Gordelícias

Gordelícias Cacau Protásio...

Resenhas -

Lê Golz 14/05/2017

Divertido e reflexivo!
O movimento Gordelícias surgiu quando as atrizes Simone Gutierrez, Cacau Protasio, Mariana Xavier e Fabiana Karla leram uma publicação bem ofensiva em uma revista feminina, que dizia que mulheres acima do peso só deveriam ir à praia se ficassem enterradas na areia. Diante de tal absurdo, elas não poderiam ficar caladas. Do movimento surgiu também esse livro adorável, do qual falarei hoje.

Gordelícias, publicado pela Editora Academia traz crônicas super divertidas de quatro mulheres felizes e muito bem, obrigada, com seu próprio peso! O livro é dividido em partes determinadas por um assunto específico em que as autoras escreveram as crônicas. Cada uma delas traz sua visão sobre sexo, bullying, carreira, vida saudável, etiqueta, moda, receita da felicidade...

"Eu senti na pele que a implicância alheia com o sucesso dos outros independe de você ser gordo, magro, alto, baixo, ou qualquer outra coisa, ela nasce da frustração por não ter conseguido conquistar o que você conquistou. E de maneira alguma você deve se contaminar com isso." (p. 21)

A narrativa é deliciosa e flui tão bem que em uma tarde terminamos a leitura. Se acomodar no sofá e degustar crônicas para lá de otimistas e engraçadas foi uma ótima experiência. Já gosto do trabalho delas na telina, e poder conhecê-las um pouco mais nesses textos foi muito bom. Ri muito em várias passagens, principalmente com as experiências que elas já viveram em relação ao peso. Todas as crônicas são extremamente descontraídas, mas super amei as da Mariana Xavier. Que mulher doida e cativante!

O mais interessante em Gordelícias é que o livro não se trata exclusivamente de um guia para gordinhas se sentirem mais felizes com seu próprio corpo, mas um livro para todos! Ou seja, para você também magrinha, que tem preconceito e vê padrão em tudo. Esse livro mostra, através das experiências vividas na pele por essas mulheres, o quanto o mundo é preconceituoso. Isso não é só evidente na fala e atitude das pessoas, mas também quando uma mulher acima do peso vai comprar uma roupa e descobre que não produziram manequim 46 do modelo que ela gostou, ou quando ela vai fazer um teste para a televisão e dizem que ela nunca será uma protagonista, simplesmente porque não é magra. Padrões, padrões e mais padrões! Que mundo chato!

Adorei o otimismo de todas elas e posso dizer: aprendi muito! Não estou acima do peso, mas meu "problema" para a sociedade é ser magra demais. Sim, eu sofro preconceito com isso! Então, todas as passagens de encorajamento, bom humor e otimismo dessas crônicas me fizeram enxergar algo a mais em mim! Portanto, como eu já disse, esse livro deveria ser lido por todo mundo, seja você alta, baixa, magra, gorda, branca ou negra.

Como diz Mariana Xavier: "...eu não sou feliz PORQUE estou gorda, eu sou feliz APESAR de estar gorda." Desfrute desse livro e se aceite como realmente é! E de quebra ainda dê boas risadas. Leiam, leiam, leiam!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/04/resenha-gordelicias.html

Arca Literária 17/05/2017

Resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/gordelicias-simone-gutierrez-cacau-protasio-mariana-xavier-e-fabiana-karla/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/gordelicias-simone-gutierrez-cacau-protasio-mariana-xavier-e-fabiana-karla/

Leila 16/08/2017

Crônicas
Achei esse livro muito bom para levantar a autoestima de todas as mulheres, principalmente aquelas que acham que estão fora do padrão de beleza ditado pela mídia e pela sociedade em geral. É uma leitura leve e divertida.

As quatro atrizes narram alternadamente sua história de vida. Contam como se sentem e como convivem com o preconceito presente no seu dia a dia. No final do livro, encontramos o perfil de cada atriz, com fotos.

O livro não é indicado somente para quem está acima do peso. É indicado para todas as mulheres que estão insatisfeitas com seu corpo ou sua aparência. Ensina que, ao invés de preocupar-nos com aquilo que não gostamos, devemos valorizar o que temos de mais bonito. Comprar roupas e acessórios dos quais gostamos. Esquecer os rótulos do tipo “preto emagrece”, “listras engordam”, etc., e vestir a roupa que nos faz bem.

Antes de preocupar-nos com a aparência, devemos pensar em nossa saúde. Acho que o livro não deve servir como uma forma de enaltecer a obesidade. No momento em que o sobrepeso nos fizer mal, precisamos tomar uma atitude. Não adianta dizer que ser gorda é legal se estivermos cheias de problemas de saúde. Uma alimentação balanceada e atividades físicas são importantes para qualquer tipo físico: altas, baixas, magras, gordas, ruivas, morenas... E o mais importante de tudo, é ser feliz!

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Mila F. @delivroemlivro_ 24/08/2017

Inspirador!
Gordelícias, como o próprio subtítulo diz, é um livro de: "crônicas de quatro mulheres felizes com seu próprio corpo" escritas pelas atrizes e cantoras brasileiras: Simone Gutierrez, Cacau Protasio, Mariana Xavier e Fabiana Karla.

O livro é dividido em algumas partes com temas em que as atrizes/escritoras vão escrever uma crônica e expor o que passaram relacionado com o tema. Entre os temas temos: bullying, sexo, amor, trabalho... coisas corriqueiras que muitas vezes, se você é magro-alto-bonito passa desapercebido, mas quando você é gorda (porque ser gorda pesa mais quando é a gordice feminina) acaba sofrendo e é complicado manter a autoestima, a alegria e aprender a lidar com essas situações.

Gordelícias é um livro que me abriu os olhos, não poque eu não soubesse o que as mulheres que estão "acima" do peso - deixo claro que essa posição é em relação ao padrão de beleza atual - passam, mas porque mesmo sabendo é difícil se colocar na posição, ou seja, mesmo sabendo às vezes não entendemos a gravidade de tanto preconceito. Ler estas crônicas me abriu os olhos, me fez sentir na pele o que estas quatro mulheres sentiram e o que muitas mulheres espalhadas pelo mundo sentem.

Simone Gutierrez, Cacau Protasio, Mariana Xavier e Fabiana Karla passaram por muita coisa desagradável e tiveram bom senso e jogo de cintura para superarem esses problemas e o principal: se amaram do jeito que são, mas e quanto a outras mulheres? Com certeza, existem muitas que estão passando ainda por esse processo de aceitação, de se amar e lutar para serem melhores, superar o preconceito. Gordelícias é um livro inspirador! Mais que indicado.

Essas atrizes/escritoras escrevem de uma forma encantadora - para o público mesmo, e é impressionante o trabalho das quatro, pois abriram suas vidas e falaram de vários aspectos pessoais e até mesmo dramáticos ou vergonhosos que já passaram em busca de se encaixaram nesse padrão torturante de beleza.

Independente de você ser magro ou gordo o importante é se amar do jeito que é, pois nem sempre estaremos felizes com nossos próprio corpo ou com quem somos, mas isso não significa que não possamos mudar. Esse livro deixa isso bem claro, desde que você esteja feliz padrões e comentários ruins não devem lhe abater.

Adorei poder conhecer esse livro, Gordelícias, e certamente é uma fonte de inspiração e é capaz de levantar a autoestima, o importante nessa vida não é padrões de beleza e ou comportamento, mas sim: amor próprio, família, saúde e fazer aquilo que se ama.

site: www.delivroemlivro.com.br

Vera 30/08/2018

Esperava mais
Não sei dizer exatamente o que esperava, só sei que esperava mais. Acho que o problema foi a homogeneidade das histórias. Ninguém sofreu com o bullying quando era nova, ninguém se questionou por ser gorda. Todas sempre se amaram e se aceitaram. Todas sempre tiveram auto estima lá em cima e apoio da família. A superação interna não foi necessária. O vencer os próprios medos e seguranças não fez parte da vida delas. Fica difícil se ver ali quando suas maiores lutas não estão ali sendo superadas.

Patricia Peres 06/01/2021

Boas reflexões
Confesso que minha boa avaliação é baseada principalmente pelos textos da Mariana Xavier, que me agradaram mais e que me trouxeram boas reflexões. Gostei muito da sua forma de se expressar e escrever.

kika 15/03/2021

Um livro de contos feitos por autoras diversas, elas pessoaa conhecidas, figuras públicas do meio do entreterimento que são conhecidas por ser gordas.
Os contos se baseiam em suas experiências de vida, tendo como base o fato de serem gordas e então fora do padrão da sociedade.
Sinceramente eu esperava bem mais desse livro. De certa forma, os textos são até bons, mas muitos dos textos são: " e olha e nem era por ser gorda pq isso nunca me incomodou e nunca foi um problema" e isso para mim fez com que o livro fosse menos identificável ... não sei explicar.

Renata1004 12/05/2021

Gente simplesmente leiam esse livro! É uma mistura de bate papo, relatos e conversa. Parece que estamos conversando com as Gordelícias enquanto estamos lendo. Um livro muito fofo, sincero e divertido, em alguns momentos morri de rir lendo.

Mari 17/06/2022

Eu não sei o que eu esperava dessa leitura, mais com certeza não foi o que recebi. Apesar de ser um livro leve e abordar assuntos "importantes" o tempo todo me parecia que faltava algo...

Antonio Maluco 08/03/2023

Estilo de vida
O livro conta histórias de quatro mulheres que vive um estilo de vida que algumas pessoas não aceitam e elas vivem com bom humor essa vida delas