Meia-noite em Pequim

Meia-noite em Pequim Paul French

Resenhas -

Simone de Cássia 13/10/2020

Triste a história dessa família. O interessante é observar que a corrupção, os "jeitinhos", o descaso, a injustiça, a violência, nada disso é artigo genuinamente brasileiro... está na alma do homem! É ainda mais triste!
Riva 14/10/2020minha estante
Desde que o mundo é mundo isso acontece (infelizmente).

mclarapcm 24/06/2020

A história real de uma jovem assassinada brutalmente em Pequim no ano de 1937, a qual as investigações no decorrer dos meses foram negligênciadas por policiais e a embaixada britânica. O caso fora arquivado pela polícia, o que me fez refletir: Seria uma mudança de trajetória nas investigações para evitar um caso de escândalo na sociedade chinesa? Ou a violência estava tão naturalizada nesse dado momento que a vida de uma jovem não tinha tanta importância?

A China estava atravessando um momento delicado em sua história, antecedida pela Segunda Guerra Mundial e aos ataques do Japão, o país então passava por momento de incertezas políticas e ideológicas, a população não estava segura, e o crime e a prostituição ganhavam espaço na sociedade chinesa.

O livro torna-se angustiante do meio para o final, porque o pai de Pâmela, inconformado com o descaso policial, resolve descobrir por conta própria quem matou sua filha. A partir desse momento, há um desconforto por ver o desespero de um pai que não é escutado pelas autoridades e dedica sua vida inteira a desvendar o mistério que o assolou após a morte de Pamela.

Li uma reportagem em que há outro autor chamado Sheppard que discorda deste livro e das descobertas do pai da Pâmela. Concordo com ele na afirmativa de que "não vê como as polícias britânica e chinesa podem ter deixado passar impunes suspeitos que o pai encontrou." De fato, a polícia foi incompetente ou corrupta ao ponto de deixar informações cruciais serem descartadas, mas, não há como desmerecer a luta do E. WERNER para descobrir cada acontecimento daquela noite fatídica.

Trata-se de um livro em que demonstra a violência brutal contra mulheres, o descaso na investigação e a luta incessante de um pai que precisava achar alguma resposta para que enfim pudesse descansar e vingar pela filha.

@biaentreleituras 25/09/2017

1937, Pequim. Um crime brutal aconteceu, uma jovem estrangeira foi encontrada morta na Torre da Raposa e os detalhes sórdidos do crime deixaram a todos muito chocados. Muitos mistérios estão escondidos por trás desse assassinato e ao longo da leitura nós vamos seguindo pistas que nos levam ao desfecho do crime.

A China estava vivendo em meio ao caos nos anos que anteciparam a Segunda Guerra Mundial, Pequim estava prestes a ser invadida por japoneses. A situação política não era amistosa quando o corpo de uma jovem britânica foi encontrado e deixou a população assombrada.

Pamela Werner era a filha de um ex-cônsul britânico, ela era uma jovem muito independente e que desde cedo aprendeu a se cuidar sozinha. A mãe de Pamela morreu antes que a filha pudesse conhecê-la e o seu pai estava sempre viajando a trabalho. Pamela tinha um comportamento rebelde e havia sido expulsa de alguns colégios por onde passou. Uma noite ela não voltou para casa e o pai ficou preocupado, passou a noite procurando pela filha e o que encontrou pela manhã o perturbou durante todos os dias de sua vida.

Pamela foi brutalmente assassinada, ficou completamente desfigurada. Ela foi espancada e teve o corpo mutilado, o seu sangue foi drenado e alguns órgãos foram retirados. A visão do cadáver era terrivelmente assustadora. Uma multidão se aglomerou em volta do corpo e quando Edward Werner (pai de Pamela) chegou ao local viu a sua própria vida acabar naquele momento.

Os detetives Han (polícia chinesa) e Richard Dennis (ex-membro da Scotland Yard) assumiram a investigação e, mesmo com pouquíssimas pistas, seguiram em busca do responsável por tal atrocidade.

O tempo passou, a polícia fez pouco avanço e o caso continuava sem solução, o que levou o pai de Pamela a fazer uma investigação particular. Edward Werner descobriu personalidades importantes envolvidas com prostituição e drogas, além de entender que a polícia não estava, de fato, querendo encontrar o assassino (ou assassinos) de sua filha, pareciam estar encobrindo os rastros.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/4zUeVn

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Camila.Guercio 20/11/2023

Eu não sabia o que esperar
Confesso. Comprei o livro pelo título. Não sabia o que esperar. A história se trata na China pré Comunista, ainda tomada pelos japoneses e se trata de uma história real e o desdobramento de sua investigação. A narrativa é prática e não envolvente. Não há conclusão pra se chegar e a história é um pouco pesada.