia, gosto de pegar textos específicos e apresentar a você, nosso leitor.

Sou um amante da poesia portuguesa, e considero tanto nomes clássicos (como Camões), como autores contemporâneos que já tive o prazer de ler através da Universidade e da nossa parceria com a Chiado Editora. A Joana é um nome que agora incluo dentro da minha lista de poetas portugueses da minha mesa de cabeceira.

Dos trechos que trouxe para apresentar para vocês hoje, o primeiro é encontrado no poema Obsessão:

"Porque me perdeste? Sabes a resposta?
Estive sempre ao teu lado, a tudo estava disposta
Até daria a minha vida em lugar da tua
Mas com o cansaço... tudo muda (...)"

Esse texto me provocou sentimentos intensos e que me fizeram lembrar de momentos da vida de prazer e dor, o verdadeiro ato de experienciar a catarsia dentro da poesia. Não preciso dissertar sobre o texto pois, como percebem, ele já fala por si próprio.
Sobre o segundo trecho, este é do poema Tânato:

"(...) Alma, sem ter troco
Até os bichos te levam corpo
Deixando memórias
De tristezas e vitórias (...)"

A poesia é uma repleta alusão a Thanatos, a personificação da morte dentro da mitologia grega, irmão de Hipnos, o Deus do Sono. Ao longo do texto, datado de 2003, o autor se dá conta do caminho que os seres vivos fazem em direção ao destino inevitável da morte e o abraço de Thanatos, que na grafia portuguesa se dá como Tânato. Digo isso a partir da minha interpretação e experiência no campo literário, podendo eu estar ou não errado, afinal a interpretação poética é subjetiva e individual.

De qualquer forma, Joana Santos Silva é uma das excelentes poetisas portuguesas da contemporaneidade. Eu recomendo fortemente a leitura apaixonada e ininterrupta da obra da autora.

Oníria, um livro de poesia para quem ama, quem já amou, ou quem irá amar. Para quem sonhou, sonha ou vai sonhar.

site: http://www.fixacaoliteraria.com/2017/07/oniria-resenha.html

Grasi 26/08/2017

Simplesmente lindo - @paginalida
Eu simplesmente amei Oníria. É um livro lindo do início ao fim. Nele Joana nos apresenta uma coleção de poemas que foram escritos em diversos momentos da sua vida. Eles falam sobre sonhos, inquietações, sossegos e desassossegos, amores e desamores, saudades, e muitos outros sentimentos e pensamentos que todo mundo passa na vida.

A primeira coisa que me conquistou nesse livro e me fez querer lê-lo imediatamente foi a sinopse. A própria sinopse é uma poesia e nos dá um gostinho do que está por vir durante a leitura. E a capa é maravilhosa!

Oniría "é uma obra de sobressaltos, que podiam ser os nossos, povoadas por desassossegos que são de todos". Ler esse livro me fez sentir uma mistura de sentimentos e relembrar de vários momentos que eu já passei. Amei demais a leitura e recomendo a todos!

Me sigam no instagram: @paginalida
Acessem o blog para ver a resenha completa. Link abaixo!

site: https://paginalida.wordpress.com/2017/08/26/resenha-oniria-joana-santos-silva/#more-658

ClAudia.Pasini 07/08/2017

AMEI
Quando Joana me ofereceu seu livro, apesar de lisonjeada, respondi sinceramente que poemas é sempre uma questão de amor e ódio para mim e não há nada mais difícil de resenhar que um livro de poemas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas a própria Joana é um poema.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Joana é linda, é doce e é impressionante!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E esse livro é um espelho desse ser humano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os poemas são claros, são fáceis mas são profundos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dispostos em uma ordem cronológica, relatam diferente formas de amor, perdas, natureza, família...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um poema sempre vai causar uma impressão diferente em cada leitor, o despertar de um sentimento, uma dor, uma identificação, um Uau...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas quando você faz as contas e percebe que Joana tinha apenas 13 anos quando escreveu "Magia", você sabe que esse talento nasceu com ela.

Camila Justi | @JustiBooks 07/08/2017

Lindo!!!
Oníria é um livro de poesias, repleto de poemas lindos e verdadeiros. Nele a autora abordou temas como o Amor, a Amizade, a Família e o Cotidiano entre passado e presente.
??
Quem gosta de mandar cartas vai ser uma verdadeira inspiração ou até mesmo pegar alguns trechos e enviar para a pessoa amada!!!
??
O gostoso dessa leitura é pegar a cada dia uma poesia para apreciar e refletir.
A capa é maravilhosa e ele foi escrito e impresso em Portugal!! Que luxo hein?!

Anastácio 06/08/2017

Um livro excepcional cheio de aventuras de uma escritora que deixa sentimentos escritos em versos.
Uma viagem maravilhosa de uma vida atribulada, cheia de emoções que passam para quem os lê.
Cada poema retrata um acontecimento diferente.
O título e a capa são perfeitos!
Vou ler este livro muitas vezes, uma vez que há versos que nos marcam.
Recomendo!
É uma lembrança magnífica e inesquecível.
Agora aguardo pelo próximo e vou continuando a ler a poesia de Joana no instagram que é linda!
Muitos parabéns!!

Nardford 06/08/2017

O livro de poesia do século
Oníria é um livro de poesia que fala de família, amor, amizades e muito sentimento. Versos únicos que só alguns têm a coragem de os dizer.
Sonhos da autora que começou a escrever muito nova. Achei muito interessante a referência aos deuses como se estivessem sempre presentes.
A capa é simplesmente linda. Qualquer pessoa ficava feliz em receber este livrinho de cabeceira.

Marques 06/08/2017

Magnifico
Livro de poesia real que fala de momentos que muitos de nós já passámos.
Adorei o poema sobre os "avós". Alegre e triste ao mesmo tempo.
Reparei que muitos versos têm duplo significado, o que os torna mais interessantes.
É sem dúvida uma obra de sobressaltos que estão presentes na nossa vida.
O meu livro está cheio de marcas dos meus versos preferidos, e quando acabei, tinha o dobro do tamanho com tantos apontamentos e folhas que fui escrevendo.
Uma verdadeira inspiração.