Esperando Bojangles

Esperando Bojangles Olivier Bourdeaut

Resenhas -

Luache 27/03/2024

A loucura
A loucura vem em várias etapas. Primeiro, tenta se encaixar na normalidade. Depois, é preciso consertá-la. Até, por fim, decidir viver com ela. O olhar do filho sobre a loucura da mãe (e por que não do pai também?) traz uma perspectiva diferente, inocente, pueril e, às vezes, rasa demais das questões que afetam a família.

Leila 24/03/2024

Esperando Bojangles encanta desde suas primeiras páginas até o desfecho emocionante. O autor, Olivier Bourdeault, tece uma narrativa envolvente que captura o coração do leitor através de uma história repleta de amor, fantasia e inesperadas reviravoltas.

A trama gira em torno de um casal peculiar e seu filho, cujas vidas são preenchidas por uma aura de encantamento e loucura. Sob o olhar maravilhado do filho, o casal dança ao ritmo de Mr. Bojangles, na voz suave de Nina Simone, em uma celebração contínua do amor e da vida. A mãe, uma figura extravagante e imprevisível, é o epicentro dessa festa perpétua, onde o prazer, a fantasia e a amizade reinam soberanos.

Um elemento peculiar adicionado à família é Mademoiselle Supérflua, um pássaro exótico que adorna o apartamento com sua presença majestosa e seu comportamento peculiar extravagante, bica os convidados e ostenta uma coleira de pérolas. A mãe, com sua excentricidade cativante, é quem conduz os demais membros da família para um mundo de poesia e sonho, mantendo-os imersos em uma atmosfera de pura magia.

Entretanto, como em toda boa história, há um momento em que a realidade ameaça invadir esse universo de encanto. A mãe ultrapassa os limites do aceitável e a partir desse ponto, a narrativa se desdobra em uma jornada emocionante, onde pai e filho se unem para preservar a essência daquilo que mais valorizam: a alegria, a fé na humanidade e o amor incondicional.

A escrita de Bourdeault é como uma melodia cativante, conduzindo-nos por entre as páginas com uma mistura harmoniosa de humor, poesia e ternura. Cada personagem é habilmente desenvolvido, tornando-se vívido e memorável na mente do leitor. Através de sua prosa fluida e envolvente, o autor nos lembra da importância de abraçar a loucura da vida, de nos entregarmos ao amor e de acreditar na magia que existe ao nosso redor.

Esperando Bojangles é uma história que aquece o coração e nos faz acreditar, mais uma vez, na beleza da existência e na capacidade do ser humano de encontrar alegria mesmo nos momentos mais sombrios. É, sem dúvida, uma leitura que inspira e rejuvenesce a alma, deixando um rastro de felicidade e esperança. Amei!

nay.gba 13/03/2024

Vislumbre do Sublime
Uma leitura que nos leva ao êxtase por ser despretensiosamente profunda e autêntica.
Esperando Bujangles é o retrato poético da paixão.

Como diz Frejat: "quem rir de tudo é desespero".
Foi belo acompanhar o amor e a devoção que a família nutre em torno da mamãe, e com a bichinha de estimação Mademoseile Supérflua. Mamãe fez a vida do seu mundo.

É uma leitura em torno de escolher amar, mais do que paixão e loucura. Porque dos acordos que participamos ao longo da vida, ficar é o que se renova a todo tempo.
Ativamente, todo dia, avaliamos as condições e optamos entre ir ou ficar. (A não escolha, também é uma escolha _ficar)

Um dos perigos da vida é nos fechar e acreditar que não há escolhas e não cabe renegociarmos os acordos selados.
E crítico quando temos situações de vida que nos exigem uma ponderação mais afetuosa com nós mesmos, mas somos incapazes de nos olhar e nos perdoar pelo que não temos culpa.

Se olhe, se conheça e se perdoe. Você fez o que você conseguiu fazer.
Agora, pare e pense: daqui pra frente como fazer diferente?

Kasimoes 12/03/2024

Amor louco amor
Uma família intensa e interessante. Um casal unido pelo amor, loucura e excentricidade. Quem conta a história é o filho do casal.

Carolina1854 28/02/2024

A loucura e o romance
Comecei a ler esse livro achando que seria um romance meloso, típico sessão da tarde, porém fui atropelada por um turbilhão de emoções!

A história narra a vida de um casal sob o olhar inocente de seu filho, trazendo temas como amor, família, enfermidade. A história peculiar e poética, centrada no protagonista que espera ansiosamente o retorno de sua amada, Bojangles, é entrelaçada com uma trama envolvente e personagens vibrantes.

Amei cada linha e chorei horrores não esperava me emocionar tanto, que descoberta incrível foi ler esse livro

DêlaMartins 12/11/2023

Paixão e (é?) Loucura
A história é narrada pelo filho com algumas inserções do pai. A visão é muito inocente, de um menino que passa parte da infância com seus pais apaixonados, em que todos são guiados pela doença mental da mãe. A vida deles se resume a muitas danças do casal (Mr. Bojanles cantada por Nina Simone é a música preferida da mãe), festas constantes em casa, total descaso com a vida escolar do filho, férias a todo momento, uma loucura que o garoto considera normal e vive tranquilamente. Normal até que a mãe começa a apresentar sintomas estranhos, diferentes da alegria usual. O pai, eterno apaixonado, finge não ver (ou não vê?) o declínio da esposa e faz parte de toda loucura, me levando a questionar sua sanidade também.

Livro curto, narrativa fluida, li de uma só vez durante minha noite insone. Mesmo se tratando de um assunto pesado, não se trata de um livro triste, mas de uma história surreal com alguns pontos que me fizeram rir e outros bastante diretos.

Diferente, bom!

Thaísa 28/10/2023

Livro curto e potente
Li esse livro por conta de uma indicação da @dudas.livroselivrices em um clube de leitura. Ela simplesmente disse que i livro era a visão de um filho sobre a mãe com transtornos mentais, e já me bateu aquela curiosidade... o livro é muito delicado, como o olhar de uma criança, mas não deixa de ser muito emocionante também. Com nossa visão de "adulto", a gente consegue compreender algumas coisas postas no decorrer do livro e, por causa de alguns capítulos entremeados com a visão do pai, temos a contraposição entre a visão mais "inocente" da criança e as constatações mais lógicas do adulto. O final do livro me partiu o coração e o último capítulo me emocionou, mesmo tendo somente uma página. Recomendo a leitura.

Alerta de gatilho: transtornos mentais, suicídio.

beatriz 23/08/2023

Amor e loucura pela perspectiva de uma criança.
"? Quando a realidade for banal e triste, invente uma bela história para mim, você mente tão bem, seria uma pena nos privar."

Cômico e melancólico na medida certa, Esperando Bojangles nos apresenta uma família excêntrica com um modo de vida não convencional.
Possui uma escrita vivaz e graciosa e uma narração pela perspectiva inocente e fantasiosa do filho do casal, intercalada com algumas passagens da ótica direta e romântica do pai.
Este pequeno conto nos proporciona uma experiência reflexiva sobre a beleza da existência mesmo na ausência da lucidez. E ouvir Mr. Bojangles da Nina Simone durante a leitura torna tudo ainda mais sensível e especial.

?A todas aquelas que você foi, amor e fidelidade para a eternidade?.

_lauracrs 27/07/2023

?Mr. Bonjagles, dance again?
Esse livro me fez lembrar que a vida pode ser bonita, ainda que na loucura, na tristeza e no delírio. A escrita é sensacional!

Lili 06/05/2023

Era disso que eu tava precisando
Com o passar do tempo a gente vai ficando mais exigente com as leituras, o gosto vai modificando e eu senti que cheguei num estágio de altas leituras profundas e reflexivas, que ultimamente vinha achando tudo meio mais ou menos.
Então uma amiga literária fez a resenha sobre esse livro e disse pra várias pessoas o quanto precisávamos ler e eu sigo muito as recomendações dela e caramba, era isso que eu tava precisando, dessa leitura que te revira lá dentro e te deixa digerindo cada palavra, por dias e dias

gvazzz 30/04/2023

Uma ode à família, ao amor, apesar de toda e qualquer loucura.
Que delícia de leitura!

?(?)As pessoas liam Bojangles na praia, na cama, no escritório, no metrô, viravam as páginas assobiando, o colocavam sobre a mesa de cabeceira, dançavam e riam conosco, choravam com Mamãe, mentiam com Papai e comigo, como se meus pais continuassem vivos, era, realmente, inacreditável, porque a vida costuma ser assim, e é muito bom que seja assim.?

Gabi 28/03/2023

Fui arrebatada pelo livro.
Lindo lindo lindo.

Me levou a outro livro que está entre os meus favoritos: a elegância do ouriço.