Bento XVI. O Último Testamento

Bento XVI. O Último Testamento Joseph Ratzinger...

Resenhas -

José 16/09/2017

Um papa professor
Muito bom. Um documento. O Papa Bento XVI é daqueles grandes homens que são criticados por quem não o conhece. De regra aqueles que não têm vivência na Igreja, os que desconhecem o seu pontificado, sua história e mensagens. O Papa Professor, o catequista, o humilde, o da coragem da renúncia.

Gabriel 18/12/2020

Temet Nosce
Conduzida por Peter Seewald, a entrevista — no livro transcrita — permite ao leitor conhecer melhor o Papa Emérito Bento XVI, abordando aspectos biográficos relevantes — família, infância, vida sob o regime nazismo, atividade de professor e teólogo —, assim como seu pronunciamento e declaração sobre polêmicas que adornaram sua atividade papal. Um caminho alternativo e complementar para quem reconhece o primor das obras de Ratzinger e deseja conhecer o homem por trás de tão maravilhosos trabalhos.

Valéria 22/01/2022

Ler sobre a vida de Bento XVI por ele mesmo traz uma carga de emoção fortíssima, enquanto eu lia as lágrimas chegavam sem pressa, junto com uma sensação de reconhecimento, de reencontro.
Joseph Ratzinger é um intelectual, inteligentissimo, sem vontade política, sem paciência para hipocrisia, lúcido, direto, com coragem suficiente para renunciar o mais alto cargo da igreja católica para não renunciar às suas convicções, com uma força de caráter como uma quilha de navio, forte, auto sustentada.

Por ele mesmo:

(...) Fé e razão são os valores nos quais reconheci a minha missão.

"Talvez eu também não seja santo o suficiente para chegar tão profundamente a escuridão"

"Não podemos nos curvar as exigências, não se pode partir quando é uma fuga, nunca se deve ceder a pressões."

"Se nos omitirmos a verdade, para que fazer o resto entao? A verdade nos tem, ela nos toca. E tentamos nos deixar conduzir por esse toque."

"Na velhice nada fica mais leve, mas mais pesado... ficamos mais experimentados, a vida já assumiu sua forma, já tomamos as decisões fundamentais. Por outro lado, sentimos muito mais a gravidade dos problemas, diante do tempo q se esvai."

Uma de suas orações favoritas vem de Santo Inácio: "Tomai Senhor e recebei toda a minha liberdade..."

Geane.Gouvea 18/04/2023

Aquela primeira leitura de 2023.
E essa entrevista, diz tanto!! ???

"O último testamento", está mais próximo de uma autobiografia do homem tímido e privado que permaneceu 'escondido no mundo' em um antigo convento nos jardins do Vaticano.

Ele quebra seu silêncio sobre questões como: o caso Vatileaks, em que seu mordomo vazou algumas de suas cartas pessoais que alegaram corrupção e escândalo no Vaticano, a presença de um 'lobby gay' no Vaticano e como ele o desmantelou, sua suposta educação nazista, suas tentativas de limpar a 'sujeira na igreja' (clerical abuso sexual) entre outras.

? Entrevistador:
O senhor, como papa, foi um reformador, um conservador ou, como seus críticos dizem, um fracasso?

?? Bento 16:
Não consigo me ver como um fracasso. Prestei meus serviços durante oito anos. Foi muito difícil aquela época, se pensarmos, por exemplo, no escândalo da pedofilia, no caso Williamson ou mesmo no Vatileaks. Mas, em geral, também foi um tempo no qual muitas pessoas reencontraram a fé e em que houve um grande movimento positivo.

Reformador ou conservador?

?? Bento 16:
É possível fazer as duas coisas. É necessário renovar, por isso tentei avançar a partir de uma interpretação moderna da fé. Ao mesmo tempo, é preciso ter continuidade, não demolir a fé, não deixar que se fragmente.

? Entrevistador:
O senhor está, como já afirmou, na última fase da vida. É possível se preparar para a morte?

?? Bento 16:
É até mesmo necessário, penso eu. Não no sentido de que agora a pessoa precisa realizar determinados atos, mas viver a partir de então o seu íntimo para que passe na última prova diante de Deus. Para que a pessoa saia deste mundo e fique diante Dele e dos santos, e dos amigos e daqueles que não foram amigos. Para que, digamos, aceite a finitude desta vida e se aproxime intimamente para se apresentar diante de Deus.

? Deu vontade de ler mais?
Recomendo, que vale a pena viu?!

E expresso saudades, querido Bentinho!
(Papa Emérito Bento 16, deu seu último suspiro na terra, para respirar os ares do céu, em Dez/2022)

LangDLivia 20/04/2023

Algumas anotações:

- em um organismo com muitos milhares de pessoas, é impossível que haja apenas os bons.

- ninguém pode fugir no momento da tempestade.

- Deus não está em "algum lugar", Ele é a realidade.

26/03/2023

Vida e renúncia
Achei a entrevista muito interessante. Repórter com conteúdo para tal, ótimo conhecimento. Me surpreendi com algumas posições do papa. Deu para conhecer um pouco mais sobre a vida dele

Lanny 10/04/2023

Incrível! Ler esse livro sabendo que foi o próprio Papa que respondeu todas essas perguntas, é fascinante, lindo e emocionante! Eu recomendo muito!

Mariana.Munik 02/01/2024

Papa Bento XVI: Humildade, simplicidade e perseverança
Após a leitura desse livro, a minha visão em relação ao papa Bento XVI mudou totalmente. Normalmente, vemos os papas, de modo geral, como santos que não erram e são perfeitos, mas ao notar os relatos do papa neste livro, percebi que deshumanizamos o trabalho que ele faz.

Ele também é um ser humano que erra, que se engana, mas principalmente é um ser humano que tenta fazer o melhor pra Igreja.

O papa Bento XVI foi um papa erudito e reservado, mas minha experiência ao ler seus relatos é de uma alma simples e humilde e que tentava ao máximo ser santo.

Filino 09/04/2017

Uma sincera e franca entrevista
O livro apresenta-nos uma conversa com o Papa Emérito Bento XVI e diversos assuntos relevantes são tratados: desde aspectos biográficos (sua família, a vida sob o regime nazista, sua atividade como professor e pastor de almas, os cargos que ocupou), bem como os posicionamentos e as polêmicas em que se envolveu durante a sua trajetória eclesiástica. Aqui e ali deparamo-nos com suas impressões a respeito de personagens como Hans Küng, Obama, Habermas...

Uma leitura leve e agradável. Indicada não apenas para católicos ou cristãos, mas para qualquer interessado numa das figuras mais importantes da Igreja Católica nas últimas décadas.