A Câmara Sangrenta e Outras Histórias

A Câmara Sangrenta e Outras Histórias Angela Carter

Resenhas - A câmara sangrenta e outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

Livia M. 24/03/2024

Enquanto se dirige para A CÂMARA SANGRENTA, O SR. LYON FAZ A CORTE para A NOIVA DO TIGRE instigado com as ideias que O GATO DE BOTAS sussurrara para O REI DOS ELFOS que desejava A FILHA DA NEVE e com os conselhos que A SENHORA DA CASA DO AMOR dera para O LOBISOMEM de que A COMPAINHA DOS LOBOS deveria ter como primeira dama A LOBA ALICE.

Femeloalmeida 20/02/2024

Contos de fadas distorcidos
Uma leitura bem gostosa e dinâmica, é um livro de contos que traz elementos de contos de fadas num contexto real e distorcido.

Si â¤ï¸ 16/02/2024

O livro é bem fácil de ler, com pequenas histórias, contos folclóricos, que deixam a nossa leitura mais prazeroso, gostei muito.

Douglas Brilhante 21/12/2023

Muuuuito bom.

Eu amo contos e amo o fantástico. Pra mim, essa união quase sempre tem um saldo positivo.

Angela Carter, premiada escritora britânica, faz uma revisão de contos clássicos, como a Bela e a Fera e o Gato de Botas. Os contos parecem ter sido jogados no chão, fragmentados e realocados sob uma nova perspectiva, com uma maior exploração, sem culpa e sem apelação, da sexualidade feminina.

Nem todos são excelentes, mas a maioria tem uma média muito boa.

Os destaques são: ?A câmara Sangrenta? e o ?Gato de Botas?, esse último sendo sensacional.

Vale muito a pena.

Não entendi a nota baixa relativamente aqui no Skoob.

Pavoso 28/07/2023

Bons contos. Alguns te prendem mais que outros. E alguns poucos te deixam com preguiça de continuar. Meu favorito é do Gato de Botas ???.

MykaaMoon 14/06/2023

Como uma boa amante de contos de fadas, não poderia ter deixado esse livro que tem uma outra visão de fora.

Meu primeiro contato com a autora e creio que talvez eu leia alguns outros livros dela depois.

Ela não mentiu quando no prefácio fala; ****com fortes tintas góticas e recheadas de símbolos****.

É um livro que divaguei em alguns contos, porém em outros gostei muito, o do tarô e o do barba azul pra mim foram os melhores. Como gosto muito de vampiros e no conto do tarô (a senhora da casa do amor) envolvia muitas referências inclusive ao Nosferatu e ao Vlad. Eu me senti conquistada nesse ponto.

Ademais, eu fui surpreendida, não pensei que fosse gostar do livro.

Quote do conto a senhora da casa do amor

"Estou condenada à escuridão; não quero lhe fazer mal."

elle 19/02/2023

Mais macabro que as originais
Eu amei a minha experiencia lendo esse livro, mas devo afirmar que esse livro nao e para qualquer um, a maioria dos contos sao grotescos e tem descriçoes muito profundas, o que ajuda na imersao.
os contos realmente contam outra versao da mulher, alguns muito sexualizados e outros medonhos.
devo enfatizar que e um bom livro com uma narraçao espetacular, sobretudo te descriçoes bem fortes e eu nao consigo descrever elas kkkk
enfim, e um livro de contos legais, eu recomendo se tu for maior de 18 anos a ler, pq real e algo pesado

Mandark 17/01/2023

Contos, recontos e muito erotismo...
Como a maioria dos livros compostos por contos, o livro da Ângela também é bastante irregular. Começando de maneira excelente com uma revisita ao clássico conto do Barba Azul em "Câmara Sangrenta" e com o "O sr. Lyon faz a corte" trazendo A Bela e a Fera com uma narrativa interessante, o livro gera grandes expectativas que, infelizmente, não se concretizaram com todos os oito contos seguintes. Mas com algumas belas surpresas em "A Filha da Neve", "A Senhora da Casa do Amor" e "Lobisomem", o livro se encerra com um saldo positivo. Essa foi minha primeira leitura na tentativa de ler todos os livros da época da minha assinatura da TAG que continuavam como não lidos na minha estante. Foi um bom começo.

sara 22/09/2022

Primeira vez lendo Angela Carter! Amei toda a premissa do livro, entendi o ponto da autora ao não concordar que seus livros sejam idealizados como contos de fadas modernos "realistas" ou "feministas". Acho que entendi o ponto dela ao ler o livro. As histórias são bem mais profundas e estranhamente pessoais. Adorei algumas passagens do livro e outras eu só fiquei tipo """""oi?"""""""
É isso pessoal, acho que ler Angela Carter é isso.

Alice 23/03/2022

É um livro importante, pelo o contexto de quando foi escrito, pela a ousadia da escritora mas não gostei muito. Tem contos instigantes mas a maioria me entediou e atrapalhou a fluidez da leitura, até porque é curto mas a experiência valeu.

de Aquino 08/07/2021

Uau
Não sou tão afeito ao estilo dessas histórias mas tenho que ser justo com a autora: totalmente no controle das palavras a serem empregadas. Deve ser muito difícil traduzir um livro tão rico em léxico. Parabéns aos envolvidos.

Lelouch_ph 24/03/2021

Eu li este livro na minha nona série, e fiquei fascinado pela escrita dessa autora. Ela é uma das maiores escritoras inglesas e uma das mais perseguidas por conta que ela não economizava na questão da sexualidade dos personagens e ela buscava protagonizar as meninas, na época por mais que algumas autoras já o fizessem isso foi algo corajoso da parte dela. Neste livro ela pega várias histórias que a maioria de nós conhecemos em nossa infância ou adolescência, algumas até desconhecidas para muitos e escreve à sua maneira sem buscar ser amada como escritora, mas querendo que as mulheres dessas histórias tenham o protagonismo e façam as ações principais e finais. E acreditem ficou muito interessante e assustador em alguns momentos, leitores que prezam por protagonistas femininas irão gostar deste livro, ainda pretendo ler outros livros dela, não esqueço como essa obra me tocou quando eu era um leitor que não tinha lido praticamente nada.

Rafael 17/01/2021

Uma boa tentativa
Antes de iniciar a leitura desse livro obtive referências de que a autora pretendia revisar contos de fadas (ou estórias da carochinha) atribuindo-lhes uma visão feminina em contraponto ao machismo intrínseco a tais obras. Bem, no início ele me agradou bastante e achei que a proposta seria atendida, mas, de repente, o livro se tornou um pouco enfadonho, bem ermético e não tão agradável. Realmente a visão feminina para os contos de fada se faz necessária, porém Angela Carter pode não ter sido tão boa nessa tarefa como dizem por aí. Acho que ela se perdeu em sua tentativa de dar uma visão feminina às estórias por nós tão conhecidas. Mas vale a leitura pela experiência de abordar contos tão tradicionais (como Barba Azul, Chapeuzinho Vermelho, etc.) sob uma nova perspectiva. Acho que minha expectativa era maior do que aquilo que a obra oferece e, talvez por isso, o livro não tenha me agradado tanto.

Pandora 19/12/2020

Tem sido terrivelmente difícil abrir e fechar sentenças sobre "A Câmara sangrenta" da Ângela Carter. Acho que preciso reler ele antes de tirar conclusões.

É difícil falar sobre a Ângela Carter, pois a leitura da Ângela Carter (Deus, como amo ser propositalmente prolixa) é uma experiência sensorial em si. Me vi sequestrada de mim e levada para outro mundo no qual as sensações, cheiros, sabores, sentimos são mais densos e carregados e luxuriantes.

O bosque, a lua, uma mansão cercada por mar por todos os lados, a cavalgada por um mundo gelado, o medo, a paixão, a espertesa e o terror. É tanta coisa, tantas sensações que foi fácil me vê sem saber o que fazer durante a leitura:

?Desfrutar desses parágrafos sensacionais?
?Avançar furiosamente para o final desvendando o suspense contido em todos os contos?
?Tenta descobrir os sentidos contidos em todas as coisas?
?Fazer tudo isso ao mesmo tempo ou nada disso?

Foi maravilhoso, assustador, aflitivo, angustiante e prazeroso demais ler "A Câmara Sangrenta". Esse livro tem mistério, sensualidade e uma linguagem muito única. Não é propriamente feminista, mais muito feminino e perspicaz. Um clássico, sempre vai ter algo a dizer, não necessariamente algo agradável de se ouvir, mas algo sempre envolvente.

Qualquer página aberta ao acaso te pega nessa livro, pois todas as páginas tem sabor, cor, peso, textura e fascínio. Discordo da perspectiva de Carter sobre muita coisa, ela teve uma infância protegida, parece nunca ter encontrado com um lobo na vida, suspeito que nunca foi vendida tambem, aparte isso seu livro foi um dos que mais gostei de ter lido em 2020. O melhor conto é o primeiro, responsável por da nome ao livro

1 | 2 | 3 | 4