Shift

Shift Em Bailey

Resenhas - Shift

Kamilla 24/09/2021

bom, mas podia ter sido melhor
O livro é bem escrito, sem ser massante, é bem fluido na verdade, mesmo a temática abordada sendo delicada.
Sobre a possível explicação para os acontecimentos, até pouco mais da metade da história, existem várias possibilidades de porquês que explicariam, a ambiguidade das informações dadas ao leitor é um ponto alto.
Eu me vi lembrando de pessoas que conheci na minha adolescência muito semelhantes às do livro, então os personagens são bem reais. Os pontos negativos têm mais a ver com meu gosto pessoal, não é uma falha, por exemplo, eu só segui o fluxo não torci por ninguém (nem contra, nem a favor), o que me prendeu foi o mistério; o livro todo se passa do ponto de vista da protagonista, todo o clima de mistério de deu por isso, a gente só sabe os pensamentos da Olive, como dito anteriormente isso foi um ponto alto para essa história, pois gerou duvidas do que é verdade e o que não é, mas, ao mesmo tempo, deixou por entender detalhes que seriam interessantes explorar; eu gostaria de alguns capítulos do ponto de vista de outros personagens, o ponto de vista da Miranda por exemplo, daria um ótimo epílogo. É um bom livro? É! Eu gostei? Mais ou menos.

Mariana.Rosas 14/06/2021

gostoso de ler
o livro é uma ficção com uma crítica e reflexão, eu esperava que fosse uma ficção mais literal,mas isso não tornou a leitura ruim não,eu só fiquei surpresa porque realmente não esperava que fosse assim. Mesmo assim eu gostei bastante, o plot É MUITO BOM e foi uma surpresa então só pelo plot vale mt a pena a leitura.

Vitoria.Moroni 10/05/2021

Ameii
Dei uma segunda chance a esse livro que estava na minha estante, e não me arrependo!Shift é um ótimo livro para aqueles que gostam de um suspensezinho leve e nos deixa presos à narrativa do início ao fim. De início, a personagem principal, Olive, me pareceu muito chatinha e rabugenta, mas com o passar da história entendemos o motivo de seu comportamento e vemos como problemas psicológicos são capazes de afetar todos os âmbitos de nossa vida.

Leonardo 15/04/2020

Shift é um YA lançado pela Editora Fundamento em 2017 e na minha opinião é um livro bem injustiçado, pois o pouco que ouvi sobre ele não fez jus a história maravilhosa que encontrei nas páginas deste livro.

Aqui iremos conhecer Olive Corbett, uma jovem que sempre fora acostumada a ter tudo em sua vida, dona de uma beleza estonteante, a jovem sempre soube o poder que tinha sobre as pessoas e nunca poupou esforços para manipulá-las, principalmente sua ex melhor amiga Katie. Entretanto, a vida sempre nos surpreende não é mesmo?! E após um incidente, Olive se viu sozinha, sem amigos e totalmente excluída por todos à sua volta.

Com a chegada de Miranda Vaile tudo muda, ela aparece na vida dessas garotas e se mostra exatamente como Olive era (até pior), sempre em busca daquilo que mais quer e seu foco está totalmente em Katie.

Olive não gosta da forma como Miranda parece estar manipulando Katie, principalmente quando a garota aparece mais magra e fraca conforme os dias vão passando. Olive não sabe como, mas é como se Miranda fosse uma sanguessuga e estivesse roubando toda a energia de Katie, mas será que isso é mesmo real ou não passa de uma fantasia criada pela sua mente afetada?

Eu não conhecia a autora e esse primeiro contato já me deixou ansiando por mais obras neste estilo.

Aqui temos uma escrita bem leve e fluída, a autora nos presenteia com uma obra muito necessária ao abordar temas como "Pressão psicológica", "Amizades tóxicas", entre outros, trabalhados de forma bem sucinta. A obra é muito profunda nessas questões e nos faz refletir muito durante a leitura.

Uma das coisas que mais gostei foi a mistura de gêneros que compõem a obra, temos romance, muito drama, suspense e mistério! Tudo na medida certa e que funcionaram perfeitamente juntos.

Os personagens de Bailey são extremamente enigmáticos e muito bem construídos. Por se tratar de YA e ter um cenário estudantil, pensei que ia encontrar personagens mais infantis, porém eles são bem maduros para a idade deles, principalmente por suas ações (que não são nada infantis).

Por falar em personagens, Olive foi uma que eu amei! Antes do incidente, ela não passava de uma garota fútil e que não se importava com nada, mas após esse episódio ela mostrou uma mudança enorme e evoluiu muito dentro da história, e com certeza essa mudança foi um dos pontos mais altos da história.

Em geral é uma obra bem interessante pelos temas abordados e pela forma em que foram trabalhados dentro da história. A capa desse livro é incrível e só depois que você lê consegue entende-la melhor.

site: http://oporaoliterario.blogspot.com/2020/03/resenha-shift.html
Vitoria.Moroni 10/05/2021minha estante
Concordo!!! Narrativa leve para temas muito importantes.

Maria Luiza Schmitz 05/04/2021

Se perdeu
Até a metade é um livro MUITO BOM, cheio de plot twists, personagens interessantes, acontecimentos inusitados... Mas quando a história começa a se voltar para apenas Olive e Miranda, ele decepciona. Tinha tudo pra ser perfeito e acaba se perdendo da metade pro final.
Inclusive, o final deixa muito a desejar. Como se a história não se fechasse, não tem uma conclusão. Fraco.

Maria Alice 29/03/2021

Shift.
Um livro interessante caso queira ter maior noção de amizades ruins, ou entender um pouco melhor sobre depressão. Não é um grande livro, mas abre portas para assuntos importantes. Como toda história essa também possui fatos que deveriam ser melhores explorados, porém é uma ótima leitura, me prendeu do começo ao fim.

Rannah 03/05/2021

Melhor livro para ressaca.
Li pela primeira vez em 2018, sempre me tira da ressaca, é uma história sensacional, com personagens bem desenvolvidos, a narrativa super gostosa, e um final intrigante. Eu simplesmente amo.

giu_f 20/04/2022

Inquietantemente bom
O livro tem uma premissa peculiar e promete ser um livro intenso. E a autora entrega tudo e mais um pouco. Durante a leitura parece que você vai ficando encucada junto com a protagonista, enquanto tenta descobrir o que diabos está acontecendo com todo mundo. Foi uma leitura rápida, terminei o livro em pouquíssimos dias e tive um aproveitamento bom da história. Perfeito pra quem quer ler um livro que traz aquela tensão, mas sem exageros.

Lafroseth 13/12/2021

Esperava mais
Comecei esse livro por indicação de uma amiga, ela vivia me falando pra ler, logo minhas expectativas eram altíssimas. Achei o livro fraco em boa parte do desenrolar, os personagens não me causavam empatia e era fácil entender os plots porque a protagonista não era confiável, pra completar a construção de uma bela bomba, a autora não entrega um final pra Miranda, deixando totalmente aberto sobre a questão dela e uma possível volta. Só pra pontuar, ela me lembrou a Nora de icarly, acho que é Nora o nome da maluca que sequestra eles, mas enfim. Dei as 3 estrelas pro desenvolvimento dos plots do meio que me instigaram a continuar, de resto achei sem graça.

Thais645 04/03/2020

Faz uma abordagem bem pensada.
Olive Corbett tinha tudo, bonita, manipuladora, insinsera e melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Entretanto, depois do incidente, ela ficou sem nada, excluída, fechada e sozinha, ela só quer paz e evitar problemas.

Até que a estranha e misteriosa Miranda Vaile aparece. Ela consegue tudo quer, principalmente a amizade de Katie. Enquanto Katie definha gradualmente, Olive acredita que Miranda é uma sanguessuga que está sugando a vitalidade de Katie.

No entanto, à medida que o tempo passa, Olive descobrirá que ela mesma é a vítima e terá que fazer de tudo para escapar dessa emboscada.

A princípio, não sabia bem o que esperar. Pela descrição dava a entender que era apenas um young adult. E foi aí que eu me enganei, Shift é um livro que faz uma pequena mistura; drama, romance, suspense e mistério. E conforme a história avançava percebi que é um livro que aborda vários temas importantes. E, por esse motivo, a leitura ficou bem mais instigante.

Olive tem problemas, após o incidente ela se isolou e está abalada psicologicamente. Acho o que mais prejudicou Olive foi a disseminação de boatos, por conta disso, as pessoas a evitam. E quando alguém tenta manter uma relação normal, ela foge. Percebi também, que ela sofre com problemas familiares, que foi um dos determinantes que a levou a fazer algo grave no passado.

Algo que identifiquei na trama, foi a inclusão de pequenos elementos sobrenaturais, como; para demostrar o que Miranda andava praticando contra as pessoas. No entanto, apesar disso se misturar com a imaginação de Olive, tem um fundo de verdade e há momentos que fiquei dividida entre a realidade e a dúvida.

Em suma, posso alegar que Shift me surpreendeu. É um livro que faz uma abordagem bem pensada. Aborda amizades abusivas e como más companhias podem nos prejudicar. E foi cuidadosamente executado na trama, me fazendo refletir bem sobre o assunto.

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

Nathaly.Alves 12/03/2021

Leve, sinistro e PERFEITO!!
Acho que eu nunca havia lido um livro com tantos plot twists na minha vida.
Várias vezes fechei o livro e gritei "Não acredito!!!!".
É uma história muito bem narrada pela Olive, uma estudante que se envolve em uma gigante confusão quando Miranda entra na escola.
Esse livro se tornou um dos meus favoritos do mundo inteiro. Queria muito que tivesse mais reconhecimento, de repente até um filme cairia bem.
Eu estou tão apaixonada que já quero ler todinho de novo!

Tamirez | @resenhandosonhos 24/04/2017

Shift - Em Bailey
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa. Até hoje não sei o que ela me lembra, mas despertou algo na minha memória. A trama parece instigante desde o começo, pois há todo um mistério em volto na personalidade e atitudes da garota nova. É um young adult, mas é também um suspense de certa forma, e vai trabalhar um tema que é super importante: abuso emocional.

Dentre todas as formas de abuso, essa é uma daquelas que fica mais escondida. Não deixa marcas aparentes e soa para muitas pessoas como algo que “não está acontecendo”. Infelizmente, existem pessoas que agem como sanguessugas de nossas vidas. Pessoas que só trazem tristeza, que nos colocam pra baixo, que só exigem sem nunca dar nada em troca. Pessoas que só reclamam, só despejam seus maus momentos e não estão interessadas em ouvir o que temos a dizer. Pessoas que humilham, diminuem e fazem da nossa vida mais triste.

Esse tipo de “relação” é algo tóxico e que deve ser evitado. Esse tipo de abuso emocional pode estar escondido em uma amizade, em um relacionamento, numa relação de trabalho. Qualquer lugar é uma oportunidade pra que alguém enfraqueça nossas defesas. E, é claro, há pessoas que são mais suscetíveis a isso do que outras. Eu digo a vocês que já tive a minha cota de amigos que me faziam mal e deixei-os para trás. Por mais que pareça horrível num primeiro momento, tenha certeza que se ganha muito mais a longo prazo.

“Faça todos os dias algo que tem medo de fazer.”

A forma como Miranda vai se apossando das características e trejeitos da pessoa é bastante intrigante. Tanto que a própria protagonista começa a pensar em opções sobrenaturais, pois não entende como aquilo pode ser natural. Por alguns instantes também me perguntei se a trama não ia ir pra um lado mais absurdo, mas felizmente não aconteceu e seguiu o rumo normal.

Miranda é misteriosa, quieta e sabe muito bem fazer seu jogo. Enquanto às vezes ela parece uma ovelhinha, em outras é o perfeito lobo pronto para atacar. Em contra partida temos Olive. Claramente algo aconteceu com ela que a abalou muito. Seu pai também saiu de casa e ela se culpa por isso, mesmo não revelando de cara qual é a situação. É só na metade do livro que vamos ter um total entendimento sobre a real situação da garota.

Há um leve tom de romance no ar entre Olive e um outro personagem, Lachlan. Mesmo não sendo uma fã de romances, acho que a relação dos dois e o próprio personagem poderia ter ganhado um pouco mais de voz, até pra contextualizar o leitor e gerar mais empatia. Também temos Ami, a nova melhor amiga de Olive e sua personalidade inusitada. Demorei algumas páginas pra entender a garota, mas quando o fiz, fiquei esperando o livro também me sinalizar, como fez algumas páginas a frente.

Acredito que a história tenha alguns problemas no segundo ato, na forma como alguns personagem mergulham de cabeça em situações que previamente anteciparam, meio que contradizendo sua visão. Porém, levando em consideração o abalo emocional de toda a situação, é até compreensível, mesmo que não diminua a raiva que dá no leitor de ver os personagens só tomando atitudes questionáveis.

De forma geral e em função do tema que o livro trabalha, acho que a leitura é positiva. Normalmente tempo o abuso emocional apenas como algo bem sutil em outras histórias e nunca tinha lido um livro young adult onde ele era o foco dessa forma. Como sei que sofremos muito com isso na juventude, por causa do colégio, faculdade, bullying e tudo o que vem junto, acredito que seja uma boa indicação de leitura para que possamos ver os sinais, mesmo que eles não sejam nem de longe, tão graves, quanto os causados por Miranda.

site: http://resenhandosonhos.com/shift-em-bailey/

Karina 04/12/2017

SHIFT - Em Bailey | Por Karina Rodrigues (colunista Blog Coisas de Mineira). Na íntegra em www.coisasdemineira.com
"Katie, agora, não era nem mesmo uma sombra do que havia sido. Ela era o sussurro de uma sombra."

QUE SAUDADE QUE EU ESTAVA DE LER UM LIVRO EM UM DIA! Aquela sensação maravilhosa de não conseguir soltar até a história acabar e por isso passar a noite em claro. Eu admito que quando "Shift" chegou nas minhas mãos eu nem sabia o que esperar. Talvez por isso tenha sido ainda melhor a surpresa ao descobrir o ótimo livro que ele é.

"Shift" (na tradução para o português = Mudança), conta a história da adolescente Olive Corbett que hoje vive bastante abalada psicologicamente devido à problemas do passado. Na escola age como o oposto da garota popular, alegre e cheia de amigos que sempre foi, quando tinha a companhia da linda e inseparável Katie, sendo agora solitária, tímida e isolada, tendo como amizade apenas Ami, que a entente e pensa como ela.

Acostumada em ser a estranha que fica pelos cantos da sala, essa nova vida de Olive irá mudar mais uma vez com a chegada de Miranda, uma aluna que vem com inúmeros boatos embutidos, dentre eles até mesmo o de ter matado os próprios pais. Miranda apresenta um comportamento estranho e se une à sua ex-amiga Katie em uma amizade cheia de prejuízos... para Katie!

Vendo de fora, Olive consegue perceber o quanto sua antiga amiga vai ficando magra, fraca e apagada à medida que esta amizade avança e desesperada vive o dilema: Estaria Miranda prejudicando e manipulando Katie ou isso não passa de uma fantasia de sua mente afetada? E mais ainda, vale a pena sair de seu canto sombrio e enfrentar mais uma vez o mundo "popular" do qual fez tanta questão de sair?

"- Ela é perigosa, Olive... E agora está tentando matar Katie.
'Matar Katie!' Eu estremeci. A situação era mesmo tão séria assim?
- E não venha me dizer que você não percebeu que Miranda tem a mesma aparência de Katie. Ou pelo menos a aparência que Katie costumava ter. Miranda está drenando a energia vital de Katie."

Com uma história bastante interessante, a obra trabalha um assunto pouco abordado até então: o abuso em relações de amizade. As situações mostradas são excelentes exemplos do uso nada sadio da manipulação, excesso de críticas, desrespeito, inveja, ciúmes, do querer aquilo que o outro tem.

Também mostra como nossos olhos podem estar fechados para coisas tão graves e degradantes. Talvez alguns de vocês já tenham passado pela péssima experiência de ter uma amizade tóxica (ou talvez estão passando por isso agora!), aquela que aflora seu pior lado e parece sobreviver se alimentando e destruindo suas coisas boas. É preciso estar alerta.

Todos os personagens são, de certa forma, bastante enigmáticos, pois a autora Em Bailey não entrega as personalidades de cara. Essa estratégia faz com que você se sinta como mais um dos personagens e não um mero expectador. Apesar de estar em primeira pessoa, pela visão de Olive, devido aos transtornos psicológicos da jovem você nunca pode ter certeza de nada (pois nem ela tem!).

A edição da editora Fundamento (pelo selo Onyria) é muito bonita. Possui uma capa bem trabalhada e instigante, captando exatamente a essência do enredo. Além disso, as páginas são personalizadas e a fonte apresenta um tamanho maior, facilitando ainda mais o andamento da leitura.

A escrita de Em Bailey, que após lançar vários livros infantis lança seu primeiro New Adult, é muito fácil e interessante, prendendo o leitor literalmente. Outro fato a destacar é como a autora trabalha com o sobrenatural sem deixar a história irreal ou fantasiosa. Concretiza então um thriller psicológico e um suspense de arrepiar, com um final surpreendente.

"- Você já percebeu o que está acontecendo com você?
Na parede, diante de mim, havia um enorme espelho, e nele se refletia a imagem de alguém que eu não reconheci. Uma pessoa magra e pálida, com cabelo escorrido, bochechas fundas e manchas negras sob os olhos. Meu reflexo e eu olhamos um para o outro quando ambos inalamos ar com força. 'Não!'"